FUNDAÇÃO DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA SERRA, ES – Origem – Assembleia Geral de Fundação – Eventos – Diretorias.

Academias de Letras e Artes ALEAS - ACADEMIA DE LETRAS DA SERRA - SERRA ES História da Serra Literatura
Posse Solene dos Acadêmicos em 1994.
Posse Solene dos Acadêmicos em 1994.
ORIGEM HISTÓRICA – ALEAS – A Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS, foi fundada no dia 28 de agosto de 1993, com 40 Acadêmicos Efetivos Titulares e vários Acadêmicos Correspondentes.
 
O Município da Serra, localizado na Região Metropolitana da Grande Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, na Região Sudeste do Brasil possui uma tradição cultural. De 1880 a 1903 a Serra teve os seus tempos áureos, com muita riqueza, luxo e cultura e a cidade era conhecida como “Grécia Capixaba” e “Atenas Capixaba”, este último título também atribuído a cidade de Cachoeiro de Itapemirim no sul do Estado. Nas Escolas da Serra eram ministradas aulas de Francês e os filhos dos proprietários de terras iam estudar na França e de lá mandavam regularmente, tecidos e perfumes franceses para parentes e amigos.
A Serra já teve a sua casa de espetáculos de 1911 a 1950. A Sociedade Dramática “Francisco Salles”, conforme notícia do Jornal “A Serra” de 12/02/1911 e que recebeu tal nome em homenagem a Francisco José dos Santos Salles. Funcionava num prédio que foi demolido pelo Prefeito Rômulo Leão Castello, em 1950, para melhoramento da cidade, pois o prédio atrapalhava o trânsito na antiga Avenida Gonçalves Dias, hoje, Avenida Getúlio Vargas. Era um local de apresentações dramáticas e posteriormente chegou a ser usado como Cinema com exibição de filmes de sucesso. A Serra é também um Município altamente industrializado. Em contraste com a industrialização existe o rico folclore e as belezas naturais como o Mestre Álvaro e 23 km de praias. Entre as manifestações culturais estão as Bandas de Congo que tradicionalmente se apresentam com desenvoltura e beleza na Festa de São Benedito no dia 26 de Dezembro de cada ano.

Assim, há muitos anos existia na Serra a idéia de criação de uma Academia de Letras. Faltava contudo alguém para tomar a iniciativa do movimento. O Poeta Trovador e Escritor Capixaba, Clério José Borges, nascido em Aribiri, Vila Velha, ES, muda-se para o bairro Eurico Salles em Carapina, Serra, ES, em 1979. Observando a falta de uma Academia de Letras na cidade, Clério como presidente do Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC, entidade cultural sem fins lucrativos e fundada em 1980, resolve fundar uma Academia. Mantém contato com o Ex Prefeito Naly da Encarnação Miranda, que de imediato apoia a idéia. Com a Vereadora Márcia Lamas consegue o espaço da Câmara Municipal para a realização da reunião, que é marcada para o dia 28 de Agosto de 1993, um Sábado. Clério elabora uma carta convocatória para a reunião de fundação da Academia, datada de agosto de 1993 e a Carta é encaminhada pelos Correios para vários escritores da Grande Vitória e para intelectuais e artistas Serranos.A idéia de fundação da Academia de Letras e Artes da Serra foi de Clério José Borges de Sant Anna, então Conselheiro Titular da Área de Literatura do Conselho Estadual de Cultura (Estado do Espírito Santo) e Presidente do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, entidade de divulgação da Trova e da Poesia em geral. O nome inicial era, Academia Serrana de Letras e Artes. Na Assembléia de fundação optou-se pelo nome Academia de Letras e Artes da Serra, com a sigla ALEAS. No texto da Carta Convocatória consta:
CONVITE – O Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, entidade cultural devidamente legalizada, sem fins lucrativos, de divulgação da Trova, dos Trovadores Literários e da POESIA em geral, UTILIDADE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DA SERRA, LEI N.º 1563/91, TEM A GRANDE HONRA DE CONVIDAR VOSSA SENHORIA E FAMÍLIA PARA A SOLENIDADE DE FUNDAÇÃO DA ACADEMIA SERRANA DE LETRAS E ARTES, que será realizada no dia 28 (VINTE E OITO) de AGOSTO de 1993, SÁBADO, a partir de 18 (DEZOITO) horas, no plenário da CÂMARA MUNICIPAL DA SERRA, na SEDE DO MUNICÍPIO DA SERRA. SUA PRESENÇA SERÁ MUITO IMPORTANTE. COMPAREÇA. CONVIDE AMIGOS QUE GOSTEM DE LITERATURA. ASSINADO Clério José Borges de Sant Anna, Presidente do CTC – Clube dos Trovadores Capixabas e membro da Câmara de Literatura do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Espírito Santo. POETA. ESCRITOR. COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO: ESCRITORA E POETISA, SANDRA G. AMORIM BUNGES.
Na data marcada, a Vereadora Márcia Lamas da Silva e seu esposo Humberto Aires de Moura e Silva passam na casa do Clério em Eurico Salles e levam Clério para o local da reunião. As 19 horas a reunião é iniciada, presidida por Clério José Borges que após compor a mesa, convida o Advogado e ex vereador Carlos Dorsch para secretariar os trabalhos. Os presentes aceitam a idéia e a Academia é fundada oficialmente. Na ocasião é eleita a primeira Diretoria da ALEAS e são lidos e aprovados os Estatutos. Em seguida procede-se a admissão dos primeiros Acadêmicos fundadores. Na mesma ocasião definiu-se também a Sigla da entidade como ALEAS, palavra que em Latim significa Sorte. De “Alea jacta est”, que significa “a sorte está lançada”, frase de Júlio César, às margens do Rubicão. O latim é uma antiga língua indo-europeia do ramo itálico originalmente falada no Lácio, a região do entorno de Roma (Itália).A reunião do dia 28/08/1993 foi solene com o canto do Hino Nacional e discursos de Clério, Carlos Dorsch e Naly da Encarnação Miranda. Clério José Borges, organizador da reunião, foi aclamado Presidente e uma Diretoria foi organizada, sendo Naly da Encarnação Miranda, ex- Prefeito Municipal da Serra por duas vezes, aclamado, por sugestão de Clério, Presidente de honra da Academia. Clério, como Presidente Executivo ficou com o objetivo de organizar o Sodalício e promover a posse dos 40 Acadêmicos Titulares. Registrou-se a presença de três Vereadores: Márcia Lamas, Pedro Paulo de Souza Nunes e João Luiz Teixeira Corrêa. Trinta e sete pessoas assinaram o Livro de Presenças, conforme registro no Cartório do 1º Ofício, Registro das Pessoas Jurídicas da Serra, com o N.º 3.978, datado de 25 de Agosto de 1995. Livro A-2, N.º 142. O Jornal Tempo Novo da cidade da Serra, Ano X, N.º 107, de 31 de Agosto divulga a fundação da Academia na primeira página com o título, “Fundada a Academia de Letras e Artes”.

