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CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR

COMO VIVER E COMER BEM
Os Dez Mandamentos para se viver Bem

1º. Tenha controle de sua Língua. Sempre diga menos do que pensa. Cultive uma voz baixa e suave. A maneira como se fala muita vezes impressiona muito mais do que aquilo que se fala.
2º. Pense antes de fazer uma promessa e depois não dê importância ao quanto lhe custa.
3º. Nunca deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora a uma pessoa ou a respeito dela.
4º. Tenha interesse nos outros, em suas ocupações, em seu bem estar, seus lares e famílias. Seja alegre com os que riem e lamentem com os que choram. Deixe cada pessoa com quem encontra sentir que você lhe dispensa importância e atenção.
5º. Seja alegre, conserve para cima os cantos da boca. Esconda suas dores, seus desapontamentos e inquietações sob um sorriso. Ria de histórias boas e aprenda a contá-las.
6º. Conserve a mente aberta para todas as questões da discussão. Investigue mais e não argumente sem Discordar, conservando a amizade.
7º. Deixe as suas virtudes falarem por si mesmo e recuse a faltas e fraquezas dos outros. Desencoraje murmúrios. Faça uma regra de falar só coisas boas para os outros.
8º. Tenha cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e humor não valem a pena, pois magoam quando menos se espera.
9º. Não faça caso das observações más ao seu respeito. Só viva do modo que ninguém as acredite. Nervosimo e indigestão são causas comuns para maledicência.
10º. Não seja ansioso a respeito de seus direitos.Trabalhe. Tenha paciência. Conserve seu temperamento calmo e esqueça de si mesmo e receberá sua recompensa.

 

CARBOIDRATOS

São  importantes para o processo de aprendizado e para a memória.

Dividem-se em açúcares e amidos.

Os açucares podem ser encontrados nas frutas e no mel.

Os amidos são encontrados em grãos, cereais, pães, massas,  alguns vegetais e alguns legumes, como feijão, soja, ervilha, lentilha, milho, batata e trigo.

 

PIRÂMIDE ALIMENTAR

Gorduras, óleos e doces – usar com moderação

Leite integral, iogurtes e queijos: 03 porções

Grupo dos vegetais: 03 ou mais porções

Grupo das frutas: 02 ou mais porções

Carnes, peixes, ovos, frango e nozes> 02 ou mais porções

Pães, cereais, arroz e massas: 06 ou mais porções

Água: 08 ou mais porções

 

AVEIA

Ajuda a diminuir  o colesterol ruim, o LDL.

Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agencia americana de controle de alimentos e remédios.

Quantidade recomendada:

40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas de farinha

 

ALHO

Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar a taxa de colesterol bom, o HDL. Pesquisas apontam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.

Quantidade recomendada:

01 (um) dente de alho por dia

 

AZEITE DE OLIVA

Auxilia na redução do LDL. (Colesterol ruim).

Pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.

Quantidade recomendada: 15ml por dia ou uma colher de sopa rasa.

 

MAÇÃ

Ajuda a prevenir tumores malignos. O consumo regular de frutas,  de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além e evitar doenças oculares como a catarata.

Quantidade recomendada: 05 porções de frutas por dia.           

 

PEIXE

Rico    em ômega 3, como a sardinha, bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam que reduzem dores de artrite, melhora a depressão e protegem o cérebro  contra doenças como o  mal de Alzheimer.

Quantidade recomendada: Pelo menos 180g por semana (Para reduzir o risco de doenças cardiovasculares).

 

CHÁ VERDE

Auxilia na prevenção de tumores malignos (fotoquímica). Estúdios indicam que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxilia no tratamento da obesidade.

Quantidade recomendada: De 04 a 06 xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer  no esôfago).

 

CASTANHA DO PARÁ

Assim como a noz, pistache e amendoim auxiliam na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo  de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.

Quantidade recomendada: 30g por dia ou 05 a 06  unidades.

 

SOJA

Ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon. Quantidade recomendada: 150g de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol)

 

TOMATE

Auxilia na prevenção do câncer de próstata.

Quantidade recomendada:  Uma colher e meia ( sopa ) de molho de tomate por dia.

 

VINHO TINTO

A uva vermelha presente no vinho ou suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias prevenindo doenças do coração.

Quantidade recomendada:  dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.

 

FRUTAS, VERDURAS, CAFÉ...

Pesquisadores de todo o mundo, apontam os cogumelos,  alcachofras, canela chocolate e Curry, todos potenciais aliados na prevenção de diversos males.

O Café pode a ajudar a evitar doenças cardiovasculares.

Frutas e Verduras são potentes oxidantes naturais.  E têm capacidade para combater os radicais livres – subproduto formado pelas células no processo de conversão do oxigênio em “combustível “  para o corpo.

As vitaminas “C”, “E”  e “A”, presentes em abundância em frutas como a laranja, a manga e a  maçã, têm o poder de reduzir essas moléculas tóxicas que  aceleram o envelhecimento, e a ingestão de cinco porções delas  por dia pode atrasar o relógio biológico em até 04 anos.

Um estudo conduzido pela Universidade de Harvard, demonstrou que um pigmento encontrado na casca das uvas vermelhas, os flavonóides,  tem dupla função no que diz respeito à proteção do coração: Aumenta as taxas do bom colesterol e ajuda a prevenir o enrijecimento das artérias



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