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CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR


HISTÓRICO DA AMBES



BREVE HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO EURICO SALLES
Texto transcrito do Web Site da AMBES em 17/09/2011: www.ambes.com.br

22 de abril de 1979.

Foi quando tudo começou. Um grupo de 34 moradores do bairro Eurico Salles (identificados através do livro de atas) reuniu-se com o objetivo de organizarem-se na luta pelas melhorias do bairro recém inaugurado. Na ocasião foi eleita a 1ª DIRETORIA PROVISÓRIA para a comunidade de Eurico Salles, que ficou assim constituída: Presidente – HILMAR MANOEL DE JESUS, Vice-Presidente – CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT’ANNA, Secretário – ANÉSIO OTTO FIEDLER, Tesoureiro – ROBERTO BARCELOS. CONSELHO FISCAL: Presidente – AMÉRICO GUIMARÃES COSTA, Vice-Presidente – EMILIANO DE SOUZA, Secretária – AMÉLIA DA PENHA NUNES; Suplentes: SILVIO POSSATTO, IVETE VIEIRA DE SOUZA e NATALÍCIO COSTA. Além dos nomes retro citados também estiveram presentes os seguintes moradores: Beatriz..., Maria Alva Amorim Fiedler, Roberto Tristão Gusmão, Noraldino Rodrigues Teixeira, Rômulo Afonso, Amélia da Penha Nunes, Zenaide Emília Thomas Borges, José Batista Medeiros, Aldair Campos Dias, Sérgio Luiz Medeiro, Marta Machado Pereira, Francisca Roriz Camillato, Maria Júlia Palma Camillato, José Francisco Gomes, Creuza Mendonça Duarte, Cleidenete Firme Gomes, Maria da Penha de Souza, Marinete Miranda Costa, Pedro Paulo Azevedo, Rita de Cássia Salles Braga, Luís Carlos Alves, Júlia José do Amaral, Helenise de Vargas Teixeira e Azarias Teixeira. No início a Associação era denominada de “Movimento Comunitário do Conjunto Residencial Eurico Salles”.

28 de abril de 1979.

É eleita a Comissão para elaborar o Estatuto do Movimento Comunitário, que ficou assim constituída: Presidente – Américo Guimarães Costa, Secretário – Clério José Borges de Sant’Anna, Auxiliares – Amélia Penha Nunes e Ivete Vieira. As primeiras reuniões eram realizadas na Escola de 1º Grau Rômulo Castelo, em Carapina. Nesta mesma ocasião foi sugerido que se estudasse uma área para construção do Centro Comunitário.


8 de janeiro de 1980.

A Comissão responsável pela elaboração do Estatuto apresentou seu trabalho e ficou deliberado que o mesmo seria aprovado na Assembléia Geral do dia 19 de janeiro de 1980.


19 de janeiro de 1980.

É aprovado o Estatuto do Movimento Comunitário do Bairro Eurico Salles. O Exmo. Prefeito do Município de Serra Dr. José Maria Miguel Feu Rosa, presente à Assembléia, entrega oficialmente à Comissão Eclesial da Comunidade o documento de doação da área para construção da Igreja Católica do bairro. O Presidente em exercício Sr. Hilmar Manoel de Jesus comunica que a eleição da Diretoria Permanente será no dia 23 de fevereiro de 1980.


23 de fevereiro de 1980.

É realizada a 1ª ELEIÇÃO DO BAIRRO, com inscrições de 2 (duas) chapas, a saber: “Força e Luta” e “Experiência e Juventude”. Após apurado a votação ficou assim a contagem dos votos: 280 votos para a chapa “Força e Luta”, 120 votos para a chapa “Experiência e Juventude” e 9 votos nulos, totalizando 409 eleitores indo às urnas. O Movimento Comunitário do Conjunto Eurico Salles – MC-COEUSA ficou assim constituído com sua nova DIRETORIA BIÊNIO 1980/1982: Presidente – ROBERTO TRISTÃO GUSMAN, Vice-Presidente – JORRIMAR DE CASTRO SERRA, 1º Secretário – CUSTÓDIO ELÍZIO NOGUEIRA, 2ª Secretária – MÔNICA BRAGA RONCHETTI FERRI, 1º Tesoureiro – DALTON JACINTO DUTRA, 2ª Tesoureira – ELIZABETH COTTA DE SOUZA, Diretor(a) Social – DILMA LOUREIRO LEITE, Diretor de Jornalismo – ONÉSIO OTTO FIEDLER, Diretor de Patrimônio – ISMAIL GONÇALVES DE SOUZA. CONSELHO FISCAL: ROBERTO BARCELOS, NAIL DA SILVA DIAS, CARLOS FELIPE LEITE, HÉLIA FIOROTTI GOMES, DJANIRA CHAVES e MARIA AUXILIADORA SANTOS.


9 de agosto de 1980.

Em Assembléia Geral e com a presença de representantes da COHAB-ES, foi apresentado para a Comunidade o projeto de construção do “Centro de Vivência Comunitária”; sendo composto de uma escola, equipamentos sociais, centro comercial e uma sede social. A proposta é aprovada pela Assembléia Geral.


25 de outubro de 1980.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária – AGE, onde foi tratado a “exoneração” do Presidente e do Vice-Presidente, bem como a renovação de outros cargos, ficando assim constituída a nova DIRETORIA BIÊNIO 1980/1982: Presidente – CUSTÓDIO ELÍZIO NOGUEIRA, Vice-Presidente – MARIA DAS GRAÇAS ANDREATTA E SILVA, 1ª Secretária – MÔNICA BRAGA RONCHETTI FERRI, 2ª Secretária – GLYANIA SOARES, 1º Tesoureiro – UBIRAJARA CUNHA, 2º Tesoureiro – ANTÔNIO LIMA SOBRINHO, Diretor de Jornalismo – CLÓVIS RUY COELHO E SILVA, Diretor de Esportes – JOSVALDO MARIA DOS ANJOS, Diretor(a) Social – ÉLIA FIOROTTI GOMES, Diretor de Patrimônio – ISMAIL GONÇALVES DE SOUZA. CONSELHO FISCAL: MARIA AUXILIADORA SANTOS, MANOEL BATISTA PAIXÃO, MARIA JOANA – Suplentes: SEBASTIÃO DA ROCHA, NATALÍCIO COSTA e PAULO ALBANO TEIXEIRA.


15 de março de 1981.

É constituído o “Movimento Movimento Comunitário do Conjunto Eurico Salles – MC-COEUSA”, conforme registros no Cartório do 1º Ofício 2ª Zona da Serra - ES.


20 de junho de 1981.

Em Assembléia Geral Ordinária - AGO é relatado sobre um panfleto distribuído no bairro acusando a atual diretoria de “ilegal”. O Presidente Sr. Custódio Elízio Nogueira informa que outra entidade estava se formando no bairro sob a denominação de “Centro Comunitário”. O Presidente Sr. Custódio Elízio Nogueira apresenta para a Assembléia o protocolo de registro dos Estatutos do “Movimento Comunitário do Conjunto Eurico Salles – MC-COEUSA”. Nesta mesma Assembléia “pedem demissão” dos cargos o Vice-Presidente, Diretor de Jornalismo e Diretor de Patrimônio, sendo eleitos para ocupar os referidos cargos os seguintes moradores: Vice-Presidente – LENIRA BUNIE WILSON, Diretor de Patrimônio – JOSÉ ALFREDO LEMOS ANDREATA e Diretor de Jornalismo – NILDETE...; também é deliberado o repasse da área doada pela Prefeitura Municipal da Serra à Igreja Católica em 19 de janeiro de 1980, que constava em nome do Movimento Comunitário do Conjunto Eurico Salles – MC-COEUSA, para a Comunidade Eclesial de Base da Igreja Católica.


21 de junho de 1981 até 04 de março de 1985 não foram encontrados registros oficiais sobre o movimento comunitário de Eurico Salles.


05 de março de 1985.

Sob a Presidência do Sr. Jorge Wilson é passado informes de que ainda no mês de março de 1985 deverá ser entregue a obra na entrada do Centro Comunitário que consta de 2 andares: térreo que abrigará a secretaria e tesouraria da Associação e um depósito, e, o 2º pavimento que abrigará um posto médico. Pedem “exoneração” dos cargos o 1º Tesoureiro e membro do Conselho Fiscal, a saber, respectivamente: ROSIMERE CUCCO e ENÉAS CUCCO, assumindo os suplentes.


19 de março de 1985.

Sob a Presidência do Sr. Jorge Wilson é deliberado o adiamento “sine die” das eleições gerais convocadas para o dia 28 de maio de 1985. É eleita Comissão para estudar a reforma e supressão de “um” ou “ambos” Estatutos existentes (pasmem! existiam 2 [dois] estatutos na comunidade).


05 de setembro de 1985.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária - AGE com os moradores do Conjunto Residencial Eurico Salles, tendo assumido a presidência da mesma por “aclamação” o Sr. Jorge Wilson Pereira. Fica deliberado a dissolução das Sociedades Civis e Direito Privado: “Centro e Movimento Comunitário do Conjunto Habitacional Eurico Salles”. Em ato contínuo é discutido e aprovado o NOVO ESTATUTO, agora com a denominação de: Estatuto da Associação dos Moradores do Bairro Eurico Salles – AMBES – Serra – ES.


28 de junho de 1987.

É realizada Assembléia Geral para eleições da AMBES, sendo eleitos os componentes da chapa “Trabalho-Paz e Progresso” com 224 votos, ficando assim constituída a nova DIRETORIA BIÊNIO 1987/1989: Presidente – JORGE WILSON PEREIRA, Vice-Presidente – CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT’ANNA, 1º Secretário – ROBSON LUIZ TELLES, 2º Secretário – JOSÉ RICARDO DE FREITAS PIMENTEL, 1º Tesoureiro – DARCY KREBEL, 2º Tesoureiro – PAULO CORREIA, Diretor de Patrimônio – SÉRGIO CARDOSO DA COSTA, Diretor Social – DIOMEDES DIAS DAS CHAGAS, Diretor de Jornalismo – SALETE DE LIMA, Diretor(a) Feminino – GERALDA COSTA MIRANDA, Diretor de Esportes – CARLOS ALBERTO DOS SANTOS. CONSELHO FISCAL – DELSON PEREIRA AGUIAR, GILSON INÁCIO GABRIEL, ADÃO HENIZ BREMER, NORALDINO RODRIGUES TEIXEIRA, GERSINO MAESTRI e IRINEU RIBEIRO SANTANA.


10 de dezembro de 1987.

É registrado o Estatuto da AMBES “sob ordem judicial” no Cartório do 1º Ofício – 2ª Zona da Serra – Carapina – Comarca da Capital.


09 de julho de 1989.

É realizada Assembléia Geral para eleições da AMBES, sendo eleitos os componentes da chapa “Reconstrução”, ficando assim constituída a nova DIRETORIA BIÊNIO 1989/1991: Presidente – UBIRATAN FERREIRA, Vice-Presidente – CUSTÓDIO ELÍZIO NOGUEIRA, 1º Secretário – ROGÉRIO MAGNO MARTINS, 2º Secretário – PEDRO PAULO ALVES, 1º Tesoureiro – ACRÍSIO BLASCO CASTRO FILHO, 2ª Tesoureiro – IZABEL MARCHEZZI SANT’ANNA, Diretor de Patrimônio – ANTÔNIO JACINTO RABBI, Diretor de Jornalismo – CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT’ANNA, Diretor Social – HÉLIO ANTUNES DE SOUZA, Diretor(a) Feminino – CRISTINA IZABEL COAN, Diretor de Esportes – CARLOS JOSÉ DE OLIVEIRA. CONSELHO FISCAL – Efetivos: ALMIR SIMÕES SALLES, JOSVALDO MARIA DOS ANJOS, FERNANDO GONÇALVES SANT’ANNA; Suplentes: CLEANE FAFÁ DE CARVALHO, GILSON ROBERTO FERNANDES e DEMÉTRIO VICENTE MARTINELLI. A nova diretoria eleita tomou posse no dia 11 de julho de 1989.


21 de dezembro de 1990.

O Presidente Sr. Ubiratan Ferreira envia carta “renunciando” seu cargo. Assume em seu lugar o Vice-Presidente – CUSTÓDIO ELÍZIO NOGUEIRA.


14 de julho de 1991.

É realizada Assembléia Geral para eleições da AMBES, sendo eleitos os componentes da chapa “Confiança” com 271 votos, ficando assim constituída a nova DIRETORIA BIÊNIO 1991/1993: Presidente – JORGE WILSON PEREIRA, Vice-Presidente – CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT’ANNA, 1º Secretário – JORGE CHELUGE FILHO, 2º Secretário – PAULO CÉZAR DE SÁ GARCIA, 1º Tesoureiro – DARCI KREBEL, 2º Tesoureiro – EMILIANO DE SOUZA E FILHO, Diretor de Patrimônio – WANDERLI ANTÔNIO PERONI DONADIA, Diretor de Jornalismo – JOÃO LUIZ GARCIA, Diretor(a) Feminino – DILMA LOUREIRO LEITE, Diretor de Esportes – MARCO AURÉLIO MARTINELLI, Diretor Social – MÁRIO VICENTE. CONSELHO FISCAL – Efetivos: NORALDINO RODRIGUES TEIXEIRA, AZARIAS TEIXEIRA CÉSAR e SEBASTIÃO DA ROCHA; Suplentes: JORGE VICENTE DA SILVA, PEDRO DA SILVA SOBREIRA e JOAQUIM CALEGARIO FILHO.


27 de setembro de 1991 até a data de 22 de outubro de 1997 não foram encontrados registros oficiais sobre o movimento comunitário de Eurico Salles.


23 de outubro de 1997.

É realizada Assembléia Geral para eleições da AMBES, sendo eleitos os componentes da chapa “Ação Solidária”, ficando assim constituída a nova DIRETORIA BIÊNIO 1997/1999: Presidente – FELIPE LEITE, Vice-Presidente – TRANQÜILLO DIAS JÚNIOR, 1º Tesoureiro – JOSÉ JAIME EDUARDO, 2ª Tesoureira – ROSE DE LIMA, 1ª Secretária – CLÁUDIA LOPES MACHADO, 2º Secretário – RONDINELLE LOUZADA GAVA, Diretor de Patrimônio – FERNANDO COELHO SANTOS, Diretor Social – ELIÉZER FAFÁ, Diretor de Esportes – ILMO JORGE RAMOS, Diretor(a) Feminino – GERALDA COSTA MIRANDA, Diretor de Jornalismo – MARCO ANTÔNIO FREITAS. CONSELHO FISCAL – Efetivos: PEDRO DA SILVA SOBREIRA, AROLDO LUZ E PAULO COELHO; Suplentes: FÁBIO CABRAL FERREIRA GOMES e CLÉBER RIBEIRO.


Observação: da diretoria retro citada só se encontrou registrado no livro de atas a sua eleição e nada mais.


29 de agosto de 1999.

É realizada Assembléia Geral para eleições da AMBES, sendo eleitos os componentes da “chapa 2”, ficando assim constituída a nova DIRETORIA BIÊNIO 1999/2001: Presidente – CARLOS CÉSAR SANTOS LINDOSO, Vice-Presidente – CAIO DUARTE FILHO, 1º Secretário – NELSON CRUZ KROEBC, 2º Secretário – JOAQUIM ANTÔNIO GAVA, 1º Tesoureiro – MOISÉS PENNO SVENSSON, 2º Tesoureiro – FABIANO HENRIQUE CARVALHO DE OLIVEIRA, Diretor de Patrimônio – PAULO ROBERTO MORAES LENGRUBER, Diretor de Jornalismo – DARCY KREBEL, Diretor Social – ACRÍZIO BLASCO CASTRO, Diretor(a) Feminino – ANTÔNIA HELENA BRANDÃO SILVA, Diretor de Esportes – MARCOS AURÉLIO MARTINELLE. CONSELHO FISCAL: Efetivos – WILIAN SANTOS TEIXEIRA, ARILSON MARTINELLE, ARCÍZIO DA SILVA; Suplentes: ALEXANDRE MIGUEL RODRIGUES, MARLENE CORREA e RONDINELE LOUZADA GAVA.


Observação: a diretoria retro citada foi resgatada seu histórico aos 16 dias do mês de abril de 2002 (pelo então Presidente Sr. Gideão Enrique Svensson), pois na época da eleição (1991) não foram feitos os devidos registros no livro de atas.


07 de outubro de 2001.

É realizada Assembléia Geral para eleições da AMBES, sendo eleitos os componentes da chapa 1 “Renovação”, ficando assim constituída a nova DIRETORIA BIÊNIO 2001/2003: Presidente – GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON, Vice-Presidente – NORMA MARIA DE OLIVEIRA, 1ª Secretária – ALEXANDRA RIBEIRO, 2ª Secretária – ELOISA CLÁUDIA BARCELLOS, 1ª Tesoureira – GILCÉLIA MIRANDA OLIVEIRA SVENSSON, 2º Tesoureiro – FABIANO HENRIQUE CARVALHO DE OLIVEIRA, Diretor de Patrimônio – PAULO ROBERTO MORAES LENGRUBER, Diretor(a) de Jornalismo – REGINA LÚCIA DE VARGAS SVENSSON, Diretor(a) Social – LUZIA HELENA R. DE ALMEIDA, Diretor(a) Feminino – MARIA DA PENHA F. DE MORAES, Diretor de Esportes – MARCELO DOS SANTOS TEIXEIRA. CONSELHO FISCAL: Efetivos – ALCY SILVA FIRMES, ITAMAR PINTO RIBEIRO, IVANETE PERINI LIMA; Suplentes: ANTÔNIO JACINTO RABBI, JOÃO MARIA BARBOSA FRANCO, JOÃO FERNANDES DAS NEVES.


15 de outubro de 2001.

O Presidente da AMBES Gideão Enrique Svensson, juntamente com seus pares de diretoria, deliberam por medida de segurança a “INTERDIÇÃO DOS ESPAÇOS DO CENTRO COMUNITÁRIO DE EURICO SALLES”, tornando a comunidade ciente através de edital e as autoridades competentes por meio de ofício. A medida foi necessária devido o total abandono que encontrava a sede da AMBES (mais de 10 anos), totalmente destruída. Também foi tratado nesta mesma data a “denúncia oficial” do atual estado catastrófico do “Prédio da COHAB-ES”, abandonado há mais de 15 anos, ponto de prostituição, tráfico de drogas e consumo, esconderijo para meliantes e mendigos.


26 de outubro de 2001.

Na Praça do Bairro Eurico Salles é realizado a Posse Solene da Nova Diretoria – Biênio 2001/2003.


06 de novembro de 2001.

É deliberado que se filme toda a situação deplorável do Centro Comunitário, Prédio da Cohab e Escola Belmiro Teixeira Pimenta, que a atual diretoria recebe como “herança do passado”, para que fique registrado no histórico da AMBES. Nesta mesma reunião o Presidente Gideão Enrique Svensson apresenta para a diretoria e demais presentes uma proposta de projeto para um Novo Centro Comunitário.


15 de dezembro de 2001.

É realizado o 1º Mutirão de Limpeza do Bairro Eurico Salles, atitude pioneira no Município de Serra onde todos os moradores podem fazer uma limpeza geral em suas casas e quintais colocando tudo o que não presta ou não usa mais para fora e a Prefeitura com sua equipe passa recolhendo.


21 de dezembro de 2001.

É realizado o 1ª Natal na Praça da AMBES, momento de confraternização natalina das famílias do bairro.


20 de novembro de 2001.

É realizada reunião com a presença do Vice-Prefeito do Município de Serra – ILMO. SARGENTO VALTER, representante da INFRAERO – Aeroporto de Vitória SR. XIMENES, Diretora da Escola Belmiro Teixeira Pimenta SRª ÉRICA NEGRELLI FERRARI, membros da diretoria da AMBES e demais presentes. É tratado sobre a reforma da sede da AMBES, rota das aeronaves e o grande transtorno que vem ao longo dos anos causando aos moradores do bairro. Ao final os representantes dos órgãos públicos envolvidos assumem o compromisso de tomarem as medidas necessárias para a solução dos problemas apresentados.


05 de dezembro de 2001.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária - AGE na qual o Presidente Sr. Gideão Enrique Svensson apresenta o “documentário filmado” do atual estado de abandono da sede da AMBES, prédio da COHAB-ES e Escola Belmiro Teixeira Pimenta. Também é constituída uma comissão para estudo e proposta da 1ª Reforma dos Estatutos da AMBES. O presidente informa que a diretoria esteve reunida com o Exmo. Prefeito DR. SÉRGIO VIDIGAL que assumiu o compromisso de construção de um Novo Complexo Comunitário para o Bairro Eurico Salles. O presidente informa que foi aprovado no Orçamento Participativo – OP/2002 a construção do MURO DE ARRIMO E CALÇADÃO NA RUA DOS COLIBRIS. A AMBES envia ofício à CETURB solicitando que a linha de Eurico Salles passe em frente ao Shopping Vitória e retorne na Rodoviária de Vitória.


25 de fevereiro de 2002.

Lançamento oficial do Jornal da AMBES intitulado “Renovação”, na sede do Projeto Sentinela em Eurico Salles. Na solenidade estiveram presentes dentre outros o Vice-Prefeito do Município de Serra – SARGENTO VALTER, O Pastor da 1ª Igreja Batista no Planalto de Carapina – PR. DILSON AUGUSTO DOS SANTOS JR., o Presidente do Ministério Desafio do Brasil – EDSON VARGAS, a Diretora da Escola Belmiro Teixeira Pimenta – ÉRICA NEGRELLI FERRARI e a Coordenadora do Projeto Sentinela LÚCIA HELENA LEITE DINIZ.


01 de março de 2002.

A AMBES realiza seu 1º ATO PÚBLICO NA PRAÇA DO BAIRRO EURICO SALLES que consiste de 3 reivindicações, a saber: Passarela sobre a BR-101 em frente ao bairro Eurico Salles e Vitória Apart Hospital, Aterro do Valão ao lado da Praça e Mudança do Itinerário do Õnibus Eurico Salles – passar pelo Shopping Vitória retornando na Rodoviária de Vitória. O Ato Público contou com a participação da Comunidade de Eurico Salles, comunidades vizinhas, direção do Vitória Apart Hospital e do DEPUTADO ESTADUAL DR. LELO COIMBRA.


20 de março de 2002.

ATO PÚBLICO realizado no Auditório do Vitória Apart Hospital – participação das comunidades envolvidas com o pedido inicial para construção da passarela em frente ao bairro Eurico Salles e Vitória Apart Hospital e constituição da comissão permanente pró-passarela que ficou como presidente o Sr. Gideão Enrique Svensson e como componentes os presidentes das comunidades envolvidas, representante da Prefeitura Municipal de Serra, representante do Vitória Apart Hospital e representantes das Escolas dos bairros envolvidos.


27 de março de 2002.

A direção da AMBES e outros moradores convidados estiveram reunidos com o Exmo. Prefeito do Município de Serra – DR. SÉRGIO VIDIGAL nas dependências do “Projeto Sentinela” para tratar sobre a Sede da Associação dos Moradores do Bairro Eurico Salles e o Prédio da COHAB-ES, abandonados há vários anos. Também se fizeram presentes à reunião o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Município de Serra – SR. MÁRIO VERVLOET AGUIRRE, Diretora da Escola Belmiro Teixeira Pimenta ÉRICA NEGRELLI FERRARI e a Coordenadora do Projeto Sentinela – LÚCIA HELENA LEITE DINIZ. Ao final o Exmo Prefeito DR. SÉRGIO VIDIGAL assume o compromisso de construir um Novo Complexo Comunitário para o Bairro Eurico Salles, moderno e que venha aumentar a auto-estima dos moradores; quanto ao prédio da COHAB-ES o mesmo pertence ao Governo Estadual e a AMBES deverá continuar com sua luta de reivindicação para a Escola Belmiro Teixeira Pimenta.


17 de abril de 2002.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária - AGE na Praça do Bairro Eurico Salles. É apresentado à comunidade as exigências do Cartório do 1º Ofício – 2ª Zona – Vara da Serra – Comarca da Capital – Oficiala Titular: Etelvina Abreu do Valle Ribeiro, dentre elas a necessidade de se “constituir as diretorias passadas” mandatos 1997/1999 e 1999/2001, pois as mesmas “não estavam regularizadas junto aos órgãos competentes e livros da Associação”. Foi uma grande luta, mas a diretoria atual da AMBES na pessoa de seu Presidente – Gideão Enrique Svensson conseguiu regularizar toda a situação pendente. São escolhidos nesta Assembléia os delegados da AMBES para o Orçamento Participativo OP/2003 e escolhido como obra prioritária: COMPLEXO COMUNITÁRIO DO BAIRRO EURICO SALLES, com quadra poliesportiva coberta, salão comunitário, salas para cursos, banheiros, escritório da AMBES, sede para Polícia Comunitária, Biblioteca Pública, entre outros. É votado nesta Assembléia por unanimidade que se peça ao Poder Público a derrubada de todas as edificações existentes no terreno da antiga associação de moradores, abandonada há vários anos, para que se possa começar as obras do novo Complexo Comunitário.


26 de setembro de 2002.

Em reunião de diretoria é levantado o assunto de um comício realizado no bairro no dia 23 de setembro de 2002 por uma candidata a Deputada Estadual, dizendo que a comunidade perdera seu espaço da sede da Associação para a Prefeitura da Serra, pronunciamento este que foi complementado também por um morador do bairro. O Diretor da AMBES Sr. Itamar Pinto Ribeiro pede a palavra e diz da sua indignação sobre tal pronunciamento leviano e mentiroso, trazendo contenda e divisão dentro da comunidade; “pois todos sabemos que no espaço onde foi derrubada a antiga sede será construído um novo Complexo Comunitário, já aprovado no Orçamento Participativo para 2003”. O Presidente Gideão Enrique Svensson diz que o que aconteceu é um jogo político e que “A VERDADE TRIUNFARÁ”.


11 de novembro de 2002.

Em reunião de diretoria é apresentado o pedido da AMBES à Câmara Municipal de Serra sob o nº 017/2002 – Processo 1342/02, onde solicita cópia dos pronunciamentos do Vereador Bruno Lamas sobre a sede da AMBES. No Jornal Tempo Novo – Ano XVIII – Edição 472 – pág. 05 foi publicada a seguinte matéria: “DENÚNCIA – O Vereador Bruno Lamas (PMN) denunciou da Tribuna da Câmara a demolição do Centro Comunitário do Bairro Eurico Salles. Segundo o parlamentar, o Diário Oficial divulgou a desapropriação pela Prefeitura para a construção de um prédio que irá abrigar a Secretaria de Promoção Social da Serra (SEPROM). O fato causou revolta entre os moradores, que ficaram sem a sede da associação, quadra de esportes e outros bens imóveis construídos com recursos federais. Prometem investigar de que forma se procedeu a transação que pode resultar em perda de um espaço que foi palco de históricas assembléias da então recém criada Federação das Associações de Moradores da Serra – FAMS”. O Presidente da AMBES Sr. Gideão Enrique Svensson diz que o teor da matéria de autoria do Vereador Bruno Lamas tem correlação com o comício realizado no bairro dia 23 de setembro de 2002, onde foi dito de forma irresponsável, caluniosa, leviana e mentirosa colocações sobre a sede da AMBES, mas afirma o Presidente que “A VERDADE TRIUNFARÁ”.


10 de dezembro de 2002.

O Presidente informa que entrou com o pedido de validação do CNPJ junto ao Ministério da Fazenda – Receita Federal e regularização na declaração de IRPJ o que as “diretorias passadas nunca realizaram”. É dada entrada em Cartório para análise da Reforma do Estatuto da AMBES. O presidente apresenta a Lei Estadual que confere a AMBES o título de “Utilidade Pública Estadual” – Lei nº 4.746/93 e a Lei Municipal que confere o título de “Utilidade Pública Municipal” – Lei nº 1.609/92. Informa o Presidente Gideão Enrique Svensson que está de posse do Estatuto atual da AMBES e que o “outro Estatuto” e registros no Cartório Sarlo em Vitória “feito por diretorias passadas” estão todos “CANCELADOS”.


19 de dezembro de 2002.

É realizada Assembléia Geral Ordinária – AGO na Praça do Bairro Eurico Salles para prestação de contas do exercício anterior. É deliberado pela Assembléia nominar como “PRAÇA DOS PÁSSAROS” a Praça principal do Bairro Eurico Salles. Foram apresentados os relatórios financeiros e administrativos da AMBES com o devido parecer do Conselho Fiscal sendo favorável à aprovação dos mesmos; posto em votação a Assembléia aprova por unanimidade os relatórios.


11 de março de 2003.

A diretoria da AMBES esteve reunida no Gabinete do Exmo Sr. Prefeito do Município de Serra – DR. SÉRGIO VIDIGAL e seus secretários para tratar de assuntos concernentes ao bairro Eurico Salles. Dentre os assuntos abordados Eurico Salles tem do Prefeito o compromisso de trocar toda a Iluminação Pública do Bairro. É apresentada a proposta de Reforma e Ampliação da Praça dos Pássaros; o Prefeito pede que a comunidade coloque a obra no Orçamento Participativo. Nesta mesma reunião é autorizado o “aterro do valão ao lado da Praça” visando sua ampliação.


17 de março de 2003.

É realizada reunião com as comunidades vizinhas visando uma reunião de mobilização PRÓ-PASSARELA sobre a BR-101 em frente ao Bairro Eurico Salles e Vitória Apart Hospital; fica agendado para o dia 20 de março de 2003 um novo ato público no auditório do Vitória Apart Hospital. Também é tratado nesta reunião do movimento popular para não fechamento da Agência do Banestes de Carapina.


17 de março de 2003.

Em reunião de diretoria é eleito o Comitê de Segurança do Bairro Eurico Salles, ficando compostos dos seguintes moradores: VALDETE B. RIBEIRO, JORGE GALACHO NUNES, ODILA FACHETTI e ORLANDO PEREIRA.


20 de março de 2003.

