Título: CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES – PROCESSO 57155/2013 – Lei Chico Prego (Edital 10/2013). Inscrições feitas em julho de 2013, resultado divulgado em fevereiro de 2014
DE 14 A 16 DE NOVEMBRO DE 2014

ABERTURA SOLENE
Prestigiada por Autoridades e pelo público, foi realizada no dia 14 de Novembro com início as 19h30m, a solenidade de Abertura do Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores 2014, na Sede da AMBES, Associação de Moradores do Bairro Eurico Salles, no Distrito de Carapina, Município da Serra, no Espírito Santo. A solenidade contou com grande participação popular e a presença de autoridades do Município da Serra, como a Vice Prefeita Lourência Riani; o representante do Exmo. Senhor Prefeito Municipal, Secretário, Evilásio de Angelo; o Secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Sebastião Sabino de Souza; a Capitã da Polícia Militar, Adriana Bravin Tome, comandante da 5ª Companhia do 6º BPM; o Presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra, Rogério de Morais Martins; a Presidenta da Academia de Letras e Artes da Serra, Acadêmica Maria Suzi da Costa Munes; o Presidente de honra da Academia Espírito-santense de Letras, Escritor Gabriel Augusto de Mello Bitencourt; a Presidente da Academia Mateense de Letras, de São Mateus, norte do Espírito Santo, Escritora Marlusse Pestana Daher; o Presidente da Associação de Moradores do bairro Eurico Salles, Fábio Santana; o Diretor de Esportes da Secretária Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Gilmar Pereira da Silva; Poetas, Trovadores, escritores e povo em geral.

A abertura solene do Congresso no dia 14 na Sede da AMBES, contou ainda com Canto do Hino Nacional, Premiações aos vencedores do CONCURSO MUNICIPAL, ESTADUAL e NACIONAL de Poesias e Trovas e homenagens. A Banda de Congo Konshaça, da Serra Sede, realizou uma apresentação especial, numa deferência da Associação das Bandas de Congo da Serra ABC/SERRA, que através da Presidenta, Sra. Terezinha Ozório Machado Pimentel, encaminhou a Banda Konshaça, do bairro de Caçaroca, neste Município da Serra, Banda esta presidida pelo Prof. José Carlos Miranda Filho, tendo como Mestre, Roberto Dadai e como um dos seus ativos componentes, o Conselheiro do Conselho Municipal de Cultura da Serra, Carlos Augusto Montarroyos. Em seguida procedeu-se a Entrega da Comenda “Magnífico Intelectual Brasileiro 2014”, para diversos Escritores do Município da Serra, Escritores Capixabas e de outros Estados do Brasil. Também alguns Escritores Capixabas foram agraciados com a Comenda Trovador Elmo Elton.
Em seguida foram entregues Troféus, Certificados e Medalhas aos vencedores e classificados nos Concursos de Poesias e de Trovas realizado a nível Municipal, Estadual e Nacional. O CTC realizou no período de 01 de Abril a 30 de Setembro de 2014, um Concurso Municipal, Estadual e Nacional de Poesias e Trovas. O Resultado foi divulgado no dia 10 de Outubro de 2014. Um total de 633 trabalhos foi analisado pela Comissão Julgadora, com participação de Poetas de 10 Estados brasileiros, sendo que do total foram recebidas 430 Trovas de 215 trovadores pertencentes a mais variadas entidades culturais do Brasil. No Concurso Nacional de Poesias tema Lisura o vencedor foi o poeta Geraldo Trobin, da Cidade de Americana, São Paulo.
No Concurso Nacional de Trovas com o tema Lisura a vencedora foi a premiadíssima trovadora Neiva Fernandes residente em Campos dos Goitacazes no Rio de Janeiro. Nos Concursos a nível Municipal e Estadual os vencedores foram Albércio Nunes Vieira Machado, residente em Cidade Continental e Immaculada Schirmer, de Parque Residencial Laranjeiras, ambos os bairros da Serra, ES e Nealdo Zaidan, da cidade de Anchieta, no sul do Estado.
Para que todos percebam a grandeza do Concurso e a grande divulgação que foi feita da Cidade da Serra, entre os vencedores além de poetas de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e Alegre no Espírito Santo, Nova Friburgo, Campos dos Goitacazes, Mesquita e Cantagalo no Rio de Janeiro. Palmares em Pernambuco. Belo Horizonte, nas Minas Gerais. São Paulo Capital e Campinas, no Estado de São Paulo.
A solenidade de encerramento do Congresso de poetas Trovadores, na Sexta feira, dia 14, foi encerrada com um Pocket Show com o tema, “A Flor de Florbela”, com o músico MARCOS ASSUMPÇÃO, da Cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.

PASSEIO TURÍSTICO, CONCURSO E PALESTRAS
No dia seguinte, 15/11/2014 SÁBADO – pela manhã, com saída da Sede da AMBES, no bairro de Eurico Salles, em ônibus Especial contratado para tal ato, foi iniciado o passeio, denominado CITY TOUR, com visita a Pontos Turísticos da Serra, destacando-se a orla marítima de Jacaraípe, a Casa de Pedra, do Artista Neusso, em Jacaraípe e a Igreja dos Reis Magos e Residência dos Jesuítas em Nova Almeida. Na ocasião durante o passeio foi realizado o CONCURSO RELÂMPAGO DE TROVAS, TEMA “RACISMO”. De volta do passeio Turístico, na Sede da AMBES continuou o evento, sendo que as 14H, ocorreu a Abertura da Exposição de Fotografias “Ver para Crer São Tomé de Paripe, o Cotidiano de um Bairro”, com a coordenação da Escritora e Fotógrafa Lindinete Pereira do Nascimento, de Salvador, Bahia.
Também na Sede da AMBES, foi realizada gratuitamente uma OFICINA DE POESIAS E TROVAS, “COMO FAZER UMA TROVA”, COM os trovadores AGOSTINHO RODRIGUES E ALBÉRCIO NUNES. Após foi realizado um Jogral com a Poesia “Navio Negreiros”, do Poeta Castro Alves com a Coordenação Lindinete Pereira, Salvador, Bahia. Logo após, a continuação do Congresso com um DEBATE com o tema, “MERCADO EDITORIAL E PUBLICAÇÃO DE LIVROS”, com a participação dos Escritores ROGÉRIO SALGADO, de Belo Horizonte, Minas Gerais, CLÉRIO JOSÉ BORGES, da Serra, ES e do Escritor ARLINDO NÓBREGA, do Estado de São Paulo.
Após por volta das 16 horas, foi iniciada a PALESTRA: A POÉTICA DE GERALDO VANDRÉ, UM RETRATO DO BRASIL DOS ANOS 60, PELA PROFESSORA DALVA SILVEIRA, (MG), tendo ocorrido um SARAU COM MÚSICAS E POESIAS DE GERALDO VANDRÉ. No mesmo dia e em seguida, foi realizada uma Palestra com FELIPE PASTORE E CLERIGTHOM BORGES, com o tema “COMO TER MAIS SAÚDE DISPOSIÇÃO E SUCESSO NA VIDA”.
A Palestra obedeceu ao seguinte roteiro: • A obra poética de Geraldo Vandré (a presença de alguns elementos e influências). • Participação do compositor nos Festivais da Canção dos anos 1960 (Destaque: Vandré e “Caminhando”: participação no III FIC). • Perseguição/ exílio (consequências do AI-5 para a cultura brasileira). • Vandré: exilado em sua pátria: retorno traumático/ encerramento prematuro da carreira. • Considerações finais. Sobre a autora um Mini-curriculum: Dalva Silveira, Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Especialista em Ensino Técnico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG); Mestre e doutoranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); autora do livro Geraldo Vandré: a vida não se resume em festivais (Fino Traço, 2011) e de artigos publicados em anais de congressos, jornais e revistas acadêmicas. E-mail: dalvasilveira@yahoo.com.br
SERENATA PELAS RUAS DO BAIRRO, SHOWS E MISSA EM TROVAS

No mesmo dia 15 de Novembro de 2014, com início as 18H30M, NA AMBES, SAÍDA DA SERENATA PELAS RUAS DE EURICO SALLES, COM O CORAL DE IBIRAÇU “LE MEMORIE”, COM O CANTOR HUMBERTO MODENESI, E O CANTOR SERESTEIRO TIO JOÃO, DE EURICO SALLES. A Serenata percorreu as ruas de Eurico Salles sendo recebida em duas residências onde foi oferecido gratuitamente Lanches para todos os participantes. Em seguida por volta de 21 horas foi realizado na Quadra Coberta de Esportes da Associação de Moradores, com acesso GRATUITO, os SHOWS DOS CANTORES NÉLIO TORRES, TEODORICO BOA MORTE E MARCOS ASSUMPÇÃO. O EVENTO TERMINOU POR VOLTA DE 24 HORAS.
Os Shows estavam previstos para serem realizados na Praça dos Pássaros, no próprio bairro de Eurico Salles, mas em razão do mau tempo, já que ocorria pequenas pancadas de chuva e estava bastante frio, os Shows de Nélio Torres, Teodorico Boa Morte, Humberto Musso Modenessi e Marcos Assumpção foram realizados na Quadra Esportiva Coberta na área do Espaço Sede da AMBES – Associação de Moradores do Bairro Eurico Salles. Mesmo com o tempo frio, registrou-se um total superior a 500 pessoas participando das Palestras, da Serenata pelas ruas do bairro e dos Shows Gratuitos na Quadra coberta de Esportes.




Dia 16/11/2014 DOMINGO – Pela manhã, às 09,00 horas, Missa em Trovas, na Comunidade São Paulo Apóstolo, Igreja Católica do bairro Eurico Salles, Carapina, Serra, ES. A Missa contou com a participação da Comunidade Católica local. Tradicionalmente os moradores realizam as Missas e Celebrações aos Domingos, com início as 19h30m, ocorre porém que em razão do evento CONGRESSO DE POETAS TROVADORES, a Missa foi transferida para a parte da manhã, para fazer parte da Programação do evento, com início as 09 horas. A Presidência da Missa foi do Padre Italiano e Comboniano ELIO SAVOIA. No final foi realizada a apresentação dos Poetas Trovadores, apresentação esta que foi fotografada e filmada. Após a Missa, com saída da Igreja localizada na Praça dos Pássaros e com destino até a Sede da AMBES, cerca de 600 metros, passando por várias ruas, foi realizada a TROVEATA, com Desfile dos Trovadores que ao som do Violão se dirigiram ao salão da Associação de Moradores onde ocorreu a Entrega de Certificados de Participação para todos os congressistas e o Encerramento do evento, com Confraternização final até às 15 horas.

PRESENÇAS ILUSTRES
Foi possível registrar a presença das seguintes entidades e/ou autoridades:
- Vice Prefeita da Serra, ES, Lourência Riani.
- Representante do Exmo. Sr. Prefeito Municipal Audifax Barcellos, Sr. Evilásio de Angelo.
- Secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Sebastião Sabino de Souza.
- Capitã da Polícia Militar, Adriana Bravin Tome, comandante da 5ª Companhia do 6º BPM.
- Presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra, Rogério de Morais Martins.
- ALEAS, através da Presidenta da Academia de Letras e Artes da Serra, Acadêmica Maria Suzi da Costa Munes.
- AESL (Academia Espírito-santense de Letras), através do Presidente de honra, Escritor Gabriel Augusto de Mello Bitencourt.
- AMALETRAS (Academia Mateense de Letras, de São Mateus, ES), através da Presidente, Escritora Marlusse Pestana Daher.
- Diretora de Cultura da Secretária Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Josinete Braga Borges Lourdes, que participou da Serenata pelas ruas do bairro.
- Diretor de Esportes da Secretária Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Gilmar Pereira da Silva.
- CMCS (Conselho Municipal de Cultura da Serra), por seu presidente, Rogério de Morais Martins. Participou da solenidade de Abertura e cerimônia de encerramento com confraternização, concedendo inclusive entrevista para a TV Frenezzi, que fez a cobertura do evento.
- Associação de Artistas Plásticos da Serra, por seu presidente, Levi Basílio, que participou do Show de Nélio Torres, Teodorico Boa Morte e Marcos Assumpção.
- IHGES (Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo), representado pelo Escritor Aldo José Barroca.
- AMBES (Associação de Moradores do Bairro Eurico Salles), em cujo espaço transcorria o evento, pelo seu presidente, Fábio Santana, e outros Diretores da entidade.
- Câmara Municipal da Serra, através do Vereador Gilmar.
- Escritora serrana Maria Immaculada Schirmer, contemplada no Edital 11/2013 da Lei Chico Prego.
- Coral LE MEMORIE, da Cidade de Ibiraçu, Espírito Santo, através de seus componentes: Maestro Rogério Silva; Maria Benilde Ricatto Bragatto; Sonia Maria Bortolini Pissinate; Marlene Pignaton; Ivonilde Maiolli; Martha Recla; Danuzza Modenesi Gomes; Isabel Conti; Carlos Vescovi; Lucia Vescovi; Wellington Torezani; Aparecida Barcelos; Lídia Conti Dellavalentina; Martha Induzzi Peruch; Lavidson Curto; Rosa Fantin; Elias Recla; Humberto Musso Modenesi; Marcus Pandolfi e outros cujos nomes, em razão do grande movimento durante a apresentação pelas ruas do bairro Eurico Salles, na Serra, não foram anotados.
- Jornalista residente na Serra, ES, Maurilen de Paulo Cruz.
- COMUNIDADE DO BAIRRO EURICO SALLES: Participaram do evento diversos membros da Comunidade do Bairro de EURICO SALLES, no Distrito de Carapina, Município da Serra, Espírito Santo. Alguns representantes da Comunidade foram homenageados durante o evento. Relação dos homenageados com um Certificado (Diploma): Josvaldo Maria dos Anjos; Terezinha Rigoti dos Anjos; Vitor Luiz Rigoti dos Anjos; Arcisio da Silva; Maria da Penha de Oliveira Christo; Ubiratam Ferreira; Acrisio Blasco Castro Filho; Lavinia Maria Fafá de Carvalho Castro; Benedito Pereira de Souza; Magda Regina Dias Pereira; Sebastião Thiebaut; Suzana Thiebaut; Luiz dos Santos Correa; Terezinha de Oliveira Correa; Angela Maria Matos Hermogenes; Herta Faller krebell; Arnaldo Miranda; Nilson Junca; Cidimar Bonadiman; Geovania R. Bonadiman; Ezima Fioroti; Elia Fioroti; Odila Fachetti Nogueira; Ademir Balbino Nogueira; Nilma Gonçalves de Souza; Mirtis Rolla Telles; Antonio Jacinto Rabbi; Cecília Maria Coan Rabbi; Fernanda Rabbi; José Geraldo Giostri; Beatriz Santos Cruz Giostri; Nicia Soares Lima; Gabriel Soares Lima; Renivaldo Ferreira Gomes; Juliana Nascimento Graças Soares; Adélia Tavares Dias; Adail Silva; Mariana Paraiso; José Miguel Paraiso Aguiar; Stelma Lúcia Simões Moraes; Anny Barcelos Mazioli; Carlos Humberto Mazioli; Ivanilza Nunes Barcelos; Glionia da Cruz Soares; Elido de Almeida Matos; José Antonio de Almeida Matos.
- Inúmeros outros ativistas de literatura, música, audiovisual, artes plásticas e outras áreas culturais, da Serra e região, cujos nomes não vão aqui listados porque não foi possível anotar ou identificar.
OBSERVAÇÃO: A ausência do Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, foi bastante comentada por muitas das pessoas, por entenderem estas pessoas que tal autoridade deveria ser a primeira a comparecer. A Diretora de Cultura, Josinete Braga Borges justificou a ausência na abertura solene, tendo comparecido na Sede da AMBES, na noite do segundo dia, no sábado, quando participou também em boa parte da Serenata pelas ruas de Eurico Salles.

RECEBIMENTO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS
O Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, entidade sem fins lucrativos de divulgação da Trova e da Poesia em geral, Utilidade Pública Estadual, Lei N.º 4.554, de 10 de Setembro de 1991. Utilidade Pública Municipal, (Serra, ES), Lei N.º 1.563/91 – CGC N.º 31. 476. 351/ 0001—05, conforme Lei Chico Prego (Edital 10/2013), foi proponente do Projeto da Câmara de Literatura, denominado IX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, protocolado na Prefeitura Municipal da Serra sob o número 57155/2013, foi contemplado com a quantia de R$ 18.570,00 (Dezoito mil quinhentos e setenta Reais). Inicialmente prevista para ser realizado em Setembro de 2014, o proponente teve que mudar a data para os dias 14, 15 e 16 de Novembro de 2014, já que no mês de Setembro não havia sequer previsão da liberação dos Recursos solicitados. O proponente iniciou a captação de Recursos realizado contato com a ARCELOR MITTAL TUBARÃO que viabilizou a empresa REFRAMAX para a disponibilização de Recursos, através da Renúncia Fiscal.
Os trâmites burocráticos fizeram com que a disponibilização dos Recursos só fosse depositada dois dias antes do início da realização do evento, o que não impediu a realização com êxito do evento. NO PROJETO ANEXADO AO PROCESSO OBSERVAMOS QUE ALGUNS VALORES FORAM DEFASADOS PELO TEMPO QUE TIVERAM QUE SER ADEQUADOS PARA A CONCRETIZAÇÃO DO EVENTO. Eis que confeccionado e protocolado na Prefeitura da Serra em 2013, PROCESSO N.º 57155/2013, só em Novembro de 2014, mais de um ano depois os trâmites burocráticos permitiram a liberação dos recursos financeiros.
DEFASAGEM DO DINHEIRO
Sobre o assunto, DEFSAGEM DO DINHEIRO LIBERADO DOS RECURSOS DA LEI CHICO PREGO, foi realizada Reunião entre os contemplados, conforme o texto de Convocação, que se segue: Aos autores dos projetos contemplados no Edital nª 10/2013 da Lei Chico Prego. (inscrições feitas em julho de 2013, resultado divulgado em fevereiro de 2014): O objetivo desta mensagem é convidá-los para uma reunião às 19 horas da próxima quinta-feira, 13 de novembro, no Centro Comunitário de Laranjeiras (Associação de Moradores do Parque Residencial Laranjeiras, AMPRL), à Rua Coelho Neto, 80 (por trás do Shopping Laranjeiras). Na pauta, a defasagem do dinheiro que vocês estão recebendo, uma vez que isto está inviabilizando a execução dos projetos, pois os preços constantes nas planilhas já sofreram correção (afinal, são de julho/2013, 16 meses atrás). (…) A Convocação termina com o seguinte texto: Aguardo a presença de todos, pelo bem de seus projetos, que entendemos serem todos muito importantes para a Serra e a para a Cultura em geral. Maurilen de Paulo Cruz (Mauri). Telefone: 3328-5928 – e-mail: maurilen@bol.com.br
Também se verificou que embora conste IX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores havia ocorrido um erro de digitação, pois na verdade se tratava do XI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. Questão apenas de nomenclatura sem prejuízo da meta proposta para execução.
REALIZAÇÃO DO PROJETO FEITA COM ÊXITO
Assim o Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, entidade sem fins lucrativos de divulgação da Trova e da Poesia em geral realizou no período de 14 a 16 de Novembro de 2014 um evento de alta relevância para a história da Cultura no Município da Serra, mais uma edição dos famosos dos Congressos Brasileiros de Poetas Trovadores, cujo objetivo maior foi comemorar os 34 Anos do CTC – Clube dos Trovadores Capixabas. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra, Secretaria de Turismo Cultura Esporte e Lazer. Conselho Municipal de Cultura da Serra, Lei Chico Prego, Arcelor Mittal Tubarão, Reframax, AMBES, Bloco Cara de Pau, Café Caramelo.
Tema do Congresso foi “a trova é um bem cultural de natureza imaterial. Trova é patrimônio cultural brasileiro, oralidade popular, literatura.”
O Evento foi GRATUITO para professores, Escritores, Prosadores, Poetas, Pesquisadores da Cultura Popular, Trovadores, Estudantes, Repentistas, Corpo Acadêmico e o povo em geral, que receberam Certificado com Carga horária de 32 horas. Na programação Palestras, Oficinas Literárias de Criação Poética e de Trovas, Troveata, Desfile, Serenata e Missa em Trovas. Concurso Relâmpago de Trovas. SARAU POÉTICO.
O evento prosseguiu por mais dois dias, com várias atividades nos dias 15 e 16. Participaram do evento um total de aproximadamente 1.500 (Hum Mil e Quinhentas pessoas) distribuídas pelos três dias do Congresso e pela realização de eventos coletivos como Serenata, Missa em Trovas, Desfile da Troveata e Show Popular gratuito. Houve muito interesse pessoal no tipo de produto, música de Seresta, Show com artistas da Serra e do Espírito Santo e uma atração Nacional com a presença do Cantor Marcos Assumpção do Rio de Janeiro e o tipo de produto em foco (livro) e Literatura ou por terem ligações familiares ou de amizade com os vencedores do Concurso e Poetas homenageados durante os três dias do evento.

DESTAQUE ESPECIAL
Durante o evento um dos maiores Destaques foi o Lançamento do Livro “Luiz Otávio Oliani entre textos”, com 41 diálogos da obra de Luiz Otávio Oliani, (RJ), com poetas contemporâneos brasileiros. O livro “Luiz Otávio Oliani entre-textos”, Vidráguas, Porto Alegre, 2013, obteve Menção Honrosa do Prêmio Vicente de Carvalho, na categoria Poesia, concedida pela UBE (União Brasileira dos Escritores), seção do Rio de Janeiro. Luiz Otávio Oliani, no livro, com 41 poetas conversa em vida e em poesia. São eles, Adriano Nunes, Alexandra Vieira de Almeida, Aluizio Rezende, André Luiz Pinto, Angela Maria Carrocino, Antonio Carlos Secchin, Astrid Cabral, Augusto Sérgio Bastos, Carmen Moreno, Carmen Silvia Presotto, Cláudia Gonçalves, Claudia Manzolillo, Dalmo Saraiva, Edison Veoca, Elaine Pauvolid, Ferreira Gullar, Helena Ortiz, Igor Fagundes, Jiddu Saldanha, Joilson Pinheiro, Jorge Ventura, Léa Madureira Lima,Leda Miranda Hühne, Luiz Claudio Abud, Marcelo Girard, Márcio Catunda, Mozart Carvalho, Neudemar Sant´Anna, Olga Savary, Pedro Du Bois, Pedro Lyra, Raquel Naveira, Ricardo Alfaya, Rosane Carneiro, Rosane Ramos, Rogério Salgado, Selmo Vasconcellos, Sérgio Gerônimo, Tanussi Cardoso, Teresa Drummond e Victor Colonna. O Escritor Luiz Otávio Oliani figura como um dos poetas brasileiros que figuram na VI Antologia de Poetas Lusófonos publicada pela Folheto Edições & Design, Leiria, Portugal, 2014. Na obra, figuram além de poetas brasileiros, há autores de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

RESULTADO DO CONCURSO MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL
DE POESIAS E TROVAS 2014
O Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, entidade cultural sem fins lucrativos de divulgação da Trova e da Poesia em geral divulgou nesta Sexta feira, dia 10 de Outubro de 2014, o resultado do Concurso Municipal, Estadual e Nacional de Poesias e Trovas. Um total de 633 trabalhos foram analisados pela Comissão Julgadora, com Poetas de 10 Estados brasileiros, sendo que do total foram recebidas 430 Trovas de 215 trovadores pertencentes a mais variadas entidades culturais do Brasil. No Concurso Nacional de Poesias tema Lisura o vencedor foi o poeta Geraldo Trobin, da Cidade de Americana, São Paulo.
No Concurso Nacional de Trovas com o tema Lisura a vencedora foi a premiadíssima trovadora Neiva Fernandes residente em Campos dos Goitacazes no Rio de Janeiro. Nos Concursos a nível Municipal e Estadual os vencedores foram Albércio Nunes Vieira Machado, residente em Cidade Continental e Immaculada Schirmer, de Parque Residencial Laranjeiras, ambos os bairros da Serra, ES e Nealdo Zaidan, da cidade de Anchieta, no sul do Estado. Entre os vencedores estão também poetas de São Paulo, Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e Alegre no Espírito Santo. Nova Friburgo, Campos dos Goitacazes, Mesquita e Cantagalo no Rio de Janeiro. Palmares em Pernambuco. Belo Horizonte, nas Minas Gerais. São Paulo Capital e Campinas, no Estado de São Paulo.
Todos os vencedores receberam Troféus, Diplomas e Medalhas durante o Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, realizado nos dias 14, 15 e 16 de Novembro de 2014, na Sede da AMBES, Associação de Moradores do Bairro Eurico Salles
RESULTADO: TROVAS TEMA NASCENTE
Poetas residentes no Espírito Santo
1º Lugar
Como sendo um sol NASCENTE
nos mostrando a esperança,
assim é o riso inocente
nos lábios de uma criança.
NEALDO ZAIDAN – Anchieta – ES
2º Lugar
Esse nosso amor NASCENTE
desfez minha solidão,
fez-me sorrir de contente
e à vida ter gratidão.
MATUSALÉM DIAS DE MOURA – Vitória – ES
3º Lugar
Nasce o amor de uma paquera,
num flerte de um doce olhar.
Dessa NASCENTE se espera
multiplicação no lar.
ALBÉRCIO NUNES – Serra – ES
4º Lugar
Nasce o amor em dois olhares
e cresce rapidamente.
Com o tempo, já em outros ares,
vão lembrar dessa NASCENTE.
Maria do Rosário Silva Santos – Vitória – ES
5º Lugar
Despontou o sol NASCENTE
clareando o horizonte.
É hora em que tanta gente
busca em Deus a sua fonte.
IMMACULADA SCHIRMER – Serra – ES
6º Lugar
De uma gota que começa
o olho d’água na NASCENTE.
O seu curso nunca cessa
e abastece muita gente.
HILDEGARDO MARTINS – Vila Velha – ES
7º Lugar
Nasce o sol lá no horizonte
e se põe lá no ocidente.
É tão lindo atrás do monte,
mas prefiro na NASCENTE.
ALICE MARIA BARBOSA – Serra – ES
8º Lugar
Outrora lagoa imensa,
hoje o rio está cadente.
Por que, já que o homem pensa,
não cuidou de sua NASCENTE?
MAGNÓLIA PEDRINA SYLVESTRE – Serra – ES
9º Lugar
Nasce o rio na montanha
e passa a ser o afluente
de outro rio e esse ganha
reforço de outra NASCENTE.
ZENAIDE EMÍLIA THOMES BORGES – Serra, ES
10º Lugar
Preserve a mãe natureza
com uma atitude coerente:
Agindo com sutileza
reflorestando a NASCENTE.
BARTYRA GALVÃO – Vila Velha – ES
RESULTADO TROVAS TEMA RAZÃO
Corpo Acadêmico Capixaba
1º Lugar
Pare de ouvir suas amigas
e me dê mais atenção.
Evitando essas intrigas
você vai me dar RAZÃO.
ALBÉRCIO NUNES – Serra – ES
2º Lugar
Quando, no mundo, a RAZÃO,
um dia prevalecer,
numa feliz comunhão
haveremos de viver.
MATUSALÉM DIAS DE MOURA – Vitória – ES
3º Lugar
Quando o coração diz ‘sim”
e a RAZÃO afirma “não”,
é uma batalha sem fim
para vencer a emoção.
MAGNÓLIA PEDRINA SYLVESTRE, Serra, ES.
4º Lugar
Se estás fugindo de mim
sabes bem qual a RAZÃO:
Tens medo de dizer sim
aos rogos do coração.
IMMACULADA SCHIRMER – Serra – ES
5º Lugar
Vou dizer-te o que é saudade
e tu vais me dar RAZÃO.
É lembrar da mocidade
mesmo sempre ouvindo um “não”.
GERALDO FERNANDES – Vitória – ES
6º Lugar
Ela me disse: “- Está errado!”
Eu pensei: ” – Claro que não!”
Mas permaneci calado…
Mulher tem sempre razão!
ANDRÉ LUIS SOARES – GUARAPARI – ES
7º Lugar
Com toda sinceridade
e sem muita empolgação,
vou lhe dizer a verdade:
Você nunca tem RAZÃO.
DINAIR SURDINE – Serra – ES
8º Lugar
Viver é reinventar
a sós ou na imensidão,
e buscar argumentar
com a força da RAZÃO.
CLEUSA LOURDES MADUREIRA VIDAL – Vila Velha – ES
9º Lugar
Se você ainda acredita
que não sofre um coração,
venha testar e reflita.
Você vai me dar RAZÃO.
BARTYRA GALVÃO – Vila Velha – ES
10º Lugar
Quem diz a palavra justa
merece ter sua RAZÃO.
Fala, nunca se assusta,
e terá seu galardão.
ANANIAS NOVAIS – Serra – ES
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS TEMA LISURA. Poetas residentes no Exterior e outros Estados.
1º Lugar
Quem faz tudo com LISURA
e tem sensibilidade…
Leva a vida com ternura,
amor e felicidade.
NEIVA FERNANDES – Campos dos Goitacazes – RJ
2º Lugar
LISURA é honestidade,
o bom caráter de alguém,
é coisa que na verdade,
o ficha suja não tem.
ARLINDO ALMEIDA DA NÓBREGA – São Paulo – SP
3º Lugar
Basta só um juramento
de quem vive na LISURA
para que um documento
nem precise assinatura.
JOAQUIM CARLOS – Nova Friburgo – RJ
4º Lugar
Feliz quem sabe servir
ao seu irmão com LISURA,
no presente e no porvir
vai viver vida segura.
MARIA LÚCIA DE GODOY PEREIRA – Belo Horizonte – MG
5º Lugar
Mesmo que tenha candura
e um bom comportamento,
se não agir com LISURA
perde todo o encantamento.
DIONE CAVALCANTE – Palmares – PE
6º Lugar
A LISURA tão fugaz
exposta na firme lida,
produz sã clareza audaz
e justiça definida.
AGOSTINHO RODRIGUES – Campos dos Goitacazes – RJ
7º Lugar
Se um homem é ponderado,
tem LISURA por justiça;
sim, mesmo prejudicado
tem na razão a sua liça.
JOSÉ CARLOS BAETA – Belo Horizonte – MG
8º Lugar
Com toda sinceridade
– essa é minha opinião –
LISURA e honestidade
não cabem nessa eleição.
MARISA MACHADO – Mesquita – RJ
9º Lugar
Pessoa de finos tratos
experiente em LISURA,
esmerando em finos atos
reputação assegura.
RUTH FARAH – Cantagalo – RJ
10º Lugar
Difícil crer na LISURA
quando o passado condena.
Para evitar desventura
só rezando uma novena.
DENIVALDO PIAIA – Campinas – SP
RESULTADO DO CONCURSO DE POESIA TEMA RAZÃO. (Corpo Acadêmico Capixaba)
1º Lugar
INOCÊNCIA?
Por mais que eu prove a minha inocência
você se nega a dar o seu perdão .
Eu já expliquei que aquela minha ausência
por uma noite, foi por diversão.
Já vi que de você não vem clemência,
não sabe a dor de um pobre coração.
Eu vou provar e agir com persistência,
mostrar que estou coberto de RAZÃO.
Foi apenas uma noite, bebedeira…
a farra que durou a noite inteira
deixou-me até sem rumo, mas feliz.
Fiquei surpreso ao amanhecer o dia.
Na cama, ao lado, ela ainda dormia.
Confesso, meu amor, não sei o que fiz.
ALBÉRCIO NUNES – Serra – ES
2º Lugar
RAZÃO
Ainda ontem havia nesse decaído semblante
um olhar de peixe morto, um olhar de moribundo
um olhar esmero perdido na noite
como de quem vive sem estímulo e sem RAZÃO
na vaga esperança de libertar-se do açoite.
Outrora seu rosto irradiava alegria
e o seu sorriso ostentava inspiração. Enquanto a sua boca entoava um canto de nostalgia e o seu desejo era como que um hino de adoração.
Ainda ontem havia nesse decaído semblante
um olhar de peixe morto, um olhar de moribundo,
uma angústia salgada e molhada. Duas lágrimas que escorriam sem cuidado, sem perdão num choro abafado de quem morre sem socorro e sem prestígio.
O choro melancólico de quem morre quando perde o seu chão ou o choro inocente de quem morre desejando ter RAZÃO.
ADONIAS BALDAN – Cariacica – ES
3º Lugar
CIÚMES
Não é justo. Por que tanta incerteza?
Por que duvidas tanto assim?
Ciúmes? Não, não creio.
Tu tens que encontrar um meio
de acreditar um pouco mais em mim.
Faço o que posso, não sou leviana,
verás um dia que esta não te engana.
A tua máscara vai cair no chão
e diante de mim e de joelhos
ouvirás os meus conselhos
e com certeza me darás RAZÃO.
MARIA DO ROSÁRIO SILVA SANTOS – Vitória – ES
4º Lugar
TUAS POESIAS
Oh! Poeta insistente
que a ti conheci e amei
amei as poesias que fizeste para mim,
ao lê-las me apaixonei.
Trago-as dentro do meu coração.
E cada vez que te encontro digo:
Tu és a RAZÃO do meu viver!
Quão lindas elas são e sou tua inspiração.
Queria muito escrever
mas não consigo.
DINAIR SURDINE – Serra – ES
5º Lugar
PANEM ET CIRCENCES
Num Brasil tão insensato
me vejo a falar da RAZÃO
onde ninguém liga para o fato
e sempre buscam uma forte emoção.
Querem clichês baratos,
gostam de frases de efeito
e sonham com avida de um cafetão.
E neste mar de histeria das incertezas,
onde massas se movimentam indigentes,
a RAZÃO amortece-se num “Panem et circenses”,
de magias indecentes
e falas estridentes,
em meio a um comercial e outro.
BARTYRA GALVÃO – Vila Velha – ES
=========================
Resultado do Concurso de Poesias tema NASCENTE
(Poetas residentes no Espírito Santo)
1º Lugar
CENTELHAS DE AMOR
Aos primeiros clarões do sol NASCENTE
sentimos uma alegria total!
Toda essa beleza se faz presente
e apaga em nossa mente todo o mal.
É mais um dia que já vem surgindo
e traz consigo nuvens de esperança
quando, em muitos corações, foi sumindo
aquele sentimento de bonança.
As crianças, os pássaros, as flores
sob a luz do sol têm mais belas cores
e tudo, ao redor, parece cantar.
O céu, então, torna-se mais formoso…
até no ar há um toque amistoso
que nos predispõe para perdoar.
IMMACULADA SCHIRMER – Serra – ES
2º Lugar
O NASCER DO SOL
O sol nasce no horizonte
com deslumbrante beleza.
Enaltece a natureza
com fulgor incandescente.
Nas praias ou nas montanhas
o seu brilho acentuado
é algo resplandecente.
O nascer do sol é lindo!
O seu brilhar é infindo
e isso vem desde a NASCENTE.
ZENAIDE EMÍLIA THOMES BORGES – Serra – ES
3º Lugar
Quanta lembrança
do meu tempo de criança.
Banhos de rio
estando quente ou frio,
despreocupada com a hora do jantar.
Entardecia mas era tão envolvente
nas tardes de verão com muita gente…
Oh!, que saudade, pois agora é só lembrar.
Rio não existe mais, hoje é valão
por causa do descaso e poluição,
desmatamento em volta da NASCENTE.
ALICE MARIA BARBOSA – Serra – ES
4º Lugar
Oh! meu Deus, como está a vida…
A natureza não aguenta mais.
Estão matando e destruindo tudo,
exterminando até os animais.
O amanhã prá nós será sombrio,
nosso planeta não vai aguentar.
Coloque a sua mão na consciência
ou eu não sei onde isso vai parar.
Desde moço eu já escuto falar:
Cuidar da natureza é nossa obrigação,
mas a ganância e o dinheiro vão acabar com tudo
trazendo seca, doença, lixo e poluição.
A nossa água fresca está acabando,
os rios e NASCENTES já não tem mais vida.
Eu só quero ver na hora que o dinheiro
quiser comprar e não tiver mais comida.
JORGE LUIS DE OLIVEIRA – Alegre – ES
5º Lugar
“FAÇA O BEM SEM OLHAR A QUEM”
Por que tanta indiferença?
Por que tanta hipocrisia?
Será que o homem não pensa
que esse mundo é sem magia?
De nada vai adiantar,
daqui nada vai levar,
“faça o bem sem olhar a quem”.
A vida com honestidade
cultiva felicidade,
não prejudica ninguém.
Agindo assim, com certeza
terá paz no coração
e sempre terá razão.
Sejamos bem naturais
como as águas fluviais,
são assim desde a NASCENTE.
São úteis na agricultura
e tem sua formosura
agradando a muita gente.
MARIA SUZI COSTA NUNES, Serra, ES
=========================
RESULTADO DO CONCURSO DE POESIAS TEMA LISURA
(POETAS RESIDENTES NOS DEMAIS ESTADOS)
1º Lugar
Na LISURA dos seus olhos,
escorreguei para dentro
da retina de seus sonhos.
Na LISURA de seu peito
eu me embalei nas batidas
do tambor das emoções.
Na LISURA das suas mãos,
tateei a linha da vida
que coseu nossos destinos.
Na LISURA dos seus pés,
eu encontrei os meus passos
nos passos do seu caminho.
Na LISURA dos seus lábios,
provei daquele sabor
temperado de alegrias.
Na LISURA do seu corpo
-pele e pêlos eriçados-,
meus deslizes cometi.
Na LISURA de nós dois,
melhor mesmo é não deixar
sentimentos pra depois.
GERALDO TROMBIN – Americana – SP
2º Lugar
LISURA
Todos querem desfrutar
vida tranquila, segura,
mas, para tanto alcançar
é preciso ter LISURA.
Bater de frente não vale
porque a vida é muito dura.
Nada há que se equivale
à paz que a ética assegura.
Assim, diante de atitude
que só causa desventura
vale buscar a virtude
que se firma na LISURA.
MARIA LÚCIA DE GODOY PEREIRA – Belo Horizonte – MG
3º Lugar
LISURA
O que sustenta a sociedade
em estado de erosão,
são estas duas mentiras
usadas como refrão:
Não tem tempo no momento,
ou…tem outra ocupação,
e assim dão a desculpa
do encontro conclusão,
que é o encontro com a verdade
e a pronta solução
que é: afastar o sofisma,
o logro, a empulhação,
que produz a ação inócua
e entorta a direção
para que prevaleça o erro
do crime da omissão,
por não se apoiar na LISURA
ao buscar a solução.
IVAN DO AMARAL PASSOS – Rio de Janeiro
4º Lugar
Nunca pensei existir no mundo, tantos desenganos, tanta falta de LISURA e um sofrimento profundo de desigualdade social e discriminação. MAS EXISTE.
Jamais julguei que alguns pudessem viver numa mansão de luxo e riqueza, e outros num casebre onde impera a pobreza. PORÉM VIVEM.
De jeito algum pode um homem matar uma mulher alegando paixão. Crime passional por ciúmes. PORQUE QUEM AMA NÃO MATA.
De forma alguma a corrupção poderia ficar tão banalizada, a tal ponto que o homem se utilizasse de todos os meios para obter vantagem. CONTUDO UTILIZA A ESTELIONATAGEM.
Também nunca imaginei que uma Lei pudesse permitir a união de pessoas do mesmo sexo: “Casamento homossexual.” ENTRETANTO FOI LEGALIZADA, POR LEI ESTADUAL.
Jamais supus também que o ser humano fosse capaz de estuprar e matar uma criança inocente. TODAVIA ESTUPRA E MATA UM INFANTE.
É difícil acreditar que um jovem possa se tornar terrorista: “Homem bomba suicida”. NO ENTANTO TORNA-SE HOMICIDA.
Tampouco achei que um homem pudesse matar para roubar seu semelhante de maneira cruel e chocante. PORÉM COMETE LATROCÍNIO.
Nem que fosse possível uma pessoa sofrer preconceito racial por causa da cor de sua pele pelo seu próprio irmão. NO ENTANTO SOFRE ESSA TERRÍVEL DISCRIMINAÇÃO.
Nunca pensei que um ser humano tivesse a coragem de praticar relações sexuais com um ingênuo, menor de idade. MAS PRATICA A PEDOFILIA, DESTRUINDO UMA FAMÍLIA.
Nunca imaginei que o nosso Cristianismo puro e ideológico, fosse tão aviltado, tão maculado pelo consumismo teológico, através dos meios de comunicação. Vendendo milagres, MAS VENDE.
Assim, pensei não encontrar inspiração nenhuma, para fazer poesia alguma diante de tantos desenganos, tanta falta de LISURA e tanto fracasso, MAS FAÇO… MAS FAÇO…MAS FAÇO.
ALMIR PINTO DE AZEVEDO – Cambuci, RJ.
5º Lugar
NORDESTE FESTIVO
No meu nordeste festivo
com seu povo sempre ativo
as festas de São João
são sua marca, é tradição.
Da Bahia ao Maranhão
o povão dança o baião
com toda a sua envergadura.
É gostoso de se ver
o povo não arrefecer
mostrando toda a LISURA.
DIONE CAVALCANTE – Palmares – PE
MOMENTOS DE PURA EMOÇÃO
Durante os três dias do evento, percebeu-se uma grande satisfação por parte dos visitantes e de todos os participantes e da Comunidade que se envolveu de forma positiva, graças aos momentos de emoção vividos com as atrações oferecidas. Poderemos citar como a maior comoção, a apresentação dos Poetas Trovadores na Missa em Trovas e nos depoimentos que ao final cada um concedeu a TV Frenessi, localizada no Município da Serra, que disponibilizou imagens através da INTERNET, registrando historicamente o Congresso e elaborando um registro em Vídeo para um documentário sobre A Trova como manifestação da Oralidade Popular.
Também a apresentação da Banda de Congo Konshaça onde os componentes tocavam suas casacas com impressionante desenvoltura. Outro destaque foi a realização da Serenata pelas ruas de Eurico Salles. Na Serenata, registrou-se a presença da Diretora de Cultura, Josinete Braga Borges. Todos se deslocaram pelas ruas do bairro, cantando, tocando e dançando, com o Coral Le Memorie, vindo de Ibiraçu, parando em duas residências preparadas para receberem os Seresteiros, quando a cantoria era suspensa, sendo servido um lanche e os moradores cumprimentavam os visitantes, agradeciam a presença e auguravam saúde e paz e que se sentisse bem em nosso Município.
CONVIDADOS
A estimativa é de que o evento tenha contado com a participação total de aproximadamente 1.500 (Hum Mil e Quinhentas pessoas) distribuídas pelos três dias do Congresso e pela realização de eventos coletivos como Serenata, Missa em Trovas, Desfile da Troveata e Show Popular gratuito. Houve muito interesse pessoal no tipo de produto, música de Seresta, Show com artistas da Serra e do Espírito Santo e uma atração Nacional com a presença do Cantor Marcos Assumpção do Rio de Janeiro e o tipo de produto em foco (livro) e Literatura ou por terem ligações familiares ou de amizade com os vencedores do Concurso e Poetas homenageados durante os três dias do evento.
Foram feitos os seguintes convites específicos:
- Para atender ao que estabelecem os mecanismos da Lei Chico Prego (Resolução nº 02/2012 do CMCS, artigo 10, item 10.1: “Enviar comunicados e convites com antecedência para a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer”), foram encaminhados Convites e Ofícios:
- Prefeito da Serra, Audífax Charles Barcellos Pimentel, o qual encaminhou representante através do Secretário, Evilásio De Angelo.
- Vice-prefeita, Lourência Riani, a qual esteve Presente comparecendo a solenidade de abertura e participando da mesa que presidiu os trabalhos, ajudando na entrega de prêmios aos vencedores do Concursos de Poesias e Trovas.
- O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), Ronaldo Endlich Schmidt Filho. Não compareceu nenhum dos três dias. Foi representado no segundo dia pela Diretora de Cultura, Josinete Braga Borges.
- Foi encaminhado release, com cópia da programação do Congresso a cerca de 2.100 (Dois mil e Cem), E-mails, em cinco dias, cerca de uma semana antes do início do Congresso. Release encaminhado a Imprensa, ativistas culturais e inúmeros participantes de redes sociais. A estes últimos se pediu também que multiplicassem a divulgação.
- Também foram comunicados, os 23 vereadores da Serra, bem como o seu Presidente Vereador Guto Lorenzoni. Apenas um Vereador marcou presença rapidamente.
- Também foram convidados os 30 deputados estaduais, de forma muito pessoal os 3 da Serra (Roberto Carlos Teles Braga, Jamir Malini, Vânderson Alonso Leite). Os convites a estes deputados foram levados em mãos a seus gabinetes. Nenhum compareceu, nem telefonou, mandou e-mail ou carta…
IMPRENSA
Acatando o que estabelece a Lei Chico Prego (Resolução nº 02/2012 do CMCS, artigo 10, item 10), foi enviado um release sobre o evento à Imprensa da região, com e-mails, dirigidos a jornais impressos, rádios, televisões, saites de notícias e jornalistas amigos.
Foram registradas algumas notas nos Jornais Tempo Novo, semanário da Serra, na seção “Cultura e Lazer” com foto do Cantor Marcos Assumpção.
Reprodução do release em diversos saites.
Reportagem no Caderno Dois do jornal A Gazeta.
Citação do evento nos “classificados culturais” do AT2 do jornal A Tribuna, com foto do Cantor Marcos Assumpção.

