CLÉRIO'S HOME PAGE
CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA                                             VOLTAR

FESTA DO TROFEU PEDRO ALEIXO 2012
Reconhecimento Nacional: Escritor Clério José Borges recebe Troféu pela segunda vez em Itabira, Minas Gerais
Depois do Troféu Carlos Drummond de Andrade recebido em 2010, agora em 2012, Clério José Borges recebe o Troféu Pedro Aleixo

Em noite de gala, no último dia 10 de março de 2012, o Escritor, Poeta, Trovador e historiador Capixaba, Clério José Borges, recebeu na Cidade de Itabira, no Estado de Minas Gerais, o Troféu Pedro Aleixo, de Personalidade Notável de 2012, honraria que é outorgada aqueles que se destacaram no cenário brasileiro no campo cultural e por sua coragem e, sobretudo pela capacidade de modificar o universo social, político, cultural e profissional que os rodeia, com sua sensibilidade e sua visão pessoal de mundo. O evento foi realizado no Salão de Festas Ativa de Itabira e foi abrilhantado com o show musical da Internacional Banda American Brasil.

Esta foi a 12ª edição das Personalidades Notáveis homenageadas com o “Troféu Pedro Aleixo”. Os laureados com o referido Troféu são pessoas consideradas pelos organizadores como cidadãos de espírito participativo, revestidos de coragem, ousadia e muita garra. Esta é a segunda vez que o Escritor Clério José Borges é homenageado na cidade de Itabira, terra natal do Poeta Carlos Drummond de Andrade. Em 2010, Clério recebeu o Troféu como Melhor Escritor de 2010, em solenidade da “Festa dos Destaques do Ano” na categoria Literatura e agora recebe o Troféu como Personalidade Notável, através de indicação da Escritora mineira Léa Lu, e Convite feito pelo Jornalista Eustáquio Lúcio Félix.

Clério José Borges que é vice presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra, vice presidente da Academia de Letras e Artes da Serra e presidente do Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, recebeu o Troféu que leva o nome do político, Vice Presidente da República no Governo Costa e Silva, Jornalista (Fundador do Jornal Estado de Minas) e Jurista proeminente, Pedro Aleixo. Segundo os organizadores o objetivo do evento é apontar, distinguir, enaltecer, destacar, elevar, evidenciar e comemorar o sucesso de quem tem dado a sua contribuição para a cultura brasileira, através de um reconhecimento público.

A mesa de Honra que presidiu os trabalhos da entrega do Troféu Pedro Aleixo foi composta pelo promotor do evento Sr. Eustáquio Lúcio Félix, Jornalista colunista do Jornal Folha Popular, de Itabira e diretor da Félix Eventos e Cerimonial e sua esposa a Administradora de Empresas, Sônia Félix; O Prefeito Municipal de Itabira, Dr. João Izael Querino Coelho e sua esposa, Tereza Martins Coelho; O Dr. José Francisco Coelho, Diretor Superintendente Executivo da Coopsef (BH/MG) e o Empresário José Elias Marques, empreendedor rural e esportivo. Os mesmos fizeram a entrega dos Troféus. Estiveram presentes na solenidade cerca de quinhentas pessoas de inúmeras cidades mineiras, do país e uma representante dos Estados Unidos da América. O cerimonial foi conduzido pelo advogado Dr. Bernardino Serino dos Santos e pelo Jornalista Heiner Brandão e a solenidade foi iniciada com o canto do hino nacional brasileiro.

No mesmo evento foram laureadas com o título de Mulheres Notáveis, com o “Troféu Cecília Meireles”, em sua 14ª edição, diversas Personalidades da área literária, entre as quais, a Escritora Kátia Maria Bobbio Lima, vice presidente do Clube dos Poetas Trovadores Capixabas e representante da cidade de Conceição da Barra no Norte do Estado do Espírito Santo. As escritoras do Rio de Janeiro, Dalva Meirelles e Juçara Valverde. A Escritora Maria do Rosário Silva Santos, de Vitória, ES e a Escritora Léa Lu, de Contagem, MG.

O Escritor Poeta e Trovador Clério José Borges esteve no evento acompanhado da sua esposa, Zenaide Emília Thomes Borges. De Vitória a Belo Horizonte a viagem durou cerca de 40 minutos em vôo da Gol. De Belo Horizonte a Itabira foram duas horas de Viagem de ônibus da Empresa Santos. Na viagem Kátia, Clério e Zenaide conheceram a Escritora Juçara Valverde da cidade do Rio de Janeiro que também seria homenageada na festa. Juçara é autora do Livro Ralo Urbano, Poesias, editado pelo Projeto UBE-RJ Poesia. Em Itabira todos ficaram hospedados no Hotel Premium, considerado um dos melhores da referida cidade. Segundo Clério Borges, "o mérito do reconhecimento e as homenagens que recebo não são somente meus mas de toda a comunidade cultural Capixaba e em especial o Conselho Municipal de Cultura da Serra, meus colegas Acadêmicos da Academia de Letras e Artes da Serra e poetas do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, com quem divido  a minha premiação".