RESUMO

A ALEAS, Academia de Letras e Artes da Serra, Município da Serra – ES – foi fundada no dia 28 de agosto de 1993, na Sede da Câmara Municipal da Serra, em reunião presidida pelo Escritor, Poeta e Trovador Capixaba, Clério José Borges de Sant Anna, morador de Eurico Salles, Distrito de Carapina, no Município da Serra. Na ocasião é formada a primeira Diretoria da ALEAS, são lidos e aprovados os Estatutos, e procede-se a admissão dos primeiros Acadêmicos fundadores. A sessão foi solene com Clério José Borges sendo eleito primeiro Presidente da ALEAS. Discursaram Clério José Borges, Carlos Dorsch e Naly da Encarnação Miranda, o qual foi aclamado Presidente de Honra da entidade.
Na fundação da ALEAS foram registradas as presenças de três Vereadores: Izolina Márcia Lamas da Silva, Pedro Paulo de Souza Nunes e João Luiz Teixeira Corrêa. Trinta e sete pessoas assinaram o Livro de Presenças, conforme registro no Cartório do 1º Ofício, Registro das Pessoas Jurídicas da Serra, com o N.º 3.978, datado de 25 de Agosto de 1995. Livro A-2, N.º 142. No dia 11 de março de 1994, cerca de sete meses depois da fundação, a ALEAS realiza sessão solene de posse de todos os Acadêmicos Fundadores na Serra Sede. Integravam a mesa que presidiu os trabalhos: Gercino Cláudio Soares, Delegado Chefe DPJ da Serra; Deputado Federal João Coser; MM Juiz Paulo Luppi; Prefeito de Ibiraçu, Adélio Ceccato; Ex-prefeito da Serra, Dr. Naly da Encarnação Miranda; Escritor Clério José Borges; Desembargador Antônio Miguel Feu Rosa. A ALEAS possui 40 Acadêmicos. Nos últimos 20 anos presidiram a ALEAS: Clério José Borges de Sant Anna, por duas vezes, (de 1993 a 1995 e 2012 a 2014). Naly da Encarnação Miranda, uma vez (de 1995 a 1996). Marcello Furtado, uma vez, (de 1996 A 1997). Sandra Regina Bezerra Gomes, por seis vezes (de 1997 a 2009) e Paulo Ribeiro Walter de Negreiros, uma vez, (de 2009 a 2012). Clério José Borges, novamente Presidente de 2012 a 2014, quando assumiu João Luiz Castello Lopes Ribeiro Presidente tendo Clério José Borges como vice Presidente. João Luiz acertou a documentação da ALEAS em Cartório e em 2019 foi eleito Fábio Luiz Miranda Boa Morte Presidente com Sandra Regina Bezerra Gomes como vice Presidente.

ATA DE FUNDAÇÃO DA ALEAS – FOTOS DOS PRIMEIROS EVENTOS – JURAMENTO SOLENE —— https://clerioborges.com.br/wp-admin/post.php?post=1152&action=edit

Acadêmicos da ALEAS
Acadêmicos da ALEAS


ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA SERRA – ALEAS.

Presidentes da ALEAS

1993-1995 – Clério José Borges de Sant Anna
1995-1996 – Naly da Encarnação Miranda
1996-1997 – Marcello Furtado
1997-1999 – Sandra Regina Bezerra Gomes
1999-2001 – Sandra Regina Bezerra Gomes
2001-2003 – Sandra Regina Bezerra Gomes
2003-2005 – Sandra Regina Bezerra Gomes
2005-2007 – Sandra Regina Bezerra Gomes
2007-2009 – Sandra Regina Bezerra Gomes
2009-2012 – Paulo Roberto Ribeiro Walter de Negreiros
2012-2014 – Clério José Borges de Sant Anna
2014 – 2019 – João Luiz Castello Lopes Ribeiro
2019 – 2022 – Fábio Luiz Miranda Boa Morte.

ACADÊMICOS TITULARES DA ALEAS
Situação em 01 de Janeiro de 2013.


1. MARIA SUZI COSTA NUNES. – Tel.: 99 95 47 79. suzidoc@hotmail.com;
2. CLÉRIO JOSÉ BORGES. Tel.: 3328 07 53/ 9257 82 53 / clerioborges@hotmail.com;
3. CARLOS DORSCH.
4. JOÃO LUIZ CASTELLO LOPES RIBEIRO.
5. EDILSON CELESTINO FERREIRA. Tel.: 99 96 61 31 / edilsoncelestino@hotmail.com; efedilson@gmail.com;
6. MÁRCIA ANDRÉIA MONTARROYOS CARVALHO. mmontarroyos685@gmail.com; Tel.: 33 28 55 75 / 98 72 80 90.
7. GALBO BENEDICTO NASCIMENTO.
8. WALTER FRANCISCO DE ASSIS.
9. RENATO SASTRE PRATINI. Telefone: 9956 68 42 / 30 67 04 81. renatopratini@gmail.com;
10. SANDRA GERALDA AMORIM BUNGES.
11. MICHEL DAL COL COSTA. Tel.: 97 34 86 53 / micheldalcolcosta2@gmail.com
12. MÁRCIA LAMAS DA SILVA.
13. HUMBERTO AIRES DE MOURA E SILVA.
14. PEDRO PAULO DE SOUZA NUNES.
15. TEODORICO BOA MORTE. – 9812 74 26 / teodoricoboamorte@yahoo.com.br
16. ECI SCARDINI.
17. ROGÉRIO DE MORAIS MARTINS.
18. PAULO ROBERTO RIBEIRO WALTER DE NEGREIROS. FALECIDO
19. VALDEMIR RIBEIRO AZEREDO.
20. ADIR RIBEIRO. Tel.: 99 42 41 61 / adir.ribeiro@hotmail.com;
21. JOSÉ VIEIRA DA SILVA FILHO.
22. GIVALDO INÁCIO DA SILVA, MESTRE GIL. Tel.: 99 12 20 08 / gil.inacio@hotmail.com;
23. AURÉLIO CARLOS MARQUES DE MOURA.
24. FÁBIO LUIZ MIRANDA BOA MORTE. Tel.: 99 25 12 74 / capixaba135@gmail.com;
25. JOVALDIR PASCHOAL BONGESTAB.
26. LEVI BASÍLIO. basiacademicos@gmail.com; basiliopoeta33@yahoo.com.br Tel.: 98 17 70 49.
27. EDUARDO MENDONÇA. FALECIDO
28. SONÍSIO DAMIÃO PIMENTEL.
29. JOÃO MIGUEL FEU ROSA.
30. EDSON CARLOS SOUZA DOS REIS. Tel.: 99 61 44 62 / fotografoedsonreis@gmail.com;
31. LINO ARMANDO BARONI.
32. CLEUSA LOURDES MADUREIRA VIDAL
33. GILSON GOMES.
34. SANDRA GOMES.
35. MARIA DE FÁTIMA LEANDRO DE JESUS.
36. ANTÔNIO CESAR CAMPOS TACKLA. FALECIDO
37. MARCOS ARREBOLA.
38. PAULO ROBERTO LUPPI.
39. YURI GIULLIANO BASTOS MALAQUIAS. Tel.: 99 18 22 41. yurimalaquias@hotmail.com;
40. ODMAR PÉRICLES NASCIMENTO. Tel.: 98 46 40 85 / odmarnas@uol.com.br;

ACADÊMICOS CORRESPONDENTES
01 – MARIA DO ROSÁRIO SILVA SANTOS.
02 – ALBÉRCIO NUNES VIEIRA MACHADO. 3238 07 85 / 99 31 90 79. albercionunes@hotmail.com
03 – BERENICE ALBUQUERQUE TAVARES
04 – HILÉIA ARAÚJO DE CASTRO.
05 – MARGARIDA RAMOS BARCELOS
06 – MADALENA SANTANA GOMES

(Foram registradas a admissão de novos Acadêmicos Correspondentes cuja lista oficial está sendo confeccionada. Entre os que foram admitidos temos nomes de Destaque na Literatura Capixaba como Getúlio Neves; Gabriel Bittencourt; Maria Dolores; Ângela Lino Veríssimo; Matusalém Dias de Moura; Magnólia Pedrina Sylvestre; Anaximandro Amorim; Margarida Drummond, de Brasília e vários outros nomes. Breve colocaremos aqui os nomes aprovados das pessoas que tomaram posse em solenidade na Câmara Municipal da Serra).

ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA SERRA ELEGE 25 ACADÊMICOS
CORRESPONDENTES EM REUNIÃO BEM ANIMADA EM EURICO SALLES
Em Assembléia Geral Extraordinária realizada na última segunda feira, dia 08 de julho, a Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS elegeu 25 novos Acadêmicos Correspondentes que tomarão posse durante os festejos comemorativos dos 20 anos de fundação, no dia 27 de Agosto, com início às 18 horas, na Câmara Municipal da Serra. Entre os novos Acadêmicos da ALEAS estão Artistas Plásticos, um Escultor, Poetas, Trovadores, Escritores e três presidentes, Bárbara Péres, presidente da Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, ES; Gabriel Bittencourt, presidente da Academia Espirito-santense de Letras e Getúlio Neves, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Também foi eleito o Secretário Municipal de Turismo, Cultura Esporte e Lazer da Serra, Flávio Serri e o ex-secretário Osmar Nascimento.
Segundo o Presidente da ALEAS, Acadêmico Clério José Borges, no período de 28 de março a 27 de Junho de 2013 foram recebidas as documentações dos proponentes e encaminhadas ao Conselho Cultural da ALEAS, composto dos Acadêmicos, Clério José Borges, Teodorico Boa Morte, Adir Ribeiro e Paulo Negreiros, que procederam a avaliação dos candidatos emitindo parecer circunstanciado, que foi encaminhado à apreciação da Assembléia Geral Extraordinária convocada para este fim, no último dia 8 de Julho, realizada na sede provisória da ALEAS em Eurico Salles, Rua dos Pombos, n.º 2, Carapina, Serra, ES. A Assembléia, cujas decisões tomadas são soberanas e irrecorríveis, aprovou os nomes por unanimidade e com Louvor.
Segundo ainda Clério Borges, os Acadêmicos Correspondentes recém eleitos tomarão posse em sessão solene, seguindo as formalidades legais de ter confeccionado o seu fardão e estar presente para prestar juramento, assinar o termo de posse no livro para esse fim reservado, ocasião em que receberá o diploma de acadêmico e medalha acadêmica que será entregue por um de seus familiares. Clério José Borges esclareceu ainda que são acadêmicos titulares ou correspondentes da ALEAS, pessoas maiores de 18 anos, eleitos sem distinção de sexo, raça, credo ou idade e quem houver produzido trabalhos de valor literário, científico, cultural e/ou de pesquisa e/ou tiver prestado inestimáveis serviços à comunidade no exercício de cargos ou funções públicas e/ou privadas.
Clério José Borges esclarece ainda que são Acadêmicos Titulares, aqueles que compõem o quadro das quarenta cadeiras da entidade e que sejam escritor, artista de relevo ou pessoa de notória cultura ligada a movimentos culturais de comprovada relevância, que resida no município da Serra, ES e que se dedique ou tenha se dedicado às tradições culturais e folclóricas do município da Serra, ES e assumam compromisso de frequentar as reuniões quando convocado, conforme o regimento e se comprometer a cumprir suas obrigações pecuniárias. A qualidade de Acadêmico Titular é Vitalícia (Perpétua) e o Acadêmico passa a usufruir o título da imortalidade conferida pelo grande Mestre Grego Platão. No caso de Acadêmicos Correspondentes, os mesmos residindo ou não no município da Serra, não são obrigados a frequentarem as reuniões embora tenham que ser artista de relevo ou pessoa de notória cultura ligada a movimentos culturais de comprovada relevância.

FONTE DE PESQUISAS

OBSERVAÇÃO:
Permitimos a livre reprodução do conteúdo e agradecemos a citação da fonte com a inclusão de nosso link, se possível.

Fonte de Pesquisa:
Borges, Clério José – Livro História da Serra, 1a. 2a. e 3a Edição – 1998, 2003 e 2009 – Editora Canela Verde – À Venda na Loja Biss, Avenida Central, 901, Parque Residencial Laranjeiras, Serra ES – Tel.: 27 – 33 38 39 05

Borges, Clério José – Livro Dicionário Regional de Gírias e Jargões – 2010 – Editora Canela Verde – À Venda na Loja Biss, Avenida Central, 901, Parque Residencial Laranjeiras, Serra ES – Tel.: 27 – 33 38 39 05

Transcrição da ATA de Fundação da ALEAS registra em cartório de Título e Documentos da Serra, SEDE: LIVRO AB-002   CERTIDÃO REGISTRO INTEGRAL   Nº 142      PAGINA 003
ATA DA SESSÃO DE FUNDAÇÃO DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA SERRA – ALEAS
Aos vinte e oito dias do mês de agosto do ano de um mil novecentos e noventa e três, as 19 horas, na Sala das Sessões da Câmara Municipal da Serra, presentes os Ilustres senhores, intelectuais e artistas da sociedade Serra: Srs. Naly da Encarnação Miranda, Carlos Dorsch, Sandra Amorim Bunger, Luiza Rocha Vinhosa, Manoel             Custódio Ferreira, Narceu de Paiva Filho, Adir Ribeiro, Walter Francisco de Assis, João Luiz Teixeira Corrêa, Darci Amaral, Carlos Gonçalo Amaral, Presciliano Carlos Amaral, Teodorico Boa Morte, Galbo Benedito Nascimento, Clério José Borges de Sant’Anna, Humberto Aires Moura e Silva, Pedro Paulo de Souza, Eci Scardini, Adilce Ribeiro Silva Schuk, Amarilo Valadares do Nascimento, Maria Aparecida Amaral, Everton Tadeu Miranda, Izolina Márcia Lamas e Silva, Sandra Regina Bezerra Gomes, Gilson Gomes, João Luiz Catello Lopes Ribeiro, Antísthenes Loureiro, Valdemir Ribeiro Azevedo, Jaconias Rodrigues, Jovalir Pachoal Bungestab, César Mendonça, conforme assinaturas no livro de presença, reuniram-se em assembléia para fundarem a Academia de Letras e Artes da Serra – ALEAS, estado do Espírito Santo, Assumiu a presidência dos trabalhos, Clério José Borges Sant’Anna que declarado aberta a sessão convidou o escritor Naly da Encarnação Miranda e os vereadores Pedro Paulo de Souza, Izolina Márcia Lamas e Silva, João Luiz Teixeira Corrêa, para comporem a mesa e designou Carlos Dorshc para secretarias os trabalhos. Convidou a todos presentes para de pé, cantarem o Hino Nacional Brasileiro. A seguir foi proposta e aprovada para esta sessão: Leitura discussão e aprovação dos estatutos da entidade; eleição e posse da diretoria; escolha da sede provisória e seu endereço; oração inaugural a ser proferida por Naly da Encarnação Miranda; instituição dos patronos, numeração das cadeiras e esco9lha, pelos acadêmicos fundadores dos seus respectivos patronos. A seguir pelo secretário foi procedida a leitura dos estatutos, artigo por artigos, cujo o texto aprovado é o que segue: ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA SERRA – ALEAS – ESTATUTOS: Capitulo I – Da Denominação e da Sede – Art. 1º.- A Academia de Letras e Artes da Serra – ALEAS, é uma sociedade civil com sede na cidade da Serra, Estado do Espírito Santo, provisoriamente á Av. Getúlio Vargas, 133, Centro, Serra-ES, com foro nesta cidade. Capitulo II – Dos Seus Fins e Sua Duração – Art 2º. – É uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, acessível ás pessoas de reconhecido saber e/ou talento artístico e tem por finalidade: a) apoiar e difundir as aptidões intelectuais e artísticas do município; b) promover a aproximação e união dois valores culturais e artísticos; c) estimular a formação da consciência cívica-cultural, social e do sentimento patriótico-humanístico; d) desenvolver eventos culturais visando, inclusive ao estímulo dos estudiosos e dos dotados de habilidade artística; e) celebrar reuniões e conferências para discussão de assuntos de natureza científica, literária e artística. Parágrafo único – Os serviços prestados por qualquer membro da instituição nos cargos de diretoria não são remunerados. Art. 3º. – A Academia de Letras e Artes da Serra – ALEAS, de duração por tempo indeterminado, reger-se á pelos presentes estatutos. Parágrafo Único – As disposições estatutárias serão regulamentadas pelo Regimento Interno. Capítulo III – Das Filiações – Art. 4º. – O quadro social da academia será constituído de pessoas de ambos os sexos sem restrições quanto a cor, raça, crença, ideologia, capacidade física e condições financeiras, compondo-se de: 1) membros fundadores; 2) membros filiados ativos; 3) filiados participantes. Art. 5º. – São membros fundadores aqueles que presentes ao ato de sua constituição assinaram sua respectiva ata. Art. 6º. – Membros filiados ativos são aqueles que, residentes no município da Serra, foram inscritos e incluídos no quadro social, após a constituição da entidades, até se completarem as quarenta cadeias. Parágrafo único – Os membros fundadores e filiados ativos são denominados acadêmicos. Art. 7º. – Filiados participantes ou correspondentes são aqueles que residindo em outros municípios freqüentarem os trabalhos da academia ou que, colaborarem de alguma forma, para desenvolvê-la. Art. 8º. – Nenhum filiado responde subsidiariamente por qualquer ônus, Obrigações e responsabilidade de instituição. Art. 9. – A admissão do filiado far-se-á por ato aprovativo, mediante pedido circunstanciado de acadêmico, ou pelo próprio interessado. § 1º. – As propostas para admissão serão analisadas pelo Conselho Cultural que as encaminhará ao Plenário para votação. § 2º. – Qualquer acadêmico, se quiser, poderá opinar sobre o proposto, através de memorial dirigido ao Presidente, antes de ser a proposta levada ao conhecimento plenário. Art. 10. – Será excluído do quadro de acadêmicos, quem vier a falecer ou renunciar á sua condição de filiado. Parágrafo único – O membro fundador mesmo após seu passamento, terá seu nome constando do quadro social com a observação de falecido. – Capitulo IV – Do Patrimônio – Art. 11. – O patrimônio de Academia de Letras e Artes da Serra – ALEAS, constitui-se pela totalidade dos bens que lhe pertençam: imóveis, títulos, apólices, móveis, utensílios, acervo cultural e tudo o mais represente valor. Art. 12. – Todo o patrimônio da instituição será escriturado em livro próprio devidamente formalizado  rubricado pelo Presidente, sobre responsabilidade do Tesoureiro. Art. 13. – A receita será constituída de mensalidades, contribuições e donativos de membros da entidade e de pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado e, de subvenções ou auxílios do poder público. Art. 14. – Todo o recebimento de recursos financeiros serão escriturados no Livro Caixa, em poder do Tesoureiro. Capítulo V – Do Regime Financeiro – Art.15. – As obrigações e compromissos da academia serão regulados por meio de orçamentos anuais e de subsídios financeiro, previsto nestes estatutos, que forem concedidos e repassados. Art.16. –O orçamento será elaborado até o dia (30) de novembro de cada ano, para o exercício seguindo, sob a orientação do Presidente que o aprovará e levará ao conhecimento dos demais acadêmicos. § 1º. –O regime financeiro coincidirá com o ano civil. § 2º. – Quando necessário serão créditos suplementares para suprimento de deficiências de verbas, ou especiais para atender despesas não previstas. § 3º. – Os pedidos de créditos serão feitos pelo Presidente acompanhados de justificativas e aprovados pela diretoria. – Capítulo VI – Dos Órgãos Administrativos – Art.17. – São órgãos responsáveis pela administração e assistência da entidade: a) Assembléia Geral; b)Diretoria; c) Conselho Cultural; d) Conselho Fiscal. Capítulo VII – Da Assembléia Geral – Art.18. – A Assembléia Geral compõem-se de todos os acadêmicos. Parágrafo único – Os acadêmicos em mora e os filiados participantes não têm direito a voto. Art. 19. – Compete á Assembléia Geral eleger: 1) a diretoria; 2) o conselho cultural; 3) o conselho fiscal. Art.20. – A Assembléia Geral reunir-se á em sessão ordinária na primeira quinzena do mês de Janeiro para a tomada de contas da diretoria para as eleições dos órgãos administrativos e, extraordinariamente, quando convocada regulamente, sendo ambas as reuniões dirigidas pelo Presidente. Parágrafo único – A Assembléia Geral poderá ser convocada extraordinariamente: a) Pelo Presidente; b) Pelo Conselho Cultural; c) Por 2/3 no mínimo dos acadêmicos em condições de constituí-la. Art.21. – As convocações da Assembléia Geral, serão feitas em 1º convocação por editais, cartas ou convites em órgãos da imprensa local, com antecedência mínima de dez (10) dias indicando o local da reunião, dia, hora e assunto a ser tratado9, e só poderá deliberar, com a presença mínima de 3/5 dos acadêmicos presentes. Parágrafo único – se não houver numero legal apara a instalação dos trabalhos será lavrado um termo no livro d presença e feita imediatamente nova convocação cuja reunião deverá realizar-se meia hora depois, com qualquer número de acadêmicos presentes. Art.22. – A Votação da Assembléia Geral poderá ser secreta, nominal ou simbólica, a requerimento de qualquer dos acadêmicos e com a aprovação do plenário. Capítulo VIII – Da Diretoria – Art.23. – A Diretoria compor-se-á de: 1) Presidente; 2) Vice-Presidente; 3) 1º Secretário; 4) 2º Secretário; 5) Tesoureiro; 6) Orador. Art.24. – Compete á diretoria: a) cumprir e fazer cumprir os estatutos, o regimento interno, os demais atos administrativos baixados e os deliberativos; b) elaborar o regimento interno; c) propor a reforma ou alteração destes estatutos com parecer do conselho cultural; d) estabelecer o “quantum” das mensalidades dos acadêmicos. Capítulo IX – Da Competência das Funções – Art.25. – Compete ao Presidente: a) presidir as reuniões da Academia; b) assinar os termos de abertura e Encerramento e rubricar os livros de uso da instituição; c) assinar as correspondências; d) assinar juntamente com o Tesoureiro, cheques, cauções, títulos e outros documentos que represente transações patrimoniais; e) apresentar ao Conselho Cultural, na primeira reunião de janeiro de cada ano o relatório anual e o balanço financeiro, com o parecer do Conselho Fiscal; f) representar a academia pessoalmente ou por delegação em juízo ou fora dele. Art.26. – Compete ao Vice-Presidente: a) auxiliar o presidente nos seus encargos; b) substituir o presidente em suas faltas ou impedimentos; c) comunicar por escrito aos conselhos Cultural e Fiscal a substituição ao presidente quando for por prazo igual ou superior a cinco reuniões consecutivas ou quando tiver caráter permanente. Art.27. – Ao Primeiro Secretário compete: a) substituir o Vice-Presidente em suas faltas ou impedimentos; b) supervisionar os serviços da secretaria; c) redigir as atas das reuniões assinando-as em conjunto com o presidente; d) dar conhecimento em sessão, do expediente da secretária, fazer cumprir a Ordem do Dia. Art.28. – Ao segundo Secretário compete: a) substituir o primeiro Secretário nas suas faltas; b) auxiliar o primeiro secretário no desempenho de suas funções Art.29. – Ao Tesoureiro compete: a) dirigir os trabalhos de tesouraria, supervisionar a arrecadação e manter sob a guarda os valores pertencentes á instituição; b) assinar, com o presidente cheques, cauções, ordens de pagamentos e demais títulos de responsabilidade financeira; c) organizar e manter em ordem a contabilidade da instituição; d) apresentar a diretoria até o dia cinco (5) de cada mês o balancete do mês anterior e até o dia dez (10) de janeiro de cada ano, o balanço geral do exercício anterior; e) depositar, em banco determinado pela diretoria as importâncias recebidas; f) fornecer, mensalmente, á diretoria, relação dos acadêmicos e filiados, em mora; g) elaborar, atualizar, e manter sob sua guarda livro próprio de registro dos bens patrimoniais da entidade; prestar as informações solicitadas pelo Conselho Fiscal. Art.30. – Ao Orador compete: a) pronunciar saudações nas reuniões das sessões solenes; b) encarregar-se do cumprimento dos protocolos regimentais; c) usar da palavra ao final reuniões da academia. Capítulos X – Do Conselho Cultural – Art. 31. – O Conselho Cultural compõem-se de cinco (5) membros efetivos e cinco (5) suplentes. Art.32. – Compete ao Conselho Cultural: a) conhecer e solucionar os casos submetidos á sua apreciação, submetendo á assembléia aqueles que não forem de sua competência; b) julgar os recursos interpostos contra decisões do presidente; c) eleger seu presidente dentre dos membros efetivos, a quem cabe designar o secretario; d) reunir sempre convocado pelo presidente da academia ou conforme previsão regimental; e) determinar as datas de suas reuniões ordinárias; f) relatar os processos de pedidos para integrar ao quadro da academia. Capítulo XI – Do Conselho Fiscal – Art.33. – O conselho fiscal compõem-se de três (3) membros efetivos e três (3) membros suplentes. Art.34 – Compete ao conselho fiscal: a) examinar e dar parecer sobre os balancetes mensais; b) examinar e emitir parecer sobre o balanço anual; c) eleger seu presidente entre os membros efetivos a quem compete designar o secretário. Art. 35 – Quando necessário o Conselho fiscal solicitara à tesouraria informação sobre assuntos financeiros. Parágrafo único – e as informações forem insuficientes, dirigir-se-á à presidência sugerindo as providências cabíveis. Capítulo Xll – Das disposições Gerais – Art. 36 – Os presentes estatutos só poderão ser reformados ou alterados no todo ou em parte por votação de 2/3 dos acadêmicos com direito a voto em assembléia geral. Art. 37 – Somente poderá haver modificação dos estatutos quanto ao nome da entidade, por conveniência ao seu desenvolvimento e por unânime aprovação dos acadêmicos, e quanto aos fins a que se propõe, por imperativo legal. Art. 38 – Os mandatos da diretoria (art.23) e dos conselhos terão duração de dois anos, podendo ser reeleitos. Art.39 – Para a dissolução da academia aplicam-se as disposições do art. 36, parágrafo único – no que concerne aos seus bens patrimoniais e financeiros, serão estes doados a entidade congêneres locais e na falta destas às de caráter beneficente. Art.40 – A posse da Diretoria dar-se-á em sessão solene até trinta (30) dias após realizadas as eleições, sob motivo de força maior. Art. 41 – Este estatuto passa a vigorar à partir do dia e da hora de sua aprovação pela assembléia geral. Pelo Presidente em exercício foi aberta a inscrição para apresentação das chapas que comporão a diretoria desta academia havendo inscrição de chapa única. Assim sendo foi a mesma eleita por aclamação e empossada neste ato com os seguintes cargos e membros: Da diretoria: Presidente – Clério José Borges Sant’ Anna; vice-presidente Getúlio Pimentel; primeiro secretario – Carlos Dorsch; segundo secretario – Sandra Geralda Amorim Bunger, tesoureiro – Galbo Benedicto Nascimento; orador – Naly da Encarnação Miranda; do conselho cultural: membros efetivos: Narceu de Palma Filho; Naly da Encarnação Miranda; Humberto Aires de Moura e Silva; Walter Francisco Assis e Luiza Rocha Vinhosa; membros suplentes: Marcela Marques; Clério Borges Sant’ Anna; Lino Armando Baroni; Carlos Dorsch e Teodorico Boa Morte. Do conselho fiscal; membros efetivos: Carlos Noadier Fraga de Miranda; Valdemir Ribeiro de Azeredo; Adir Ribeiro. Membros suplentes: Presciliano Carlos do Amaral; Izolina Márcia Lamas e Silva; Pedro Paulo de Souza Nunes. Foi oferecida como sede provisória as instalações da Sociedade Musical Estrela dos Artistas, sita Av. Getulio Vargas, 133, Centro, nesta cidade, o que foi aceito. Pelo presidente eleito foi levada ao plenário a proposta de ter como presidente de honra desta academia o historiador Naly da Encarnação Miranda, havendo acolhimento de aclamação unânime. Isto posto, foi pelo Presidente de honra, também orador, proferida uma aração inaugural, e na seqüência, pelo presidente foi submetida à escolha e aprovação dos nomes dos ilustres cidadãos patronos das quarentas cadeiras que compõem a academia. Foram aprovados para a: cadeira 1 Braz Lourenço; cadeira 2 Índio Maracajaguaçu; cadeira 3 Xenocrates Calmon de Aguiar; cadeira 4 Judith Leão Castello Ribeiro; cadeira 5 Elpídio Pimentel; cadeira 6 Antônio Cícero Pereira Pinto; cadeira 7 Hilário Duarte; cadeira 8 Rogério Norbin; cadeira 9 Kosciusko Barbosa Leão; cadeira 10 Aristóbulo Barbosa Leão; cadeira 11 Belmiro Geraldo Castello; cadeira 12 Adélia Almeida Gomes; cadeira 13 Orlando Rosa Bonfim;cadeira 14 José Leão Nunes;cadeira 15 Manoel Cardoso Castello;cadeira 16 Manoel Cardoso Castello;cadeira 17 José Ribeiro da Silva Rosa;cadeira 18 Mirabeau da Rocha Pimentel;cadeira 19  Presciliano Biluia de Araújo;cadeira 20 Cassiano Cardoso Castello;cadeira 21 José Celso Cláudio;cadeira 22 Aristeu Borges de Aguiar;cadeira 23 João Loiola Pereira Borges;cadeira 24 Presciliano do Nascimento Amaral;cadeira 25 Luiz Cláudio de Freitas Rosa;cadeira 26 Racine Leão Castello;cadeira 27 Alberto de Azambuja Meirelles;cadeira 28 Álvaro Castello;cadeira 29 Daniel Germano de Aguiar Montarroyos;cadeira 30 Pedro Feu Rosa;cadeira 31 Manoel do Nascimento Correia;cadeira 32 Antônio Pinto Loureiro;cadeira 33 Padre José de Anchieta;cadeira 34 José Câncio Leão Borges;cadeira 35 Getúlio Sarmento;cadeira 36 Eurico de Aguiar Salles;cadeira 37 Alexandre Pereira Cardoso;cadeira 38 Cícero Calmon de Aguiar;cadeira 39 Afonso Henrique da Silva;cadeira 40 Afonso Rodrigues de Miranda. Pelos acadêmicos fundadores foi procedida a escolha de suas respectivas cadeiras ocupadas na seguinte ordem: Cadeira 1: acadêmico Naly da Encarnação Miranda; 2 Clério José Borges San’tanna; 3 Carlos Dorsch; 4 João Luiz Castello Lopes Ribeiro; 5  Getunildo Pimentel, 6 Antístenes Loureiro; 7 Galbo Benedicto Nascimento; 8 Walter Francisco de Assis; 9 Carlos Nodier Fraga de Miranda; 10 Sandra Geralda Amorim Bunges; 11 Carlos Gonçalo Amaral; 12 Izolina Márcia Lamas e Silva; 13 Humberto Aires de Moura e Silva; 14 Pedro Paulo de Souza Nunes; 15 Teodorico Boamorte; 16 Eci Scardini; 17 Marcela Marques; 18 Luiza Rocha Vinhosa Sinforosa; 19 Valdemir Ribeiro Azevedo; 20  Adir Ribeiro; 21 Jose Vieira de Souza Filho; 22 Rômulo Ramos; 23 VAGA; 24 Presciliano Carlos Amaral; 25 Jovaldir Paschoal Bungenstab; 26 Manoel Custódio Ferreira; 27 Eduardo Mendonça; 28 Narceu de Paiva Filho; 29 João Miguel Feu Rosa; 30 Antonio José Miguel Feu Rosa; 31 Lino Armando Baroni; 32 VAGA ; 33 Gilson Gomes; 34 Sandra Regina Bezerra Gomes; 35 VAGA ; 36 Antonio César Campos Tackla; 37;38;39 e 40 VAGAS. Não havendo mais nada a tratar o senhor presidente, após agradecer a presença de todos deu por encerrada a presente sessão da qual eu,secretário, Carlos Dorsch , lavrei a presente ata que, lida e aprovado, foi por mim e pelo presidente assinada, para cumprimento de todas formalidades legais vigentes.
Foto da Sessão Extraordinária realizada dia 13 de Dezembro de 2012, no Salão de Eventos do Restaurante Sítio Recanto Mestre Álvaro, (Restaurante da Helana), Serra, ES. Posse de dois Acadêmicos titulares e de duas Acadêmicas Correspondentes. Acadêmicos presentes na Assembléia Geral da Aleas. Em pé: Márcia Montarroyos; Suzi Nunes; Margarida Barcelos; Renato Pratini; Teodorico Boa Morte; Gilson Gomes; Sandra Gomes; Yuri Malaquias; Levi Basílio; Sonísio Pimentel; Madalena Santana Gomes; Odmar Péricles; Valdemir Ribeiro Azeredo; Michel Dal Col; Rogério Martins; Marcos Arrébola e Edson Reis.
Sentados: Acadêmicos Adir Ribeiro, Clério José Borges e Eci Scardini. Estava presente na Assembléia e ausente na foto, o Acadêmico Paulo Negreiros.
Foto dos Acadêmicos presentes na Assembleia Geral Extraordinária realizada dia 13 de Dezembro de 2012, no Salão de Eventos do Restaurante Sítio Recanto Mestre Álvaro, (Restaurante da Helana), Serra, ES. Posse de dois Acadêmicos titulares e de duas Acadêmicas Correspondentes. Acadêmicos presentes na Assembleia Geral da Aleas. Em pé: Márcia Montarroyos; Suzi Nunes; Margarida Barcelos; Renato Pratini; Teodorico Boa Morte; Gilson Gomes; Sandra Gomes; Yuri Malaquias; Levi Basílio; Sonísio Pimentel; Madalena Santana Gomes; Odmar Péricles; Valdemir Ribeiro Azeredo; Michel Dal Col; Rogério Martins; Marcos Arrébola e Edson Reis.
Sentados: Acadêmicos Adir Ribeiro, Clério José Borges e Eci Scardini. Estava presente na Assembleia e ausente na foto, o Acadêmico Paulo Negreiros.
Posse dos Acadêmicos da ALEAS em 1994. Clério Borges discursando ao lado do Juiz Desembargador Antônio José Miguel Feu Rosa.
Posse dos Acadêmicos da ALEAS em 1994. Clério Borges discursando ao lado do Juiz Desembargador Antônio José Miguel Feu Rosa.
Novos Acadêmicos da ALEAS
Acadêmicos, Maria Dolores de São José do Calçado, ES; Sandra Gomes e Clério José Borges
Acadêmicos, Maria Dolores de São José do Calçado, ES; Sandra Gomes e Clério José Borges
João Miguel Feu Rosa, Gerereu / Eci Scardini, Lino Armando Baroni e Narceu Paiva (Falecido)
João Miguel Feu Rosa, Gerereu / Eci Scardini, Lino Armando Baroni e Narceu Paiva (Falecido)

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