Congresso de Trovadores Colatina ES

2021 – XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES – SEGUNDO SEMESTRE DE 2021 – COLATINA – ES

Congresso de Trovadores Congressos em tempos de Pandemia
z logodosCongressos
PROJETO: IX CONGRESSO BRASILEIRO
DE POETAS TROVADORES 2021

PROJETO: COLATINA: ESPÍRITO SANTO – COLATINA: CAPITAL DOS POETAS

Reunião com o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Jolimar. - Clério José Borges acompanhado de Clérigthom e de Zenaide estiveram em Colatina nesta quarta feira DIA 17 DE MARÇO DE 2021 para planejar a realização do XIX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, previsto para novembro
Reunião com o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Jolimar. – Clério José Borges acompanhado de Clérigthom e de Zenaide estiveram em Colatina nesta quarta feira DIA 17 DE MARÇO DE 2021 para planejar a realização do XIX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, previsto para novembro

POETAS TROVADORES VISITAM COLATINA E DEFINEM CONGRESSO PARA NOVEMBRO. EVENTO DE JACARAÍPE MUDA DE DATA POR CAUSA DA PANDEMIA DE JULHO PARA OUTUBRO ====== Visita do presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC, Clério José Borges (camisa amarela), e do poeta trovador Jacimar Boti, membro da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores e da Academia de Letras e Artes de Colatina ao Presidente da Câmara Municipal de Vereadores JOLIMAR Barbosa e ao Secretário de Turismo e Cultura de Colatina Escritor Adilson Vilaça. 👇👇👇👇👇👇👇👇 Clério José Borges acompanhado de Clérigthom e de Zenaide estiveram em Colatina nesta quarta feira DIA 17 DE MARÇO DE 2021 para planejar a realização do XIX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, previsto para novembro. Ficou definida uma data provisória por causa do Corona Vírus , de 18 a 21 de novembro. Dia 18 de novembro é a data de fundação da ACLAPTCTC antigo CTC Clube dos Trovadores Capixabas fundado a 01 de Julho de 1980. Visitamos um amplo Auditório na Câmara Municipal para cerca 150 pessoas aproximadamente. Fica no interior da Câmara Municipal. A Câmara Municipal fica na Praça principal de Colatina no Centro da Cidade. A chamada Casa Azul. Após sermos bem recebidos pelo vereador Presidente JOLIMAR e pelo Vereador Marlúcio, amigo do Escritor JACIMAR nos dirigimos ate a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Colatina onde fomos recebidos pelo atual Secretário Escritor Adilson Vilaça onde entregamos ofício com o Projeto do Congresso tendo o Secretário que é Acadêmico Imortal da Academia Espírito-santense de Letras informado que daria o apoio possível. Com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Colatina, Jolimar Barbosa. A proposta foi de que a Câmara receba o evento em suas instalações. Uma boa ocasião para Colatina sediar lançamentos de livros, saraus poéticos, exposições de artes e de artesanato de todo o Brasil. Foi definido que o evento de Jacaraípe terá sua data mudada por causa da Pandemia para OUTUBRO nos dias 07 08 09 10 de Outubro de quinta a Domingo. O evento de Colatina seria então em Novembro nos dias 18 19 20 é 21 de Novembro. Tudo de acordo com o avanço da imunização contra a Covid. Com a ajuda do nosso Secretário Geral conseguimos realizar uma reunião on line com o Presidente da Câmara tendo participado o Escritor e poeta GIVALDO Inácio da Silva o Mestre Gil e a PROFESSORA RENATA BARCELOS do Rio de Janeiro que é Presidente do Núcleo Acadêmico da ACLAPTCTC no Rio. Uma viagem muito proveitosa. ASSIM O CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES DE JACARAÍPE SERÁ AGORA EM OUTUBRO. NÃO SERÁ MAIS EM JULHO E O CONGRESSO NA CIDADE DE COLATINA NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO AS MARGENS DO RIO DOCE.

TROVADORES  BRASILEIROS

PROJETO: IX CONGRESSO BRASILEIRO

DE POETAS TROVADORES 2021

DATAS PROVÁVEL:

DE 18 A 21 DE NOVEMBRO DE 2021

ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES, ACLAPT-CTC antigo CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS – CTC

Clério José Borges acompanhado de Clérigthom e de Zenaide estiveram em Colatina nesta quarta feira DIA 17 DE MARÇO DE 2021 para planejar a realização do XIX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, previsto para novembro
Clério José Borges acompanhado de Clérigthom e de Zenaide estiveram em Colatina nesta quarta feira DIA 17 DE MARÇO DE 2021 para planejar a realização do XIX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, previsto para novembro
JACIMAR, MARLÚCIO, JOLIMAR, CLÉRIO, CLERIGTHOM E ZENAIDE. Clério José Borges acompanhado de Clérigthom e de Zenaide estiveram em Colatina nesta quarta feira DIA 17 DE MARÇO DE 2021 para planejar a realização do XIX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, previsto para novembro de 18 a 21 de Novembro de 2021. Respeitando o distanciamento Social, separados e com máscaras. Nas mãos para a foto.

COLATINA – ESPÍRITO SANTO

Colatina é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. É uma das principais cidades do interior do estado e sua influência abrange também cidades do leste mineiro. Colatina é carinhosamente conhecida como Princesa do Norte, em virtude do papel de destaque que ocupou na economia capixaba nos idos dos anos 50 e 60. Na década de 1960, o pôr do sol de Colatina foi considerado um dos mais bonitos do mundo pela revista norte-americana Time.

Mapa Trecho de Vitória a Colatina. A Cidade é atendida pela linha de trem Vitória a Minas Gerais.
Mapa Trecho de Vitória a Colatina. A Cidade é atendida pela linha de trem Vitória a Minas Gerais.

O bairro Colatina Velha é o berço da cidade de Colatina. Em 1890, foi instalado para o Governo, o Barracão do Rio Santa Maria, que cresceu e se tornou um povoado. Em 1892, surgiram as primeiras casas. Em 1899 recebeu o nome de Vila de Colatina. Nome da cidade foi uma homenagem do então desembargador Afonso Cláudio à Colatina de Azevedo Freire, paulistana da cidade de Campinas, que foi casada com José Carvalho Muniz Freire. Ela nasceu em 24 de novembro de 1864, em São Paulo. Seus pais eram descendentes de um dos cavaleiros fidalgos da tropa do rei Dom João III. Era uma bela jovem e já dominava o alemão, o francês e o italiano. Também aprendeu música e adorava participar de saraus. Casou-se em 1882 com José de Melo Carvalho Muniz Freire, esse que também inspirou o nome de outro município do estado. Dona Colatina teve 10 filhos, quase todos eles com nomes bem incomuns: Izilda, José, Alarico, Átila, Genserico, Olga, Dora, Ragadázio, Manoel e Ilma. Colatina era muito católica, apesar de não ser muito apegada ao culto, e prezava muito por sua família. De acordo com historiadores, tinha muito carinho pelos filhos, pelo marido e dedicou sua vida a eles.

A princesinha do norte, famosa pelo seu pôr-do-sol exuberante. A criação do município se deu em 1921, quando a Vila de Colatina foi oficialmente separada de Linhares.

Dona Colatina e seu esposo Muniz Freire
Dona Colatina e seu esposo Muniz Freire

O nome do município foi uma homenagem do então desembargador Afonso Cláudio à Colatina de Azevedo Freire, paulistana da cidade de Campinas, que foi casada com José Carvalho Muniz Freire, que mais tarde seria governador do Espírito santo por duas vezes. Colatina foi uma mulher que marcou presença na cultura capixaba e tem o seu lugar na Academia Feminina Espiritossantense de Letras (AFESL). Em Vitória, ela tocava e interpretava, ao piano, as composições mais famosas dos mestres da música.

Antes de se tornar município, porém, os índios Botocudos dominaram a área de floresta do Rio Doce até São Mateus, por três séculos. Em 1857, houve a primeira tentativa de colonização, com o engenheiro Nicolau Rodrigues dos Santos França Leite, que trouxe colonos portugueses, franceses e alemães para morar entre as barras dos rios São João e Pancas e chamou o local de Francilvânia, nome que alguns chamavam Transilvânia e que acreditam ser a origem do atual bairro São Silvano. Mas eles só ficaram três anos, pois as propriedades foram destruídas e as famílias massacradas pelos índios.

O bairro Colatina Velha é o berço da cidade de Colatina. A Vila se desenvolveu a partir de 1906 com a inauguração da Estação da Estrada de Ferro, e iniciada a comunicação direta com Vitória. O desenvolvimento econômico do local abalou Linhares e fez com que todo o comércio de grande parte de Minas Gerais e do Espírito Santo, que era feito em Linhares, passasse a ser feito em Colatina.A partir daí surge um movimento em favor de Colatina, liderado pelo coronel Alexandre Calmon, “o Professor Xandoca”, que transformou Colatina em sede do município, e não Linhares.

Colatina ES
Colatina ES
Vereadores Jolimar e Marlúcio e o Poeta Jacimar Berti Botti
Vereadores Jolimar e Marlúcio e o Poeta Jacimar Berti Botti

Clério José Borges (ACLAPTCTC); Adilson Vilaça (Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Colatina, ES) e Jacimar Berti Botti (ACLAPTCTC-COLATINA)
Clério José Borges (ACLAPTCTC); Adilson Vilaça (Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Colatina, ES) e Jacimar Berti Botti (ACLAPTCTC-COLATINA)

PROJETO: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO

DE POETAS TROVADORES 2020

TEMA: A TROVA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E LITERÁRIO BRASILEIRO

BEM CULTURAL DE NATUREZA IMATERIAL – POESIA – OBRA DE ARTE – LITERATURA

EVENTO TOTALMENTE GRATUITO E ABERTO A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES, ESTUDANTES, ESCRITORES, JORNALISTAS, POETAS E POVO EM GERAL.

         OBS.: NÃO É UM EVENTO SÓ PARA TROVADORES, MAS PARA TODOS QUE GOSTEM DE POESIAS, TROVAS E DA BOA MÚSICA DE SERENATA.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DURANTE OS QUATRO DIAS:

·      CONCURSO DE POESIAS E DE TROVAS; EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS (PINTURAS) E DO ARTESANATO LOCAL; MOSTRA COM FEIRA DE COMIDAS TÍPICAS DA REGIÃO; BAILE DOS TROVADORES COM ESCOLHA DAS MUSAS REPRESENTANDO AS ARTES; SHOWS EM PRAÇA PÚBLICA COM ATRAÇÕES LOCAIS, ESTADUAIS E NACIONAL. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E RECREAÇÃO INFANTIL; PALESTRAS.

·      MISSA EM TROVAS; TROVEATA, QUE É O DESFILE DOS POETAS PELAS RUAS DA CIDADE COM DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE LIVROS, POESIAS E TROVAS, COM PARTICIPAÇÃO DE BANDAS MARCIAIS E DE MÚSICA E DESFILE DE GRUPOS FOLCLÓRICOS, MÚSICOS, SANFONEIROS, ARTISTAS, ACADÊMICOS COM A VESTE TALAR;

·      LANÇAMENTO E RE LANÇAMENTO DE LIVROS DE ESCRITORES E POETAS DO ESTADO E DO BRASIL; SARAU POÉTICO E VARAL DE POESIAS, COM TRABALHOS ACADÊMICOS DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO ESTADO E DO BRASIL; VÍDEOS. BATE PAPO COM O ESCRITOR. CONHEÇA OS ESCRITORES E POETAS BATENDO PAPO.

·      SERENATA DOS POETAS TROVADORES COM VIOLEIROS E SANFONEIROS CAMINHANDO PELAS RUAS DA CIDADE; OFICINAS GRATUITAS DE CRIAÇÃO POÉTICA.

Comemoração dos 41anos do NEOTROVISMO e Fundação do CTC atual ACLAPTCTC: 41 ANOS DE ATIVIDADES CULTURAIS.

1980 – 2021

POESIA: CONCURSO MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL DE POESIAS

O Tema do Concurso é COLATINA.

Poesias inéditas e não publicadas, valendo Soneto, Acróstico e poemas livres. Para efeito deste Concurso, POESIA é um texto curto, com domínio de linguagem e emoção. Poesia é um poema com musicalidade. Cada autor poderá participar com quantos trabalhos desejar. Haverá premiação especial para trabalhos de estudantes de COLATINA e municípios limitrofes.

Será estudada a possibilidade de as Poesias vencedoras serem eternizadas em Placas em Praça Pública.

REMESSA VIA POSTAL OU ENTREGA PESSOAL – Remessa dos Trabalhos até o dia 30 de setembro de 2021 pelos Correios para PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA – ES –

TROVA: CONCURSO MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL DE TROVAS. Tema: “COLATINA” A palavra “COLATINA” deverá constar no texto da Trova.

Trabalhos inéditos não publicados. Para efeito do Concurso Trova é um poema Monotrófico (com uma estrofe apenas) sem título, com quatro versos (linhas) heptassilábicos (versos de sete sílabas poéticas, redondilha maior), com sentido completo, com rima de pelo menos, o segundo com o quarto verso. Cada autor poderá participar com quantos trabalhos desejar. Haverá premiação especial para trabalhos de estudantes de COLATINA e municípios limitrofes.

Será estudada a possibilidade de as TROVAS vencedoras serem eternizadas em Placas em Praça Pública.

REMESSA VIA POSTAL – Remessa dos Trabalhos até o dia 30 de setembro de 2021 pelos Correios para ACLAPTCTC, Rua dos Pombos, 2 Bairro Eurico Salles, Carapina Serra ES, 29160-280.

  • MUSA DOS TROVADORES. Nove Estudantes representando as Musas. Cada uma desfila e lê Trovas dos Trovadores Brasileiros. As musas na mitologia grega eram entidades a quem era atribuída a capacidade de inspirar a criação artística ou científica. Eram as nove filhas de Mnemósine (“Memória”) e Zeus. O templo das musas era o Museion, termo que deu origem à palavra museu nas diversas línguas indo-europeias como local de cultivo e preservação das artes e ciências. A Musas eram:
  • Calíope (bela voz), a primeira entre as irmãs, era a musa da eloqüência. Seus símbolos eram a tabuleta e o buril.
  • Clio (a que confere fama) era a musa da História, sendo símbolos seus o clarim heróico e a clepsidra. Costumava ser representada sob o aspecto de uma jovem coroada de louros, tendo na mão direita uma trombeta e na esquerda um livro intitulado “Tucde”.
  • Euterpe (a que dá júbilo) era a musa da poesia lírica e tinha por símbolo a flauta, sua invenção. Ela é uma jovem, que aparece coroada de flores, tocando o instrumento de sua invenção.
  • Tália (a festiva) era a musa da comédia que vestia uma máscara cômica e portava ramos de hera. É mostrada por vezes portando também um cajado de pastor, coroada de hera, calçada de borzeguins e com uma máscara na mão.
  • Melpômene (a cantora) era a musa da tragédia; usava máscara trágica e folhas de videira.
  • Terpsícore (a que adora dançar) era a musa da dança. Também regia o canto coral e portava a cítara ou lira. Apresenta-se coroada de grinaldas, tocando uma lira, ao som da qual dirige a cadência dos seus passos.
  • Érato (a que desperta desejo) era a musa do verso erótico. É uma jovem ninfa coroada de mirto e rosas. Com a mão direita segura uma lira e com a esquerda um arco.
  • Polímnia (a de muitos hinos) era a musa dos hinos sagrados e da narração de histórias. Costuma ser apresentada em atitude pensativa, com um véu, vestida de branco, em uma atitude de meditação, com o dedo na boca.
  • Urânia (celeste) era a musa da astronomia, tendo por símbolos um globo celeste e um compasso. Representam-na com um vestido azul-celeste, coroada de estrelas e com ambas as mãos segurando um globo.

DATAS E PROGRAMAÇÃO

DATAS E PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

QUINTA FEIRA. ABERTURA SOLENE.

            De 10,00 às 17,00 horas – Inscrições Gratuitas. Entrega de Crachás. Montagem das Exposições. Decoração do local do evento. Montagem do Varal de Poesias e Trovas. Montagem da mostra do artesanato e das Comidas Típicas da Cidade. Espaço liberado para uma Barraca da Academia de Letras e Artes de Anchieta, com exposição de livros dos Acadêmicos e Escritores da Região. Espaço liberado para a montagem de barracas das Escolas, com mostra de Poesias, trabalhos e desenhos de alunos.

De 14,00 às 17,00 horas – Exibição de Vídeos de eventos Culturais. Entrada Gratuita. Vídeo: “Como Montar seu Livro” da Escritora Lola Prata de São Paulo. Saiba como se faz e o que é preciso para voce fazer e montar seu livro de prosa ou Poesia.

BATE PAPO COM O ESCRITOR. Os poetas e escritores estarão recebendo no local do evento, mesmo no feriado, estudantes das Escolas locais e população em geral para Bate Papo e rápidas palestras sobre Poesia e Trovas.

17h30m – Recepção aos Visitantes participantes do Congresso.

18h00m – Abertura solene do XVIII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. Composição da Mesa com a presença de Autoridades Municipais e Estaduais. Hinos Nacional, Estadual e Municipal.

Palavras do Presidente da ACLAPTCTC, Clério José Borges.

Fala das Autoridades. Fala do Exmo. Sr. Prefeito Municipal, declarando abertos oficialmente o XVIII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores.

19h00m – HOMENAGENS ESPECIAIS.

Homenagem Póstuma Nacional: Trovador Dr. Eno Teodoro Wanke;

Homenagens a Poetas, escritores e Artistas de COLATINA.

19h15m – Momento de Outorgas. Homenagens. ENTREGA DE COMENDAS para Personalidades Culturais de 2021.

Entrega de Troféus e Medalhas aos vencedores do Concurso Nacional, Estadual e Municipal de Trovas.

21h00m – Show Musical no local do evento, com coquetel.

Sexta feira. ATIVIDADES CULTURAIS

         09.00 Horas – Continuação da Exposição de Pinturas de Artistas Plásticos, Feira de Artesanato, Mostra de Comidas Típicas e Varal de Poesias e Trovas. Recepção aos Estudantes das Escolas locais, com informações sobre Poesias e Trovas.

09h30m – CITY TOUR, conhecendo os pontos Turísticos de COLATINA. Durante o passeio, Lançamento do Concurso Relâmpago de Trovas.

14.00 Horas – Continuação da Exposição de Pinturas de Artistas Plásticos, Feira de Artesanato, Mostra de Comidas Típicas e Varal de Poesias e Trovas. Recepção aos Estudantes das Escolas locais, com informações sobre Poesias e Trovas.

BATE PAPO COM O ESCRITOR. Os poetas e escritores estarão recebendo no local do evento, estudantes das Escolas locais e população em geral para Bate Papo e rápidas palestras sobre Poesia e Trovas.

15.00 Horas – Oficina Gratuita de Criação Poética, destinada a professores, Estudantes, poetas, Escritores e povo em geral. Inscrições na hora. Os participantes receberão posteriormente Certificado de Participação por e-mail.  O que é Poesia, O que é Prosa, O que é Verso, O que é Metrificação? O que é Soneto, Acróstico, Haicai, Tanka?  A Oficina terá a duração de uma hora, com aulas práticas (levar caneta e papel ou Caderno) e Concursos com premiações em forma de Medalhas e Livros para os melhores trabalhos.

16.00 Horas – Lançamento e relançamento de Livros de Escritores locais e Nacionais. Tarde de Autógrafos. Até às 17,00 horas.

18 horas        SERESTA. Concentração para a Serenata dos Poetas Trovadores. Ensaio. Distribuição das Letras das músicas.

19.00 horas – Início da SERENATA DOS POETAS TROVADORES, com CORAL, Violeiros e Sanfoneiros. Caminhada noturna pelas ruas da cidade, cantando músicas de Serenata, encerramento em Praça Pública.

21.00 horas – SHOW MUSICAL EM PRAÇA PÚBLICA e SARAU POÉTICO, com representante das Academias de Letras do Estado e dos Estados representados no evento, destacando-se, Academia Espirito Santense de Letras; Academia Feminina Espirito Santense de Letras; Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; Academias de Letras de Marataízes, Santa Teresa, Serra, São Mateus, Iúna, Ibatiba, Cachoeiro de Itapemirim e Vila Velha.

Sábado. ATIVIDADES CULTURAIS

         09.00 Horas – Continuação da Exposição de Pinturas de Artistas Plásticos, Feira de Artesanato, Mostra de Comidas Típicas e Varal de Poesias e Trovas.

09h30m – DANÇA SÊNIOR PARA GRUPOS DA MELHOR IDADE E TODA POPULAÇÃO. Apresentação das Meninas da Magnólia, com Grupos da Grande Vitória.

10h20m –  Concentração para o Desfile.

10h30m –  TROVEATA  –  DESFILE DA TROVEATA, PELAS RUAS DA CIDADE, com distribuição gratuita de Livros, Poesias e Trovas para a população. Participação de Poetas Trovadores, Escritores. Artistas locais, Grupos Folclóricos, Sanfoneiros, Violeiros, Acadêmicos com seus Fardões e veste Talar, Escolas e Banda de Música e Banda Marcial.

14.00 horas – Oficina Gratuita de Criação Poética, destinada a professores, Estudantes, poetas, Escritores e povo em geral. Inscrições na hora. Os participantes receberão posteriormente Certificado de Participação por e-mail.  O que é Poesia, O que é Prosa, O que é Verso, O que é Metrificação? O que é Soneto, Acróstico, Haicai, Tanka?  A Oficina terá a duração de uma hora, com aulas práticas (levar caneta e papel ou Caderno) e Concursos com premiações em forma de Medalhas e Livros para os melhores trabalhos.

BATE PAPO COM O ESCRITOR. Os poetas e escritores estarão recebendo no local do evento, mesmo no Sábado, estudantes das Escolas locais e população em geral para Bate Papo e rápidas palestras sobre Poesia e Trovas.

De 15 às 17.00Horas – Palestras Culturais. Exibição de Vídeos. Lançamento e relançamento de Livros. Tarde de Autógrafos com escritores Capixabas e Brasileiros.

18.00Horas – Solenidade de Homenagens do XVIII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. Composição da Mesa com a presença de Autoridades Municipais e Estaduais. Hinos Nacional, Estadual e Municipal. Saudação das Autoridades. HOMENAGENS ESPECIAIS. Entrega da COMENDA AO MÉRITO INTELECTUAL 2021, para diversas Personalidades Culturais do Estado e do Brasil. (A Comenda será uma homenagem da Academia de Trovadores).

POSSE DE ACADÊMICOS DA ACLAPTCTC

21.00Horas – BAILE dos Trovadores com Escolha do Melhor Casal de Dançarinos (Troféus para os três primeiros colocados) Desfile com a escolha da Musa dos Trovadores. (Sugestão: Parceria com Grupos da Melhor Idade).

Domingo. ATIVIDADES CULTURAIS

            08h30m – Missa em Trovas.

10.00 HORAS – Solenidade de encerramento do Congresso, com entrega de Troféus e Medalhas aos vencedores do Concurso Relâmpago de Trovas.

Informação sobre como obter o Certificado (Diploma) de participação, com Carga horária de 32 horas de atividades culturais nos quatro dias de evento, que será enviado pela Internet. Leitura e votação da CARTA DE COLATINA e escolha da Cidade que sediará o PRÓXIMO Congresso em 2022. A votação será por aclamação, onde se contam o número de mãos levantadas, havendo antes um breve momento para os representantes defenderem a proposta de suas cidades.

13.00 horas. Confraternização final e despedidas até às 15 horas, com retorno dos visitantes às suas cidades de origem.

“A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,

 A GENTE QUER COMIDA,

DIVERSÃO E ARTE” – “TITÃS”

“Aqui, o Mapa.

Aqui a rua.

Pelo Mapa é mais fácil ir.”

                   Bertold Brecht

APRESENTAÇÃO

1- Os SEMINÁRIOS NACIONAIS DA TROVA, depois denominados CONGRESSOS BRASILEIROS DE POETAS TROVADORES, foram idealizados para comemorar anualmente, o aniversário do CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS, CTC, entidade cultural fundada no Estado do Espírito Santo a 1º de julho de 1980.

2- O primeiro Seminário foi realizado em 1981. O evento é realizado sempre no Estado do Espírito Santo, para onde convergem Poetas Trovadores e apreciadores da Trova de todo o Brasil. A cada ano o número de participantes aumenta, destacando-se presenças de Delegações e Representantes de quase todos Estados Brasileiros e algumas representações do exterior, principalmente Portugal e Argentina. A partir do ano 2000, os Seminários foram transformados em CONGRESSOS BRASILEIROS DE POETAS TROVADORES, já tendo sido realizados quatro. O primeiro em Domingos Martins, o segundo e terceiro em Nova Almeida e o quarto em 2006, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. O Quinto foi realizado na Cidade da Serra, ES, de 04 a 07 de outubro de 2007. O Sexto foi realizado na Escola Agro técnica Federal de Santa Teresa e o Sétimo e o Oitavo Congresso foi realizado em EURICO SALLES, Carapina, Serra, ES. O nono foi realizado em VITÓRIA ES, na Escola de Artes FAFI. O décimo foi realizado em IBIRAÇU e o 11º foi realizado no Município da Serra ES, evento com apoio da Lei de Incentivo a Cultura Chico Prego. O 12º foi realizado em GUARAPARI, o 13º na Cidade de Castelo e o 14º na cidade de IUNA – ES, o XV foi realizado em SANTA TERESA e o XVI na Cidade de Anchieta – ES. O XVII foi realizado em Iúna e o XVIII em 2020, pretende-se seja realizado na Cidade de Colatina – ES

3- A promoção é da ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES, ANTES DENOMINADO CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS, CTC, entidade cultural sem fins lucrativos, que possui o objetivo de divulgar a TROVA, composição poética de quatro versos setessilábicos, com rima e sentido completo. Com base nos Seminários Nacionais da Trova do Espírito Santo, são realizados hoje em diversos Estados Brasileiros, eventos semelhantes.

4- A ACLAPT-CTC é uma entidade legalizada, com registros em Cartório, CGC do Ministério da Fazenda. VITÓRIA – ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – BRASIL. Antigo CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS, CTC.  Registro no Cartório do 1º Ofício da 2ª Zona da Serra, Pessoa Jurídica sob o N.º 17.779, em 11/05/2018 e N.º 7.300, em 25/05/2018. / CNPJ N.º 30.725.599/0001-91 – Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles, Carapina, Serra, ES. CEP: 29160-280. Contatos Presidência: Tel.: 27 3328 0753 / 27 9 92 57 82 53 – cj-anna@bol.com.br; Contatos com a Secretaria Geral: robertovasco@hotmail.com – Tel.: 27 – 9 99 63 04 71.

Web Site: www.clerioborges.com.br

E-mail: cj-anna@bol.com.br;

E-mail alternativo: robertovasco@hotmail.com;

TEMÁTICA SINTÉTICA DOS ASSUNTOS A SEREM ABORDADOS.

ÁREA CULTURAL

A Trova é Literatura. É uma composição poética de quatro versos setessilábicos com rima e sentido completo. A trova é uma forma de POESIA.

ABRANGÊNCIA

1. Alunos de 1º, 2º e 3º Graus.

2. Professores de Português e Literatura.

3. Publico em Geral.

* O Seminário é aberto a participação de qualquer pessoa.

ATUAÇÃO

Colatina e Cidades Vizinhas, GRANDE VITÓRIA, todo o Estado do Espírito Santo e outros estados.

RESPONSÁVEL

Clério José Borges de Sant Anna, Presidente da ACLAPT-CTC, antigo Clube dos Trovadores Capixabas. Presidente da FEBET – Federação Brasileira de Entidades Trovistas.

OBJETIVOS

Os principais objetivos dos Seminários Nacionais da Trova e CONGRESSOS BRASILEIROS DE POETAS TROVADORES são:

1-   O Congraçamento e a união dos Trovadores Brasileiros, filiados ou não, as mais diversas entidades culturais existentes.

2-   Discussão dos principais assuntos que dizem respeito ao bem-estar dos Poetas Trovadores Brasileiros e à divulgação da TROVA, no Brasil e Exterior.

3-   Os Congressos se constituem na Tribuna pela qual se promovem a mobilização da Classe dos Poetas Trovadores, para conquistas e reivindicações junto aos órgãos Culturais Municipais, Estaduais e Federais.

4-   Dar oportunidade aos Poetas Trovadores participantes, oriundo de diversos Estados, de divulgarem os seus trabalhos.

5-   Oferecer a população Capixaba, de modo especial aos participantes do evento, que é ABERTO E GRATUITO AO PÚBLICO EM GERAL, uma oportunidade de conhecerem os trabalhos dos trovadores e demais participantes do CONGRESSO.

6-   Abrir espaço dentro do Congresso para os NÃO TROVADORES, como cronistas, contistas, poetas de estilo moderno, Artistas Plásticos e Jornalistas, bem como demais Produtores Culturais, para que divulguem seus trabalhos e experiências de suas atividades culturais.

7-   Estimular o surgimento de NOVOS POETAS TROVADORES.

8-   Comemorar o Aniversário do CTC e da ACLAPTCTC  e do Novo Movimento Literário surgido no Brasil em torno da TROVA, o NEOTROVISMO.

CTC 41 ANOS DE ATIVIDADES CULTURAIS NO BRASIL: 1980 – 2021

JUSTIFICATIVA

1-      Os Escritores Brasileiros necessitam reunirem-se sempre para troca de experiências e informações.

2-      Como dizia Mário de Andrade: “Não podemos ficar em nossas Torres de Marfim, como eternos espiões da vida. Temos de fazer causa comum com os homens da rua, com as suas angústias e as suas aspirações.”

3-      Urge a necessidade de uma mobilização visando consolidar as reivindicações dos Poetas Trovadores e Escritores em geral, debatendo-se problemas dos Direitos Autorais, a impressão de livros com baixo custo para o povo, reserva de espaços e horários para a Literatura em Jornais, rádios, televisões, Internet, etc.

4-      Levantamento da Memória Cultural, registrando-se audio-visualmente as atividades promovidas, os Manifestos lançados, as discordâncias e conclusões.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

01      Preparação do evento: Convites / Cartazes / Folders / Envio de 2.000 Cartas

02      Divulgação / Notícias para a Imprensa do Estado e do País.

03      Obter cortesia de algumas hospedagens para conferencistas.

04      Obter local para funcionar como Alojamento. De fácil acesso (pessoas Idosas).

05      Obter cortesia de pelo menos uma Alimentação para os participantes.

06      Faixas de divulgação do evento/ Divulgação nas Escolas.

07      Preparação do local do evento: Mesa/ Flores/Recepcionistas / Água. 

PÚBLICO ALVO

A estimativa do PÚBLICO ALVO gira em torno de 500 (QUINHENTAS PESSOAS) já que envolve ESTUDANTES e Professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino Médio e Fundamental e a População em Geral de modo Especial os moradores de Colatina e da Grande Vitória.

São esperados em torno de 150 (Cento e cinqüenta) pessoas (POETAS, TROVADORES, JORNALISTAS, ESCRITORES), durante os dias do evento.

PÚBLICO ALVO

1. Alunos de Ensino Médio, Fundamental e Superior.

2. Professores de Português e Literatura.

3. Poetas, trovadores, escritores e Artistas em geral

4. Público em Geral.

* O Seminário é aberto à participação de qualquer pessoa.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO.  –  ETAPAS DO PROJETO

FORMAÇÃO DAS COMISSÕES PARA CADA UM DOS EVENTOS DO CONGRESSO, convidando-se todos os setores Culturais e de Serviços, Escolas Municipais, estaduais e Particulares.

         DEFINIÇÃO DOS LOCAIS DAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS, SOCIAIS E CULTURAIS DE QUINTA – FEIRA AO DOMINGO.

Início da Postagem de correspondências para entidades culturais, acadêmicas e clubes literários. Início do Envio de “Folder” com programação do evento para os trovadores em todo Brasil, pelo Sistema de Mala direta. A ACADEMIA FORNECERÁ OS ENVELOPES JÁ ETIQUETADOS. CABERÁ A PREFEITURA FORNECER FOLDER COM MATERIAL DO EVENTO E INFORMAÇÕES TURÍSTICAS DA CIDADE. SÃO MAIS DE UM MIL ENDEREÇOS, PODENDO CADA MÊS SER COLOCADO NOS CORREIOS VIA POSTAL EM PORTE SIMPLES, DETERMINADA QUANTIDADE.

HOMENAGENS: Início da Definição com nomes de homenageados da Cidade durante o evento, na abertura do evento. Total de homenageados 100 pessoas escolhidas entre Artistas e pessoas de destaque no Município.

VISITA ÀS ESCOLAS DO INTERIOR E DE MUNICÍPIOS LIMITROFES, com agendamento da Prefeitura e participação do pessoal da Academia de Poetas Trovadores. Divulgação dos Concursos e do Congresso. VER VEÍCULO PARA PEGAR PESSOAL EM VITÓRIA E LEVAR PARA AS ESCOLAS…

Continuação da Postagem de correspondências para entidades culturais, acadêmicas e clubes literários. Envio de “Folder” com programação do evento para os trovadores em todo Brasil, pelo Sistema de Mala direta.

Mídia eletrônica. Divulgação na INTERNET de Modo Especial no Web Site da Prefeitura.      

Divulgação na Imprensa. Distribuição de Folders e Jornais na Cidade. Visita as Escolas e cidades vizinhas.

CONTINUAÇÃO DAS VISITAS ÀS ESCOLAS DO INTERIOR E DE MUNICÍPIOS LIMITROFES, com agendamento da Prefeitura e participação do pessoal da Academia DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES. Divulgação dos concursos e do Congresso. VER VEÍCULO PARA PEGAR PESSOAL EM VITÓRIA E LEVAR PARA AS ESCOLAS…

Continuação da Postagem de correspondências para entidades culturais, acadêmicas e clubes literários. Envio de “Folder” com programação do evento para os trovadores em todo Brasil, pelo Sistema de Mala direta.

Mídia eletrônica. Divulgação na INTERNET de Modo Especial no Web Site da Prefeitura.      

Divulgação na Imprensa. Distribuição de Folders e Jornais na Cidade. Visita as Escolas e cidades vizinhas.

Visita às escolas do Município, com agendamento da Prefeitura e participação do pessoal da Academia Letras e Artes de Poetas Trovadores. VER VEÍCULO PARA PEGAR PESSOAL EM VITÓRIA E LEVAR PARA AS ESCOLAS…

Continuação da Postagem de correspondências para entidades culturais, acadêmicas e clubes literários. Envio de “Folder” com programação do evento para os trovadores em todo Brasil, pelo Sistema de Mala direta.

Mídia eletrônica. Divulgação na INTERNET de Modo Especial no Web Site da Prefeitura.      

Divulgação na Imprensa. Distribuição de Folders e Jornais na Cidade. Visita as Escolas e cidades vizinhas.

Visita às escolas do Município, com agendamento da Prefeitura e participação do pessoal da Academia Letras e Artes de Poetas Trovadores. VER VEÍCULO PARA PEGAR PESSOAL EM VITÓRIA E LEVAR PARA AS ESCOLAS…

Continuação da Postagem de correspondências para entidades culturais, acadêmicas e clubes literários. Envio de “Folder” com programação do evento para os trovadores em todo Brasil, pelo Sistema de Mala direta.

Mídia eletrônica. Divulgação na INTERNET de Modo Especial no Web Site da Prefeitura.      

Divulgação na Imprensa. Distribuição de Folders e Jornais na Cidade. Visita as Escolas e cidades vizinhas.

VISITA A CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES. VER POSSIBILIDADE DE USO DA TRIBUNA PARA DIVULGAÇÃO DO EVENTO E CONVITE AOS SENHORES VEREADORES.

DOIS MESES ANTES

PRIMEIRA SEMANA: DIVULGAÇÃO RESULTADO DO CONCURSO DE POESIAS E TROVAS. CONFECÇÃO DE TROFÉUS E MEDALHAS.

Mídia eletrônica. Divulgação nas emissoras de televisão e jornais brasileiros.

Visita às escolas do Município, com agendamento da Prefeitura e participação do pessoal da Academia de Poetas Trovadores. VER VEÍCULO PARA PEGAR PESSOAL EM VITÓRIA E LEVAR PARA AS ESCOLAS…

PRIMEIRA PANFLETAGEM NO CENTRO DA CIDADE DE COLATINA para divulgação do evento, com distribuição de folhetos no Comércio e para o povo nas ruas da Cidade. Marcar dois dias para a panfletagem. Para ninguém do Centro da Cidade depois falar que não sabia de nada…

FECHAMENTO DOS NOMES DOS HOMENAGEADOS DURANTE O XVIII CONGRESSO. Homenagens Locais (100 pessoas) para a SOLENIDADE DO SÁBADO A NOITE. Nomes definidos pela Prefeitura e Organizadores locais.

HOMENAGENS DOS TROVADORES, OS NOMES SERÃO DEFINIDOS PELA ACADEMIA. (Número em torno de 60 pessoas para a solenidade de ABERTURA DO EVENTO).

CONFECÇÃO DO DIPLOMA DOS HOMENAGEADOS. Arte da Academia de Trovadores. Papel de Diploma e Impressora Colorida se possível será ofertado pela Prefeitura Municipal com parcerias.

Continuação da Postagem de correspondências para entidades culturais, acadêmicas e clubes literários. Envio de “Folder” com programação do evento para os trovadores em todo Brasil, pelo Sistema de Mala direta.

UM MÊS ANTES:  

 ÚLTIMA VISITA ÀS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, com agendamento da Prefeitura e participação do pessoal da Academia de Poetas Trovadores. Divulgação do Congresso. VER VEÍCULO PARA PEGAR PESSOAL EM VITÓRIA E LEVAR PARA AS ESCOLAS…

SEGUNDA E ÚLTIMA PANFLETAGEM NO CENTRO DA CIDADE DE ANCHIETA para divulgação do evento, com distribuição de folhetos no Comércio e para o povo nas ruas da Cidade. Para ninguém do Centro da Cidade depois falar que não sabia de nada…

REALIZAÇÃO DO PROJETO. RECEPÇÃO, HOSPEDAGEM, ATENDIMENTO AOS VISITANTES E IMPLANTAÇÃO DO PROJETO. ACOMPANHAMENTO DO PROJETO.

PLANILHA DE CUSTOS DO PROJETO

  1. Ônibus 1- Vitória COLATINA -Vitória para movimentação do pessoal no primeiro e último dia.
  • Ônibus 2-  Vitória COLATINA -Vitória – Para transporte no sábado, do Grupo de Dança da professora Magnólia Silvestre e Acadêmicos.
  • 5 (CINCO) REUNIÕES DE PREPARAÇÃO E PLANEJAMENTO DO CONGRESSO – Deslocamento do pessoal da Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadores, Vitória COLATINA –Vitória.

PREÇO por VIAGEM: …………………………………………………

PREÇO DE 5 VIAGENS: ……………………………………………..  

ALIMENTAÇÃO: Incluído no valor acima.

ESTADIA se e quando for o caso.

OBSERVAÇÃO – ESTE ITEM, O VALOR EM DINHEIRO, PODE SER SUBSTITUTÍDO PELO ENVIO DE UM VEÍCULO ATÉ JARDIM DA PENHA EM VITÓRIA E EURICO SALLES NA SERRA PARA PEGAR O PESSOAL PARA AS REUNIÕES E PALESTRAS QUE FOREM MARCADAS, RETORNANDO APÓS AS REFERIDAS REUNIÕES…

TROFÉUS E MEDALHAS

TROFÉUS DE PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO LUGARES PARA OS CONCURSOS E MEDALHAS PARA OS CLASSIFICADOS DO QUARTO AO DÉCIMO LUGAR:

1 – Concurso de Poesia – NACIONAL – Trabalhos enviados pelos Correios. (Três Troféus e Sete Medalhas).

2 – Concurso de Trovas – Nacional – Trabalhos enviados pelos Correios. (Três Troféus e Sete Medalhas).

3 – Concurso de Poesia – Municipal – Trabalhos ENTREGUES EM LUGAR DETERMINADO PELA PREFEITURA.  (Três Troféus e Sete Medalhas).

4 – Concurso de Trovas Municipal – Trabalhos ENTREGUES EM LUGAR DETERMINADO PELA PREFEITURA. (Três Troféus e Sete Medalhas).

5 – Concurso de Trova – Estadual  –  Trabalhos enviados Trabalhos enviados pelos Correios. (Três Troféus e Sete Medalhas).

6 – Concurso de trova – RELÂMPAGO: Praias de Anchieta. (Três Troféus e Sete Medalhas).

7 – TROFÉUS PARA CASOS ESPECIAIS E MENÇÕES HONROSAS (Dois troféus e Dez Medalhas)

TOTAL GERAL: 20 (VINTE) TROFÉUS E 53 (Cinquenta e três) MEDALHAS DE HONRA AO MÉRITO

SHOWS MUSICAIS

         Show Nacional: Cantor Marcos Assumpção com palestra sobre a Escritora Portuguesa FLORBELA ESPANCA (Show na abertura, na quinta feira e após a SERENATA, no Sexta feira).

ATRAÇÃO NACIONAL: PASSAGEM DE AVIÃO E CACHÊ: R$ 15.000,00

         Show Estadual: Cantor CARLOS BONA, com lançamento de CD em parceria com os Acadêmicos da Academia de Letras de Vila Velha e ACLAPTCTC. (Show Sábado à noite).

ATRAÇÃO ESTADUAL: R$ 6.000,00

         Show Municipal: Com Artistas Locais.

MATERIAL DE CONSUMO

Selos nos correios para expedição de cartas           1 500 cartas a serem enviadas.

Pastas de Congressos                                           250

Blocos                                                                250

Canetas                                                              250

Crachás                                                              250

Certificados                                                         250

Cartazes                                                             500

Fichas de inscrição                                               250

FOLDERS com divulgação do Concurso a nível Municipal, Estadual e Nacional e da Programação do evento. Total: …………………. De 5000 a 10.000 Unidades

Outros Serviços e Encargos – Prestados por pessoas Jurídicas

Aluguel de Ônibus para o passeio Turístico                01 dia

  1. Ônibus para transporte dos Trovadores Vitória, Carapina para COLATINA e vice versa no primeiro e no último dia…………………. 02 dias.  
  2. Ônibus 2-  Vitória ANCHIETA-Vitória – Para transporte no sábado, do grupo de dança da professora Magnólia Silvestre.

Fornecimento de alimentação gratuita para os congressistas ou indicação de local para refeições a Preço Popular.

Hospedagem gratuita para Congressistas palestrantes:        30 pessoas, se possível

Material permanente.                                      

1. Registro do Congresso em vídeo                                                01

2. Montagem de vídeo                                                                 01

3. Impressão do Jornal do CTC divulgando o evento:  3.000 exemplares. (Jornal do tipo Tablóide, COM 4 PÁGINAS. Diagramação sem custos feita para Academia de Trovadores.)                                                                                                                 

CONTRAPARTIDA SOCIAL OBRIGATÓRIA

Haverá espaço para que as empresas privadas, entidades não governamentais e órgãos públicos que colaborarem com o evento, coloquem seus Banners nos locais das palestras e dos shows programados.

Nos Vídeos produzidos para serem apresentados posteriormente nas Escolas, serão colocadas as logomarcas das Empresas e órgãos colaboradores.

Durante o evento, os locutores divulgarão os nomes das empresas e órgãos colaboradores.

As Empresas que colaborarem com o evento e definirem suas participações terão suas Logomarcas definidas no Cartaz de divulgação do evento. 

Clério José Borges. Presidente do CTC – Clube dos Trovadores Capixabas.

João Roberto Vasco Gonçalves – Secretário Geral do CTC – Clube dos Trovadores Capixabas

INFORMAÇÕES E DETALHES:  

ROBERTO VASCO – robertovasco@hotmail.com – 9. 99 63 04 71

CLÉRIO JOSÉ BORGES – Presidente Academia capixaba de Letras e Artes de Poetas trovadores – cj-anna@bol.com.br – 9. 92 57 82 53

JacimarBerti Boti – Representante da ACLAPTCTC em Colatina.

Dr. Emanuel do Espírito Santo Barcellos  – Representante da ACLAPTCTC em Colatina, ES.

HASHTAG OFICIAL
Use sempre as Hashtag abaixo ao divulgar os seus eventos… Hashtag são palavras-chave (relevantes) ou termos associados a uma informação, tópico ou discussão que se deseja indexar de forma explícita no aplicativo:

#CongressodePoetasTrovadoresemColatina  #ColatinaCapitalBrasileiradaTrova  #AmorporColatina

#AcademiaCapixabadeLetraseArtesdePoetasTrovadores   #AtrovaCapixaba   #NeotrovismoBrasileiro

#Trovadorismo  #ACLAPTCTC  #PoetaseEscritoresCapixabas   #AmorpelaTrova

#ColatinaES

PROJETO: IX CONGRESSO BRASILEIRO
DE POETAS TROVADORES 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *