FAMÍLIAS BORGES, THOMES E FRAGA: CLÉRIO JOSÉ BORGES; CLÉRIGTHOM THOMES BORGES; CLEBERSON JOSÉ THOMES BORGES; CHRISTAL FRAGA BORGES; MARINA ARAÚJO BORGES.

Curiosidades Especiais Zenaide Emília Thomes Borges
Dona Emília e Filhas: FAMÍLIA THOMES: Dona Emília e Filhas: Zuleide, Zélia, Zenaide, Zilá, Zilda, Zilka, Zoêmia e Zilma na foto faltou Zenida.
FAMÍLIA THOMES: Dona Emília e Filhas: Zuleide, Zélia, Zenaide, Zilá, Zilda, Zilka, Zoêmia e Zilma na foto faltou Zenida.
Dona Emília Birschner Thomes e Filhos
Dona Emília Birschner Thomes e Filhos
Origem da Família Thomes.
Origem da Família Thomes.

CHRISTAL FRAGA BORGES

ORIGEM HISTÓRICA

BORGES – A minha origem histórica é Borges por parte do me avô paterno e tem a sua origem na Península Ibérica, (Portugal e Espanha), mais precisamente na Espanha, na cidade de Borja, na região da Saragoça. A palavra significa “a torre” ou “aquele que vem de Borja”. Borges é um sobrenome que surge do nome de uma cidade de nome Borja, por sua vez, se originou a partir da palavra árabe “burdz”, que significa “torre”, devido ao fato de a cidade ser rodeada por altas torres de observação.

THOMES – A minha origem histórica é Thomes por parte de minha avó paterna. Sua origem é Alemã. Minha avó por parte de pai é da Família Thomes. A origem do nome Thomes parece ser uma derivação de Thomas, através de uma pluralização do nome original ou por um erro ocorrido no momento de transcrição do Registro de Nascimento. Thomes tem o mesmo significado de Thomas e de Tomás, sem o “h” e com acento na letra “a” e significa “Irmão”. O Chefe da família que assinou o Contrato para vir para o Brasil foi Johann Friedrich Thomas. Os Thomas (Thomes) foram imigrantes saídos da Alemanha e que se alojaram no Espírito Santo entre os anos de 1830 a 1865.

FRAGA – Por parte dos Parentes de minha mãe, minha origem histórica é Fraga. Esse sobrenome teve sua origem na ex-província de Portugal que se chamava Beira. Era uma região composta pelos atuais distritos de Castelo Branco, Viseu, Guarda, Coimbra e Aveiro. Na região de Beira em Portugal, em 1481, existia um juiz com o nome de João Fraga, ele era encarregado dos impostos e direitos reais. Foi através dele que esse sobrenome se espalhou.

MARINA ARAÚJO BORGES

Araújo: Significa “árvore”, “do Minho”.

Araújo provem de Araúja, que é uma espécie de árvore (Arauja sericifera). Dada a sua importância estética, é uma planta ornamental que produz flores cor de rosa.

Diz-se que os primeiros registos desse nome remetem ao senhor do Castelo de Araújo e, que dessa forma, ficou conhecido como Rodrigo Anes de Araújo, da Galiza. A forma Araúja teria mudado para a forma masculina Araújo uma vez que esse nome designava o chefe da família.

Em Portugal, o bisneto de Rodrigo de Araújo – Pedro Anes de Araújo foi a primeira pessoa a receber esse sobrenome que se proliferou na região do Minho, em Portugal, no século XIV.

Em consequência disso, estamos diante de um sobrenome toponímico (próprio de uma localidade). Inclusive, as pessoas da região do Minho são chamadas de “araújos”.

No Brasil, a maior incidência de famílias com esse sobrenome reside no Ceará e em Pernambuco. 

Fonte de Referências:

1 – Pesquisador, Cilmar Franceschetto. Publicação: Projeto “Imigrantes Espírito Santo”, desde 1995.

2 – Pesquisador Clério José Borges (https://clerioborges.com.br;

3 –  https://www.oguiadeitajuba.com.br/BFamilias/BFamilias_F/Fraga.php

THOMES – Minha avó por parte de pai é da Família Thomes. A origem do nome Thomes parece ser uma derivação de Thomas, através de uma pluralização do nome original ou por um erro ocorrido no momento de transcrição do Registro de Nascimento. Thomes tem o mesmo significado de Thomas e de Tomás, sem o “h” e com acento na letra “a” e significa “Irmão”. O Chefe da família que assinou o Contrato para vir para o Brasil foi Johann Friedrich Thomas. Os Thomas (Thomes) foram imigrantes saídos da Alemanha e que se alojaram no Espírito Santo entre os anos de 1830 a 1865.

Em 1830, foram localizados no Espírito Santo 400 imigrantes, em virtude de contrato feito pelo Governo, em 12 de novembro de 1829.

Em 1865 surgem mais grupos de imigrantes, ocasião em que são formadas colônias alemãs nas localidades de Biriricas, Pau-Amarelo, Holanda e Tirol, estas últimas já em Cachoeiro de Santa Leopoldina.

Pau Amarelo fica localizada na zona rural do Município de Cariacica. É uma região que abriga a família Thomes, cujo patriarca, José Frederico Thomes, já falecido, chegou ao local por volta de 1940.

Segundo a professora aposentada Emília Birschner Thomes, a família mantinha no local um ponto comercial e uma Escola. Posteriormente a Escola, através de lei de autoria do então Deputado Dailson Laranja, recebeu o nome de Escola Unidocente “José Frederico Thomes”.

Próximo a Pau Amarelo, que fica no Município de Cariacica, está a localidade de São Paulo de Viana. Os primeiros moradores locais são de origem Alemã: Rodolfo Pirschner e Elizabeth Vainer.

Posteriormente, em São Paulo (de Viana), residiu o casal, João Pirschner e Regina Lube, pais de Dona Emília.

Emília B. Thomes casou-se, em 15 de abril de 1944, com José Frederico Thomes, saindo de São Paulo de Viana e passando a residir em Pau Amarelo, onde residiam o casal João Thomes e Emília Lube, pais de José Frederico Thomes.

Dona Emília foi registrada, Emília Birschner Thomes e não “Pirschner”, como, segundo afirma, seria o nome original da família.

O casal Emília e José Frederico Thomes teve 14 filhos e José Frederico Thomes faleceu, em acidente de carro, a 30 de julho de 1966.

Hoje Dona Emília, reside no Bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, Estado do Espírito Santo. A localidade de Pau Amarelo está na região que faz limite com os Municípios de Viana (São Paulo de Viana) e Santa Leopoldina (Meia Légua). Próximo fica a Reserva Biológica de Duas Bocas, uma área de 2.919 hectares, sendo criada em 1965 como reserva florestal, e transformada em reserva biológica no ano de 1991.

BORGES: Segundo Pesquisadores o nome Borges tem a sua origem na Península Ibérica, mais precisamente na Espanha, na cidade de Borja, na região da Saragoça. Significa “a torre” ou “aquele que vem de Borja”. Borges é um sobrenome de origem toponímico, sendo que um dos prováveis locais de surgimento é o nome Borja, por sua vez, se originou a partir da palavra árabe “burdz”, que significa “torre”, devido ao fato de a cidade ser rodeada por altas torres de observação.

Lembrando que a região Ibérica foi território árabe e muçulmano durante muitos anos, mas, entretanto, não significa que a linhagem da família Borges tenha se iniciado na cultura árabe.

Assim como acontecem com os demais nomes de família de origem toponímico, os indivíduos adotam os nomes das localidades ou regiões geográficas em que residem ou nasceram como forma de serem reconhecidos.

As pessoas que residiam na cidade de Borja começaram a utilizar este nome como uma forma de serem reconhecidos e distinguidos entre o restante da população.

Adotando a grafia portuguesa, o nome passou a ser Borges para as famílias de Portugal.

O primeiro português a ter como sobrenome Borges teria sido o cavaleiro Rodrigo Anes, que, de acordo com a história, teria servido ao rei francês Filipe II e ajudando-o a socorrer a cidade de Bourges do ataque de hereges.

Devido a sua bravura e sucesso em combater os invasores, Rodrigo Alves recebeu o título de Cavaleiro de Bourges.

Quando voltou à Portugal, o nome passou a ser grafado sob a forma de Borges, e foi transmitido para todos os seus descendentes, que se instalaram inicialmente na região de Trás-os-Montes.

Fraga: Significa ”sobrenome originário da Beira, em Portugal” 

Esse sobrenome teve sua origem na ex-província de Portugal que se chamava Beira. Era uma região composta pelos atuais distritos de Castelo Branco, Viseu, Guarda, Coimbra e Aveiro. 

Em 1481, existia um juiz com o nome de João Fraga, ele era encarregado dos impostos e direitos reais. Foi através dele que esse sobrenome se espalhou. 

Há diversos laboratórios médicos que homenageiam o médico e escritor brasileiro Clementino Fraga (1880-1971). Outra personalidade importante com esse sobrenome é a atriz e modelo brasileira Gisele Fraga. 

O brasão dessa família é composto por um escudo prata, com a figura de um vulcão em erupção com cores. 

ORIGEM HISTÓRICA

A origem do nome Thomes não é facilmente identificado. Já Thomas há registro com Fernando González-Doria, originado da Inglaterra, embora se estabelecesse na região de Navarra e, embora o século não fosse indicado, é possível precisar que é o Thomas, mais velho conhecido.
Thomes, parece ser uma derivação de Thomas, através de uma pluralização do nome original ou por um erro ocorrido no momento de transcrição do Registro de Nascimento.
Em todo o caso, os últimos nomes derivados são mais ou menos freqüentes e tiveram um desenvolvimento bem antigo. Há várias derivações do nome Thomes e Thomas. As derivações mais conhecidas são:
Thom; Thons; Tomes, sem o “h”; Thomasin; Tomás e Tom…
Thomes tem o mesmo significado de Thomas e de Tomás, sem o “h” e com acento na letra “a” e significa “Irmão”.
Os Thomes são pessoas nobre, intuitiva, direta e muito humana. Sabem escutar e são perseverante. No amor possuem sentimentos verdadeiros.

As festas dos Thomes são:

28 de Janeiro: São Tomás de Aquino
3 de Julho, São Tomás Apóstolo.

São Personagens Célebres:

Thomas A. Edison, inventor do Telegráfo e do Telefone
Thomas Grahan, famoso químico.

Outros Nomes Conhecidos:

Tom Cruise (Ator); Tom Hanks (Ator) e Tom Berenger (Ator).

Personagens de Destaque Thomas, na História

Relação de Personagens Históricos, de acordo com informações registradas em Enciclopédias:
– Thomas Gray, (1716-1771) foi um poeta e viveu em Pembroke College, Cambridge. (Inglaterra).
– Manuel Enrique Thomas de Barbarín, pintor francês carregado em Paris em 1821.
– Teodoro Thomas, condutor e concertista alemão carregado em Hannover em 1835.
– Robert Kent Thomas, sketcher e pintor inglês carregado em Londres em 1816.
– Há ainda o registro de um Algernon Thomas Moreton, nascido em 1829 e falecido em 18.01.1880, que residiu em Portugal.

No Mundo atual o último nome, Thomas é muito freqüente na Inglaterra, em França, em Germany (Alemanha), No Brasil e nos EUA.
Origem da Família Thomes na Alemanha.
Os Thomes, cujo nome original é Thomas, vieram da Província de Sudlohn, na Alemanha, na Região da Westphalia. (Mapa ao lado) (SÜDLOHN – State : Nordrhein-Westfalen). Westphalia (no alemão, Westfalen) é região histórica da Alemanha (Germany) e anteriormente era província da Prussia, W Germany. Münster era o capital da província. Depois de 1945, a província foi incorporada ao estado alemão ocidental de Rhine-Rhine-Westphalia norte, agora um estado reorganizado dentro da Alemanha (Germany).
Nordrhein Westphalia é região cultural o mais densamente povoada e diversa da Europa e é formada com 5 regiões administrativas (Regierungsbezirke), divididas em 31 distritos (Kreise) e em 23 cidades distrito-livres. Sudlohn fica em Borken que é um Kreis (distrito) na parte do noroeste de Rhine-Rhine-Westphalia norte, Germany .
Borken é uma cidade em Rhine-Rhine-Westphalia norte, (Germany), e está situada a 10 quilômetros leste da Holanda. População: 40.900 (2002). A vila de Borken foi fundada em torno de 800. Transformou-se em uma cidade no primeiro século. Westphalia está localizada na região entre os rios Rhine (Rhein alemão, Rhin francês, Rijn holandês) e Weser.
O Chefe da família que assinou o Contrato para vir para o Brasil foi Johann Friedrich Thomas.

Relação de Colonos, Chefes de Família, Titulares do Contrato.

 ALEMÃES

FamíliaNomeSegundo NomeRegiãoProvíncia
STEENDERTJosephWestphaliaSudlohn
TETZNERFriedrichLouisSaxôniaSchoenau
THOMASFriedrichJ.WestphaliaSudlohn
THUROWCarlPomerâniaSchoenfeldem
ZUMACHFerdinandPomerâniaHasclen
Dona Emília Birschner Thomes aos Oitenta Anos.
Dona Emília Birschner Thomes aos Oitenta Anos.

Família Thomes Borges: Nos 70 anos de vida de Clério José Borges
Família Thomes Borges: Nos 70 anos de vida de Clério José Borges

Os Thomas (Thomes) foram imigrantes saídos da Alemanha e que se alojaram no Espírito Santo entre os anos de 1830 a 1865.
Segundo o pesquisador, Cilmar Franceschetto, “o ancestral da família Thomes, (Thomas), Johann Friedrich Thomas chegou ao Espírito Santo, em 1859, juntamente com a família Volkers e que aqui se casou com Elisabeth Bremmenkamp”.
É muito provável que não tenha havido imigrantes alemães da família Thomes (Thomas) para o Espírito Santo antes de 1846.
Em 1830, foram localizados no Espírito Santo 400 imigrantes, em virtude de contrato feito pelo Governo, em 12 de novembro de 1829.
Em 1865 surgem mais grupos de imigrantes, ocasião em que são formadas colônias alemãs nas localidades de Biriricas, Pau-Amarelo, Holanda e Tirol, estas últimas já em Cachoeiro de Santa Leopoldina.
Pau Amarelo fica localizada na zona rural do Município de Cariacica. É uma região que abriga a família Thomes, cujo patriarca, José Frederico Thomes, já falecido, chegou ao local por volta de 1940.
Segundo a professora aposentada Emília Birschner Thomes, a família mantinha no local um ponto comercial e uma Escola.
Posteriormente a Escola, através de lei de autoria do então Deputado Dailson Laranja, recebeu o nome de Escola Unidocente “José Frederico Thomes”.
Próximo a Pau Amarelo, que fica no Município de Cariacica, está a localidade de São Paulo de Viana. (Foto) Os primeiros moradores locais são de origem Alemã: Rodolfo Pirschner e Elizabeth Vainer.
Posteriormente, em São Paulo (de Viana), residiu o casal, João Pirschner e Regina Lube, pais de Dona Emília.
Emília B. Thomes casou-se, em 15 de abril de 1944, com José Frederico Thomes, saindo de São Paulo de Viana e passando a residir em Pau Amarelo, onde residiam o casal João Thomes e Emília Lube, pais de José Frederico Thomes.
Dona Emília foi registrada, Emília Birschner Thomes e não “Pirschner”, como, segundo afirma, seria o nome original da família.

O casal Emília e José Frederico Thomes teve 14 filhos e José Frederico Thomes faleceu, em acidente de carro, a 30 de Julho de 1966.
Hoje Dona Emília, reside no Bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, Estado do Espírito Santo, Brasil, na Rua Humberto Lorenzuti, Nº 109
A localidade de Pau Amarelo está na região que faz limite com os Municípios de Viana (São Paulo de Viana) e Santa Leopoldina (Meia Légua). Próximo fica a Reserva Biológica de Duas Bocas, uma área de 2.919 hectares, sendo criada em 1965 como reserva florestal, e transformada em reserva biológica no ano de 1991.

Família Thomes Borges: Clério, Cleberson, Zenaide e Clérigthom
Família Thomes Borges: Clério, Cleberson, Zenaide e Clérigthom
Família Thomes Borges
Família Thomes Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *