CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR

CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES
Nova Almeida - Serra - ES

III CONGRESSO BRASILEIRO DE TROVADORES - 2005

LITERATURA – POESIA – TROVAS – CINEMA
ARTES CÊNICAS – ARTES PLÁSTICAS

De 04 a 9 de Outubro de 2005

XXV ANIVERSÁRIO DO CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS

PROMOÇÃO: CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS – CTC

Sede provisória: Rua dos Pombos, 2/Eurico Salles/Serra/ES – 29160-280. / Tel: 0 xx 27 – 33 28 07 53 /

Nova Almeida reuniu Trovadores
no Congresso de Poetas Trovadores de 2005

“Os movimentos culturais precisam de pessoas abnegadas e que resistam para que manifestações literárias como a Trova, continuem.” Esta foi a afirmação da Secretária Municipal de Turismo, Cultura Esporte e Lazer, Anna Luzia Lemos Saiter ao visitar os Poetas Trovadores na noite de Sexta feira, dia 07 de Outubro de 2005, durante a realização do III Congresso Brasileiro de Trovadores, no balneário de Nova Almeida, Serra, ES. O evento se revestiu do mais completo êxito. Na noite de abertura, no dia 05, em Nova Almeida, Serra, ES, foi registrada a presença da Banda de Música da Polícia Militar e o Coral do Colégio Proudhon. Registrou-se também a presença de Delegações de Colatina, São Gonçalo, (RJ); Salvador, BA; São Paulo; Rio de Janeiro e Minas Gerais. Participações especiais dos Colégios Ápice, de Jacaraípe, São José (de Vila Velha) e da Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, além de estudantes das Escolas de Nova Almeida e Jacaraípe. Prestigiou o evento no primeiro dia o Vice Prefeito da Serra, Valter Rodrigues de Paula, (foto à direita), representando o Poder Executivo do Município e a Vereadora Sandra Gomes, representando o Poder Legislativo. O evento prosseguiu nos demais dias, com palestras e debates e Show no sábado, de um Grupo de Pagode, na Praça de Nova Almeida. O encerramento foi no dia 09, Domingo, com uma bela Missa em Trovas. Próximo evento com a chancela do CTC e da FEBET será em 2006, no Rio de Janeiro, com coordenação Geral de Lúcia Mattos e apoio de Creuzely Ferreira, do Poeta Sérgio Gerônimo, líder dos poetas cariocas e do Artista Plástico Licurgo da Silva Tadeu Neto, da Ilha de Paquetá.

CORAL DO COLÉGIO PROUDHON
FAZ SUCESSO NO CONGRESSO

Sob o comando da Maestrina Alice Nascimento, o Coral do Colégio Proudhon fez sucesso na solenidade de Abertura do III Congresso Brasileiro de Trovadores, no dia 05 de Outubro de 2005, em Nova Almeida, Serra, ES. O Destaque foi o canto do Hino do Município da Serra. Os Congressistas apreciaram a apresentação do Coral e o Trabalho da Maestrina e da Diretora da Escola Rosangela de Souza Azevedo. O Coral foi convidado pelo Vice Prefeito para gravar um CD com o Hino da Serra.

VEREADOR TIO JOÃO PRESIDE SESSÃO NO DIA DO TROVADOR

Através do Lei Municipal N.º 2647, de 11 de Dezembro de 2003, o Dia 04 de Outubro é o Dia Municipal do Poeta Trovador no Município da Serra. A solenidade de 2005 foi presidida pelo Vereador João de Deus Corrêa, Tio João e contou com a participação dos Trovadores, populares, alunos da Escola Jonas Farias; da representante da Secretaria Estadual de Cultura, Jornalista Glecy Coutinho; do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Desembargador Sebastião Teixeira Sobreira; do Deputado Gilson Gomes e da Vereadora Sandra Gomes.

BANDA DA POLÍCIA MILITAR
SEMPRE APOIANDO A CULTURA

Sempre prestigiando os eventos do CTC, a Banda da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo esteve no dia 05 de Outubro abrilhantando o Congresso.

SECRETÁRIA DE TURISMO E CULTURA PRESTIGIA E SAÚDA TROVADORES

A Secretária Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Anna Luzia Lemos Saiter marcou presença no Congresso de Trovadores e enalteceu a importância de manifestações culturais como a Trova e o movimento dos Poetas Trovadores. Na foto Antônio Mello, (SP); Clério; Secretária Anna; Cleusa e Lúcia Mattos, ( RJ).

BRINCADEIRAS INFANTIS E TROVAS

Maria José de Oliveira Ciriaco, do Rio de Janeiro, declamando trovas e brincando com as crianças foi um dos momentos mágicos do Congresso de Nova Almeida

ESTUDANTES RECEBEM OS VISITANTES

Através de um trabalho voluntário estudantes ajudaram como Recepcionistas do Congresso. A equipe foi composta de Emilly Próspero Souza; Nayara Cássia Moreira Alves; Damiani da Silva Vicente; Amanda de Jesus Ferreira; Abinael Correia de Lima ; Na foto em primeiro plano, Camila dos Santos Firmino e Bruna Renata Miranda Viana.


Foto 1: Cerimônia de Abertura do III Congresso Brasileiro de Trovadores:
Maestrina Alice; Vice Prefeito, Sargento Valter; Clério Borges
Foto 2: Banda de Música da Polícia Militar (ES)

Foto 1: Banda de Música da PMES
Foto 2: Antônio Mello (SP); Clério; Secretária Anna; Cleusa Vidal e Lúcia Ramos

Foto 1: Coral Proudhon
Foto 2: Público assistindo ao Congresso

Foto 1: Público presente no Auditório da Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, Serra, ES
Foto 2: Maria José do Rio de Janeiro, brincando e declamando Trovas para as crianças de Nova Almeida,
durante o III Congresso Brasileiro de Trovadores, em Outubro de 2005.

Foto 1: Trabalho Voluntário das Estudantes recepcionistas
Foto 2: Na mesa presidindo os trabalhos do Congresso: Clérigthom Thomes Borges;
Creuzely Ferreira; Lúcia Ramos e Poeta Emerson Camilo

Foto 1: Público presente. Destaque para Luiz Carlos do Couto, de Cantagalo, RJ e Jaime Delamar, de Niterói (RJ).
Foto 2: Público presente. Destaque: Poeta Alaides Sarapião, de Mutum, Minas Gerais; Antônio Gomes Mello, de São Paulo; Creuzely, RJ; Zenaide Emília Thomes Borges (ES); Andréia da Silva Fraga (ES).

Foto 1: Público do 2º Andar assistindo a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo
Foto 2: Coral do Colégio Proudhon, de Serra Dourada III - Serra, ES.


FOTOS DE REUNIÕES PREPARATÓRIAS PARA O CONGRESSO


Fotos da Audiência do Presidente do CTC, Clério Borges, com o Prefeito Audifax Barcelos. Assunto: Congresso dos Trovadores em Outubro em Nova Almeida, Serra, ES, de 04 a 09 de Outubro de 2005.
Foto 1: Poeta Sirley Aragão de Nova Almeida; Clério Borges e Prefeito Audifax.
Foto 2: Audiência no Gabinete do Prefeito Audifax: Presidente do CTC, Clério Borges; Vereador Tio João; Poeta Sirley e Clérigthom Thomes.


Primeira reunião na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da Serra, em 14 de Abril de 2005.
Na foto: Vereador Tio João; Clério Borges; Secretária Anna; Sra. Luíza.

APOIO: Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer / Prefeitura Municipal da Serra

CONVITE

O Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, entidade cultural de divulgação da Trova, sem fins lucrativos e fundada a 1º de Julho de 1980, convida Vossa Senhoria e Família para o III Congresso Nacional de Trovadores, evento, com Inscrições Grátis, aberto à participação da Comunidade, de professores, estudantes, Poetas e Trovadores do Brasil e Exterior. Participe. Você é o nosso convidado especial. Estamos de braços abertos para recebe-lo. Hotéis a preços especiais, desde que se faça reserva com antecedência, por telefone.

O CTC realizou mais de 20 Seminários Nacionais da Trova, sempre no mês de Julho no Estado do Espírito Santo. Agora o CTC realiza, eventualmente, em datas e locais variados os Congressos Brasileiros de Trovadores.

Local do Evento: Balneário de Nova Almeida, Serra, ES, IGREJA DOS REIS MAGOS

 

Presidente do CTC: Clério José Borges / Vice-Presidente: Cleusa Lourdes Madureira Vidal / Tesoureiro: Valdemir Ribeiro Azeredo. Secretário: Zitomar Rosa de Oliveira. Diretora de Eventos: Poeta Shirlei Aparecida de Abreu Aragão, Diretores Culturais: Kátia Maria Bóbbio Lima – Sandra Geralda Amorim Bunges – Andrade Sucupira Filho – Edson Constantino – Moacyr Malacarne – Pedro Maciel da Silva, Repentista Ceará – Albércio Nunes Vieira Machado – Amarildo Valadares – Alzeny Ribeiro – João Carlos de Souza Nunes – Maria da Penha Frinhane – Ananias Novais –

DETALHES

Endereços de Trovadores
Convidados Especiais
Relação de Hotéis
de Nova Almeida
Leia a Carta Convite
enviada ao Sr. Ministro da Cultura
Cidade da Serra
História e Mapa


Primeira reunião na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da Serra, em 14 de Abril de 2005.
Na foto: Vereador Tio João (camisa verde escuro); Clério Borges (camisa vermelha); Secretária Anna (blusa verde claro);
Sra. Luíza, e os Líderes comunitários Romarinho e Zé Carlos..

PROGRAMAÇÃO


Saiba como foi a programação de 2005.

Dia 04 de Outubro de 2005 – DIA MUNICIPAL DO POETA TROVADOR – (Terça-feira).

Dia Municipal do Poeta Trovador no Município da Serra. Lei N.º 2647/2003.

Þ Sessão solene em comemoração ao Dia Municipal do Poeta Trovador, conforme determina o Artigo 1º do Parágrafo Único da Lei N.º 2647/2003.

Local: Câmara Municipal da Serra – Serra.

Horário: 19 horas.

Dia 05 de Outubro – Quarta-feira

09 horas – Visita as Escolas de Jacaraípe e Nova Almeida.

Lançamento do Concurso Relâmpago de Trovas.

14 horas – Aula Inaugural da Oficina Literária de Trovas. Curso: Como fazer Poesias e Trovas. O que é uma Trova? O que é Metrificação? Aulas práticas e teóricas. Evento aberto a participação da Comunidade, Estudantes e Professores. Inscrições Grátis. De 14 as 17 horas. Certificado no final do Curso na Sexta feira.

19h30m – Abertura dos trabalhos do Primeiro Dia do Congresso Brasileiro de Poetas. Declamações. Palestras. Apresentação de Teses. Defenda em plenário sua tese sobre assunto de interesse dos Poetas Trovadores. Homenagens Póstumas aos Trovadores, de modo especial a Trovadora Argentina Lopes Tristão, Tereza Vitória Monteiro, Raimundo Araújo e o Escritor, Dr. Eno Theodoro Wanke.

20h 30m – Exibição do Filme/Vídeo "Queimado. Revolta dos Escravos", de João Carlos Coutinho.

Dia 06 de Outubro – Quinta-feira

09 horas – Visita as Escolas de Jacaraípe e Nova Almeida.

Concurso Relâmpago de Trovas.

14 horas – Segundo dia de aula da Oficina Literária de Trovas. Curso: Como fazer Poesias e Trovas. Inscrições Grátis. De 14 as 17 horas. Certificado no final.

19h30m – Abertura dos trabalhos do Segundo Dia do Congresso. Declamações. Palestras. Apresentação de Teses. Defenda em plenário sua tese sobre assunto de interesse dos Poetas Trovadores. Para facilitar o debate. Traga sua opinião por escrito. Discuta com amigos as perguntas abaixo e traga as respostas para debate em plenário.

Dia 07 de Outubro – Sexta feira

09 horas – Visita as Escolas de Jacaraípe e Nova Almeida.

Concurso Relâmpago de Trovas.

14 horas – Última aula da Oficina Literária de Trovas.

Curso: Como fazer Poesias e Trovas. Entrega do Certificado no Sábado à noite.

19h30m – Abertura do Segundo Dia do Congresso. Declamações. Palestras. Apresentação de Teses. Defenda em plenário sua tese sobre assunto de interesse dos Poetas Trovadores. Para facilitar o debate. Traga sua opinião por escrito. Discuta com amigos as perguntas abaixo e traga as respostas para debate em plenário.

21,00 horas - Apresentação Musical Grupo de Pagode PIRAÇÃO

Local: Praça de Nova Almeida

Dia 08 de Outubro – Sábado

09 horas – Passeio pelos Pontos Turísticos da Serra. (Ônibus, Roteiro e Agente de Turismo da Prefeitura Municipal da Serra) Visita a Manguinhos. Churrasco com Coordenação de Ronaldo Lourenço Rodrigues.

Encerramento do Concurso Relâmpago de Trovas.

19 horas – Abertura do Terceiro Dia do Congresso. Declamações. Palestras. Apresentação de Teses. Defenda em plenário sua tese sobre assunto de interesse dos Poetas Trovadores. Para facilitar o debate. Traga sua opinião por escrito. Discuta com amigos as perguntas abaixo e traga as respostas para debate em plenário.

19horas e 30 minutos - Entrega de Troféus do Concurso de Trovas pela Internet "Dr. Eno Theodoro Wanke", Âmbito Nacional e Concurso de Trovas Local e Concurso de Relâmpago de Trovas, iniciado na Quarta feira.

21 horas – Show em Praça Pública Artista a ser definido pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura da Serra

Lançamento de Livros (Prosa, Poesias e Trovas).

Dia 09 de Outubro - Domingo

09 horas – Missa em Trovas

11,00 horas – Desfile dos Trovadores. Troveata (Passeata dos Trovadores) – Desfile dos Poetas Trovadores e das Flores, com participação da Banda de Congo e de Música, conforme programação da Prefeitura Municipal da Serra. Desfile pelas ruas principais de Nova Almeida. Os Trovadores devem trazer roupas típicas e Bandeiras de suas cidades e/ou Estados, faixas com os nomes de suas entidades culturais, cidades e Estados. Trovas escritas em tecidos, faixas ou em cartazes.

12,00 horas – Encerramento do Congresso dos Trovadores, com a entrega do Certificado, Diploma de Participação e Aprovação da Carta Aberta de Nova Almeida, documento com assuntos reivindicatórios e principais conclusões do Congresso. Entrega dos Troféus dos 3 primeiros colocados do Concurso Relâmpago de Trovas.

Local: A ser definido em Nova Almeida. Igreja dos Reis Magos e/ou Praça Principal.

13 horas – Confraternização dos Trovadores. Eleição, entre os visitantes, do Rei e da Rainha dos Trovadores. Escolha da MUSA dos Trovadores entre as recepcionistas. Local a ser definido.

16 horas – Encerramento de toda a programação. Despedidas dos visitantes.

Prefeitura Municipal da Serra
Informações sobre Nova Almeida

Centro - SERRA - ES

Fone: (27) 3251-1322

Detran (Ciretran da Serra)

3228-3355

 

Distâncias até Nova Almeida

Vitória

29km

Cachoeiro de Itapemirim

159km

Anchieta

102km

São Paulo

911km

Rio de Janeiro

550km

Belo Horizonte

553km

O acesso se dá pelas rodovias:

ES 010 - ES 264 - BR 101



VOLTAR


Copyright © 2004 / 2012 - All Rights Reserved: CJBS