Realizado de 27 a 29 de Julho de 2012, na FAFI, em Vitória, ES. Foi realizado de 27 a 29 de Julho de 2012, o Nono Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores organizado para comemorar o 32º Aniversário do CTC.

2012 – IX CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES – FAFI – VITÓRIA ES

Academia Capixaba de Poetas Trovadores ACLAPTCTC Clube dos Trovadores Capixabas CTC Congresso de Trovadores CTC CTC Clube dos Trovadores Capixabas CTC Clube dos Trovadores Capixabas Eventos Seminário Nacionais da Trova Seminários Nacionais da Trova

No coração da Ilha de Vitória, a Escola de Teatro, Dança e Música Fafi contribui no processo de revitalização do Centro. Funciona num edifício projetado pelo arquiteto tcheco-eslovaco Josef Pitlik em estilo eclético, construído no governo de Florentino Avidos (1924-1928) e inaugurado em 1926, durante o Oitavo Congresso Brasileiro de Geografia.

O prédio teve seu tombamento determinado em 1982, e, cinco anos mais tarde, a Prefeitura de Vitória o adquiriu. Em 25 de janeiro de 1992, na administração de Vitor Buaiz, as portas foram reabertas, e foram iniciadas no local as atividades da Escola de Artes Fafi, sendo oferecidas oficinas de curta duração em diversas áreas artísticas, como teatro, fotografia, dança e cinema.Em março de 1998, no governo de Luiz Paulo Vellozo Lucas, a Fafi se transformou em uma escola de qualificação profissional em teatro e dança, formando, em dezembro de 1999, suas duas primeiras turmas nessas áreas.

A Escola de Teatro Dança e Música Fafi recebe de sexta-feira (27) a domingo (29) o IX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores de 2012. A realização é do Clube dos Trovadores Capixabas (CTC), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

IX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores do CTC Clube dos Trovadores Capixabas 2012 Trovadores e o passeio de Escuna na baía de Vitória ES Congresso de Trovas do CTC IX CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES 2012 – Realizado de 27 a 29 de Julho de 2012, na FAFI, em Vitória, ES. Foi realizado de 27 a 29 de Julho de 2012, o Nono Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores organizado para comemorar o 32º Aniversário do CTC. Um sucesso. Uma maravilha. Só palavras elogiosas dos visitantes que participaram do Nono Congresso Brasileiro dos Poetas Trovadores, realizado de 27 a 29 de JUlho último na Escola Teatro, Dança e Música FAFI, no Centro de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo. Promoção: Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. Apoio Cultural: Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Vitória ES. Patrocínio: Loja Biss, da avenida Central, 901, Laranjeiras e Loja Biss, da Avenida Brasília, em Porto Canoa, Serra, ES e ARCELOR MITTAL TUBARÃO. Durante o Congresso foi lançado o Concurso Relâmpago de Trovas com o tema, Cidade de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo. As Trovas foram entregues a Albércio Nunes Vieira Machado que coordenou o trabalho da Comissão Julgadora, que foi presidida pela Poeta Baiana Nina Pereira, do bairro Nova Zelândia, Medeiros Neto, Bahia. Os vencedores foram Dalva Meirelles, cuja Trova foi classificada em 3º Lugar; Balbino Gonçalves de Oliveira, de Corumbá, Mato Grosso do Sul, cuja Trova foi classificada em 2º Lugar e Joana D’ Arc da Veiga, de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, cuja Trova foi classificada em 1º Lugar. Confira as Trovas e o Resultado do Concurso Relâmpago. Confira o Resultado do Concurso de Trovas do CTC 2012, com o tema Pescadores, que teve como vencedor no âmbito nacional, o Poeta Geraldo Trombin, da Cidade de Americana, SP e no âmbito Estadual o Poeta Albércio Nunes, da Serra ES.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

RESULTADO DO CONCURSO RELÂMPAGO DE TROVAS TEMA CIDADE DE VITÓRIA IX CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES 2012 Realizado de 27 a 29 de Julho de 2012, na FAFI, em Vitória, ES RESULTADO DO CONCURSO RELÂMPAGO DE TROVAS TEMA CIDADE DE VITÓRIA O Concurso foi realizado durante o passeio na Praça dos Trovadores, na Catedral e no Teatro Carlos Gomes e na Tarde, no segundo dia do Congresso. O Resultado foi divulgado no Almoço de Confraternização no Clube Álvares Cabral. Na foto, Rogério Martins, representante da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Vitória; Trovador Albércio Nunes; Vencedora Dalva Meirelles; Vencedor Balbino Gonçalves; Vencedora Joana D’Arc; Presidente do CTC e Organizador do evento, Clério José Borges. Foi realizado de 27 a 29 de Julho de 2012, o Nono Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores organizado para comemorar o 32º Aniversário do CTC. Um sucesso. Uma maravilha. Só palavras elogiosas dos visitantes que participaram do Nono Congresso Brasileiro dos Poetas Trovadores, realizado de 27 a 29 de JUlho último na Escola Teatro, Dança e Música FAFI, no Centro de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo. Promoção: Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. Apoio Cultural: Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Vitória ES. Patrocínio: Loja Biss, da avenida Central, 901, Laranjeiras e da Avenida Brasília, em Porto Canoa, Serra, ES e ARCELOR MITTAL TUBARÃO.

