Escritor Paulo José de Oliveira Presidente da Academia Formiguense de letras e Acadêmico Clério José Borges. dia 06 de novembro de 2021, na Solenidade de Posse Acadêmica na Cidade de Formiga, Minas Gerais.

Clério José Borges, representando o Estado do Espírito Santo toma posse na Academia Formiguense de Letras. Acadêmico Correspondente Nacional.

A Vida de Clério José Borges Clério José Borges Eno Teodoro Wanke Espírito Santo Eventos Nacionais Homenagens Especiais - Comendas - Troféus Neotrovismo Professor Clério Borges Turismo Zenaide Emília Thomes Borges
Juramento de Posse de Clério José Borges com gravata vermelha na Sessão Solene da Academia Formiguense de Letras em 06 de novembro de 2021.
Juramento de Posse de Clério José Borges com gravata vermelha na Sessão Solene da Academia Formiguense de Letras em 06 de novembro de 2021
No dia 06 de novembro de 2021, um sábado, eu Clério José Borges de Sant Anna, Poeta Trovador, Escritor e Historiador Capixaba fui convidado pelo Escritor Paulo José de Oliveira para visitar a Cidade de Formiga localizada no Centro oeste de Minas Gerais e tomar posse como ACADÊMICO CORRESPONDENTE NACIONAL.

CLÉRIO JOSÉ BORGES VISITA A CIDADE DE FORMIGA NO CENTRO OESTE DE
MINAS GERAIS, TOMA POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS E LANÇA LIVRO SOBRE A FUNDAÇÃO DA SERRA EDITADO COM APOIO DA PREFEITURA E LEI ALDIR BLANC

Escritor Paulo José de Oliveira Presidente da Academia Formiguense de letras e Acadêmico Clério José Borges. dia 06 de novembro de 2021, na Solenidade de Posse Acadêmica na Cidade de Formiga, Minas Gerais.

No dia 06 de novembro de 2021, um sábado, eu Clério José Borges de Sant Anna, Poeta Trovador, Escritor e Historiador Capixaba fui convidado pelo Escritor Paulo José de Oliveira para visitar a Cidade de Formiga localizada no Centro oeste de Minas Gerais e tomar posse como ACADÊMICO CORRESPONDENTE NACIONAL. Na mesma solenidade tomaram posse, como novos Acadêmicos Efetivos, o Assistente Social Victor Marques Paiva Alves e o Bacharel em Direito, Túlio Almeida Rocha Pires e como Acadêmicos Correspondentes Nacionais, o Coronel PM, Carlos Augusto Furtado Moreira, de São Luis, no Maranhão; Suboficial PM, Araken dos Santos, de Magé, RJ; Professor Dr. Arnaldo de Souza Ribeiro, de Itaúna, MG; Terapeuta Holística, Fernanda da Cruz Oliveira Ferreira, de Belo Horizonte e, o Artista Plástico Indígena, Monsyerrá Batista (Anísio Silvio Batista) de Belho Horizonte, MG.

Zenaide, Carlos Augusto e Clério. Posse de Clério José Borges com gravata vermelha na Sessão Solene da Academia Formiguense de Letras em 06 de novembro de 2021
Zenaide, Carlos Augusto e Clério. Posse de Clério José Borges com gravata vermelha na Sessão Solene da Academia Formiguense de Letras em 06 de novembro de 2021
Clério José Borges Livro “Maracajaguaçu, Braz Lourenço, José de Anchieta e Araribóia” e da Revista Acadêmica da ACLAPTCTC para serem doados as principais Bibliotecas do Município de Formiga, Minas Gerais.
Clério José Borges Livro “Maracajaguaçu, Braz Lourenço, José de Anchieta e Araribóia” e da Revista Acadêmica da ACLAPTCTC para serem doados as principais Bibliotecas do Município de Formiga, Minas Gerais.

Na ocasião foram lançados alguns livros, sendo a 12ª Antologia Literária da Academia Formiguense de Letras com o título, “Viralizando letras e Poesia em Tempo de Pandemia” e “Maracajaguaçu, Braz Lourenço, José de Anchieta e Araribóia” de Clério José Borges editado com apoio da Prefeitura Municipal da Serra e Lei Aldir Blanc. Também fizemos o lançamento em Formiga da Revista da ACLAPTCTC com os nomes e as Fotos de todos os Acadêmicos da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores. Na ocasião foram deixados, com a Acadêmica, Maria Ribeiro de Andrada e Oliveira Figueiredo exemplares do Livro “Maracajaguaçu, Bráz Lourenço, José de Anchieta e Araribóia” e da Revista Acadêmica da ACLAPTCTC para serem doados as principais Bibliotecas do Município.
O evento foi realizado com início às 19h30m no Auditório do CEMAP, na Rua Alderico Nogueira, 470, Bairro Sagrado Coração de Jesus, em Formiga, MG, bastante prestigiado por Acadêmicos e convidados. Cada neoacadêmico foi entronizado na Acadêmica por um Acadêmico efetivo. No meu caso tiver a honra de ser entronizado pelo Presidente Acadêmico, Paulo José Oliveira, o Pajo. Ao final do meu discurso de saudação e posse, conferi os Troféus Castro Alves de Literatura a Paulo José de Oliveira, Túlio Almeida Rocha Pires e ao Coronel PM Carlos Augusto Furtado Moreira, que na ocasião foi empossado na ACLAPTCTC recebendo a Pelerine Amarela e fazendo o Juramento Acadêmico. Receberam Medalhas da ACLAPTCTC além dos citados, o Suboficial PM, Araken dos Santos e a ex Secretária Municipal de Cultura, Acadêmica, Maria Ribeiro de Andrada e Oliveira Figueiredo.

Acadêmico Clério José Borges. dia 06 de novembro de 2021, na Solenidade de Posse Acadêmica na Cidade de Formiga, Minas Gerais.

RELATO DA VIAGAEM: Eu e minha esposa Zenaide Emília Thomes embarcamos no Aeroporto de Vitória, Eurico de Aguiar Salles, na manhã de Sexta-feira, voo da Azul, AD 2672 (VIX – Vitória a CNF – belo Horizonte) Saída dia 05 às 10h35m. Chegada com destino ao Aeroporto de Confins, no mesmo dia às 11h35m. Em Belo Horizonte tivemos que aguardar até as 18horas para embarcarmos até a cidade de Formiga em ônibus da Empresa Santa Fé. Durante o início da viagem ao olharmos o Celular fomos surpreendidos com a notícia do falecimento precocemente da Rainha da Sofrência a cantora Sertaneja, Marília Mendonça, de 26 anos de idade, em acidente aéreo, quando o avião bimotor que caiu no interior de Minas Gerais, com outras quatro pessoas. A aeronave atingiu um cabo de alta tensão de uma torre operada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Além da Cantora, morreram no acidente seu produtor, um tio, o piloto e o copiloto da aeronave. O acidente ocorreu em Piedade de Caratinga, cidade com 8 mil habitantes no Vale do Rio Doce mineiro. Lamentamos profundamente o fato.
Zenaide e eu, chegamos em Formiga por volta de 21h45m indo direto para o Hotel Central onde deixamos a mala e partimos já direto para o Restaurante Relicário, onde um grupo de cerca de 10 pessoas estavam reunidos num Jantar. Conhecemos figuras ilustres como o Dr. Arnaldo de Souza Ribeiro de Itaúna, MG; Assistente Social Vitor Marques Paiva Alves e o Bacharel em Direito Túlio Almeida Rocha Pires, bem como o Poeta Manoel Gandra que leu Poesias e nos presenteou com as publicações, “A Toalha Bordada da Matriarca” e “Trovas, Trovões e Trovoadas”. Uma grata satisfação rever o amigo Paulo José Oliveira que estava acompanhado da Terapeuta Holística, Fernanda da Cruz Oliveira Ferreira, de Belo Horizonte e de Rosilene Costa. Figuras ilustres que estavam no referido Jantar: Alair Carlos Fonseca; Maria Solange Costa Fonseca; Arnaldo de Souza Ribeiro; Maria Rosilene Costa e Silva.
No sábado participamos durante o dia de um City Tour e a noite da Solenidade da Academia. O nosso retorno ocorreu no Domingo saindo de Formiga as 09h30m da manhã, chegando em Belo Horizonte por volta das 13 horas e de lá indo para o Aeroporto de Confins (mais uma hora de viagem em ônibus da Rodoviária ao Aeroporto) e de lá embarcando às 17h20m, para o Aeroporto de Vitória no voo 2910 da AZUL, com chegada ás 18h25m. Assentos 15 A e 15 B. Na chegada a recepção da Netinha querida Christal Fraga Borges e de sua mãe Andréia da Silva Fraga Borges.

Cidade de Formiga, Minas Gerais.
Cidade de Formiga, Minas Gerais.

VISITANDO A CIDADE: No sábado fomos convidados para um City Tour pela cidade coordenado pela ex Secretária Municipal de Cultura do Município em duas administrações e Acadêmica, Maria Ribeiro de Andrada e Oliveira Figueiredo. Visitamos o Museu Municipal Nhô Nhô Fonseca, o Vagão Biblioteca, a Casa do Engenheiro (Secretaria de Cultura), Mirante do Cristo, Igreja Matriz São Vicente Férrer, Praia Popular, Country Clube, Casa da Maria Andrada e Nuno Figueiredo (imóvel Tombada pelo Patrimônio Público). A construção do Cristo Redentor de Formiga começou em 19 de março de 1972. Foi inaugurado no dia 6 de junho de 1971. O terreno, de acordo com documentos históricos, foi doado pelo formiguense Rubens Garcia e seus familiares durante a gestão do então prefeito Luís Rodrigues Belo Primo (1963-1967). A estátua do Cristo Redentor foi uma iniciativa do Radialista Claudinê Silvio dos Santos, filho de Geralda Cândida. Foi colocada no alto do morro, foi esculpida por Geralda Cândida e mede toda a estrutura desde a base, 16,64 metros de altura e 9,43 metros de largura. As mãos medes 1,64 metros cada uma, sendo o mesmo tamanho da cabeça. Está numa colina há 24 metros da base do centro da cidade, que se encontra numa elevação de 785 metros do nível do mar. Na Serra do Capão da Mata a altitude máxima é de 1.125 metros. O Cristo está localizado na Praça do Cristo Redentor, 30, bairro de Santa Tereza, num local privilegiado, onde é possível se ter uma grande visão da cidade, sendo a melhor rota de acesso através da rua Padre João Leão Dehon.

Clério José Borges. dia 06 de novembro de 2021, na Solenidade de Posse Acadêmica na Cidade de Formiga, Minas Gerais.
Cidade de Formiga, Minas Gerais.
 Acadêmico Clério José Borges. dia 06 de novembro de 2021, na Solenidade de Posse Acadêmica na Cidade de Formiga, Minas Gerais.
Acadêmico Clério José Borges. dia 06 de novembro de 2021, na Solenidade de Posse Acadêmica na Cidade de Formiga, Minas Gerais.

ORIGEM HISTÓRICA: Fundada em 6 de junho de 1858, a cidade de Formiga fica localizada no centro oeste de Minas Gerais. Formiga é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população em 2018 era de 67 540 habitantes. Há 200 quilômetros da Capital belo Horizonte. É a Cidade onde nasceu o Padre Cantor, Fábio de Melo. Em 1832 foi criada a paróquia de São Vicente Ferrer de Formiga, sendo nomeado primeiro vigário o padre André Martins Ferreira. O povoado progrediu rapidamente e foi criado o distrito de Formiga, por efeito do Decreto de 14 de julho de 1832. Depois, o município, com a denominação de Vila Nova da Formiga, pela Lei provincial nº 134, de 16 de março de 1839, com território desmembrado de Itapecerica. Verificou-se a instalação a 29 de setembro do mesmo ano. A Lei estadual nº 880, de 6 de junho de 1858, concedeu à sede municipal foros de Cidade. O distrito-sede teve sua criação confirmada pela Lei estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891.

ORIGEM DO NOME FORMIGA: Segundo a tradição popular, o nome da cidade surgiu graças à denominação dada ao rio que a corta. Conta-se que um grupo de tropeiros passando pelo caminho, resolve fazer paragem à beira do rio. Durante a noite, seu carregamento de açúcar é atacado por formigas. Dado esse episódio, resolveram nomear o rio de Rio Formiga.
A origem do nome também é atribuída a Inácio Correia Pamplona, que equiparou os penedos da região, aos Ilhéus das Formigas, nos Açores.
A versão histórica mais aceitável, é que a origem do nome da cidade é proveniente dos índios e escravos fugidos que passavam pelo local. Considerando que a Picada de Tamanduá a Piumí visava a redução do caminho, é de se pensar que havia trânsito constante também de índios e escravos fugidos pelo caminho. Foram estes então, que deram nome ao rio que, posteriormente, deu nome ao povoado que se ergueu.

Escritor Paulo José de Oliveira Presidente da Academia Formiguense de letras e Acadêmico Clério José Borges. dia 06 de novembro de 2021, na Solenidade de Posse Acadêmica na Cidade de Formiga, Minas Gerais.
Escritor Paulo José de Oliveira Presidente da Academia Formiguense de letras e Acadêmico Clério José Borges. dia 06 de novembro de 2021, na Solenidade de Posse Acadêmica na Cidade de Formiga, Minas Gerais.

ALGUNS PONTOS TURÍSTICOS:
Praça São Vicente Ferrer onde encontra-se a Igreja e a 1ª fonte luminosa da cidade, espaço para eventos artísticos, culturais e cívicos. A Igreja de São Vicente Ferrer é uma das mais belas da região. Inaugurada em 1873 e reformada em 1992, tem o seu interior fascinante, numa autêntica manifestação da arte, preservada com muito respeito pela população do município. Não pudemos entrar na Igreja. No sábado, dia 06 de novembro de 2021, estava fechada. Em razão do pouco tempo de nossa visita em Formiga, não tivemos como visitar o Lago de Furnas, que é considerado como o Mar de Minas, ocupa grande parte do município de Formiga. A área total do Lago de Furnas é de 1.473 km², o que equivale a seis vezes o tamanho da Baia de Guanabara, e uma extensão de perímetro de 3,7 mil km, quase a metade da costa brasileira. Margeia 34 municípios.
Vistamos a Linha Férrea que segundo apuramos foi inaugurada a 20 de abril de 1908, com grande festa e que liga Formiga a Arcos. Hoje no local se encontra o Museu Municipal de Formiga, que fizeram do local um dos pontos mais tradicionais de nosso município e onde se encontra também um “vagão” que foi reformado e funciona agora o Museu ferroviário.
Nomes que Formiga já teve: Sítio ou Rancho de Formiga; Arraial de São Vicente Férrer; e Vila Nova de Formiga.
Formiga é conhecida como a cidade das “Areias Brancas” e “Princesa d’Oeste”. A área do Município é de Área: 1501,02 Km². Está distante aproximadamente, 366 quilômetros de são Paulo, 356 do Rio de Janeiro, 200 Km de Belo Horizonte e 709,8 Km de Vitória Capital do Estado do Espírito Santo. Formiga tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 20° 27′ 42” Sul, Longitude: 45° 25′ 58” Oeste.

TAGS: Clério José Borges, Formiga, Serra, ES, Poeta Trovador, Escritor, Historiador Capixaba, Escritor Paulo José de Oliveira, Cidade de Formiga, Minas Gerais, ACADÊMICO CORRESPONDENTE NACIONAL,
UBT, CTC, ACLAPTCTC, posse Acadêmica, Afoleanos, Serra, ES, setur

Hashtag: #ACLAPTCTC #posseAcadêmica #UBT #CTC #Afoleanos #SerraES #setur #ClérioJoseBorges #Escritor #Trovador #Poeta #PoetaTrovador #FormigaMG #Formiga #leialdirblanc #aldirblanc #ES

Escritor Paulo José de Oliveira Presidente da Academia Formiguense de letras e Acadêmico Clério José Borges. dia 06 de novembro de 2021, na Solenidade de Posse Acadêmica na Cidade de Formiga, Minas Gerais.
Escritor Paulo José de Oliveira Presidente da Academia Formiguense de letras e Acadêmico Clério José Borges. dia 06 de novembro de 2021, na Solenidade de Posse Acadêmica na Cidade de Formiga, Minas Gerais.
Acadêmico Clério José Borges. dia 06 de novembro de 2021, na Solenidade de Posse Acadêmica na Cidade de Formiga, Minas Gerais.
Acadêmico Clério José Borges. dia 06 de novembro de 2021, na Solenidade de Posse Acadêmica na Cidade de Formiga, Minas Gerais.
Maria Andrada e Paulo José Oliveira
Maria Andrada e Paulo José Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *