ACLAPTCTC - SÓCIOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS - Beneméritos da ACLAPTCTC: José Salotto; Luiz Sérgio Quarto; Joel Rangel; Valsema Rodrigues da Costa; Nelzely; Clério José Borges e Roberto Vasco. Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores.

ACLAPTCTC – ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS

Acadêmicos Beneméritos ACLAPTCTC Neotrovismo Trovadorismo

ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES

ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS

Relação dos Acadêmicos Honorários Beneméritos da ACLAPTCTC e seus patronos, conforme situação atualizada em 30 de janeiro de 2021, na data da Assembleia Geral Ordinária Anual. Conforme previsto no Estatuto Social, Artigo 5º e parágrafos, os Acadêmicos Honorários Beneméritos, com qualificações honoríficas especiais. Título a ser conferido a personalidades, figuras ilustres e pessoas que tenham contribuído com donativos, doações materiais e financeiras e/ou serviços gratuitos para a Associação e aos antigos e ex-sócios do antigo Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. São em número ilimitado. Cada qual com o seu Patrono que é uma personalidade já falecida de reconhecido mérito cultural.

ACLAPTCTC - SÓCIOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS - Beneméritos da ACLAPTCTC: José Salotto; Luiz Sérgio Quarto; Joel Rangel; Valsema Rodrigues da Costa; Nelzely; Clério José Borges e Roberto Vasco. Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores.
Beneméritos da ACLAPTCTC: José Salotto; Luiz Sérgio Quarto; Joel Rangel; Valsema Rodrigues da Costa; Nelzely; Clério José Borges e Roberto Vasco. Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores.

========================

Dr. Matusalém. ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Dr. Matusalém Dias de Moura. ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS

ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS DA ACLAPTCTC

Cadeira Número 01

TITULAR: Dr. Matusalém Dias de Moura. Nasceu a 05 de junho de 1959, na zona rural de Irupi, à época distrito do Município de Iúna, ES. É Advogado e Procurador de carreira na Assembleia Legislativa Estadual. Escritor, Poeta, trovador. Acadêmico da Academia Espírito-santense de Letras. Como político, foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Iúna, onde exerceu as funções de líder da oposição e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, tendo sido, também, Relator Geral da primeira Lei Orgânica do Município de Iúna.

PATRONO: Manoel de Barros. Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, no dia 19 de dezembro de 1916. Filho de João Venceslau Barros e de Alice Pompeu Leite de Barros. Cursou Direito na Universidade do Rio de Janeiro, onde formou-se em 1941. Recebeu o “Prêmio Jabuti” com a obra “O Guardador de Águas” (1989). Manoel de Barros faleceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 13 de novembro de 2014.

Manoel de Barros. ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Escritor Manoel de Barros. ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Valsema Rodrigues da Costa. ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Professora Valsema Rodrigues da Costa. ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS

Cadeira Número 02

TITULAR: Valsema Rodrigues da Costa. É professora, escritora, trovadora e poeta. Já foi secretária de Cultura da Prefeitura de Vila Velha. Pertence à Academia Feminina Espírito-santense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 04. Dentre suas obras, estão Levadinha da Breca (1987), Liberdade na Poesia (1993) e No Amor, na Primeira, com poemas em inglês e português.

PATRONO: Jonas Pereira Gregório nasceu em Ibiraçu em 25 de junho de 1957 e faleceu em Vitória, ES, em 30 de novembro de 2020. Também conhecido como Apóstolo. Era Acadêmico cadeira 27, da ACLAPTCTC. Bacharel em Direito pela UFES. Estudou Teologia, Filosofia e Artes, na Instituição Estácio.

Jonas Pereira Gregório. ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Patrono: Jonas Pereira Gregório. ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Dr. Carlos Dorsch. ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Dr. Carlos Dorsch – ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS

Cadeira Número 03

TITULAR: Dr. Carlos Dorsch. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1970). No dia 30 de junho de 2011 foi homenageado como Escritor do mês na segunda Quinta Literária realizada na Praça de Alimentação do Shopping Laranjeiras, em Parque Residencial Laranjeiras, Município da Serra, Espírito Santo, numa promoção do Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC e da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS.

PATRONO: Agostinho da Conceição Rodrigues Filho. Nasceu em 19/06/1935 e Faleceu em Campos dos Goytacazes em 20 de setembro de 2018. Capitão de Fragata da Marinha do Brasil, Escritor, com vários livros publicados, Trovador. Foi da UBT de Campos, RJ e Acadêmico Correspondente da ACLAPTCTC.

Agostinho Rodrigues. ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Patrono Agostinho Rodrigues: ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Dr. Joel Rangel. ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Dr. Joel Rangel. ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS

Cadeira Número 04

TITULAR: Dr. Joel Rangel. Nascido em 14/06/76 em Vila Velha, ES; Vereador eleito de Vila Velha em 2020 com a 5ª maior votação. Foi Vereador de 2001-2008 e 2013-2016, além Diretor-Geral da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e Secretário de Gestão de Pessoas de 2017 a 2020. Foi também Secretário Municipal de Assistência Social de Vila Velha. Filho de Joel Rangel Pinto e Therezinha Alves Rangel. Formado em Direito e pós-graduando em Gestão Pública. Cursou Teologia pelo Instituto Pastoral da Arquidiocese de Vitória. Autor da lei que criou o Dia Municipal do Poeta Trovador.

PATRONO: Paulo Roberto Ribeiro Walter de Negreiros. Auditor Fiscal, Funcionário Público. Poeta, Escritor e Artista plástico. Nasceu em Vitória, ES a 26 de janeiro de 1952. Faleceu em 19/11/2019. Filiação: Tracy Ribeiro Walter de Negreiros e Eglif de Negreiros. Acadêmico da ALEAS, da Academia Jurídica, da ACLAPTCTC e Senador adjunto do Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências Letras e Artes representando o Estado do ES – CONINTER /SP.

Paulo Negreiros. ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Patrono: Paulo Negreiros. ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Luiz Sérgio Quarto. ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Luiz Sérgio Quarto. ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS

Cadeira Número 05

TITULAR: Poeta Luiz Sérgio Quarto. Natural de Irupi, ES, nasceu aos 6 de setembro de 1947. Pedagogo; Mestre em Educação.  Cronista e poeta. Publicou vários livros, destacando-se “Os Manacás estão Floridos” e “Os Pardais da Capital” da Coleção Sol de Naná. Ocupa a cadeira 25 do seu tio-avô Michel Antônio na Academia Iunense de Letras. É autor de diversas publicações, sendo duas de crônicas e contos, duas de poesias e cinco de textos poéticos.

PATRONO: Ganymédes José. O Escritor Ganymédes José Santos de Oliveira foi um dos mais influentes escritores da literatura infantil brasileira nos anos 70 e 80. Recebeu vários prêmios, como o Prêmio APCA 1976, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti 1985, da Câmara Brasileira do Livro. Nasceu em Casa Branca, no Estado de São Paulo em 15 de maio de 1936. Faleceu em 09 de julho de 1990. Autor de literatura infanto-juvenil publicou cerca de 150 obras como “Um Girassol na Janela”; “Amarelinho” e “A Ladeira da Saudade”.

Ganymédes José - ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Ganymédes José. ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
José Salotto Sobrinho. ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
José Salotto Sobrinho. ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS

Cadeira Número 06

TITULAR: Dr. José Salotto Sobrinho. Nascido em Iúna em 28/07/1957, empresário, Advogado, Presidente da Academia Iunense de Letras, Proprietário do Jornal a Notícia, Escritor, Poeta, político Ex-vereador de Iúna e presidente da Câmara Municipal.

PATRONO: Vera Maria da Penha. Nascida no município de Viana, ES e moradora do município de Vila Velha, ES. Funcionária Pública Estadual. Foi também advogada, com registro OAB. Acadêmica, cadeira 21 da ACLAPTCTC onde entrou em 26 de abril de 2018. Faleceu em 07 de novembro de 2018.

Vera Maria da Penha. ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Vera Maria da Penha. ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Barbara Perez. ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Barbara Perez. ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS

Cadeira Número 07

TITULAR: Barbara Perez. Nascida em Mimoso do Sul, ES em 18 de dezembro de 1960. Divorciada, Servidora Pública Municipal, Presidente da Academia Marataizense de Letras. Escritora, Poetiza e ativista cultural.

PATRONO: Rachel de Queiroz. Foi uma escritora brasileira. A primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras. Nasceu, em Fortaleza, Ceará, no dia 17 de novembro de 1910. Filha de Daniel de Queiroz Lima e Clotilde Franklin de Queiroz. Faleceu em sua casa no Rio de Janeiro, de um ataque cardíaco, no dia 4 de novembro de 2003.

Rachel de Queiroz. ACLAPTCTC - ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
Rachel de Queiroz. ACLAPTCTC – ACADÊMICOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS E SEUS PATRONOS
ACLAPTCTC - SÓCIOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS -
ACLAPTCTC – SÓCIOS HONORÁRIOS BENEMÉRITOS –
Aclaptctc
ACLAPTCTC - ACADEMIA DE POETAS TROVADORES - SANTA TERESA ES
ACLAPTCTC – ACADEMIA DE POETAS TROVADORES – SANTA TERESA ES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *