HISTÓRIA DO CINEMA: PRIMEIRO FILME. IRMÃOS LUMIÈRE.

Cinema Filmes

O primeiro filme exibido foi “L’Arrivée d’un Train à La Ciotat”, (A chegada do trem na estação).

Trata-se pois de um filme francês de 1895, gravado por Louis Lumière e por Auguste Lumière.

No dia 6 de janeiro de 1896, foi exibido Salão Indiano (uma saleta nos fundos de um café), naquela que entrou para a história como a primeira exibição pública comercial de um filme. O bilhete custou 1 franco. O filme, que tem apenas a duração de 50 segundos, consta apenas de um plano em perspectiva diagonal a partir da estação de La Ciotat, com alguns passageiros à espera na estação. Vemos um homem a avançar em direção à câmara. O comboio proveniente de Marselha aparece ao fundo e pára no lado direito do ecrã, ou seja, da tela.

Os passageiros descem de um vagão do trem, entre os quais se vê um senhora com um mantelete, ou seja uma capa curta, usada pelas mulheres. Os próximos passageiros preparam-se para partir e vê-se um homem transportando uma mala.

Este “argumento” mínimo, quase um postal em movimento, teria criado pânico entre os espectadores que não estavam ainda preparados para a surpresa da ilusão cinematográfica. Durante a sua primeira exibição pública, os espectadores começaram a gritar e a fugir em direção ao fundo da sala quando viram o comboio a vir na sua direção, como se o mesmo fosse saltar do ecrã (da tela). Ver o filme “L’Arrivée d’un Train à La Ciotat”.

Filme “L’Arrivée d’un Train à La Ciotat”
A história considera que foram as fitas exibidas pelos irmãos Auguste e Louis Lumière na primeira sessão pública do cinematógrafo, em 1895, em Paris. Durante cerca de 20 minutos, o público se maravilha…

A contribuição dos Irmãos Lumière para a indústria do entretenimento é inquestionável. O Cinema veio para ficar como a merecida Sétima Arte, e conhecer um pouco da sua história é essencial para compreender toda sua magnitude e beleza.

Dia 22 de março de 1895, os franceses Auguste e Louis Lumière exibiram para uma pequena plateia o primeiro filme da história, La Sortie de l’usine Lumière à Lyon (A Saída da Fábrica Lumière em Lyon), dando um grande passo para um novo rumo na indústria do entretenimento.

Ao contrário do que muitos pensam, não foram os dois irmãos que criaram o cinematógrafo, na época aparelho responsável pela filmagem e projeção. O inventor do cinématographe foi Léon Bouly, e muitos consideram a sua obra um aperfeiçoamento do trabalho de Thomas Edison. Bouly acabou perdendo a patente de seu produto, sendo mais tarde registrado pelos Lumière, que acabaram ficando com a fama.

Os Irmãos Lumière começaram uma jornada de divulgação do cinematógrafo. Em dezembro de 1896, na primeira exibição pública comercial de um filme, aconteceu o inesperado, e esse dia ficou marcado na história como “o dia que a plateia fugiu da sala acreditando que o trem sairia da tela”. Estamos falando da exibição de L’Arrivée d’un train à La Ciotat (A chegada do trem na estação).


Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon, 19 de outubro de 1862 — Lyon, 10 de abril de 1954) e Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864 — Bandol, 6 de junho de 1948),[1][2] os irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo (cinématographe), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *