CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR

OS SEMINÁRIOS DA TROVA DO CTC

JACARAÍPE; CONCEIÇÃO DA BARRA e VILA VELHA
1998
Seminário em Vila Velha - ES

O XVIII Seminário Nacional da Trova foi realizado em Vila Velha. A abertura solene foi no Teatro Municipal de Vila Velha no dia 9 de Julho de 1998 e contou com a apresença do povo, autoridades e trovadores de diversos Estados Brasileiros.

As palestras foram realizadas no dias 10,11 e 12 no Hotel Costa Mar na Praia da Costa Vila Velha.

O destaque de 1998 foi a missa em Trovas realizada no Domingo dia 12 Julho na igreja do Rosário na prainha de Vila Velha.

O encerramento foi com um churrasco na residencia do Presidente do CTC Clério José Borges.

O Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, continua mantendo as suas reuniões mensais, sempre no terceiro Sábado de cada mês, na Rua dos Pombos, 2 Casa de Clério José Borges, com início ãs 18 horas. Compareça e antes telefone para confirmar o horário. Sempre ao final é realizada uma confraternização com um pequeno e apetitoso churrasco. O terraço do Clério já é famoso entre os Trovadores.
Presença Sempre marcante nos Seminários da Trova da Artista Plástica, Maria José Ciriaco, a Raínha dos Bonecos. Fazendo muitas trovas e bonecos em papel ela vai mostrando sua arte.
Inspiração e Transpiração na criatividade poética, palestra de Joaquim Moncks, do Rio Grande do Sul mostrou a cartase emocional no ato de criar; a prevalência da intelecção; O poema: Verso e Poesia; Estilo: A pessoalidade no Verso; O poema: Cânones estéticos Clássico e a Modernidade; O compromisso do escritor com o seu tempo. DICAS PARA REFLEXÃO: Nenhum dia sem uma linha; Os afetos são péssimos leitores; Não existe nada fora de moda em Literatura; A literatura de hoje é a arte do caos; A televisão não questiona, porque quer uma literatura cor-de-rosa (escolhida pelo espectador), etc.

Abel Pereira distribuiu um poema com o título Meu Amigão Brito. Parabéns.
Palestra em Literatura de Cordel de Agostinho Cardoso Neto, de Fortaleza Ceará. Foi uma excelente palestra entremeada
com cantos dos repentistas Nordestinos. Agostinho lançou o livro de Cordel, A Mulher que matou a Bezerra com ciúmes do marido. Agostinho veio do Ceará de avião. Do Rio de Janeiro para Vitória o avião se perdeu e em vez de pousar em Vitória pousou em Guarapari. Agostinho chegou um dia atrasado.

Abel Pereira, de Florianópolis, Santa Catarina aproveitou o Seminário para apresentar uma Palestra com o título : QUEM ME FÊZ TROVADOR. Segundo Abel foi o Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, que o fêz tomar gosto pela Trova e assim se tornar Trovador e dos bons.

Decisão do Seminário: POR FAVOR NÃO DIGAM JAMAIS TROVINHA; QUADRINHA; QUADRA. DIGAM TROVA E SÓ TROVA.

O Churrasco na Casa do Clério José Borges, no terraço, foi acompanhado com Feijão Tropeiro e arroz. Alguns poetas da Delegacão de Santa Catarina não conheciam a comida feita de feijão, toucinho, linguiça fina, ovos, chamada Feijão Tropeiro.

Presente no Seminário José Hamilton Lopes que entre outras coisas é Governador do Elos Clube Internacional para os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Hamilton é membro titular de diversas Academias e sempre lembrando do povo do Timor, até na Missa em Trovas lembrou-se daquele povo sofrido. Hamilton fêz uma bonita palestra A Expressão em Língua Portuguesa.

O Banco do Brasil, agência de Vila Velha, fêz a doação das Pastas do XVIII Seminário Nacional da Trova.

Concurso Nacional de Trovas de Formiga. Escreva para Paulo José de Oliveira Rua Múcio Pereira da Costa, 120 Bela Vista Formiga MG Cep: 37. 290 000.

Minas Editora é a gráfica do seu livro. Faça contato: Rua Wenceslau Brás, 276 Centro Araguari MG 38. 440 000.

A Escritora LOLA PRATA, de Bragança Paulista, SP, presenteou o CTC com sua obra ARRIMO Consultoria de Rimas. Uma excelente publicação. Obrigado. LOLA vai encaminhar para o CTC modelos de requerimentos para que sejam apresentados projetos para usufruirem dos benefícios da Lei Rouanet, de Incentivos à Cultura.
Durante o Seminário LIA VIEIRA do Rio de Janeiro apresentou um vídeo sobre a NEGRITUDE. Na obra o destaque era para as poesias declamadas pela Artista Capixaba, Elisa Lucinda. Lia distribuiu uma notícia de que o Ministério da Cultura acaba de distribuir no Brasil um Manual de Instruções para apresentação de Projetos ao Mecenato. Vamos todos escrever para o MinC
Entregues os Troféus e Diplomas dos Concursos na Internet e com o tema Moqueca Capixaba. Nos dois Concursos a vencedora em Primeiro Lugar foi Maria Madalena Ferreira, de Magé RJ. Em Segundo Lugar nos dois Concursos, o Brasileiro/ Português de Brumadinho, Santos Teodósio.
Angela Cassilhas, de Anchieta enviou o seu livro José de Anchieta O Apóstolo do Brasil, que foi distribuído gratuitamente no Seminário.
A Cidade de Anchieta foi representada no Seminário pela Secretaria de Cultura e Turismo, Vera e pelo Diretor Elias, ambos desejosos de que o Seminário Nacional da Trova de 1999 seja em Anchieta. De Anchieta teve grande participação no Seminário a Banda COQUETEL que fêz enorme sucesso. A Banda é composta de Voz e Violão: Maria Fernanda Barros; Violão Principal: Roberto Mattos; Bongo: Rodrigo de Oliveira; Teclado: Anderson SantAna.

Maria Aparecida de Mello Calandra, de Mogi das Cruzes fêz um histórico sobre as atividades da SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL, de 27 de Novembro de 1994 até a presente data.
Livros lançados pelo Escritor Eno Teodoro Wanke: Contos Inconfessáveis; Elucidário Métrico Um auxiliar para a contagem silábica do Verso e O Humor na Antologia de Sonetos sobre a Trova.
Lia Vieira lançou a obra Cadernos Negros 16 Contos, reunindo trabalhos de escritores negros.
Recebemos e agradecemos os Telegramas de Saudação do Senador José Sarney e da Escritora Julia Marx.
Frase de Antônio Mello: Da mesma forma que se vai a Igreja para orar e carregar as energias para levar as idéias ao mundo, comparecemos aos Seminários da Trova no Espírito Santo para aprender , para troca de informações e experiências e para levarmos novas idéias para os nossos Estados, Bairros e Municípios. Devemos Pensar e Agir.
Alberto Libânio, Presidente da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete, MG, esteve representado no Seminário pela Trovadora Zeni de Barros Lana, memebro efetivo da ACLCL e membro honorário da UBT de Conselheiro Lafaiete.
Callandra, de Mogi das Cruzes deu a triste notícia. Faleceu no dia 28 de maio de 1998, o Poeta Trovador Aloysio Alfredo da Silva, de Juiz de Fora, MG. Aloysio e esposa Vera Lúcia já compareceram num dos Seminários da Trova onde Aloysio classificou-se em Primeiro Lugar com uma Trova com o tema Turista.
Palestra de Joaquim Moncks: Associativismo Cultural e Produção Literária. Tudo sobre Associações Literárias. Excelente Palestra.
Recebo Carta de Gaitano Laertes Antonaccio que acha excelente a idéia de realizar um Congresso Nacional de Poetas Trovadores na Amazonia entre os meses de Setembro e Outubro de 1999. A FEBET apoia a realização de tal evento.
Paulo Meneses Leite, Secretário de Cultura e Turismo de Laranjeiras, SERGIPE enviando Carta de apresentação do Poeta Trovador Ariosvaldo Sizino Franco o qual compareceu com uma Delegação de 15 jovens poetas. Parabéns. Ariosvaldo possui em Laranjeiras o Jornal O Liberal e várias emissoras Comunitárias.
A professora Valsema Rodrigues da Costa organizou com muita propriedade de competência uma excelente MISSA EM TROVAS na histórica Igreja do Rosário na Prainha de Vila Velha. A Missa contou com o apoio do Frei Atílio e Membros da Comunidade Local.

1997
Conceição da Barra
O Seminário da Trova de 1997 foi realizado na cidade Norte do Estado do Espírito Santo Conceição da Barra. e contou com as presenças de Poetas Trovadores de todo o Brasil e de Portugal, (Joaquim Francisco de Castro) e da Argentina (Dr. Jorge Piñero Marqués). O evento recebeu total apoio da prefeitura e do secretário de Cultura e Turismo José Carlos Sampaio.
Conceição da Barra é uma cidade turistica com um bela praia.
Solicite o livro: A Trova em Conceição da Barra - 1997 - Relatório pessoal de Eno Teodoro Wanke. Escrevendo para: Rua General Glicério, 407 ap. 602 - Rio de Janerio, CEP: 22245-120. Tel: (021) 265-7337.
1996
Jacaraípe
Foi realizado com êxito o XVI Seminário Nacional da Trova em Jacaraípe - Serra - ES, o evento teve sessão solene realizada no dia 4 de Julho de 1996, nos salões do Clube Riviera, com a participação da Banda de Música "Estrela dos Artistas", da Serra; Grupo de Capoeira de Jacaraípe, do professor Robson Vidal; Bandas de Congo de Bicanga e "São José", do Bairro São Domingos e apresentação dos Corais, "Cidade do Verde", de Domingos Martins e Grupo Folclórico "Os Lusíadas", da Cidade de Maringá no Estado do Paraná.
O evento foi também prestigiado pelas autoridades: Vice-Prefeito da Serra, Dr. Cilso Ribeiro; Presidente da Federação Brasileira de Entidades Trovistas, Dr. Eno Theodoro Wanke; Vereadores João Luiz Texeira; Márcia Lamas; João de Deus Correia - Tio João e o Deputado Lourival Berger e sua esposa Diomedes Maria Calimam Berger, Secretária de Cultura e Turismo de Domingos Martins. De Itaberaba Bahia compareceram no Seminário uma caravana com 30 componentes, composta do Grupo de Teatro Raizes e Grupo de Pagode Arranca Samba.
Várias palestras foram realizadas destacando-se a do professor Francisco Filipack, da Universidade de Curitiba - PR.

Algumas presenças destacadas em 1996:

Rio Grande do Sul: Lidia Lauer e Alice Brandão
Rio de Janeiro: Adolfo Macedo; Ailson Cardoso de Oliveira; Creuzely Ferreira; Daura Rocha; Eno Wanke; Irma Wanke; Ivaldo Lyrio, Matta Freire; Julia Marx; Levi Alucinação; Luis Carlos do Couto; Glorinha Rattes; Maria José Ciriaco; Osvaldo Luis Ferreira; Lais Costa Velho e outros. Pernambuco: Brandina Rocha Lima e Anelio de Souza, entre outros.
Bahia: Archibaldo Peçanha Martins; Lindinete Perreira; Jane Estela Ramos e Grupo Raizes; Geovane Mascarenhas; Marilucia Amorim Moura e grupo Arranca Samba; Amilton Menezes Mascarenhas, entre outros.
Distrito Federal - Brasília: Diniz Felix dos Santos, presidente da Academia de Letras do Distrito Federal.
Minas Gerais:Eneida Gomes Flor; Jacy Gomes Romeiro; Santos Teodósio, 1º Lugar no Concurso de Trovas Tema Jacaraípe; Turíbio Coelho Leal.
Paraná: Agenir Leonardo Victor; Marli Nani - Pianista; Mauricio Fernandes Leonardo - Rei dos Trovadores 95; Sergio Santos Oliveira e Grupo "Os Lusiadas" com 30 pessoas.
São Paulo: Marilia Martins, entre outros.
Santa Catarina: Maria Angelica Fauro; Silmar Bohrer, entre outros.
Espírito Santo: Delegações de várias cidades como: Conceição da Barra; Vila Velha; Vitória; Cariacica; Domingos Martins; Cachoeiro de Itapemirim; Ibiraçu; Colatina e Afonso Cláudio, entre outras cidades e povo e estudantes de Jacaraípe e do Município da Serra.

Todos os Seminário desde 1981, são presididos por Clério José Borges, Presidente do CTC.

Dia Municipal da Trova

Dia Municipal da Trova na cidade de Vitória - ES, é realizado anualmente no dia 4 de Outubro.
O Dia municipal da Trova foi instituido por Lei Municipal, de autoria da intão vereadora Etta de Assis e aprovada pela Câmara de Vereadores.

Maiores detalhes envie um E-mail para o CTC.

Neotrovismo

Neotrovismo Brasileiro movimento dos modernos Trovadores Brasileiros, criado por Clério José Borges - Poeta - Trovador, Presidente do Clube dos Trovadores Capixabas e organizador dos Seminários Nacionais da Trova, evento que reúne no Estado do Espírito Santo, na primeira semana de Julho, Poetas Trovadores de todo o Brasil, com Delegações de Portugal e Argentina. O Neotrovismo recebe o apoio do Presidente de Honra da FEBET, Dr. Eno Teodoro Wanke.

Calendário de Eventos dos Trovadores

O CTC e a FEBET estão organizando, anualmente , um calendário de eventos com congressos reunindo Poetas Trovadores do Brasil e do Exterior. Maiores detalhes mande um E-Mail para o CTC.

Seminário Nacional da Trova

Os Seminários Nacionais da Trova são realizados anualmente na primeira semana de Julho, no Estado do Espírito Santo.
O primerio Seminário do CTC foi realizado em Julho de 1981, em Vila Velha - ES, para comemorar o 1º aniversário.
Do 1º ao 10º, os seminários foram realizados na Grande Vitória. O 10º Seminário foi realizado no interior do Palácio do Governo do Estado do Espiríto Santo. o 11º Seminário foi em 1991 em Ibiraçu. Os Seminários seguintes foram realizados em Afonso Cláudio, Guarapari, Linhares, Domingos Martins e Jacaraípe (Serra), Conceição da Barra, Vila Velha e em 1999 na cidade de Anchieta, antiga Retiba, onde morreu o apóstolo do Brasil José de Anchieta.

Dia Estadual do Poeta Trovador

Todos os anos é comemorado no Estado do Espírito Santo, por Lei Estadual, o Dia do Poeta Trovador, em 08 de Junho.
Os Deputados Estaduais prestam homenagens aos Trovadores do CTC. O Evento é comemorado, também por força de Lei nas Escolas Estaduais. A lei que cria o dia do poeta trovador no espírito Santo é de autoria do intão deputado Arabelo do Rosário e a lei foi melhorada pelo então Deputado Antonio Moreira.

Reis da Trova no Espírito Santo

O Estado possui Poetas Trovadores, que por seu Trabalho são Reis e Rainhas da Trova no ES. São eles: Clério José Borges de Sant'Anna; Elmo Elton (in Memoriam); Andrade Sucupira; Argentina Tristão; Zaidan; Alebércio Machado; Humberto Del Maestro; Osmar Barbosa (in Memorian); A. Isaías Ramires; Zêdanove Tavares; José Paulo de Souza Filho e muitos outros.
Conheça os Trovadores Capixabas.


ADELMAR TAVARES

"Adelmar Tavares, um trovador ao Luar" é o título do livro de Eno Teodoro Wanke sobre Adelmar Tavares (1888 - 1963), um dos grandes trovadores desse país e que pertenceu à Academia Brasileira de Letras. Adquira o livro com preço especial, telefonando para o Eno TEL:. (021) 267-7337.



VOLTAR


Copyright © 2003 / 2012 - All Rights Reserved:CJBS