Solenidade de abertura do Congresso de Poetas Trovadores em Guarapari ES 2016

2016 – XII CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES – Guarapari, ES

ACLAPTCTC Congresso de Trovadores CTC CTC Clube dos Trovadores Capixabas Neotrovismo Seminário Nacionais da Trova Seminários Nacionais da Trova

O Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, entidade cultural sem fins lucrativos de divulgação da Trova e da Poesia em geral fundado em 01 de Julho de 2016, sob a Presidência do Acadêmico Poeta e Trovador Capixaba, Clério José Borges de Sant Anna realizou de 01 a 03 de Julho de 2016, o XII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores reunindo na cidade Balneário de Guarapari, Espírito Santo, poetas de diversos Estados Brasileiros. Vídeo mostrando a Banda do Exército Brasileiro, as apresentações de Carlos Bonna, Cleusa Lourdes Madureira Vidal e Banda de Melgaço, Domingos Martins. Por eleição o próximo Congresso será realizado nos dias 06, 07,08 e 09 de JULHO de 2017, na Cidade de Castelo, sul do Espírito Santo, perto da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, ES. Trova, Trovadores, Trovadorismo, Congresso de Trovadores, de Guarapari 2016, Trovadores Capixabas.

XII CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES, JULHO DE 2016 – GUARAPARI, ES

AGRADECIMENTO

O CTC – CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS, REPRESENTADO POR SEU PRESIDENTE CLÉRIO JOSÉ BORGES E TODA SUA EQUIPE, DA QUAL FAZEM PARTE JOÃO ROBERTO VASCO GONÇALVES, CLEUSA LOURDES MADUREIRA VIDAL, LENALDO FERREIRA DA SILVA, JOÃO LUIZ CASTELLO LOPES RIBEIRO, ZENAIDE EMÍLIA THOMES BORGES E THOMAS, O TOMAZINHO SILVA, AGRADECE AO ILUSTRE AMIGO(A):

PELA PRESTIMOSA E IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO DE VOSSA EXCELÊNCIA NO NOSSO CONGRESSO DE POETAS TROVADORES REALIZADO DE 01 A 03 DE JULHO DE 2016, NA CIDADE DE GUARAPARI –  ESPÍRITO SANTO. PRESENÇAS DE VOSSA EXCELÊNCIA COM SUA PARTICIPAÇÃO E SEU ENTUSIASMO HONRAM E DIGNIFICAM O TRABALHO CULTURAL NO NOSSO PAÍS. OBRIGADO PELA PRESENÇA. E AGUARDAMOS PRESENÇA NO NOSSO PRÓXIMO EVENTO EM JULHO DE 2017, NO PERÍODO DE 06 A 09, NA CIDADE DE CASTELO, NO SUL DO ESPÍRITO SANTO, PRÓXIMO A CACHOEIRO DE ITAPEMIRM, NO NOSSO XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES. SUA PRESENÇA MUITO NOS ALEGROU E FOI HONROSA PARA TODOS NÓS. OBRIGADO.

ASSINAM:

Clério José Borges de Sant Anna – Presidente do CTC Clério José Borges

Lenaldo Ferreira da Silva – Nome Artístico Aldo Veranatto – Diretor de Relações Públicas do CTC  Lenaldo Ferreira

João Roberto Vasco Gonçalves, Secretário Geral do CTC  Roberto Vasco

Tomazinho Silva – Diretor de Patrimônio. Tomazinho

Solenidade de abertura do Congresso de Poetas Trovadores em Guarapari ES 2016
Solenidade de abertura do Congresso de Poetas Trovadores em Guarapari ES 2016

Eurico Salles, Carapina, Serra, ES, 18 de Julho de 2016

EXMO. SENHOR

DEPUTADO FEDERAL MAX FREITAS MAURO FILHO

CÂMARA DOS DEPUTADOS – BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL

Assunto: Carta de Guarapari  –  Documento do XII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores (Encaminha)

Emérito Senhor Deputado,

Na grata oportunidade de cumprimentá-lo, desejando Saúde e Paz, encaminhamos a Vossa Excelência a Carta de Guarapari, documento elaborado e aprovado durante os três dias do XII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores realizado de 01 a 03 de Julho último na Cidade de Guarapari, no Estado do Espírito Santo. Solicitamos seja o documento lido na Câmara Federal e em seguida encaminhado por ofício ao Exmo. Sr. Presidente da República e aos Ministros da Educação, Cultura, Fazenda, Meio Ambiente e Planejamento, Orçamento e Gestão e das Comunicações.

O Documento constituído de quatro itens pede inicialmente no seu item 01, que no âmbito do Ministério da Educação seja estudada a possibilidade de viabilização na Grade Curricular de um Curso de Artes Poéticas e Artísticas com a efetiva motivação nas Escolas, principalmente com o ensino da Arte Poética com ênfase na Trova (Composição poética de quatro versos, com rima e sentido completo).

No item 02, no âmbito do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério da Fazenda seja estudada a possibilidade de que as doações financeiras feitas pelas empresas privadas e por particulares quando direcionadas para entidades culturais (Instituições Culturais como Academias de Letras e Artes, Clube de Trovadores, União Brasileira de Trovadores, Federações de Academias de Letras), sejam fruto do abatimento do Imposto de Renda.

No item 03, promover no âmbito do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura, do Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente e do Ministério das Comunicações, CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS OFICIAIS VISANDO DESPERTAR O GOSTO PELA LITERATURA ESCRITA E ATIVIDADES ARTÍSTICAS, entre as quais, estimular o gosto pelas POESIAS, PELA LITERATURA DE CORDEL E PELAS TROVAS, incluindo a LEITURA DE BONS LIVROS E ESTIMULANDO A ESCRITA ATRAVÉS DE CONCURSOS DE REDAÇÃO VERSANDO SOBRE POESIA, MEIO AMBIENTE, TURISMO E CULTURA EM GERAL. Não existem fórmulas mágicas: o exercício contínuo, aliado à leitura de bons autores, e a reflexão são indispensáveis para a criação de bons textos.

No item 04, no âmbito do Ministério da Educação, estudar formas legais para ser inserido como Prática nas Escolas de todo o País de que quando um aluno receber alguma Premiação Cultural e Educacional, ou seja, vencer algum Concurso Literário de Contos, Redação ou de Poesia ou Trovas, quando o aluno tiver algum trabalho literário premiado em atividades na Escola e/ou fora dela, sejam atribuídos pontos, válidos na sua avaliação (prova mensal do período Escolar) ou avaliação de “conhecimento” educacional. Ou seja, que seja criado de forma legal no país, um estimulo escolar para o alunos que, em suas atividades extra curriculares se destaque no Campo da Leitura, das Letras e da Poesia, como vencedor de Concursos promovidos por entidades Culturais públicas ou entidades privadas, tais como Academias de Letras, Clubes de Poesias, de Trovadores, União Brasileira de Trovadores e entidades congêneres. Num mundo de constantes conflitos e muita falta de amor, estimular a leitura por bons textos e a leitura e criação de Trovas e de belas poesias será de grande importância em nossa Sociedade.

O documento em forma sucinta e resumida encontra-se em anexo e, é datado de 03 de Julho de 2016, assinado pelos membros da Comissão da Carta de Guarapari, Agostinho da Conceição Rodrigues, Poeta Trovador residente em Campos dos Goytacazes, Léa Lúcia Viana, Poeta Trovadora da Cidade de Contagem em Minas Gerais e Poeta Trovadores Magnólia Pedrina Sylvestre da Cidade de Serra, no Estado do Espírito Santo.

Certos da especial atenção de Vossa Excelência,

Atenciosamente,

João Roberto Vasco Gonçalves                   Clério José Borges de Sant Anna

Secretário Geral do Clube dos Trovadores, CTC            Presidente do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC

GUARAPARI – ESPÍRITO SANTO – CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES PREMIA ARTISTAS LUSÓFONOS DE TODO O PAÍS E DO EXTERIOR.

Numa glamourosa solenidade brilhantemente dirigida pelo ilustre Acadêmico e Presidente do Clube dos Trovadores Capixabas, Clério José Borges, a belíssima Cidade de Guarapari iluminou-se de criatividade, promovendo um verdadeiro show de celeridades do mundo da Trova, da Música e da Arte Lusófona, prestigiando autores locais e de diversos estados brasileiros e também do exterior.

Para abrir as festividades, a Banda do Exército Brasileiro sensibilizou todos os presentes, numa apresentação ímpar, em cujo repertório não faltaram composições dos mais diversos estilos musicais como samba, bossa-nova, chorinho e afins, para alegria e embevecimento de todos que tiveram o privilégio de participar do evento.

Diversos artistas locais e convidados completaram o espetáculo, sendo entregues, a seguir, os diplomas, troféus e medalhas a todos os participantes do concurso literário que honraram o Congresso com suas brilhantes composições redondílhicas, como também os convidados diplomados pela Diretoria.

Sem quebrar o protocolos, o Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes, quando chamado pra receber o seu diploma expedido pelo CTC, conferiu aos Acadêmicos Matusalem Dias de Moura e Clério José Borges, a Comenda do Mérito Literário da APALA, bem como as titularidades de Membros Correspondentes e Acadêmicos Honorários da mesma, conforme o que estabelecem os estatutos da entidade.

Não há como deixar de registrar o encontro que tive com o Dr. João Luiz Castello Lopes Ribeiro, das famílias Monteiro e Barros, meu distante ( e tão próximo ) primo , de cujo abraço jamais esquecerei, como também de pessoas lindas e amigas como Lucia FinottiAgostinho RodriguesNeiva FernandesEdy Soares, Carlos Bonna, Cleusa Madureira Vidal, Maria Teresa dos Anjos, Paulo Roberto Negreiros, Luiz Beker e tantos outros de igual sensibilidade e envergadura social, cultural e política.

Aproveito – humildemente – a oportunidade, para agradecer o empenho do magnífico e escritor Matusalem Dias de Moura ( na minha opinião, um dos maiores e mais férteis produtores da arte lusófona do nosso país, e que, por esta razão, merece minha melhor reverência) pela representação que fez junto à Academia Espírito-Santense de Letras em meu nome, lendo inclusive meu release no seu sodalício, o que resultou no honroso Diploma que recebi de “Membro Correspondente” desta excelsa entidade acadêmica, bem como ao seu digníssimo Presidente, Sr. Francisco Aurélio Ribeiro; faço-o, também, à Câmara Municipal de Vitória ( ES ) pela outorga do “Mérito Cultural” a mim conferida, que muito me honra, além do título concedido pela CTC, de “Amigo da Trova”. a convite do confrade e produtor cultural Clério José Borges, a quem serei eternamente grato. .

Obrigado e parabéns, Amados Irmãos trovadores e Amado Povo Capixaba,

Luiz Poeta – Luiz Gilberto de Barros 
Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes, Escritor, Trovador,Compositor, Artista Plástico e Diretor Musical da União Brasileira de Trovadores – Seção Rio de Janeiro – Ubt Rio de Janeiro

Congresso de Poetas Trovadores reúne escritores de todo o Brasil em Guarapari

Solenidade do Clube de Poetas e Trovadores – 01/07/2016

Neste dia 1º de julho, no Siribeira Clube de Guarapari, foi realizado a abertura solene do XII Congresso Brasileiro De Poetas Trovadores, pelo mestre de cerimônias, o acadêmico Paulo Roberto Ribeiro Walter de Negreiros.

A mesa foi composta por autoridades municipais e estaduais.

O que impressionou o público foi a apresentação da Banda Marcial De Música do Exército Brasileiro com os hinos nacional, estadual e municipal, dentre outras.

O evento contou com a entrega das homenagens especiais aos apoiadores do Clube, aos presidentes de academias de letras e entidades culturais e apoiadoras.

E, finalizando com a entrega de prêmios aos vencedores do concurso nacional, estadual e municipal de trovas, onde foi anunciado o resultado oficial do concurso de trovas do clube dos trovadores capixabas, CTC 2016.

Parabéns a todos os organizadores e apoiadores, principalmente a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Guarapari.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Por Marcos Siqueira em 5 de julho de 2016   /   Cult, Destaque, Guarapari, Notícias de Guarapari   /   1 Comments

Tags: Congresso de poetas trovadores, evento, guarapari, poetas, Siribeira, Trovas

IMG_2951O último final de semana foi recheado de atrações culturais. Poetas, escritores e representantes de vários estados vieram a Guarapari participar do 12º Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, realizado pelo Clube dos Trovadores Capixabas entre os dias 1º e 3 de julho, no Siribeira Iate Clube e em outros pontos da cidade. Segundo os organizadores, aproximadamente 800 pessoas participaram do evento. A abertura contou a participação da banda do Exército.

O Presidente do Clube dos Trovadores Capixabas, Clério José Borges, avaliou que o evento foi bom e contribuiu para o cenário cultural de Guarapari. “Nós queremos levar a poesia para o povo e fazer com que as pessoas participem. O congresso é importante a descoberta de novos escritores e promover a confraternização entre os poetas de Guarapari e de todo o país”.

Mas o que é trova? Clério Borges explicou que, “é um poema sem título de uma única estrofe com quatro versos de sete sílabas poéticas cada, com rima e sentido completo”.

O encontro contou com diversas atividades culturais, como apresentações musicais, palestras, oficinas, desfile, lançamento de livros e entrega de homenagens, como a comenda Elmo Elton (Veja a lista dos homenageados abaixo). O presidente explicou que “Elmo Elton foi um grande poeta e trovador capixaba. Em 1981, Elmo foi eleito Rei dos Trovadores Capixabas.

O poeta e escritor Manuel Sampaio Netto, contou que ajudou a organizar a serenata, que percorreu as ruas do centro da cidade, saindo da igreja Matriz. “A experiência foi muito boa, caminhamos pelas ruas do Centro cantando ao som do violão músicas dos anos 50 e 60, como Lua de Prata, O Trovador, de Altemar Dutra e Valsa de Guarapari, de Pedro Caetano”.

Renato e Sampaio

A próxima edição do Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores será realizada em Castelo. A cidade concorreu com Guarapari e Santa Maria de Jetibá. O Clube dos Trovadores Capixabas foi fundado em 1980 e está completando 36 anos. A cada ano, o congresso é realizado em uma cidade diferente e essa foi a segunda vez que o evento aconteceu em Guarapari.

Homenageados com a comenda Elmo Enton

Comendadora Angela Lino Veríssimo, São Mateus e Serra

Comendadora Dalva Meirelles, Rio De Janeiro

Comendador Edilson Celestino, Vitória

Comendadora Fabiani Rodrigues Taylor Costa, Piúma

Comendador José Olívio, Alagoinhas, Bahia

Comendadora Glorinha Rattes, Petrópolis, Rio De Janeiro

Comendador Ivan Do Amaral Passos, Rio De Janeiro

Comendador João Roberto Vasco Gonçalves, Jardim Da Penha, Vitória

Comendador Julimar Vieira Andrade, Aracaju, Sergipe

Comendador Luiz Henrique Becker, São Paulo

Comendadora Maria Cândida Vasco Gonçalves, Vitória

Comendadora Vera Maria Da Penha, Vila Velha

Comendador Joaquim Luiz De Jesus Moreira

Comendadora Maria Cristina Drese, Escritora Da Argentina, Representada Neste Ato

Comendador Odenir Follador

Comendador Professor Beto Gonçalves

Comendador Eurico Eugênio Travlagia

Comendador Weber Muller

Solenidade de abertura do Congresso de Poetas Trovadores em Guarapari ES 2016
Solenidade de abertura do Congresso de Poetas Trovadores em Guarapari ES 2016

CONGRESSO CTC REALIZADO EM GUARAPARI/ES –
01, 02 e 03 de JULHO de 2016.

Bailar ao vento refrescante,
na busca do bem-querer,
pois o tango é aconchegante,
envolto em arte e prazer.
AGOSTINHO RODRIGUES/RJ
– – Ano 2008 –

Apenas danço viajando diante das letras alegres, felizes e eficazes, repletas de emoção e melodia.Existe desde os meus sete anos de idade, de forma normal sem qualquer intuito de exibição. Um santo remédio para a perfeição de uma serena caminhada primorosa da saúde, paz, em suma: para a integração social. “Assim, quando a Banda de Música do Exército Brasileiro tocou,não tango, mas uma melodia de forma soberba, ou seja, a música “Meu pequeno Cachoeiro”, do nosso Rei Roberto Carlos”, na sua brilhante parte especial de abertura do evento, no- Salão do Siribeira Iate Clube Guarapari/ES, não me contive: sai alegremente a bailar pelo salão, com a excelente dama parceira Neiva Fernandes – Escritora, poetisa, trovadora e Presidente da União Brasileira de Trovadores – UBT -Seção Campos dos Goytacazes./RJ.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Foi maravilhosa a nossa ida ao XII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, em Guarapari/ES, dias 1, 2 e 3 de julho último, onde se realizou no Clube Siribeira. Ficamos hospedados no Hotel Maryland. Fomos eu (Rogério Salgado), Virgilene Araújo, Marco Alexandre Cunha, Bilá Bernardes, Cristiano Lima, Irineu Baroni, José Hilton Rosa e Antônio Galvão. Na foto, extraída da página do Clério Borges, realizador do evento, estamos eu, Antônio Galvão, Suzy Nunes, Irineu Baroni e Clério Borges. Valeu.

Congressotrovadores2016 (1201).jpg

Joaquim Luiz De Jesus Moreira Bom dia! Numa glamorosa solenidade brilhantemente dirigida pelo ilustre Acadêmico e Presidente do Clube dos Trovadores Capixabas Clérigo José Borges, a belíssima Cidade de Guarapari iluminou-se de criatividade promovendo um verdadeiro show de celeridades do mundo da Trova, da Música e da Arte Lusófona, prestigiando autores locais e de diversos estados brasileiros e também do exterior, diversos artistas locais e convidados completaram o espetáculo, sendo entregues, a seguir, os diplomas, troféus e medalhas a todos os participantes do concurso literário que honraram o Congresso com suas brilhantes composições redondilhas, como também os convidados diplomados pela Diretoria. Aproveito a oportunidade para agradecer o carinho do confrade e produtor cultural Clério José Borges, a quem serei eternamente grato. Fiquem com DEUS, um forte abraço de Joaquim Luiz De Jesus Moreira e Valéria.

HG Notícias em Casa Bella Cerimonial Guarapari Espírito Santos.

2 de julho às 23:00 · Mechanicsburg (Pensilvânia), Pensilvânia, Estados Unidos ·  ·

Foi um sucesso o Baile da Saudade promovido pela Casa Bella Cerimonial, do Humberto e da Cris, que literalmente deixará saudades.

Uma sugestão do Congresso de Poetas e Trovadores Capixabas.

Confira um dos momentos

Sábado, 02/07, as 21h.

Na manhã desde último dia 03, encerrou no Siribeira Clube, o XII Congresso de Poetas Trovadores Capixabas.

No encerramento foi realizado um Concurso Relâmpago de Trovas e a votação para a escolha da cidade do ES que sediará o próximo Congresso em 2017 nos dias 06, 07 e 08 de julho.

Os 10 primeiros ganhadores do concurso relâmpago você pode conferir nas fotos.

As cidades que concorreram foram Guarapari, Santa Maria de Jequitibá e Castelo. O vídeo da votação está disponível na data do dia 03 de julho, pode conferir!

Parabéns à cidade de Castelo que venceu com 21 votos e ofereceu hospedagem gratuita aos trovadores que estavam presentes e que participarão do Congresso em 2017.

Santa Maria de Jequitibá ficou em 2º lugar com 10 votos e Guarapari ficou em 3º lugar com 7 votos.

Apoios:

Secretaria Municipal de Guarapari, Rotary Club Guarapari Praia do Morro, Siribeira Club e HG Notícias (Hora da Gente). — em  Siribeira Iate Clube.

XII CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS E TROVADORES REALIZADO EM GUARAPARI – ES.

Sem dúvida um sucesso do agitador cultural brasileiro, Clério José Borges, poeta, escritor e historiador, incansável nessa maravilhosa empreitada cultural a cada ano, reunindo poetas e escritores de todo o Brasil. Mesmo sem contar com apoio financeiro e a participação de muitos companheiros, ele sempre realiza o melhor que pode. Enfrenta uma luta inglória e jamais desanima, conseguindo realizar um evento de tantas emoções e prestígio. Parabéns ao nosso querido amigo Clério e espero não perder o próximo Congresso. Abração do Gaitano e Carminha Antonaccio.

Clério José Borges, os alunos ficaram apaixonados pelo que viram e ouviram. Obrigado por nos opotunizar esse momento mágico. Com Giovani Silva Costa.  Luiza Maria Gonçalves

Giovani Silva Costa

Fim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *