Reunião Ordinária Mensal de Diretoria da ACLAPTCTC Abril 2018

2018 ABRIL – REUNIÃO MENSAL DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ACLAPTCTC

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Primeira Reunião Ordinária de Diretoria da ACLAPTCTC do ano de 2018. Foto dos Acadêmicos presentes nas reunião.
Primeira Reunião Ordinária de Diretoria da ACLAPTCTC do ano de 2018. Foto dos Acadêmicos presentes nas reunião.

Ata da primeira Reunião Ordinária da Diretoria Executiva Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, do ano de 2018.

Aos 14 dias do mês de Abril do ano de 2018, na Rua dos Pombos, número 2 no bairro Eurico Salles, Distrito de Carapina, Município da Serra, no Estado do Espírito Santo, Cep: 29160-280, no horário de 16h30m, em Segunda Convocação reuniram-se os membros da Diretoria da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, de sigla, ACLAPT-CTC, para uma reunião ordinária de Diretoria, a primeira de 2018, conforme Convite em forma de Edital divulgado nas Redes Sociais e afixado na sede da Academia 30 dias antes, conforme estabelece o Estatuto. O Presidente deu Boas Vindas a todos esclarecendo que de acordo com o estatuto, a Diretoria se reúne de três em três meses sendo esta a primeira Reunião Ordinária de Diretoria do ano de 2018, embora este ano, a Academia tenha realizado Reuniões Extraordinárias em eventos dos quais participou ou promoveu, conforme registros e assinaturas constantes no Livro de Presenças. Os eventos e Reuniões foram: 1 – Dia 23 de Fevereiro de 2018, Porto Seguro, Bahia. Na Academia de Letras de Porto Seguro, onde o Presidente recebeu o Título de Sócio Correspondente. Presentes Seis membros da Academia, (Clério, Nadilson, Ângela, Clérigthom, Andréia e Zenaide), sendo três membros da Diretoria. Embora o número de presentes no evento fosse superior foram registradas 23 assinaturas no livro; 2 – Dia 02 de Fevereiro de 2018, Reunião na Casa de Cultura de Iúna, ES, preparatória para o Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores de 05 a 08 de Julho. Presentes os Acadêmicos, Clério, Roberto Vasco e Zenaide. Embora o número de presentes no referido evento fosse superior foram registradas 10 assinaturas no livro; 3 – Dia 16 de Março de 2018, Reunião de fundação da Academia de Letras e Artes Maria Antonieta Tatagiba, no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, Mimoso do Sul, ES. Presentes três membros da Academia, (Presidente Clério; a Vice Kátia e Zenaide). Embora o número de presentes fosse superior foram registradas 14 assinaturas no livro; 4 – Dia 20 de março de 2018, Reunião Solene comemorativa aos 169 da Revolta dos Negros Escravos do Distrito do Queimado, no Centro de Convivência de Barcelona, Serra, ES. Presentes os Acadêmicos, Clério que foi palestrante, Zenaide, Teodorico, Paulo e Magnólia, que foi a organizadora do evento. Embora o número de presentes fosse superior foram registradas 34 assinaturas no livro; 5 – Dia 6 de Abril de 2018, Reunião e Oficina de Trovas, na Escola de Tempo Integral, Escola Viva, CEEFMTI “Henrique Coutinho”, na Cidade de Iúna, ES, com início às 16 horas. Presentes os Acadêmicos, Clério, Magnólia, Ângela e Zenaide. Embora o número de presentes fosse superior foram registradas 53 assinaturas no livro; 6 – Dia 6 de Abril de 2018, com início às 19 horas. Reunião na Casa de Cultura de Iúna, ES, em conjunto com a Academia Iunense de Letras, preparatória para o Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores de 05 a 08 de Julho. Presentes os Acadêmicos, Clério, Magnólia, Ângela e Zenaide. Embora o número de presentes fosse superior foram registradas 15 assinaturas no livro; Assim a Reunião desta data 14 de Abril, sábado, com início às 16h30m era a Sétima Reunião da Academia no ano de 2018 e a Primeira da Diretoria Executiva. Em seguida o Presidente Clério José Borges solicitou ao Secretário Roberto Vasco que fizesse o registro das presenças dos membros da Diretoria. Estavam presentes os seguintes Senhores Acadêmicos: Clério José Borges de Sant Anna (Presidente da ACLAPT-CTC), Katia Maria Bobbio Lima (Vice Presidente da ACLAPT-CTC), João Roberto Vasco Gonçalves (Secretário Geral da ACLAPT-CTC), Soêmia Pimentel Cipreste (1º Secretário da ACLAPT-CTC), Clérigthom Thomes Borges (Tesoureiro Geral da ACLAPT-CTC), Andréia da Silva Fraga, (Conselheira Fiscal Titular Vice Presidente), Albércio Nunes Vieira Machado, (Conselheiro Fiscal Titular Secretário), Emílio Soares da Costa, (Conselheiro Fiscal Suplente). Presentes a totalidade dos membros da Diretoria. Com referência aos membros do Conselho Fiscal registrou-se apenas a falta do Conselheiro Fiscal Titular Presidente, Edilson Celestino Ferreira, que justificou a ausência em razão de compromisso assumido anteriormente. Foram registradas ainda as presenças dos Acadêmicos, Magnólia Pedrina Silvestre, Zenaide Emília Thomes Borges, Givaldo Inácio da Silva (Mestre Gil), Ângela Lino Veríssimo e Wallace Bertoli Moreira. O Presidente Clério José Borges iniciou os trabalhos comunicando que algumas modificações estavam sendo feitas no Estatuto, tendo uma proposta sido encaminhada por e mail para todos Associados, tendo alguns se manifestado dando ótimas sugestões, destacando-se a sugestão do Acadêmico Nealdo Zaidan, com relação aos Núcleos da Academia em Cidades Brasileiras e no Exterior. Também foram formalizados alguns atos de composição de Diretoria, com coleta de assinaturas e preenchimento de cargos vagos para envio ao Cartório para Registro Oficial. A Diretoria da ACLAPT-CTC ficou definitivamente assim constituída: Presidente da Diretoria Executiva: Clério José Borges de Sant Anna; Vice Presidente da Diretoria Executiva: Kátia Maria Bobbio Lima; Secretário Geral da Diretoria Executiva: João Roberto Vasco Gonçalves; 1º Secretário da Diretoria Executiva: Soêmia Pimentel Cypreste; Tesoureiro Geral da Diretoria Executiva: Clérigthom Thomes Borges. Conselho Fiscal. Conselheiro Fiscal Titular Presidente: Edilson Celestino Ferreira; Conselheiro Fiscal Titular Vice Presidente: Andréia da Silva Fraga; Conselheiro Fiscal Titular Secretário: Albércio Nunes Vieira Machado; Conselheiro Fiscal Suplente: Emílio Soares da Costa. Passou-se ao item referente à Cerimônia de Posse e Diplomação dos Acadêmicos. Foi informado que o Presidente e o Secretário Geral estiveram na Assembléia Legislativa Estadual ficando definido como local do evento o Auditório número 01, denominado Hermógenes Lima Fonseca. Foi esclarecido que Hermógenes, que nasceu em Conceição da Barra em 12 de Dezembro de 1916 e faleceu em 1996 foi uma das figuras mais importantes em divulgação e valorização da cultura popular no Espírito Santo e quando em vida participou de atividades culturais do Clube dos Trovadores Capixabas tendo inclusive sido palestrante numa solenidade do Dia do Poeta Trovador comemorado na Assembleia Legislativa Estadual. Após várias propostas ficou definido o seguinte: A solenidade começará impreterivelmente as 17h00min, porém os acadêmicos e convidados serão recomendados a chegar pelo menos 30 minutos antes, para assinatura de documentos, fotos e devido aos problemas de trânsito e estacionamento naquele horário e local. Os envolvidos diretamente com a organização do evento chegarão uma hora antes, às 16horas para arrumação e preparação do ambiente e todo o necessário para a cerimônia. A dinâmica Operacional será ajustada de modo a obter a necessária economia de tempo, face às condições pactuadas com a Direção da Assembleia. Assim, não haverá a defesa particular de cada patrono das cadeiras, exceto nos seguintes casos: O caso da Acadêmica Denise Félix, de Itabira, dentro do espaço de 3 a 5 minutos, por ter efetuado a sua inscrição, via e-mail em prazo legal. O caso do Acadêmico Poeta Baroni, de Ibiraçu, dentro do espaço de 3 a 5 minutos, por ter efetuado a sua inscrição, via e-mail em prazo legal. O caso da Acadêmica Katia Maria Bobbio Lima, que falará em nome da Academia, dentro do espaço de 3 a 5 minutos, defendendo o Patrono Hermógenes Fonseca, em cujo auditório se realiza a solenidade, falando ainda, sobre o Patrono da Academia, o Historiador da Trova no Brasil, Dr. Eno Teodoro Wanke. As Autoridades presentes serão convidadas a falar solicitando-se a maior brevidade possível por economia de tempo, destacando-se a Acadêmica Benemérita, Deputada Luzia Toledo; o Acadêmico Benemérito, Diretor Geral da Assembleia, Dr. Joel Rangel; a Sub Secretária de Estado de Governo, Acadêmica Cadeira 25, Gracimeri Gaviorno; a Secretária Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Cidade da Serra, Acadêmica Cadeira 10, Sandra Regina Bezerra Gomes e o Presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, Bahia e homenageado com a Comenda José de Anchieta, Vereador Agnaldo Teixeira Barbosa e o Presidente da Academia de Letras de Teixeira de Freitas, Gilmar Ferraz da Silva, Almir Zarfeg Será solicitado a todos que tragam seus pronunciamentos por escrito, entregando a Secretaria para futura publicação em livro. Como esclarecido, não haverá a defesa particular do Patrono, mas os Acadêmicos poderão trazer por escrito, as informações pessoais e sobre seus patronos, em uma Lauda fazendo a entrega a mesa. Tal material será aproveitado para futura publicação em Livro. Foi aprovado ainda que ao ser chamado a frente o Acadêmico será acompanhado de Padrinho ou Madrinha que ajudará na colocação da Pelerine e da Comenda (Medalha) Acadêmica. Por proposta do Presidente Clério José Borges foi aprovado que a Cerimonialista será a Acadêmica Valsema Rodrigues da Costa. tendo como auxiliar da mesma em sua atividade, a Acadêmica Katia Bobbio. Finalizando o assunto Solenidade de posse foi esclarecido que ao final será feita uma foto em conjunto, com todos os Acadêmicos com Pelerine e Medalhas e o fotógrafo também irá providenciar uma foto individual de cada Acadêmico com Pelerine e Medalha para publicação no futuro de um Livro histórico da Academia. Passou-se a outro item da Pauta. Foi efetuada a prestação de contas dos valores arrecadados e dos serviços contratados para a realização do evento. As pelerines pagas continuam com a confecção em andamento, sendo no momento produzido o último lote. As Comendas, (Medalhas), também já foram pagas e confeccionadas e já foram embarcadas via Sedex pelo fabricante. Segundo o fabricante, as medalhas ficaram tão bonitas, que solicitou autorização da nossa Academia para divulgar a foto e incluir em seu catálogo de produtos, o que foi concedido pelo presidente Clério José Borges, mediante condições de divulgação do nome da academia e outros detalhes, registrados no e-mail resposta. Os serviços de Buffet foram contratados, sendo estipulada a data e horário de entrega no local do evento. Os diplomas já estão sendo todos providenciados, com a ajuda operacional do Dr. Joel Rangel e seu auxiliar Senhor Lucas e estarão disponíveis no local estabelecido. A diretoria da Assembleia Legislativa Estadual providenciará e disponibilizará todo o serviço operacional do auditório escolhido. Concluindo-se os assuntos em Pauta a palavra foi liberada. O Acadêmico Wallace Bertoli Moreira leu uma Poesia de sua autoria e o Acadêmico Albércio Nunes declamou Trovas. A Acadêmica  Katia Bobbio ao final apresentou músicas variadas, ao som do violão que divinamente tocou. Foram providenciadas fotos dos presentes para futuras publicações em Livros e Revistas. Como ninguém mais fizesse uso da palavra, a reunião foi finalizada as 19h30m.

João Roberto Vasco Gonçalves

Secretário Geral da Diretoria Executiva da ACLAPT-CTC

Clério José Borges de Sant Anna

Presidente da Diretoria Executiva da ACLAPT-CTC

Primeira Reunião Ordinária de Diretoria da ACLAPTCTC do ano de 2018. Foto dos Acadêmicos presentes nas reunião. Foto 2.
Primeira Reunião Ordinária de Diretoria da ACLAPTCTC do ano de 2018. Foto dos Acadêmicos presentes nas reunião. Foto 2.
Primeira Reunião Ordinária de Diretoria da ACLAPTCTC do ano de 2018. Foto dos Acadêmicos presentes nas reunião. Foto 2.
Primeira Reunião Ordinária de Diretoria da ACLAPTCTC do ano de 2018. Foto dos Acadêmicos presentes nas reunião. Foto 2.

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