ACLAPTCTC – ACADÊMICOS TITULARES INFANTO JUVENIS E SEUS PATRONOS

Acadêmicos Infanto-Juvenis ACLAPTCTC Literatura Neotrovismo

ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES

Relação dos Acadêmicos Efetivos Titulares Infanto Juvenis Associados da ACLAPTCTC e seus patronos, conforme situação atualizada em 30 de janeiro de 2021, na data da Assembleia Geral Ordinária Anual, prevista no Estatuto Social da Academia. Conforme previsto no Estatuto Social os Acadêmicos Efetivos Titulares Infanto Juvenis são em número ilimitado perpétuos. Cada qual com o seu Patrono que é uma personalidade já falecida de reconhecido mérito cultural.

========================

ACADÊMICOS TITULARES INFANTO JUVENIS DA ACLAPTCTC

CADEIRA 01

TITULAR: Christal Fraga Borges detentora da Cadeira Número 01, tendo como Patrona a Poeta Cora Coralina. Christal nasceu na cidade de Vitória, ES, a 18 de agosto de 2011, filha de Andréia da Silva Fraga e de Clérigthom Thomes Borges. Reside na Serra, ES. Participou da Antologia da ACLAPTCTC 2020. Tomou posse como Acadêmica Infanto Juvenil, em Solenidade realizada no dia 14 de março de 2019, em Campo Grande, Cariacica.

PATRONO: Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. Teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência. Nasceu na Cidade de Goiás, dia 20 de agosto de 1889. Era filha de Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto e de Jacyntha Luiza do Couto Brandão. Faleceu em Goiânia, em 10 de abril de 1985, com 95 anos, vítima de pneumonia.

CADEIRA 02

TITULAR: Marina Araújo Borges, detentora da Cadeira Número 02, tendo como Patrono o Poeta Monteiro Lobato. Marina nasceu em Vitória, ES, a 09 de fevereiro de 2013, filha de Cleberson José Thomes Borges e de Jeani Araújo Monteiro. Reside na Serra, ES. Participou da Antologia da ACLAPTCTC 2020. Tomou posse como Acadêmica Infanto Juvenil, em Solenidade realizada no dia 14 de março de 2019, em Campo Grande, Cariacica.

PATRONO: Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. “O Sítio do Pica-pau Amarelo” é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a “Editora Monteiro Lobato” e mais tarde a “Companhia Editora Nacional”. Lobato nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato. José Renato Monteiro Lobato ou José Bento Monteiro Lobato faleceu em São Paulo, no dia 5 de julho de 1948, de problemas cardíacos.

CADEIRA 03

TITULAR: Laura Olinda Pereira da Silva Porto, Laura Porto, detentora da Cadeira Número 03, que tem como patrono o Poeta Tiago Pereira Oliveira. Laura nasceu em Vitória, ES, no dia 22 de fevereiro de 2008, filha de Eliane Pereira da Silva e de Adão Pereira Porto. Reside em Cidade Continental no Município da Serra, ES. É cantora tendo se apresentado em diversos eventos culturais no Estado do Espírito Santo. Tomou posse como Acadêmica Infanto Juvenil, em Solenidade realizada no dia 14 de março de 2019, em Campo Grande, Cariacica.

PATRONO: Tiago Pereira de Oliveira, filho de Leolino Pereira Oliveira e Clemência Pereira Ferreira, nascido em Almenara, MG em 22 de janeiro de 1923. Era barbeiro e poeta escrevendo Poesias e orações, avó de Laura Porto. Morreu em 23 de setembro de 2012. Tocava viola e recitava versos. Era violeiro.

Matheus
Matheus

CADEIRA 04

TITULAR: Matheus Gonçalves Batista, titular da Cadeira Número 4, que tem como Patrono o Escritor Visconde de Taunay. Filho de Victor Hugo Batista e Rafaela Gonçalves Batista, Nascido em São Paulo, SP em 13 DE MAIO DE 2010. É neto do Escritor Roberto Vasco. Está no quinto ano do ensino fundamental. Além de escrever suas histórias, curte muito cinema, toca violão, faz natação e brinca com skate. Curte muito também aqueles desenhos animados de monstros e heróis. Curte também Lego e Beyblade, na TV. Participou da Antologia da ACLAPTCTC 2020 e da Coletânea Letrinha da Editora Jordem. Nome aprovado pela Diretoria da ACLAPTCTC na Assembleia Geral do dia 25/01/2020.

PATRONO: Visconde de Taunay (1843-1899) foi um escritor, militar e político do império brasileiro. Alfredo Maria Adriano d’Escragnolle Taunay nasceu em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, no dia 22 de fevereiro de 1843. Era filho de Felix Émile Taunay, um dos preceptores do Imperador e seu fiel amigo durante quarenta anos, e de Gabriela Hermínia d’Escragnolle Taunay, filha do conde d’Escragnolle. Seu romance “Inocência” publicado em 1872 e considerado o melhor romance sertanejo do Romantismo. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 25 de janeiro de 1899.

Cauã
Cauã

CADEIRA 05

TITULAR: Adhemar Cauã Ramos Felicidade, titular da Cadeira Número 5, que tem como Patrono, o Cantor, Michael Joseph Jackson. Nasceu em 03 de julho de 2006 e reside em Eurico Salles – Serra – ES. Cauã Ramos, apaixonado pela arte de cantar e interpretar, estuda música desde os 4 anos de idade. Foi aluno do projeto Vale Música no período de 2009 a 2013. Nesse período se apresentou em vários lugares tais como: Igrejas, pracinhas, Parque Botânico da Vale e em eventos na Estação Conhecimento com o Coral ou Orquestra do Vale Música. Em alguma dessas apresentações cantou solo. Se apresentou em três Festivais da Canção de Nova Almeida. Em 2012, 2013, e 2014, sendo que em 2014 participou como concorrente cantando uma música de sua própria autoria obtendo a 7ª colocação numa lista das 10 melhores apresentações do dia 28/11. Em 18/07/2015, cantou no XXII Festival de Inverno de Domingos Martins – ES. Em 25/11/2017 – Talentos Musicais da Arcelor Mittal – Ficou em 4º lugar na categoria intérprete. Em 2016 participou de uma seletiva no Rio de Janeiro para o programa The Voice Kids. Nome aprovado pela Diretoria da ACLAPTCTC na Assembleia Geral do dia 25/01/2020.

PATRONO – Michael Joseph Jackson (Nascido em Gary, 29 de agosto de 1958 — e falecido em Los Angeles, 25 de junho de 2009) foi um cantor, compositor e dançarino estadunidense. Apelidado de “Rei do Pop”, ele é considerado uma das figuras culturais mais importantes do século XX e um dos maiores artistas da história da música. As contribuições de Jackson para a música, a dança e a moda, juntamente com a divulgação de sua vida pessoal, fizeram dele uma figura global na cultura popular por mais de quatro décadas.

Estevão
Estevão

CADEIRA 06

TITULAR: Estevão Medeiros Gomes, titular da Cadeira Número 6, que tem como Patrono Frédéric François Chopin. Nasceu em 23 de julho de 2008 e reside em Novo Horizonte – Serra – ES. Iniciou aos 9 anos o estudo de piano. Participou do Concurso Souza Lima – SP e ficou em 1º lugar. Participou do Concurso Pró música em Campina -SP ficando com o 3º lugar. No

Concurso internacional Carmel klavier, Colômbia, foi selecionado para final nos Estados Unidos em 2020. Nome aprovado pela Diretoria da ACLAPTCTC na Assembleia Geral do dia 25/01/2020.

PATRONO: Frédéric François Chopin, também chamado Fryderyk Franciszek Chopin. Nascido em Zelazowa Wola, 22 de fevereiro ou 1 de março de 1810. Faleceu em Paris, 17 de outubro de 1849, foi um pianista polaco radicado na França, compositor para piano da era romântica. Conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros grandes compositores, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.

========================

Patrono: Tiago Pereira de Oliveira
Patrono: Tiago Pereira de Oliveira
Posse dos Acadêmicos da ACLAPTCTC
Posse dos Acadêmicos da ACLAPTCTC
Clério José Borges, Presidente da ACLAPTCTC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *