Sessão Solene do dia 15 de Setembro de 2005, quando o Escritor Clério José Borges recebe o Diploma de HISTORIADOR DA CIDADE DA SERRA - ES, das mãos do Vereador TIO JOÃO (João de Deus Corrêa), observando-se o plenário lotado.

DIA DO HISTORIADOR NA CIDADE DA SERRA – ES. Sessão Solene na Câmara Municipal da Serra, 2005, 2006 e 2007.

Espírito Santo História da Serra

Serra: Emancipação – O município da Serra foi criado em 1833, com território desmembra­do do município de Vitória, através da resolução do Conselho de Governo de 2 de abril de 1833 e instalado em 19 de agosto daquele ano. Fundação: 08 de Dezembro de 1556 e Dia do Serrano, dia 26 de Dezembro. A Festa de São Benedito, realizada oficialmente desde 1826 é comemorada todos os anos nos dias 25, 26 e 27 de Dezembro. Nossa Senhora da Conceição é a padroeira do município da Serra e, por isso, dia 08 de Dezembro é feriado municipal.

Sessão Solene do dia 15 de Setembro de 2005, quando o Escritor Clério José Borges recebe o Diploma de HISTORIADOR DA CIDADE DA SERRA – ES, das mãos do Vereador TIO JOÃO (João de Deus Corrêa), observando-se o plenário lotado.

DIA DO HISTORIADOR – HISTÓRICO

Assinada pelo Prefeito Municipal, Audifax Charles Pimentel Barcelos, no dia 1º de Março de 2005, a Lei N.° 2767/2005, que institui o Dia do Historiador da Serra foi o primeiro Projeto do Vereador João de Deus Corrêa, conhecido como TIO JOÃO a se transformar em Lei na legislatura 2005 a 2008, mostrando a preocupação do Vereador TIO JOÃO com os Escritores que procuram pesquisar sobre a história do nosso Município. O Dia do Historiador da Serra foi comemorado em 2005 e, em 2006, se transformou num grande sucesso de público com a participação de mais de 300 pessoas no recinto da Câmara Municipal da Serra, em Sessão Solene, presidida pelo Vereador TIO JOÃO, que que na época era o Segundo Vice Presidente da Câmara Municipal da Serra, Espírito Santo, Brasil. Na Serra, o DIA DO HISTORIADOR é comemorado no dia 15 de Setembro de cada ano. A data é uma homenagem ao historiador Clério José Borges, autor de três edições do Livro HISTÓRIA DA SERRA (1998; 2003 e 2009), que aniversaria naquela data.

Sessão Solene do dia 15 de Setembro de 2005, quando o Escritor Clério José Borges recebe o Diploma de HISTORIADOR DA CIDADE DA SERRA - ES, das mãos do Vereador TIO JOÃO (João de Deus Corrêa), observando-se o plenário lotado.
Sessão Solene do dia 15 de Setembro de 2005, quando o Escritor Clério José Borges recebe o Diploma de HISTORIADOR DA CIDADE DA SERRA – ES, das mãos do Vereador TIO JOÃO (João de Deus Corrêa), observando-se o plenário lotado.

Na foto, a Sessão Solene do dia 15 de Setembro de 2005, quando o Escritor Clério José Borges recebe o Diploma de HISTORIADOR DA CIDADE DA SERRA – ES, das mãos do Vereador TIO JOÃO (João de Deus Corrêa), observando-se o plenário lotado.

O Município da Serra no Estado do Espírito Santo, através do Vereador TIO JOÃO (João de Deus Corrêa) foi o primeiro a se lembrar do Dia do Historiador. Em 2005 foi criada a Lei 2767/2005 que institui o Dia do Historiador na Serra. Com base na idéia do Vereador Tio João da Serra, ES, em 2009, foi aprovado no Senado Federal o DIA NACIONAL DO HISTORIADOR. A Lei que criou o Dia Nacional do Historiador é de autoria do Senador Cristovão Buarque (LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009). O dia 19 de Agosto foi escolhido em homenagem ao nascimento de Joaquim Nabuco era Historiador além de político, diplomata, jurista e abolicionista.

DIA DO HISTORIADOR SERRANO – SESSÃO SOLENE DE 200515/09/2005 –

A Câmara Municipal da Serra realizou uma Sessão Solene no dia 15 de Setembro de 2005, em homenagem ao Dia do Historiador Serrano. Na oportunidade receberam o Título de HISTORIADOR SERRANO, os escritores CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT ANNA; JOÃO LUIZ CASTELLO LOPES RIBEIRO e GALBO BENEDICTO DO NASCIMENTO.


Foto da Placa Especial recebida por Clério José Borges, no dia 15 de Setembro de 2005, na Sessão Solene do Dia do Historiador da Serra, presidida pelo Vereador João de Deus Corrêa, o Tio João. A Placa diz: ” Diploma de Honra ao Mérito. HISTORIADOR SERRANO. CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT ANNA. A Câmara Municipal da Serra, através do Vereador João de Deus Corrêa – Tio João, confere o TÍTULO DE HONRA AO EMÉRITO HISTORIADOR SERRANO, ESCRITOR CLERIO JOSÉ BORGES DE SANT ANNA, por sua brilhante capacidade de Criação Literária, Emérito Trabalho de Pesquisador da História da Serra. Serra, Estado do Espírito Santo, 15 de Setembro de 2005. Assinado: João de Deus Corrêa – Tio João, Vereador Proponente e Adir Paiva, Presidente”.


SESSÃO SOLENE DA CÂMARA em 2005
HOMENAGEIA HISTORIADORES DA SERRA15/09/2005 – Em solenidade realizada na Sala de Reuniões Flodoaldo Borges Miguel, no Plenário da Câmara Municipal da Serra, os Escritores Clério José Borges de Sant Anna, João Luiz Castello Lopes Ribeiro e Galbo Benedicto do Nascimento foram homenageados com uma PLACA ESPECIAL, DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO, HISTORIADOR SERRANO.
O Dia do Historiador foi uma Lei Municipal aprovada pela Câmara e sancionada pelo Prefeito da Serra, em 2005.
De Autoria do Vereador Joâo de Deus Corrêa, o Dia do Historiador Serrano foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal da Serra, sendo a primeira Lei aprovada pela Câmara e sancionada em 2005 pelo Prefeito Municipal, Dr. Audifax Barcellos. A comemoração foi concretizada no dia 15 de Setembro de 2005, ocasião em que foram homenageados os três principais historiadores do Município da Serra, Clério José Borges; João Luiz Castello Lopes Ribeiro e Galbo Benedicto do Nascimento, os três membros fundadores da Academia de Letras e Artes da Serra, Serra, ES


DIA DO HISTORIADOR SERRANO – SESSÃO SOLENE DE 2006


Na foto: Clério José Borges; Vereador Boy; Vereador Tio João e Jornalista Marcela Reis. Ao fundo conversando, Secretaria de Turismo e Cultura da Serra, Anna Luzia Lemos Saiter e o Escritor João Luiz Castelo Lopes Ribeiro. Cada participante do livro recebeu um Diploma da Câmara Municipal da Serra e um exemplar da obra.Dia 15/09/2006, Câmara Municipal da Serra. Sessão Solene do Dia do Historiador Serrano. Na ocasião foi lançado o Livro de Clério Borges, POETAS E ESCRITORES DA SERRA.
“DIA DO HISTORIADOR DA SERRA” COMEMORADO COM EXITO NA SERRAAssinada pelo Prefeito Audifax Charles Pimentel Barcelos, no dia 1º de Março de 2005, a Lei N.° 2767/2005, que institui o Dia do Historiador da Serra foi o primeiro Projeto de TIO JOÃO a se transformar em Lei na atual legislatura, mostrando a preocupação do Vereador TIO JOÃO com os Escritores que procuram pesquisar sobre a história do nosso Município. O Dia do Historiador da Serra já foi comemorado em 2005 e, em 2006, se transformou num grande sucesso de público com a participação de mais de 300 pessoas no recinto da Câmara Municipal da Serra, em Sessão Solene, presidida pelo Vereador TIO JOÃO, que é também o Segundo Vice Presidente da referida Câmara. O evento foi realizado no último dia 15 de Setembro, sendo a data uma homenagem ao autor do Livro HISTÓRIA DA SERRA, Clério José Borges, que faz aniversário naquela data. Nos Festejos do Dia do Historiador Serrano de 2006 foi promovido o lançamento do Livro “SERRA EM PROSA E VERSOS – POETAS E ESCRITORES DA SERRA” de autoria do historiador e Escritor Clério José Borges, morador de Eurico Salles, publicado com recursos da Lei Chico Prego com apoio das Empresas Arcelor Brasil – CST e ADSERVIS. O livro reúne um total de 147 Poetas e Escritores da Serra e na Sessão Solene, em que esteve presente representando o Prefeito Municipal a Secretária de Turismo, Cultura, esportes e Lazer, Anna Luzia Lemos Saiter, 120 Poetas e lideranças culturais da Serra foram homenageados com Diplomas assinado pelo Presidente Adir Paiva e 1º Secretário Euclides Jorge Filho. No evento estiveram participando da mesa que dirigiu os trabalhos a Dra. Maria Helena representando a CST, a Secretária Anna Saiter, o Historiador João Luiz Castelo Lopes Ribeiro, o Jornalista Marcello Furtado, representando a Academia de Letras e Artes da Serra. Do Rio de Janeiro estiveram presentes os Poetas, Luiz Carlos do Couto da Cidade de Cantagalo e a professora Creuzely Ferreira, da capital carioca. Presidindo a Sessão da Câmara o Vereador TIO JOÃO fez emocionado discurso saudando os 147 Escritores e Poetas homenageados, os jovens estudantes e povo em geral que lotava o plenário e a galeria da Câmara. O livro é um trabalho de Pesquisa, que levou dois anos para ser concluído e reúne em sua maioria textos sobre a história da Serra. A obra, de autoria de Clério Borges, “SERRA EM PROSA E VERSOS – POETAS E ESCRITORES DA SERRA”



DIA DO HISTORIADOR SERRANO – SESSÃO SOLENE D0 ANO DE 2007CONVITE DIA MUNICIPAL DO HISTORIADOR DA SERRA – 13/09/2007 – 19 horas

A Câmara Municipal da Serra realizará no próximo dia 13 de Setembro de 2007, Quinta feira, em seu plenário, SESSÃO SOLENE, comemorativa do DIA MUNICIPAL DO HISTORIADOR DA SERRA, com início às 19 horas, em cumprimento a Lei Municipal N.º 2767/2005, de 07 de Março de 2005.

Assim convidamos Vossa Excelência para participar deste evento cultural que contará com a seguinte programação:

a) Palestra, “HISTÓRIA DO LEGISLATIVO MUNICIPAL DA SERRA”, com a participação do Historiador e Acadêmico, JOÃO LUIZ CASTELLO LOPES RIBEIRO (Autor do Livro “Palácio Judith Leão Castello Ribeiro, História do Legislativo Municipal Serrano”);

b) Palestra, “HISTÓRIA DA SERRA”, pelo Historiador e Acadêmico, CLÉRIO JOSÉ BORGES (Autor do Livro “História da Serra”);

c) Palestra, ”A Questão de LIMITES ENTRE SERRA e VITÓRIA – Fundamentos históricos do Governo Getúlio Vargas aos dias atuais”, pelo Escritor EDILSON CELESTINO;

d) Declamações de POESIAS E TROVAS por parte de Poetas e Escritores da Serra.

Contamos com a sua honrosa presença.

ALOÍSIO FERREIRA SANTANA – PRESIDENTE DA CMS

JOÃO DE DEUS CORRÊA – TIO JOÃO – VEREADOR PROPONENTE DA SESSÃO SOLENE E AUTOR DA LEI MUNICIPAL QUE CRIOU O DIA DO HISTORIADOR SERRANO.



DIA NACIONAL DO HISTORIADOR SÓ FOI APROVADO EM 2009
Na Serra do Dia do Historiador existe desde o ano de 2005A função do Historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer. (Peter Burke – Historiador francês)O Município da Serra no Estado do Espírito Santo, através do Vereador TIO JOÃO (João de Deus Corrêa) foi o primeiro a se lembrar do Dia do Historiador. Em 2005 foi criada a Lei 2767/2005 que institui o Dia do Historiador na Serra. Com base na idéia do Vereador Tio João da Serra, ES, em 2009, foi aprovado no Senado Federal o DIA NACIONAL DO HISTORIADOR. A Lei que criou o Dia Nacional do Historiador é de autoria do Senador Cristovão Buarque (LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009). O dia 19 de Agosto foi escolhido em homenagem ao nascimento de Joaquim Nabuco era Historiador além de político, diplomata, jurista e abolicionista.
Sessão Solene do dia 15 de Setembro de 2005, quando o Escritor Clério José Borges recebe o Diploma de HISTORIADOR DA CIDADE DA SERRA – ES, das mãos do Vereador TIO JOÃO (João de Deus Corrêa), observando-se o plenário lotado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *