ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL DELIBERATIVA ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 19 DE JANEIRO DE 2019 (SEGUNDA QUINZENA) CONFORME PREVISTA NO ARTIGO 4º DO ESTATUTO SOCIAL CONVOCADA ATRAVÉS DE EDITAL DATADO DE 02 DE JANEIRO DE 2019.

2019 – ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DO MÊS DE JANEIRO DA ACLAPTCTC

Academia Capixaba de Poetas Trovadores ACLAPTCTC Atas - Editais Atas, Diretorias, Documentos História - Documentação Notícias Reuniões Últimas Notícias

Fotos dos presentes na Assembleia Geral Ordinária da ACLAPTCTC, de Janeiro de 2019

Aos 19 dias do mês de Janeiro do ano de Dois mil e dezenove, na Rua dos Pombos, número 02, no bairro de Eurico Salles, Carapina, Serra, ES, CEP: 29160-280 reuniram-se os Acadêmicos Associados Efetivos Fundadores da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, sob a Presidência do Acadêmico Presidente da Diretoria Executiva, Escritor Clério José Borges de Sant Anna, devidamente convocados através de Edital amplamente divulgado nas Redes Sociais da Internet e encaminhado por e mail para cada um dos Senhores Acadêmicos Associados Efetivos Fundadores. Procedida a verificação de quórum em primeira convocação, às 16,00 horas, verificou-se a não existência de número legal, havendo a necessidade de aguarda-se o prazo de 30 minutos para a Segunda Convocação com qualquer número dos Senhores Associados. As 16h30m a Assembleia Geral foi iniciada: Presentes os seguintes Associados Acadêmicos Fundadores Efetivos: Clério José Borges de Sant Anna (Presidente da ACLAPTCTC), João Roberto Vasco Gonçalves (Secretário Geral da ACLAPTCTC), Emílio Soares da Costa, Maria Viola Bona, Soêmia Pimentel Cipreste, Edilson Celestino Ferreira, Romero Cesar A. Siqueira, Albércio Nunes Vieira Machado, Magnólia Pedrina Silvestre, Zenaide Emília Thomes Borges, Clérigthom Thomes Borges e Andréia da Silva Fraga. Também presente a Acadêmica Correspondente, Meri Nadia Marques Gerlim e os visitantes, Rita de Cassia Ramos da Silva, Carlos Bona, Mariana Sousa Siqueira e Carlos José de Vello. O Senhor Presidente invocando a proteção de Deus iniciou a reunião pelo primeiro Item da Pauta: ADMISSÃO DE NOVOS ACADÊMICOS. E ADMISSÃO DE ACADÊMICOS CORRESPONDENTES – O Presidente usando a palavra comunicou que no dia 08 de Outubro de 2018 faleceu na cidade de Vila Velha a ilustre Acadêmica Fundadora Efetiva Titular, professora Vera Maria da Penha, Cadeira 21, que tem como Patrono o Trovador Anselmo Gonçalves, estando tal cadeira vaga. O Acadêmico Secretário, Roberto Vasco indicou para preenchimento da referida Vaga a Poeta Trovadora Cleusa Lourdes Madureira Vidal, sendo a indicada aprovada por aclamação dispensando as demais formalidades legais por ser pessoa de méritos e qualidades amplamente conhecidas. Em seguida o Senhor Presidente declarou abertas as inscrições para Acadêmicos Correspondentes, até o dia 28 de fevereiro, devendo os interessados preencher as seguintes formalidades: 1 – Preencher Ficha de Inscrição juntando Currículo Profissional e Cultural, com cópias de Capas de Livros e Notas de Jornais se for o caso e, com cópias de documentos pessoais como RG e CPF. Encaminhar foto de rosto colorida. 2 – Mandar confeccionar a Pelerine, caso resida no Estado e tenha intenção de participar da solenidade de posse. 3 – Conforme Artigo 6º item VI do Estatuto Social, pagar o valor completo da Anuidade da ACLAPTCTC antes da posse Acadêmica (Atualmente em R$ 120,00).  4 – Na posse prestar o Juramento Acadêmico. Foi decidido e aprovado que a Posse será no dia 14 de Março, data de nascimento do Poeta Castro Alves, com início às 18 (Dezoito) horas, no Auditório do Centro Cultural Frei Ubaldo Favagallo da Civitella Del Trento, na Avenida Expedito Garcia, próximo ao supermercado Carone, Campo Grande, Cariacica, ES. Ficou esclarecido que no mesmo dia 14 de Março e local, será realizada a SESSÃO MAGNA DA SAUDADE, prevista no Parágrafo IV e V do Artigo 6º do Estatuto, em homenagem aos Acadêmicos falecidos, Vera Maria da Penha, Acadêmica Fundadora Efetiva Titular, Cadeira 21, que tem como Patrono o Trovador Anselmo Gonçalves e Acadêmico Agostinho da Conceição Rodrigues, Acadêmico Fundador Correspondente, Cadeira 02, que tem como Patrono o Trovador Antônio Roberto Fagundes. O Acadêmico Roberto Vasco fará as homenagens a Vera Maria da Penha fazendo os contatos com os parentes da mesma, Nazaré da Penha Nilsen, Sobrinha e a irmã dela, Julia Maria da Penha. O grande músico e compositor Carlos Bona cantará a música de autoria dela que consta no CD Cantando Poesia e a Acadêmica Soêmia Pimentel Cipreste, entregará a sobrinha e a irmã da imortal Vera Maria, o troféu, que lhe coube por ser premiada no Concurso de Trovas do Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores realizado em 2018, na Cidade de Iúna. A Acadêmica Magnólia Pedrina Silvestre fará as homenagens ao Acadêmico Agostinho da Conceição Rodrigues, fazendo os contatos com a Trovadora Neiva Fernandes e o Historiador e Professor Carlos Augusto Souto de Alencar, ambos de Campos dos Goitacazes, confrades de Academia de Agostinho Rodrigues para que informem se poderão estar presentes na homenagem. Igualmente, a Acadêmica Magnólia coloca a disposição a sua residência para recebê-los como hóspedes, caso confirmem suas presenças na solenidade. Por proposta da Acadêmica Soêmia Pimentel foi apresentada para ingressar na ACLAPTCTC, como Acadêmica Correspondente a Poeta Rita de Cássia Ramos da Silva, a Kaká Ramos, proprietária de um Atelier Heráldico e Genealógico, residente em Barcelona, Serra, ES. O Currículo foi analisado e o nome foi aprovado por aclamação e com louvor, tendo a mesma sido indicada para a Cadeira Correspondente de Número 36 que tem como Patrono o Poeta Castro Alves. Foram sugeridos outros nomes sendo que as pessoas serão contactadas e informadas que deverão se inscrever até 28 de Fevereiro. A Assembléia aprovou que em 1º de Março o Presidente fará uma Lista com o nome de todos os novos acadêmicos aprovados, inclusive os nomes dos Acadêmicos da Academia Infanto Juvenil (Departamento Infanto Juvenil da ACLAPTCTC) para ser levado a Cartório para Registro. Sendo tal Lista assinada pelo Presidente, pelo secretário Geral e pelo Presidente do Conselho Fiscal que atestarão no próprio documento a aprovação de tais nomes conforme consta do Estatuto. Tal proposta foi Aprovada não havendo necessidade da Academia ACLAPTCTC realizar uma Assembléia para aprovação dos nomes, sendo um ato, “ad referendum” da Diretoria e desta Assembléia Geral. Proposta Aprovada por todos os presentes. Passou-se ao próximo item de Pauta. ANUIDADE – O Presidente da ACLAPT-CTC, Clério Jose Borges de Santana, conforme Artigo 4º item IV do Estatuto, sugeriu que a mensalidade dos Associados seja de 10 reais por mês, sendo a anuidade de 120 reais para o ano de 2019. A proposta foi Aprovada. Clério solicita aos Acadêmicos, que agilizem o processo de pagamento das anuidades, para que possamos arcar com os custos operacionais da Academia, já que será necessário o registro da Ata da Admissão de Novos Acadêmicos em Cartório. Foi aprovado que os Acadêmicos que puderem façam o pagamento integral até 1º de Março, recebendo na Solenidade do dia 14 uma Carteira de Associado. Ficou decido que a anuidade pode ser paga de duas vezes, sendo que os que puderem devem pagar o valor total até o dia 29 de Março. Caso venham a dividir em duas vezes deverão pagar a primeira parcela deve ser paga até 29 de Março e a segunda até 28 de Junho. Proposta aprovada por unanimidade. O Presidente agradeceu a Doação da Caixa de Som concretizada para a Academia pela Acadêmica Fundadora Titular, Sandra Regina Bezerra Gomes. Foi verificada a necessidade de gastos imediatos visando a melhoria do “sistema de Som”, com a compra de acessórios. O Músico Carlos Bona, incumbiu-se de apresentar um orçamento para adquirir as peças necessárias à melhoria. A acadêmica Meri Nadia sugeriu uma cota extra para o acerto do som, que após votação foi aprovada. O valor será o do Orçamento apresentado por Carlos Bona, dividido pelo número de contribuintes. Para o depósito dos valores será fornecido pela Sra. Meri Nadia, uma conta de Poupança da Caixa, em seu nome. Em seguida passou ao próximo item de Pauta. BANDEIRA DA ACADEMIA – Foram apresentados alguns modelos e aprovado uma que possui o retângulo azul e o losango amarelo, circundado por um filete de Cor Rosa. A Bandeira aprovada por votação, terá sua confecção feita como Doação pelo seu criador, Acadêmico Edilson Celestino Ferreira e será apresentada na solenidade de 14 de março. BRASÃO DA ACADEMIA – A Acadêmica correspondente, Rita de Cássia Ramos Silva, expert em Heráldica, incumbiu-se de realizar a criação do referido Brasão, com a ajuda do Acadêmico Edilson Celestino. Será confeccionado em arte executada em escultura de madeira, medindo 1.00 x 0.80 de cumprimento e, será apresentado no evento do dia 14 de março, durante a solenidade no Centro Cultural em Campo Grande, Cariacica. Passou-se ao próximo item de pauta: ACADEMIA INFANTO JUVENIL DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES – Segundo o Presidente Clério José Borges esta instituição é criada com base no Artigo 15º item VII, do item das competências da Presidência, como um dos Departamentos Culturais da ACLAPTCTC. A idéia inicial surgiu de uma reunião em Niterói do Presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, sendo de imediato aprovada pelos Acadêmicos presentes na referida Reunião, Roberto Vasco, Edilson Celestino e Clério. Apresentada a idéia no Jantar Acadêmico realizado na Cidade de Serra, ES em 22 de Dezembro de 2018, a mesma foi aprovada, com proposta da Acadêmica Cleusa Lourdes Madureira Vidal de se colocar o nome “Infanto Juvenil”. O Presidente informou que por questões legais a proposta deveria ser apreciada em Assembleia Geral. Colocada em votação a fundação de um Departamento Cultural dentro da ACLAPTCTC, denominado com o nome Fantasia de  Academia Infanto Juvenil de Letras e Artes de Poetas Trovadores, a proposta foi Aprovada por unanimidade e com louvor e aplausos. Foram aprovadas preliminarmente as seguintes indicações como nome de Acadêmicas Fundadoras Infanto Juvenis: Christal Fraga Borges e Mariana Araújo Borges, (neta dos Acadêmicos Clério José Borges e Zenaide Emília Thomes Borges e filha dos Acadêmicos Clérigthom Thomes Borges e Andréia da Silva Fraga Borges); Izabelle (neta da Acadêmica Ângela Lino Veríssimo); Clara Vieira de Almeida, indicada pelo acadêmico Emílio Soares da Costa e Isabelle Zardini Marino, indicada pela Acadêmica Beth Vargas. A efetivação do nome ocorrerá com o preenchimento da Ficha e posse Acadêmica. Em seguida o Senhor Presidente declarou abertas as inscrições para Acadêmicos Infanto Juvenis, até o dia 28 de fevereiro, devendo os interessados preencher as seguintes formalidades: Preencher Ficha de Inscrição e ser menor de 16 anos de idade, juntando cópia da Certidão de Nascimento e Carteira de Estudante se for o caso. Encaminhar foto de rosto colorida. Conforme decisão do Plenário o pagamento da Anuidade Acadêmica, atualmente em R$ 120,00 será facultativa.  Na posse prestar o Juramento Acadêmico. Foi decidido e aprovado que a Posse será no dia 14 de Março, data de nascimento do Poeta Castro Alves, com início às 18 (Dezoito) horas, no Auditório do Centro Cultural Frei Ubaldo Favagallo da Civitella Del Trento, na Avenida Expedito Garcia, próximo ao supermercado Carone, Campo Grande, Cariacica, ES. Como aprovado acima uma Lista dos novos Acadêmicos Infanto Juvenis será feita e entregue ao Cartório, sendo assinada pelo Presidente, pelo secretário geral e pelo Presidente do Conselho Fiscal como forma de Aprovação dos referidos nomes como Acadêmicos Infanto Juvenis da ACLAPTCTC. Foi aprovado que completados 16 anos, se tais Acadêmicos Infanto Juvenis desejarem serão automaticamente aprovados como Acadêmicos Correspondentes, podendo futuramente serem Titulares caso venham preencher os requisitos exigidos no estatuto para tal. Em seguida passou-se ao próximo item de Pauta, previsto no estatuto Social, artigo IV item IX, que é a elaboração do CALENDÁRIO DE EVENTOS E REUNIÕES. Após várias sugestões definiu-se por um Calendário que consta em anexo, sendo documento parte inseparável desta Ata. PRESTAÇÃO DE CONTAS, ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E BALANCETES. Passou-se ao próximo item de pauta previsto no Artigo 4º das competências da Assembléia Geral no item III que é Deliberar sobre a previsão orçamentária e escrituração Contábil, atos da Diretoria Executiva e a prestação de contas. Foi dada a palavra ao Presidente do Conselho Fiscal, Acadêmico Edilson Celestino Ferreira, que informou estarem presentes os Conselheiros Fiscais Titulares, Andréia da Silva Fraga, Albércio Nunes Vieira Machado e o Conselheiro Fiscal Suplente da ACLAPTCTC, Emílio Soares da Costa, convocando os mesmos para uma Reunião para analise da Documentação apresentada pelo tesoureiro e pela Diretoria Executiva, sendo que os mesmos estavam sendo Convocados naquele momento para uma Reunião. Pediu ao Presidente da Assembléia Geral Ordinária, o tempo de 15 minutos para analise da documentação apresentada pelo Tesoureiro e pela Diretoria. O Presidente Clério José Borges informou que em fase ao solicitado suspendia os trabalhos por 15 minutos. Passados 15 minutos o Presidente da Assembléia Geral reabriu os trabalhos concedendo a palavra ao Presidente do Conselho Fiscal que informou que, após analise conjunta da documentação apresentada e analise dos atos da Diretoria Executiva, da Escrituração Contábil, Balanços, Balancetes e Prestação de Contas, de 18 de Novembro de 2017 até a presente data, 19 de Janeiro de 2019 estavam revestidos de legalidade, tendo sido examinadas a escrituração contábil, os balanços apresentados e os relatórios financeiros de 18/11/2017 a 19/01/2019, tendo o Conselho Fiscal em sua unanimidade emitido parecer pela Aprovação. Diante de tal colocação assumiu a Presidência dos trabalhos o Presidente da Assembléia Geral Ordinária, Clério José Borges que de imediato submeteu o Parecer pela Aprovação apresentado verbalmente na Assembléia pelo Presidente do Conselho Fiscal Edilson Celestino Ferreira, tendo a Assembléia Geral Ordinária APROVADO o Parecer por unanimidade, com Louvor e com aplausos. Assim a Escrituração Contábil, os Relatórios Financeiros, os balanços, balancetes e Contas, enfim toda a Contabilidade da ACLAPTCTC foram Aprovadas, com Louvor por todos os presentes. APROVADO. Sobre a previsão orçamentária para 2019, o Presidente informou que se todos Acadêmicos pagarem a mensalidade anual aprovada de 120 reais, a previsão orçamentária será de 6.000,00 (Seis mil reais). O valor foi considerado irrisório, mas segundo os Senhores Acadêmicos poderá ser acrescentados com doações dos Senhores Acadêmicos e amigos, tudo devidamente registrado em Livro próprio para ser analisado em data prevista no Estatuto. Proposta Orçamentária foi Aprovada. Passou-se ao próximo item de Pauta, Assuntos Gerais. O Acadêmico Albércio Nunes pediu a palavra para declamar poesias e Trovas sendo acompanhado por outros Acadêmicos. Em seguida o Presidente informou que nada mais havendo ia encerrar a Assembléia Geral Estatutária prevista para a segunda quinzena de Janeiro, conforme consta do Estatuto, sendo Convocado todos para a próxima em dia e horário previsto no estatuto e Reuniões Mensais de Diretoria de três em três meses conforme previsto também no Estatuto. Nada mais havendo eu, Roberto Vasco, encerrei a presente Ata que vai assinada por mim e pelo Presidente da Diretoria Executiva e pelo Presidente do Conselho Fiscal e demais Acadêmicos que desejarem assinar como forma de aprovação de todo o teor aqui contido nesta Ata e para que sejam tomadas as providencias legais em Cartório. Em lista em separado como parte integrante desta Ata segue o Calendário de eventos da ACLAPTCTC para o ano de 2019, aprovado nesta Assembléia Geral Estatutária. Serra, 19/01/2019.

João Roberto Vasco Gonçalves – Secretário Geral

Magnólia Pedrina Silvestre

Zenaide Emília Thomes Borges

Associado da ACLAPTCTC

Escolha da Bandeira - Assembleia Geral Ordinária da ACLAPTCTC, de Janeiro de 2019
Escolha da Bandeira – Assembleia Geral Ordinária da ACLAPTCTC, de Janeiro de 2019

LISTA DE PRESENÇA === FOLHA 01

LISTA DE PRESENÇA DA ASSEMBLÉIA GERAL DELIBERATIVA ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 19 DE JANEIRO DE 2019 (SEGUNDA QUINZENA) CONFORME PREVISTA NO ARTIGO 4º DO ESTATUTO SOCIAL CONVOCADA ATRAVÉS DE EDITAL DATADO DE 02 DE JANEIRO DE 2019.

Aos 19 dias do mês de Janeiro do ano de Dois mil e dezenove, na Rua dos Pombos, número 02, no bairro de Eurico Salles, Carapina, Serra, ES, CEP: 29160-280 reuniram-se os Acadêmicos Associados Efetivos Fundadores da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, sob a Presidência do Acadêmico Presidente da Diretoria Executiva, Escritor Clério José Borges de Sant Anna, devidamente convocados através de Edital amplamente divulgado nas Redes Sociais da Internet e encaminhado por e mail para cada um dos Senhores Acadêmicos Associados Efetivos Fundadores. Procedida a verificação de quórum em primeira convocação, às 16,00 horas, verificou-se a não existência de número legal, havendo a necessidade de aguarda-se o prazo de 30 minutos para a Segunda Convocação com qualquer número dos Senhores Associados. As 16h30m a Assembléia Geral foi iniciada: Presentes os seguintes Associados:

João Roberto Vasco Gonçalves – Secretário Geral

Magnólia Pedrina Silvestre

Zenaide Emília Thomes Borges

Associada da ACLAPTCTC

Acadêmicos Presentes - Assembleia Geral Ordinária da ACLAPTCTC, de Janeiro de 2019
Acadêmicos Presentes – Assembleia Geral Ordinária da ACLAPTCTC, de Janeiro de 2019
Acadêmicos Presentes Edilson e Kaká – Assembleia Geral Ordinária da ACLAPTCTC, de Janeiro de 2019
Assembleia Geral da ACLAPTCTC Janeiro de 2019