CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR

PALESTRA NA UFI
UNIDADE FEMININA DE INTERNAÇÃO
Cariacica - ES



Dia 11/08/2011 - Palestra Literária focada em Poesia e Trovas em homenagem ao Dia do Estudante. No Espaço Cultural da UFI - Unidade Feminina de Internação, em Cariacica Sede, ES.
Participaram da Palestra: Zenaide Emília Thomes Borges; Albércio Nunes Vieira Machado e Clério José Borges

E -MAIL RECEBIDO

Bom dia Sr. Clério!
Vocé é o convidado de honra do Projeto Gentileza a desenvolver a Palestra Literária focada em ética e cidadania em homenagem ao dia do estudante comemorado em 11/08/2011. Solicito um endereço único para embarque, uma vez que o Depto de transporte SETRAN tem régras a seguir.
Agradeço sua gentileza em distribuir ás adolescentes livros publicados pela Lei Chico Prego, de incentivo à cultura .
Sua palestra abrilhantará a inauguração de nosso Espaço Cultural UFI, e nela faremos o lançamento do concurso de Poesias da UFI, seguidos de um maravilhoso Cofee Break.
Nosso site para maiores informações sobre o Iases: www.iases.es.gov.br

OUTRO E -MAIL RECEBIDO

Boa Tarde Sr. Clério!
Parabenizar pela ótima palestra realizada na UFI.
Aguardamos a próxima ansiosamente.
Att.
MIRTES BASÍLIO - Subgerente Pedagógico UFI/IASES
JOSIMARA MELLO - Pedagoga UFI

NOTÍCIA VEICULADA NO WEB SITE DO IASES

As adolescentes participaram de um Café Literário que contou com a participação de três escritores e poetas do Clube dos Trovadores Capixabas



A semana do Estudante na Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), foi marcada com a inauguração de um importante espaço para a socioeducação. A UFI agora conta com um Centro Cultural criado para disseminar a cultura, a literatura, a arte, os estudos e o conhecimento entre as socioeducandas e toda a comunidade socioeducativa.

O local foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (11), com a realização de um Café Literário que contou com a participação de três escritores e poetas do Clube dos Trovadores Capixabas: Clério José Borges, Albércio Nunes Vieira Machado e Zenaide Emília Thomes Borges.

A ação também faz parte do “Projeto Gentileza” que vem sendo desenvolvido na Unidade há quase um mês com o objetivo de promover ações e atividades que colaborem para a disseminação de valores de bem nas relações com o próximo, com a família e para o bem comum e social em que as adolescentes vivem. As atividades misturam arte, cultura e reflexão, e são inspiradas na história e na obra do poeta brasileiro José Agradecido, conhecido como “Profeta Gentileza”, que produziu pinturas pelas ruas do Rio de Janeiro.

“As meninas ficaram encantadas com as histórias, poemas e trovas apresentadas pelos poetas, que trouxeram mensagens de amor e de gentileza. Foi uma troca tão grande, pois estávamos inaugurando um novo espaço, estávamos comemorando o dia do estudante e também surgiu a ideia de lançar um concurso de poesias na Unidade”, disse Maria Brígida Casagrande, gerente da UFI.

Além das apresentações dos convidados, as adolescentes também participaram do evento e declamaram seus textos produzidos em sala de aula e na oficina literária de Poemas Visuais. Ao final, os convidados também fizeram doações de obras à biblioteca e ao Centro Cultural da UFI e participaram de um “café” de confraternização.

“Foi uma atividade de incentivo à leitura e produção de textos que trouxe muita reflexão e mensagens sobre a amizade e sobre tudo que o amor preconiza. Esta também é a essência do Projeto Gentileza”, disse a pedagoga da UFI, Josimara Melo.

Dia do Estudante

Além da programação especial da UFI, o Dia do Estudante também foi marcado com outras atividades nas Unidades do Iases. Na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), localizada em Cariacica-Sede, por exemplo, os adolescentes participaram de uma gincana recreativa que contou com a realização de corrida de saco, corrida do ovo na colher, dança da cadeira, cabo de guerra, morto vivo, dentre outras.

A cultura e a arte da música também estiveram presentes nas comemorações do Dia do Estudante da Unis, onde dois adolescentes apresentaram a música “Coração de Estudante”, do cantor brasileiro Milton Nascimento. A apresentação foi dedicada a todos os estudantes da Unidade como forma de homenagem. Um adolescente também leu uma linda mensagem de otimismo sobre a história do Dia do Estudante e dedicou aos colegas.

No Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica, os estudantes também participaram de uma solenidade de homenagem preparada pelos professores e pela equipe pedagógica.

Já na Unidade de Internação Metropolitana, em Vila Velha, os adolescentes participaram de uma semana cheia de programações em comemoração ao Dia do Estudante. Foram realizadas palestras literárias e de incentivo aos estudos com a participação do escritor Marcos de Castro e do professor Maurício Abdalla; momentos de assistência religiosa conduzidas pelo Padre Xavier e pelo Pastor Godoy; sessões de cinema e ainda uma gincana recreativa denominada “I Gincana da Paz”, promovida em parceria da Pastoral do Menor.

“Os jovens participaram de corridas de saco, corrida com pneus, provas com obstáculos, prevalecendo o trabalho em equipe e a organização conjunta. Ao fim da gincana, 10 socioeducandos se destacaram como vencedores e serão premiados com uma sessão especial de cinema com pipoca e refrigerante, mas todos os participantes, também receberam bombons por seu empenho em comemoração ao Dia do Estudante”, disse Christina Márcia Amaral Soares pedagoga da Unidade.



Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br



Dia 11/08/2011 - Na foto: Zenaide Emília Thomes Borges; Albércio Nunes Vieira Machado; Clério José Borges e Maria Brígida Casagrande, gerente da UFI

VÍDEOS DO EVENTO
     


VOLTAR


Copyright © 2012 - All Rights Reserved: CJBS