É realizado ATO PÚBLICO PRÓ-PASSARELA no Auditório do Vitória Apart Hospital. Participaram do Ato Público membros das comunidades da Grande Carapina e presença das seguintes autoridades: Governo do Estado do Espírito Santo – representado pelo SR. GESSÉ GOMES DE SOUZA JÚNIOR, Prefeitura Municipal de Serra – representada na pessoa do Diretor de Departamento de Trânsito SR. FERNANDO ELIAS MIGUEL ASSAD, Senador Magno Malta e Deputado Federal Neucimar Fraga – representados pelo Sr. WANDERSON AFONSO LEITE, Vereador DERMEVAL CARDOSO, Secretário de Direitos Humanos do Município de Serra – SR. GIVALDO VIEIRA, Presidentes de todas as Associações de Moradores da Grande Carapina, Diretores das Escolas da Região e o anfitrião que nos recebe Vitória Apart Hospital na pessoa do DR. ADÃO CELLIA. Após amplo debate é constituída uma comissão pró-passarela na qual ficou como Presidente da mesma o SR. GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON e como componentes os presidentes das Associações de Moradores da Região, representante do Vitória Apart Hospital, das Escolas da região e da Prefeitura Municipal de Serra.


02 de abril de 2003.

É realizada reunião com a Comissão Pró-Passarela e representante do DNIT para estudar a viabilidade do processo e seus passos. Por fim ficou decidido que o representante do DNIT SR. ROGER TRISTÃO DE PÁDUA FRIZZERA agendasse uma reunião com o Coordenador do DNIT no Espírito Santo, onde a Comissão estaria apresentando sua proposta para a construção da Passarela. Participaram da reunião além de seus membros o representante da Prefeitura Municipal de Serra – SR. FERNANDO ELIAS MIGUEL ASSAD e representando o Vitória Apart Hospital – Dr. ADÃO CELLIA.


10 de junho de 2003.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária - AGE nas dependências da Escola Beija-Flor para tratar da eleição dos delegados ao 9º Congresso da FAMS e Reforma do Estatuto da AMBES: São eleitos os seguintes Delegados: Efetivos: GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON, FABIANO HENRIQUE CARVALHO DE OLIVEIRA, GILSON CARLOS DOS SANTOS, CUSTÓDIO ELÍZIO NOGUEIRA, WALDEMAR LINHARES FILHO; Suplentes: JOSVALDO MARIA DOS ANJOS. A 1º Reforma do Estatuto da AMBES foi feita em adequação à Constituição da República Federativa do Brasil, novo Código Civil de 2002 e à Lei Federal nº 9.790/99. Após amplo debate é aprovado por unanimidade a 1ª Reforma do Estatuto da Associação dos Moradores do Bairro Eurico Salles – AMBES. O mesmo encontra-se registrado no Cartório de 1º Ofício 2ª Zona – Serra – ES – Registro das Pessoas Jurídicas – protocolado em 31/07/2003 sob o nº 1622. Averbado no Registro Nº 37 de Ordem No Livro A-1 em 31/07/2003 – “O referido é verdade e dou fé” – Serra, 31 de julho de 2003 - ETELVINA ABREU DO VALLE RIBEIRO – Oficiala e Tabeliã.


17 de julho de 2003.

Reunião da comissão pró-passarela realizada no gabinete do Coordenador Geral da 17ª UNIT – DR. ÉLIO BAHIA SOUZA – fica acordado e aprovado pelo Dr. Élio Bahia Souza a construção da passarela em frente o bairro Eurico Salles. O Vitória Apart Hospital na pessoa do DR. MANOEL GONÇALVES CARNEIRO NETTO oferece o projeto arquitetônico da referida passarela (autoria do Arquiteto Kennedy P. C. R. Viana) sem custos para o DNIT, o que é aceito pelo DR. ÉLIO BAHIA SOUZA.


20 de agosto de 2003.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária - AGE na Praça dos Pássaros. Informa o Presidente que a Comissão Pró-Passarela esteve reunida no dia 17 de julho de 2003 com o Coordenador Geral da 17ª UNIT – DR. ÉLIO BAHIA SOUZA e que o mesmo após ouvir a Comissão pró-passarela disse estar aprovado o pleito das comunidades, e que a mesma será construída conforme compromisso assumido na reunião. A Assembléia Geral delibera repetir a obra do Complexo Comunitário (OP/2003) já aprovado, entretanto não executado ainda, para que seja a obra do Orçamento Participativo OP/2004 – complementação de verba. A proposta foi aprovada por unanimidade. Foram eleitos os seguintes Delegados para o OP/2004 - Efetivos: GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON, JOSÉ ANTÔNIO DE ALMEIDA, JORGE RODRIGUES PACHECO; Suplentes: AGOSTINHO MIRANDA ROCHA, ÁLVARO PONTES FILHO e PAULO ROBERTO MORAES LENGRUBER.


21 de janeiro de 2004.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária - AGE na Praça dos Pássaros onde é passada a informação de que o processo de repasse do antigo prédio comercial da COHAB para a Escola Belmiro Teixeira Pimenta está em estágio de conversações bem adiantado. A Ambes reuniu-se com a direção da COHAB-ES DR. PAULO BUBACH e também com o Secretário de Governo na área da Educação DR. JOSÉ EUGÊNIO VIEIRA onde ficou acertado que o prédio abandonado da COHAB-ES em Eurico Salles será desapropriado pela SEDU em benefício da Educação. É apresentado para a Comunidade o Projeto do Complexo Comunitário que abrigará a sede da AMBES. São eleitos os seguintes Delegados da AMBES junto à FAMS: Efetivos: GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON, FABIANO HENRIQUE DE CARVALHO e PAULO ROBERTO MORAES LENGRUBER; Suplentes: ANTONIO JACINTO RABBI e FRITZ DE SOUZA CARVALHO. É eleita a Comissão Eleitoral para o pleito biênio 2004/2006 ficando assim composta: Presidente – JORGE RODRIGUES PACHECO, Secretária – DAGMAR ANA CARVALHO ROCHA e Suplente – GILSON CARLOS DOS SANTOS.


26 de março de 2004.

Na Praça dos Pássaros é realizada a Assembléia Geral Ordinária - AGO para prestação de contas e eleição da nova diretoria mandato biênio 2004/2006. Os relatórios (Financeiros e Administrativos) são apresentados à Assembléia Geral e o Conselho Fiscal apresenta seu parecer favorável à aprovação dos mesmos (outubro, novembro e dezembro de 2001), (janeiro a dezembro de 2002) e (janeiro a dezembro de 2003). Após esclarecimentos a matéria é posta em votação e aprovada as contas por unanimidade pela Assembléia Geral. O Presidente informa que a Comissão Eleitoral só recebeu uma inscrição de chapa para concorrer ao pleito, denominada “Solidária”.


28 de março de 2004.

É dada continuação da Assembléia Geral Ordinária – AGO para eleições da AMBES, sendo eleitos os componentes da chapa 1 – Solidária, ficando assim constituída a nova DIRETORIA BIÊNIO 2004/2006: Presidente – GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON, Vice-Presidente – PAULO ROBERTO MORAES LENGRUBER, 1ª Secretária – ELAINE MARIA FERREIRA FRANCO, 2ª Secretária – WENDY KRISTINE BATISTA TRARBACH, 1º Tesoureiro – FABIANO HENRIQUE CARVALHO DE OLIVEIRA, 2º Tesoureiro – ANTÔNIO JACINTO RABBI. CONSELHO FISCAL Efetivos: Presidente - ALCY SILVA FIRMES, Vice-Presidente – JOSÉ ANTÔNIO DE ALMEIDA, Secretário – ENÉAS ZEFERINO MARQUES. Suplentes: JOÃO FERNANDES DAS NEVES, JOSVALDO MARIA DOS ANJOS e JOÃO MARIA BARBOSA FRANCO.


04 de abril de 2004.

Toma posse a Nova Diretoria da Associação dos Moradores do Bairro Eurico Salles – Serra/ES – AMBES, em Assembléia Solene realizada na Praça dos Pássaros.


21 de junho de 2004.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária – AGE na Praça dos Pássaros para eleição dos Delegados junto a FAMS/AMO para o ano de 2005, que ficou assim composto: GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON, PAULO ROBERTO MORAES LENGRUBER, JORGE RODRIGUES PACHECO e JOSÉ ENOQUE SVENSSON. Foi aprovada como prioridade do bairro para o OP/2005 a CONSTRUÇÃO, REFORMA e AMPLIAÇÃO DA PRAÇA DOS PÁSSAROS, contendo os seguintes equipamentos: ampliação a partir da Igreja Católica até o ponto final do ônibus, aproveitamento máximo do aterro que ampliou o espaço físico da praça, talude gramado com a Rodovia Norte/Sul, mudança e ampliação do palco com área para eventos, quadra de areia com alambrados e refletores, quadra de bocha oficial, pista para skeitistas, quiosque, arborização da praça, desocupação de área ocupada no ponto final do ônibus.


19 de julho de 2004.

ATO PÚBLICO (6 horas às 20 horas) em frente o bairro Eurico Salles e Vitória Apart Hospital com coletas de assinaturas, trio elétrico nos bairros e concentração em frente o Supermercado São José parando a Pista da BR-101, coordenado pelo Presidente da AMBES e Comissão Pró-Passarela – Gideão Enrique Svensson.


30 de abril de 2005.

É realizada Assembléia Geral Ordinária – AGO nas dependências da Escola Belmiro Teixeira Pimenta, para prestação de contas da área financeira e administrativa da AMBES. Os relatórios são apresentados para a Assembléia Geral e amplamente discutidos, após o Conselho Fiscal emite seu parecer favorável à aprovação dos mesmos. O Presidente Sr. Gideão Enrique Svensson coloca a matéria em votação e a Assembléia Geral é unânime em sua aprovação conforme parecer do Conselho Fiscal apresentado. Nesta Assembléia o Comandante da 1ª CIA do 6º BPM – Capitão PM – MARCELO ASSIS, apresentou para a Comunidade um relatório da realidade da Polícia Militar em nosso Município. No final do debate e explanação da Polícia Militar ficaram as seguintes sugestões para melhorar a segurança do Bairro Eurico Salles: 1) Dupla de PM em Bike, 2) Celular a cartão para os PM’s e que os moradores saibam do número, 3) fechar algumas ruas do bairro, 4) Criar o Conselho de Segurança do Bairro, 5) Criar projeto de prevenção “Um dia pela Paz”. São indicados alguns nomes para compor o Conselho de Segurança do Bairro Eurico Salles: MARIA..., HENRIQUE..., FERNANDO..., JORGE WILSON, GRAÇA MERÇON, DILZA CELIN, CARLOS JAIME e mais representação das Escolas do Bairro e Igrejas.


25 de junho de 2005.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária – AGE na Escola Belmiro Teixeira Pimenta com a finalidade de eleger os Delegados ao 10º Congresso da FAMS que ficou assim deliberado: Efetivos: GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON, JOSVALDO MARIA DOS ANJOS, JORGE RODRIGUES PACHECO, DILZA DA SILVA CELIN e ÁLVARO PONTES FILHO; Suplentes: WALDEMAR LINHARES FILHO, GILSON CARLOS DOS SANTOS e HÉLVIO CRUZ PEREIRA. Quanto a Obra Prioritária do Orçamento Participativo OP/2006 ficou deliberado ser a REVISÃO DO SISTEMA DE ESGOTO/PLUVIAL E RECAPEAMENTO ASFÁLTICO DO BAIRRO EURICO SALLES. Nesta mesma Assembléia é deliberado e constituído o Conselho de Segurança do Bairro Eurico Salles – CSES, que ficou assim constituído: DILZA DA SILVA CELIN, FERNANDO COELHO DOS SANTOS, MARIA MARGARETE COELHO SIMÕES (representante da Escola Belmiro Teixeira Pimenta), DANIEL MONECHE MARQUES (representante da Escola Candido Portinari – Beija-Flor), faltando a indicação de representação das igrejas do bairro.


13 de dezembro de 2005.

ATO PÚBLICO realizado em frente ao bairro Eurico Salles e Vitória Apart Hospital, com a seguinte programação: 7hs às 12hs – coleta de assinaturas, faixas na BR-101 e trio-elétrico; 12hs às 16hs – manifestações nos bairros vizinhos com o trio-elétrico; 17hs às 19hs – manifestação com fechamento da BR em frente ao bairro Eurico Salles com trio-elétrico e momento cívico, coordenado pelo Presidente da AMBES e Comissão Pró-Passarela.


25 de janeiro de 2006.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária – AGE na Praça dos Pássaros que delibera dentre outras matérias o dia 25 de março de 2006 para realização da Assembléia Geral de Prestação de Contas da AMBES e o dia 26 de março de 2006 para eleição da nova diretoria mandato biênio 2006/2008. É eleita a Comissão Eleitoral que irá conduzir o processo, ficando assim constituída: Presidente – PEDRO SANTANA NETO, Secretária – TÂNIA MARIA TELLES CALEGÁRIO, Suplentes: DAGMAR ANA CARVALHO ROCHA, ÁLVARO PONTES FILHO e LUBÉLIA SANTOS ROBERTO.


25 de março de 2006.

É realizada Assembléia Geral Ordinária – AGO na Escola Belmiro Teixeira Pimenta para prestação de contas da área financeira e administrativa da AMBES. Por motivo de enfermidade do Presidente do Conselho Fiscal as contas ficaram para a próxima Assembléia serem avaliadas. O Presidente passa a prestar conta da parte administrativa da AMBES e relata todas as conquistas e lutas enfatizando a legalidade e a Eficiência alcançada pela Associação no decorrer dos anos. A prestação de conta administrativa referente ao exercício de 2005 é aprovada por unanimidade.


26 de março de 2006.

É dada continuação da Assembléia Geral Ordinária – AGO para eleições da AMBES, sendo eleitos os componentes da chapa 1 – “Solidariedade & Trabalho”, ficando assim constituída a nova DIRETORIA BIÊNIO 2006/2008: Presidente – GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON, Vice-Presidente – PAULO ROBERTO MORAES LENGRUBER, 1ª Secretária – REGINA LÚCIA DE VARGAS SVENSSON, 2ª Secretária – Wendy Kristine Batista Trabach, 1º Tesoureiro – FABIANO HENRIQUE CARVALHO DE OLIVEIRA, 2º Tesoureiro – ANTÔNIO JACINTO RABBI. Conselho Fiscal: Presidente – ALCY SILVA FIRMES, Vice-Presidente – JOSÉ ANTÔNIO DE ALMEIDA, Secretário – JOSVALDO MARIA DOS ANJOS; Suplentes: JORGE RODRIGUES PACHECO, JOÃO FERNANDES DAS NEVES e DILZA DA SILVA CELIN.


20 de maio de 2006.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária – AGE na Escola Belmiro Teixeira Pimenta com o fim de dar posse à nova diretoria da AMBES para o biênio 2006/2008, o presidente da Comissão Eleitoral Pedro Santana depois de cumprido os prazos estatutários declara empossada a nova diretoria da AMBES. Outro ponto da pauta foi a escolha da obra para o Orçamento Participativo OP/2007 que depois de amplo debate ficou deliberado pela vontade da maioria na Assembléia ser a construção do CALÇADÃO NA RUA DOS COLIBRIS com os seguintes equipamentos: área para play ground, mesas e bancos, substituição da escada por rampa, pavimentação da parte superior do muro de arrimo, peitoril em cima do muro de arrimo para proteção, arborização e muita iluminação. São também escolhidos os Delegados junto ao Orçamento Participativo ficando assim constituído: Efetivos: PAULO ROBERTO MORAES LENGRUBER, HÉLVIO CRUZ PEREIRA, FÁBIO PEREIRA DA SILVA; Suplentes: GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON e ANTÔNIO MIGUEL DE SOUZA.


10 de outubro de 2006.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária – AGE na sede nova da AMBES. O Presidente Gideão Enrique Svensson não esconde a “emoção” de poder realizar a Primeira Assembléia Geral da AMBES, agora em sua Sede Própria. Relembra das lutas para se chegar a este momento e fala com entusiasmo dos sonhos por ainda alcançar. O Tesoureiro Fabiano fala do sucesso que foi a festa de inauguração do salão comunitário. Conselho Fiscal – O Presidente da AMBES fala que com o falecimento do saudoso amigo Alcy Silva Firmes – Presidente do Conselho Fiscal, o Sr. José Antônio de Almeida assume esse cargo. O Presidente da AMBES, Sr. Gideão Enrique Svensson, apresenta a proposta do Regimento Interno da AMBES, que após apresentado e debatido é posto em votação e aprovado pela Assembléia.


26 de março de 2007.

É realizada Assembléia Geral Ordinária – AGO na qual são aprovadas as atas das duas últimas Assembléias Gerais. É apresentado o relatório financeiro da AMBES do exercício de 2006 pelo Tesoureiro Sr. Fabiano Henrique Carvalho de Oliveira e o mesmo é colocado para discussão com a comunidade e perguntas da Assembléia. Após amplo debate é passada a palavra ao Presidente do Conselho Fiscal que trás o parecer do exercício de 2005 (estava sobre a mesa devido não poder ter sido apreciado na Assembléia passada pelo fato de enfermidade do então Presidente do Conselho Fiscal) e 2006. O Parecer do Conselho Fiscal é pela Aprovação de ambos os relatórios (2005 e 2006). Desta forma o Presidente da AMBES coloca em votação a prestação de contas da AMBES e a Assembléia Geral aprova os mesmos por unanimidade.


22 de junho de 2007.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária – AGE na sede da AMBES. O objetivo da Assembléia é eleger a prioridade da AMBES para o OP/2008 e eleger os Delegados junto à AMO para o OP/2008 e para o 11º Congresso da FAMS. Antes o presidente relata sobre a obra da Praça dos Pássaros que em breve será inaugurada. Apresenta também o Presidente o belo Projeto do Calçadão na Rua dos Colibris que em breve será assinada a Ordem de Serviço. Sobre a obra para o OP/2008 é votado que se repita o Recapeamento com Revisão da Rede Pluvial do bairro. São eleitos os seguintes moradores como Delegados para a AMO – OP/2008 e 11º Congresso da FAMS: Efetivos – GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON, PAULO ROBERTO MORAES LENGRUBER, ENÉAS ZEFERINO MARQUES, CRISTINA NOLASCO FEDULO e CIDIMAR BONADIMAN; Suplentes: WALDEMAR LINHARES FILHO, ODILA FACHETTEI e ÁLVARO PONTES. O Presidente encerra esta Assembléia de forma diferente quando cada um participante pode dizer uma frase de agradecimento a Deus por todas as conquistas alcançadas no bairro.


28 de janeiro de 2008.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária – AGE na sede da AMBES. É aprovada a ata da Assembléia anterior por unanimidade. É tratado e deliberado sobre o Processo Organizacional da AMBES. Também é eleita a Comissão Eleitoral que vai conduzir o pleito eleitoral da nova diretoria para o Biênio 2008/2010, que após amplo debate ficou assim constituída: Presidente – TÂNIA MARIA TELLES CALEGÁRIO, Secretária – DAGMAR ANA CARVALHO ROCHA e Suplente – DILZA DA SILVA CELIN.


24 de março de 2008.

É realizada Assembléia Geral Ordinária – AGO na sede da AMBES. É aprovada por unanimidade a ata da Assembléia anterior. É apresentada a prestação de cotas da parte administrativa referente ao exercício de 2007, destacando na sua prestação de conta a legalidade da AMBES nas suas ações. O Tesoureiro da AMBES Sr. Antônio Jacinto Rabbi apresenta os relatórios financeiros do exercício de 2007 mês a mês e coloca todos os livros e documentos à disposição da Assembléia para análise e perguntas. Após amplo debate é passada a palavra ao Conselho Fiscal que trás seu parecer favorável para aprovação das prestações de contas na área administrativa e financeira da AMBES. É colocado em votação o parecer do Conselho Fiscal e aprovado pela maioria da Assembléia.


30 de março de 2008.

É dada continuação à Assembléia Geral Ordinária – AGO para eleição da nova diretoria da AMBES para o mandato Biênio 2008/2010. A Comissão Eleitoral conduz todo o processo eleitoral da AMBES, que é composta dos seguintes membros: Presidente – TÂNIA MARIA TELLES CALEGÁRIO, Secretária – DAGMAR ANA CARVALHO ROCHA e Suplente – DILZA DA SILVA CELIN. Foram inscritas duas chapas para o pleito, a saber: Chapa 1 – Presidida pelo Sr. Paulo Roberto Moraes Lengruber e Chapa 2 intitulada “Solidariedade & Trabalho” Presidida pelo Sr. Gideão Enrique Svensson. O processo eleitoral é aberto às 8 horas pela Presidente da Comissão Eleitoral e demais componentes, bem como dos fiscais das duas chapas. O processo de votação encerrou às 17 horas. A Presidente da Comissão Eleitoral convocou os fiscais das duas chapas, bem como os Presidentes das mesmas para acompanhar a apuração dos votos. Após a apuração a Comissão Eleitoral divulga o seguinte resultado oficial do pleito: Chapa 1 Paulo Roberto Moraes Lengruber – 285 votos; Chapa 2 Gideão Enrique Svensson – 456 votos; votos nulos 7, totalizando 748 votantes.

Ficou assim constituída a nova diretoria da AMBES para o mandato Biênio 2008/2010: Presidente – GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON, Vice-Presidente – IZA FERREIRA RAMOS, 1ª Secretária – REGINA LÚCIA DE VARGAS SVENSSON, 2ª Secretária – WENDY KRISTINE BATISTA TRARBACH, 1ª Tesoureira – GRAZIELLE RAMOS MILLE, 2º Tesoureiro – JORGE RODRIGUES PACHECO. Conselho Fiscal: Presidente – CIDIMAR BONADIMAN, Vice-Presidente – ANSELMO SPERANDIO COT, Secretária – ODILA FACHETTI; Suplentes: NORMA MARIA DE OLIVEIRA RIBEIRO, NORALDINO RODRIGUES TEIXEIRA e JOÃO FERNANDES DAS NEVES.


30 de abril de 2008.

É realizada Assembléia Geral para Posse Solene da nova diretoria da AMBES biênio 2008/2010, na sede da AMBES. Com uma grande festa e muita animação a Comissão Eleitoral subiu ao palco e convocou a todos para a solenidade de posse. Inicialmente foi apresentado um Show Gospel com a Banda Khorus. A Presidente da Comissão Eleitoral chama a nova diretoria eleita com 62% dos votos para subir ao palco juntamente com os representantes das igrejas, comércios e projetos da comunidade. É realizada a entrada das bandeiras do Brasil, Estado do Espírito Santo, Município de Serra. A Secretária da Comissão Eleitoral Dagmar e a Suplente Dilza também usam da palavra e parabenizam a todos os presentes e agradecem de poderem ter participado deste momento tão significativo na vida da Comunidade de Eurico Salles. A Diretora da Escola Belmiro Teixeira Pimenta – Érica Negrelli Ferrari também trás sua palavra de parabéns para a novel diretoria e reforça mais uma vez a parceria da Escola Belmiro com a AMBES. É passada a palavra ao Pastor Dilson Augusto dos Santos Jr., Pastor da Igreja Batista no Planalto de Carapina, na qual o Presidente Gideão e sua esposa Regina são membros. O Pastor fala de sua felicidade em poder acompanhar o desenvolvimento do Bairro Eurico Salles sob a administração de Gideão Enrique Svensson parabenizando-o junto com seus pares de diretoria. O Presidente eleito fala de sua alegria e responsabilidade em continuar avançando com os projetos sociais na comunidade. A Vice-Presidente também usa da palavra e agradece a ala feminina que foi muito importante no processo de eleição. Fala a Vice-Presidente Iza Ferreira Guimarães de seus sonhos em poder realizar projetos sociais no seio da comunidade. Por fim, depois de cumprido todos os prazos estutários e regimentais, a Presidente da Comissão Eleitoral declara empossada a nova diretoria da AMBES para o mandato biênio 2008/2010. O evento de posse é encerrado com a apresentação da Dupla Tiãozonho & Bruno.


07 de agosto de 2008.

Foi realizada Assembléia Geral Extraordinária – AGE na sede da AMBES com o objetivo de eleger os Delegados junto à AMO e escolher a obra do Orçamento Participativo OP/2009. Após amplo debate ficou deliberado repetir a obra de Revisão da Rede de Esgoto/Pluvial e Recapeamento do restante das ruas do bairro Eurico Salles. Eleição dos Delegados junto à AMO/FAMS para o OP/2009 – foram eleitos os seguintes moradores: Delegados Efetivos: GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON, RODOLPHO ZANETTI DIAS, CIDIMAR BONADIMAN; Suplentes: YURI GIULLIANO BASTOS MALAQUIAS, FÁBIO FERREIRA GOMES e ODILA FACHETTI.


30 de março de 2009.

É realizada Assembléia Geral Ordinária – AGO na sede da AMBES. As atas das Assembléias anteriores são aprovadas por unanimidade. O presidente passa alguns informes e em seguida a 1ª Tesoureira apresenta o relatório financeiro do exercício de 2008. O presidente da AMBES Sr. Gideão presta conta do relatório administrativo da AMBES. Em seguida o Presidente do Conselho Fiscal trás o parecer do mesmo para a Assembléia sendo favorável à apresentação dos relatórios. A matéria é posta em discussão pela Assembléia e após amplo debate é votada com aprovação unânime acompanhando o parecer do Conselho Fiscal. Finalizando o Presidente apresenta para a Assembléia um documento intitulado “A Luta Pelo Direito”, onde pleiteiam do Poder Municipal alguns serviços e obras para o bem estar da comunidade.


11 de maio de 2009.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária – AGE na sede da AMBES. O Presidente Sr. Gideão Enrique Svensson diz que o Estatuto permite a realização da Assembléia em 2ª convocação com qualquer número de presentes desde que cumprida todas as formalidades legais previstas no mesmo, mas, entende que a matéria é de relevante interesse da Comunidade – “Reforma do Regimento Interno da AMBES”, sugere que a Assembléia seja cancelada e haja uma nova convocação para outra data. A Assembléia Geral acatou a sugestão e por vontade de todos os presentes a mesma foi encerrada.


29 de maio de 2009.

É realizada a Assembléia Geral Extraordinária – AGE na sede da AMBES para tratar de dois assuntos: eleição de delegados ao 12º Congresso da FAMS e OP/2010-2011; e 1ª Reforma do Regimento Interno da AMBES. Após esclarecimentos foram eleitos os seguintes Delegados da AMBES: Efetivos: GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON, IZA FERREIRA RAMOS, CARLOS HUMBERTO GUEDES LINS, PAULO CÉSAR PEREIRA BASTOS, FÁBIO PEREIRA DA SILVA; Suplentes: ODILA FACHATTI, CIDIMAR BONADIMAN e ANSELMO SPERANDIO COT. Em seguida o Presidente passa para a matéria de Reforma do Regimento Interno da AMBES. A proposta é apresentada artigo por artigo e amplamente discutido e após as devidas observações e alterações propostas ficou aprovado por unanimidade a 1ª Reforma do Regimento Interno da AMBES.


20 de julho de 2009.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária – AGE na sede da AMBES para tratar de dois assuntos, a saber: Informes sobre as obras do bairro e ações da AMBES e Homenagens “in memoriam”. O presidente fala sobre a obra do Calçadão na Rua dos Colibris, a Reforma da Praça dos Pássaros, o Recapeamento asfáltico do restante do bairro, Limpeza do Bairro, Aterro do restante do Valão ao lado da Igreja Católica, Rádio Web da AMBES, Portal Transparência da AMBES e Jornal da AMBES, Piscina para Hidroginástica, Passarela sobre a BR-101 em frente ao bairro Eurico Salles e Vitória Apart Hospital, Entrada do Bairro pela Rua dos Colibris, Construção do Shopping Mestre Álvaro. O segundo ponto da pauta é sobre homenagens a alguns moradores que passaram pelo bairro e deixaram saudades. A diretoria trás como proposta nomear através de Lei Municipal alguns equipamentos comunitários a pessoas muito especiais, que Deus as levou para si, e saudades deixaram para nós. São as seguintes homenagens “in memoriam”: Quadra Poliesportiva do Complexo Comunitário de Eurico Salles – “GILBERTO CAMILLATO”; Prédio do Complexo Comunitário do Bairro Eurico Salles – “ALCY SILVA FIRMES” e Calçadão na Rua dos Colibris – “WALTER SANT’ANNA LOPES & ARY AZEVEDO DIAS”, que todas as homenagens constem de uma placa que será fixada em lugar próprio. A proposta é discutida e após por unanimidade é aprovada pela Assembléia Geral com uma salva de palmas. Fica deliberado encaminhar a proposta ao Exmo Prefeito Dr. Sérgio Vidigal para elaboração e aprovação da Lei Municipal.


09 de dezembro de 2009.

É realizada Assembléia Geral Extraordinária – AGE na sede da AMBES com o objetivo de escolher a obra prioritária para o OP/2010-2011. O Presidente informa que a metodologia do Orçamento Participativo foi reformulado passando de anual para bienal. Desta forma a obra que votarmos será para ser executada no biênio 2010/2011. É proposto e aprovado por unanimidade que se anistie das mensalidades todos os sócios da AMBES até a data desta Assembléia. Calçadão na Rua dos Colibris – o Presidente Gideão Enrique Svesson informa que em breve o mesmo estará concluído; Reforma da Praça dos Pássaros – A reforma já esta acontecendo; Recapeamento e revisão da rede pluvial do bairro – deverá acontecer em 2010; Mutirão de Limpeza – pelo 9ª ano consecutivo é realizado no bairro; Natal na Praça – Acontecerá no dia 18 de dezembro na Praça dos Pássaros com a apresentação do Coro da AMBES e da Arcelor Mittal Tubarão e outras atrações; Portal Transparência da AMBES – Em breve estará sob o domínio público. Orçamento Participativo 2010/2011 – Como prioridade a Assembléia votou a construção de uma PISCINA PARA HIDROGINÁSTICA, projeto de autoria da Arquiteta Ilma Scott, que doou o mesmo à AMBES. Como 2ª opção ficou revisão e reforma das entradas do bairro, principalmente nas escadarias que o bairro possui e como 3ª opção ficou a colocação de postes nas esquinas das ruas com suas respectivas identificações e cep’s.





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