Prefeito Municipal da Serra, ES, Dr. Sérgio Vidigal parabeniza o Escritor Clério José Borges
pelo Troféu Pedro Aleixo, Personalidade Notável 2012, recebido na cidade de Itabira, MG

No dia 13 de março de 2012, o Prefeito Municipal da Cidade da Serra, no Estado do Espírito Santo, Antônio Sérgio Alves Vidigal recebeu em seu Gabinete os Conselhos Municipais de Cultura e Turismo da Serra. Na mesma ocasião, durante a reunião, o Escritor Clério José Borges, que é vice presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra usou a palavra para mostrar o Troféu Pedro Aleixo recebido no último dia 10 de março, na cidade de Itabira, no Estado de Minas Gerais, por ter sido eleito Personalidade Notável 2012, em festa organizada pelo Jornalista Eustáquio Lúcio Felix e prestigiada pelo Prefeito Municipal daquela cidade mineira, João Izael Querino Coelho. Clério dividiu o seu Troféu com a municipalidade Serrana, esclarecendo que só recebeu tal homenagem por ter conseguido editar os Livros História da Serra e Dicionário Regional de Gírias e Jargões, através da Lei Chico Prego de incentivo a Cultura e que recebe total apoio do Prefeito Sérgio Vidigal. Um Vídeo registrando o momento da fala de Clério José Borges circula na Internet, no web site www.youtube.com/clerioborges. Na foto ao lado: Escritor Clério José Borges, o Troféu Pedro Aleixo, recebido em Itabira; Prefeito Sérgio Vidigal e Presidente do Conselho de Cultura da Serra, Aurélio Carlos. Estiveram presentes na reunião as seguintes pessoas: Clério José Borges, vice presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra; João Carlos Christo Coutinho, secretário do Conselho Municipal de Cultura da Serra; Mary L. Gomes de Souza, Assessora do Gabinete do Prefeito; Antônio Alves Pianesola, da ADETUR Metropolitana; Paulo Renato Fonseca Junior, da Câmara Empresarial do Turismo, Fecomércio; Aurélio Carlos Marques de Moura, presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra; Berenice de Albuquerque Tavares, Assessora Especial do Gabinete do Prefeito; Jarbas Dias Martins Júnior, vice presidente da ABFDC; Bruno Lamas, vereador representante da Câmara Municipal no Conselho Municipal de Cultura; Salvador de Oliveira, Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; Elcimar de Paulo, SINDIPROM ES; Alfonso Silva, Conselho Municipal de Turismo da Serra; Pedro Paulo de Souza Nunes, do Conselho Municipal de Cultura; Aldinete dos Anjos Silva, Conselho Municipal de Turismo da Serra; Adwalter Brumow, do Jornal da Serra e Levi Basílio, do Conselho Municipal de Cultura.


Foto 01: Tereza Martins Coelho e seu esposo o Prefeito de Itabira, João Izael Querino Coelho; Clério José Borges e sua esposa Zenaide Emília Thomes Borges.
Foto 02: Clério José Borges e seu Troféu Pedro Aleixo, recebido no Salão Ativa em Itabira, Minas Gerais, na Festa do dia 10 de março de 2012.
Foto 03: Prefeito de Itabira, João Izael Querino Coelho e Clério José Borges


Foto 01: Público presente. Mais de 500 pessoas presentes no Salão Ativa em Itabira, Minas Gerais, na Festa de 2012.
Foto 02: Público presente. Mais de 500 pessoas presentes no Salão Ativa em Itabira, Minas Gerais, na Festa de 2012.
Foto 03: Escritora Kátia Maria Bobbio Lima, (Vitória, ES); Clério José Borges (Serra, ES) e Juçara Valverde (Rio de Janeiro).


Foto 01: Clério José Borges e a Escritora Léa Lu, de Contagem Minas Gerais.
Foto 02: Escritora Maria do Rosário e Filha, em Itabira, Minas Gerais, na Festa de 2012.
Foto 03: Clério José Borges; Prefeito João Izael; Escritora Dalva Meirelles e seu esposo Ivan.




VOLTAR


Copyright © 2012 - All Rights Reserved: CJBS
o 01: Clério José Borges e a Escritora Léa Lu, de Contagem Minas Gerais.
Foto 02: Escritora Maria do Rosário e Filha, em Itabira, Minas Gerais, na Festa de 2012.
Foto 03: Clério José Borges; Prefeito João Izael; Escritora Dalva Meirelles e seu esposo Ivan.




VOLTAR


Copyright © 2012 - All Rights Reserved: CJBS