CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR

CARNAVAL 2004
ILHA DE GURIRI

Carnaval e Passeios História de São Mateus
Pontos Turísticos de São Mateus Receita da Pela Égua
Chese Cake Romeu e Julieta (Bolo de Queijo) Histórico da Ilha de Guriri
Carnaval 2004: Banda Rastaclone "Fumaça" (Banda Rastaclone)



CARNAVAL E PASSEIOS


Início


HISTÓRIA DE SÃO MATEUS E DE GURIRI

   Fundação : 1764
   Altitude : 36 m 
   População : 88.695 habitantes
   Área Total : 2.327,4 km²
   Dens. Demográfica : 38,11 hab/km²
   CEP : 29930-000

Situada ao norte do Estado do Espírito Santo, São Mateus está a 220 Km da capital Vitória pela BR -101. Foi em São Mateus o primeiro registro de petróleo encontrado pela Petrobrás na região.
Os primeiros colonizadores portugueses chegaram à São Mateus por volta de 1544.
A criação de Vila de São Mateus foi necessária e importante para Portugal, pois se sabia que o Rio Cricaré, que atravessa o município, nascia em Minas Gerais e que por ele se poderia alcançar as minas de ouro na região de Ouro Preto em Minas Gerais.
São Mateus foi o primeiro centro de desenvolvimento do Estado, com recursos próprios suficientes para levar uma vida completamente independente do restante da Província.

É uma das mais antigas cidades do Estado, onde se encontra paisagens de extraordinária beleza, como o Vale de São Mateus, as muitas praias do lugar, o sítio histórico, entre tantas outras

Localização

Fica na região norte do estado, quase na fronteira com a Bahia.

Distâncias

Vitória - 219 km
Nova Venécia - 62 km
Linhares - 92 km
Teixeira de Freitas - 155 km
Colatina - 161 km

Acessos
ES 313
ES 315
ES 356
ES 418
ES 42
ES 381

Início


PONTOS TURISTICOS 

Os primeiros colonizadores portugueses chegaram à São Mateus por volta de 1544. São Mateus possui 42 km de praias de águas claras e mornas que atraem os turistas de vários pontos do Brasil. Há ainda Igrejas e o belo Sítio Histórico localizado na Cidade baixa. Uma beleza !!!

Balneário de Guriri ( Distrito )

Guriri é uma praia famosa do município de São Mateus. É uma ilha, cujas praias sediam uma dos carnavais mais animados do Estado.
Suas praias alcançam 12 quilômetros de extensão, com águas limpas e mornas, e uma beira-mar urbanizada de coqueiros.
Guriri fica a 12 quilômetros da sede de São Mateus e a 230 quilômetros de Vitória.
Atrações de Guriri:
Base do Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas), situada em Guriri, com o objetivo de proteger as espécies de tartaruga existentes no litoral capixaba.

Praia de Barra Nova

Praticamente deserta, é habitada por algumas famílias de caboclos. Característica peculiar é a formação rochosa, que favorece a produção de sururu. Vila de pescadores sem luz elétrica, oferece ao visitante beleza e tranqüilidade. Passeios em barcos de pesca.
Ao sul de Guriri, com mar, rio e dunas, apropriada para pescaria e mergulhos, localizada a 23 quilômetros da sede.

Praia de Uruçuquara

Localiza-se em um dos trechos mais isolados do litoral capixaba. Local freqüentado por surfistas e gente que deseja encontrar repouso e tranqüilidade. Lugar tranqüilo de incomparável beleza de águas claras e mornas.
De mar aberto, situada a 58 quilômetros da sede, conhecida como o paraíso dos surfistas.


Farinheiras
Quitungos, a 20 Km de São Mateus. Introduzidos pelos escravos africanos, persistem mantendo vivas todas as tradições.

Biquinha
Data de 1880 e durante muito tempo serviu à comunidade, fornecendo-lhe água potável. Integra o Patrimônio Histórico de São Mateus. Localiza-se na Avenida Cricaré.

Sítio Histórico do Porto de São Mateus

Sítio Histórico – Localizado na cidade baixa, a 500m do centro. È composto por casarões do século passado, tombados pelo patrimônio histórico. No local existe um dos poucos pelourinhos do país.
Os antigos sobrados, que ainda hoje podem ser vistos, começaram a ser construídos por volta de 1736, com o início do ciclo da farinha. Os mais belos sobrados, com telha canal e gradil de ferro, no entanto, só surgiram por volta de 1870, na fase dos barões.



Igreja de São Benedito
Construída a mais de um século, ocupa lugar de destaque no cenário cultural mateense.

Igreja de São Mateus (Matriz)
Elevada a paróquia em 1751.

Igreja Velha
Considerada o "cartão de visita" de São Mateus, foi construída em 1596 e é o que há de mais belo na arquitetura primitiva do Brasil.
Situada na Praça Anchieta, exemplo de arquitetura primitiva. Foi construída por jesuítas, escravos e índios, com as pedras que formavam o lastro das embarcações que chegavam ao porto.

Início


Pela Égua ou Canjiquinha

Este prato de milho é típico em Minas Gerais e muito usado no Espírito Santo. Foi o parto mais saboreado em Guriri, no Carnaval 2004, na Casa do Marcos
Pouco conhecido nos outros estados, é bastante apreciado. No Espírito Santo a Canjiquinha é chamada de “pela-égua”. É servido, geralmente, em prato fundo, acompanhado de couve picada bem fina e afogada, com feijão e pimenta.

Ingredientes

½ quilo de canjiquinha amarela
1 quilo de carne de porco (costelinha, suã, lombo ou pernil) em pedaços
½ xícara de óleo ou banha derretida
3 tomates maduros
Tempero: sal, cebola, alho, etc, a gosto

Modo de fazer

Cozinhar a canjiquinha em água. Temperar a carne à parte. Afogar no óleo ou banha bem quente, deixar fritar. Acrescentar tomates picados.

Quando a carne estiver cozida, juntar a canjiquinha também cozida. Provar o gosto, para ver se o sal e os temperos estão suficientes, corrigindo (se necessário) com mais tempero.

Servir bem quente.

Início


CHEESE CAKE "ROMEU E JULIETA"
Bolo de Queijo

Paula Knorr de Oliveira (RS) - Sobrinha do Marco.
Bolo feito em Guriri no Carnaval de 2004.

Forma 35 cm Ingredientes:
Crosta
350 gramas de Biscoito Maizena
100 gramas de manteiga
Recheio
350 gramas de Ricota
1 Copo de Leite
1 lata de Leite Condensado
100 gramas de manteiga
3 ovos
Cobertura
Geléia de Goiabada ou outro doce da preferência do consumidor
Modo de Fazer:
. Bater os pedaços de Biscoitos no liquidificador, depois pegar a manteiga e derretê-la e misturar os dois com o fogo desligado.
Pegar a ricota colocando-a em pedaços no liquidificador, com o leite e a manteiga fervente, adicionando aos poucos.
Depois coloque Leite Condensado e os três ovos e bata tudo.
Jogue o recheio na forma e leve bo forno frio (não pré-aquecido).
Tempo do forno: 40 a 60 minutos.
Depois de frio, coloque a geléia.
OBS.: Ao jogar o recheio, colocar bem perto da forma, para não abrir a crosta

Início


HISTÓRICO DA ILHA DE GURIRI
A terra do Coco Pequeno

Em 1866 o comendador Reginaldo, irmão do barão de Aymores, mandou dinamitar uma formação rochosa na costa mateense com a intenção de esgotar os brejos da região do Nativo, para favorecer a criação de gado e de construir um porto marítimo para São Mateus, uma vez que a entrada da barra do rio São Mateus, era rasa, o que dificultava a navegação de navios maiores. Assim foi aberta uma barra para o rio Mariricu dando origem à aldeia de Barra Nova. Com a abertura da barra nova do rio Mariricu, formou-se então a ilha de Guriri, a maior ilha do Espírito Santo e uma das maiores do Brasil. Na década de 30 do século XX foi aberto um canal ligando a lagoa de Suruaca ao rio Ipiranga, próximo à sua foz, dando origem a Segunda ilha do município que é a ilha de Campo Grande.
Somente no final da década de 70, na administração do prefeito Gualter Nunes Loureiro, recebeu o serviço de água e energia elétrica e a prefeitura definiu sua urbanização com um grande loteamento.

No início da década de 90, na administração do prefeito Pedro dos Santos Alves, o sistema de água teve sua capacidade triplicada.Foram realizadas as obras de calçamento da Av. Oceano Atlântico, do calçadão, embargada pelo IBAMA, a iluminação da avenida e a implantação do telefone.

Em janeiro de 1998 o governo do Estado inaugurou a ponte do Guriri, toda em concreto e construiu a ciclovia entre a ponte e o centro de Guriri. Nesse mesmo ano, sob a administração do prefeito Rui Baromeu, a prefeitura implantou um moderno sistema de iluminação nessa avenida e ampliou a capacidade de abastecimento de água do balneário.
Atualmente Guriri faz parte da zona urbana do município de São Mateus e pertence ao distrito da Sede. A principal atração do balneário é a qualidade da água do mar - limpa e morna - e mais de 40 km de extensão de praias agrestes, com bastantes áreas de restingas.

Durante o verão o Guriri recebe milhares de veranistas de várias cidades do Estado e de outros estados principalmente Minas Gerais. O nome Guriri veio em decorrência da existência de pés de coquinhos de guriri, encontrados em toda a extensão da ilha.
A palavra "guriri" significa coco pequeno em língua indígena.

A Ilha de Guriri localiza-se à 12 km da cidade de São Mateus e caracteriza-se por estar cercada de um mar de águas limpas e mornas e um rio excelente para pesca, passeios de barcos e tardes agradáveis em suas margens, sem falar da temporada de verão em que turistas de todo o Brasil optam por Guriri para participar de tardes e noites agradáveis de folia.

Fonte: Web Site da Prefeitura de São Mateus

Início


CARNAVAL 2004
Banda Rastaclone: Sucesso na Terça Feira de Carnaval

"Meu Deus do céu, que confusão, selvageria
Selvageria alguém brigando com o berro na mão!"

O início da banda se confunde com a carreira musical do vocalista Bob Reggae, único integrante da formação original. Bob fundou a banda no dia 19 de junho de 1997, com a proposta de criar e interpretar um estilo diferente de música - definido por ele como reggae power - juntando o peso das guitarras do hard rock à cadência rítmica do gênero jamaicano. Tudo isso em torno de letras na mais legítima linguagem do garotão urbano brasileiro da virada de século, preocupado com a injustiça social, com violência urbana (que virou a pior epidemia nacional) e com a visão contemporânea do romantismo.

Dois anos depois, o grupo se separou e foi então que surgiu a atual formação: Bob Reggae (vocal), Ratão (guitarra solo), Magoo (guitarra base e teclado), Nareba (baixo), Cecato (percussão) e Cigano (bateria), todos conhecidos do bairro Araçás no município de Vila Velha. A primeira música da banda, Fumaça, foi grande sucesso no Espírito Santo e até hoje é muito tocada nas rádios do Estado.

"Na época, Fumaça teve até execução em uma cadeia nacional de FMs", recorda Bob. Logo, outras músicas chegaram às rádios do Espírito Santo e se transformaram nas mais pedidas de várias programações, como o atual hit nacional Selvageria, A Maré, Não Me Entrego e a romântica Perfume de Flor. "Escrevi Selvageria depois de presenciar um assalto a um comércio do bairro", disse Bob.

Essiédubão

Foi em maio de 2001 o lançamento do primeiro trabalho fonográfico independente da banda. "Escolhemos este nome porque sempre afirmávamos que o CD ficaria muito bom", justifica o vocalista. E este mesmo álbum, com algumas modificações, é que agora está sendo apresentado ao Brasil. Para os capixabas, as novidades ficam por conta da inédita Lombra e das novas versões de Selvageria e Perfume de Flor."

Lombra, que foi inspirada na Praia de Coqueiral de Itaparica, Vila Velha (ES) e compara a vida à rotina dos surfistas, que, muitas vezes, esperam muito tempo por uma boa onda. "A música é, na verdade, uma grande homenagem à galera do surf. Minha matéria-prima são as pessoas, os fatos e a natureza. É assim que escrevo minhas letras." Se prepara, Brasil! Rastaclone está chegando e, com certeza, o bicho vai pegar...

Foram cinco anos de estrada até o passo mais importante, até então, na história do grupo: o cenário nacional. No mês de abril de 2002, o Rastaclone (Rasta de rastafari + clone de ciclone) assinou contrato para a produção de quatro CDs com a gravadora carioca Green Songs, dirigida por Aloysio Reis, ex-presidente da EMI. Mas, até esta conquista, foram cinco anos de luta e de muitos desafios vencidos pelo grupo.
Fonte: Web Site: Green Songs

Início


CARNAVAL 2004
Letra de FUMAÇA, sucesso da Banda Rastaclone
Letra: Bob Reggae, Música Rastaclone

INTRO: F - G - B - G - F - G - B - G - B - G - G

G     C   G                             D
Fumaça, sou inocente na parada
G     C   G                                 D
Fumaça, tomei um pau sem fazer nada
          G                    C              
Tomei um pau, quebradão
          G                                        D
Me pegaram com a tal erva na mão
            G                               C
Mas eu pensei que fosse fumo sabiá
           G                                  D
Que o meu pai me deu dinheiro pra comprar
   G           C         D
E o seu Zé do bar
         C                        G
Ao invés de fumo sabiá
                 C                                 D
Ele me deu erva de doido pra levar
   C                                  G
E eu tão inocente não sabia
                      C                                            D C
Um pacotinho ele embrulhou sem me mostrar
   G           C        D
E o seu Zé do bar
              C                          G
Fez isso só pra me sacanear
                C                           D
Eu sei que ele queria se vingar
           C                         G
Só porque tracei a sua filha
             C                                    D C
Ele ligou para a polícia me esperar
     G         C G                           D
Entrei no bar totalmente inocente
    G                     C G                                        D
Pedindo fumo sabiá, mas seu Zé me deu semente
             G             C
E na volta pra casa, o que que eu vejo?
     G                                             D
Os "homi" já me dando um bacolejo
     G                          C
O que que é isso aí na sua mão?
      G                                   D
Vai se explicar pro delegado meu irmão!
      G                   C
Seu delegado, sou inocente
      G                                    D
Fui enganado sem saber comprei semente
G                     C  
Seu vagabundo, não mente não
G
vai pro quarto pra tomar uma seção
      G                        C
Cheguei em casa, arrebentado
       G                                   D
A vizinhança me chamou de emaconhado
   G                  C
E a galera, sacaneava
      G                                D
Cantava isso toda vez que eu passava

Início



VOLTAR


Copyright © 2004 - 2012 - All Rights Reserved: CJBS