Durante o Congresso foi lançado o Concurso Relâmpago de Trovas com o tema, Cidade de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo. As Trovas foram entregues a Albércio Nunes Vieira Machado que coordenou o trabalho da Comissão Julgadora, que foi presidida pela Poeta Baiana Nina Pereira, do bairro Nova Zelândia, Medeiros Neto, Bahia. Os vencedores foram Dalva Meirelles, cuja Trova foi classificada em 3º Lugar; Balbino Gonçalves de Oliveira, de Corumbá, Mato Grosso do Sul, cuja Trova foi classificada em 2º Lugar e Joana D’ Arc da Veiga, de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, cuja Trova foi classificada em 1º Lugar. Vencedores do Concurso Relâmpago de Trovas, tema Cidade de Vitória, ES. Na foto Dalva Meirelles, (RJ), classificada em 3º Lugar. Poeta Balbino Gonçalves, de Corumbá, (MS), classificado em 2º lugar e Joana D´Arc da Veiga, de Nova Friburgo, (RJ), classificada em 1º Lugar, com o Trovador Capixaba e Flamenguista, Albércio Nunes Vieira Machado, o Albércio Nunes, que coordenou a Comissão Julgadora do Concurso Relâmpago de Trovas. RESULTADO DO CONCURSO RELÂMPAGO DE TROVAS TEMA CIDADE DE VITÓRIA, CAPITAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. RESULTADO ÂMBITO NACIONAL. Presidente da Comissão Julgadora Nina Pereira, poetisa baiana, residente no bairro de Nova Zelândia, no Município de Medeiros Neto, Estado da Bahia. Coordenação de Albércio Nunes. 1º Lugar Pelas ruas de Vitória Onde sua história se fez, Eu vou conhecendo a história E faço história outra vez Autora Joana D’Arc de Veiga, Nova Friburgo, Rio de Janeiro. 2º Lugar A Cidade de Vitória É linda e abençoada. Ela já está na história E será sempre lembrada. Autor Balbino Gonçalves de Oliveira, Corumbá, Mato Grosso do Sul. 3º Lugar Entre as joias do Brasil, Trago sempre na memória Um presépio juvenil, A Cidade de Vitória. Autora: Dalva Meirelles, Rio de Janeiro. 4º Lugar Oh! Vitória que eu adoro E sinto muita paixão Pena que eu aqui não moro Mas vive em meu coração. Autor: Gerson dos Santos de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. 5º Lugar Vitória que sempre espera Uma visita de amigos E cada qual considera Acolhendo-os sem perigos. Autor: Antônio Gomes Melo, Santo André, São Paulo. 6º Lugar É Vitória minha cidade De Poetas mil amores. É poesia de verdade Que eterniza Trovadores. Autor: Jorge Alberto, Nova Friburgo, Rio de Janeiro. 7º Lugar Esta é uma ilha formosa Tem no Congo a sua história Cheia de versos e prosa Com suas Trovas de glória Autor: Nélio Torres, João Pessoa, Paraíba. 8º Lugar Eu estou muito feliz Pois Vitória eu conheci Muitos amigos eu fiz No Concurso que eu venci. Autor: Geraldo Trombin, Americana, São Paulo. 9º Lugar Tão sagrada é a Vitória Também tão bela cidade Mas quem ganha é a história Esta é a grande verdade Autor: Ivan do Amaral Passos, Rio de Janeiro. 10º Lugar Leio um Livro com euforia, da Cidade de Vitória E sinto grande alegria Por saber da sua história. Autora: Maria José Figueiredo Ciriaco, Rio de Janeiro.MOSTRAR MENOS

Com apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória será realizado nos dias 27, 28 e 29 de Julho de 2012, o Nono Congresso Brasileiro dos Poetas Trovadores, na Escola de Teatro Dança e Música FAFI, na Avenida Jerônimo Monteiro, 656, no Centro de Vitória. O Congresso é aberto a qualquer pessoa, inclusive professores, artistas plásticos, poetas, escritores e alunos das escolas públicas e privadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas pela Internet no Site do CTC: www.trovadorescapixabas.com.br ou pessoalmente, no dia 27 de Julho, na FAFI, antes da abertura solene do evento. Os inscritos poderão participar das palestras, oficinas, exposições e inclusive de um passeio em uma escuna pela baía de Vitória. Todos receberão um Certificado de Participação com carga horária no final do evento. A definição da realização do evento ocorreu no último dia 21 de março, na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, onde o Secretário Alcione Alvarenga Pinheiro recebeu os Poetas da Diretoria do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, escritores, Clério José Borges, Kátia Maria Bobbio Lima, Edilson Celestino Ferreira e Levi Basílio, que na ocasião foram também assessorados por Rogério de Morais Martins, associado do CTC, sendo que na ocasião o Presidente do CTC, Clério José Borges esclareceu que o CTC foi fundado no dia 1º de Julho de 1980 e desde 1981 foram realizados os Seminários Nacionais da Trova e os Congressos Brasileiros de Poetas Trovadores, sempre organizados pelo CTC, inclusive nas cidades de Conceição da Barra, Linhares, Guarapari, Anchieta, Ibiraçu, Vila Velha, Cariacica, Afonso Cláudio e duas vezes em Domingos Martins e várias vezes em Vitória, no Colégio Maria Ortiz, no Centro e, em 1990, no então Salão do Povo, dentro do Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado. Clério Borges esclareceu ainda que fora do Espírito Santo o CTC já organizou Congressos em Porto Velho, Rondônia; Salvador, na Bahia; Recife, Pernambuco; São Paulo Capital e na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Na Serra, ES, o Congresso foi realizado duas vezes no Balneário de Nova Almeida, duas vezes no bairro de Eurico Salles em Carapina, uma inclusive com apoio da Lei de Incentivo a Cultura, Chico Prego e uma vez na sede do Município, também com apoio da Lei Chico Prego. Segundo Alcione Alvarenga Pinheiro trata-se de mais um evento cultural com a chancela da Secretaria de Cultura mostrando que a Prefeitura está sempre pronta “a apoiar todos os segmentos organizados da Sociedade, de modo especial o Clube dos Trovadores Capixabas que há 32 anos realiza um trabalho expressivo divulgando a Trova, esta forma popular de poesia decantada pelos Poetas desde a Idade Média, pois segundo o saudoso escritor Jorge Amado, não pode haver criação literária mais popular, que fale mais diretamente ao coração do povo do que a trova. É através dela que o povo toma contato com a poesia e sente sua força. Por isso mesmo, a trova e o trovador são imortais.”

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No evento deste ano além das Palestras e Debates a serem realizados na FAFI, no centro da Capital, está sendo programada uma re-inauguração da Praça dos Poetas Trovadores existente desde 1987, (Lei Municipal de Vitória 3494/87), localizada no término da Rua Elmo Ribeiro do Val, na Enseada da Praia do Suá, em Vitória, bem como serão prestadas homenagens as entidades Culturais da Grande Vitória: Academia Espírito-santense de Letras; Academia Feminina Espírito-santense de Letras; Academia de Letras Humberto de Campos de Vila Velha; Academia de Letras e Artes da Serra; Associação Espírito-santense de Imprensa. Também haverá espaço para lançamentos e re-lançamentos de Livros da Lei Rubem Braga, de Vitória, Lei Chico Prego, da Serra, Lei João Bananeira, de Cariacica e Lei de Incentivo a Cultura de Vila Velha. Serão ainda entregues os Troféus, Medalhas e Certificados aos vencedores e participantes do Concurso de Trovas tema PESCADORES. Ao final a apresentação dos Poetas Trovadores visitantes, com show do Repentista, Pedro Ceará e poetas convidados. Na mesma reunião foi lançado oficialmente um Concurso Nacional de Trovas com o Tema “Pescadores”, aberto a todos os Poetas brasileiros com Troféus, Medalhas e Certificado para os vinte melhores colocados. As trovas devem ser inéditas, de autoria do remetente e, cada uma delas deve ser datilografada na face externa de um envelope branco, que deve ser remetido fechado, até 30 de Junho de 2012. Dentro de cada envelope, colocar um papel com a identificação: Nome, endereço postal completo, data de nascimento, pequena biografia com data e local de nascimento, entidades culturais, relação de prêmios e livros publicados, e-mail e assinatura. Os envelopes com as trovas devem ser colocados em outro, maior, para a remessa e, este não pode ter a identificação externa do remetente. Coloque no Remetente o endereço do CTC.

Máximo de cinco trovas lírico-filosófico-humorísticas por concorrente, no tema proposto, PESCADORES. Serão consideradas as trovas recebidas até 30 de Junho de 2012. As trovas devem ser remetidas para: Concurso Nacional de Trovas. A/C Sr. Clério José Borges. Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles – Carapina, 29160 – 280 – Serra/ES. Para efeito deste Concurso entende-se por TROVA a composição poética de quatro versos setessilábicos, rimando o 1º com o 3º e o 2º com o 4º, tendo sentido completo. Maiores informações e Ficha de Inscrição pela INTERNET em: www.clerioborges.com.br/congresso2012.html e no Web Site do Clube dos Trovadores Capixabas: www.trovadorescapixabas.com.br CTC – Clube dos Trovadores Capixabas Tel.: 27 – 3328 07 53, falar com Clério José Borges. Um abraço a todos www.clerioborges.com.br

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *