Cinema uma sétima arte maravilhosa

CINEMA: UMA SÉTIMA ARTE MARAVILHOSA – GRANDES VENCEDORES DO OSCAR, A MAIOR PREMIAÇÃO DO CINEMA MUNDIAL.

Atores e Atrizes Cinema Clássicos Diretores Filmes Vencedores do Oscar
Sequência de um cavalo a galopar feita por Eadweard Muybridge.
Sequência de um cavalo a galopar feita por Eadweard Muybridge.

Pesquisa do Historiador Clério José Borges

A sétima arte do Cinema.
A sétima arte do Cinema.

O que é cinema?

Cinema é o registro de movimentos. Cinema é antes de tudo, um processo que permite a realização de filmes. Milhares de pessoas estudam cinema não para fazer filmes, e sim para arquivá-los, pesquisá-los, entendê-los, criar teorias sobre eles e criticá-los. Essas pessoas são importantes e fazem parte do mundo do cinema. Cinema (do em grego: κίνημα, kinema “movimentos” e γράφειν, graphein “registrar”), também chamada sétima arte, ou, em certos contextos cinematografia, pode ser definida como a técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que suscitam impressão de movimento, assim como a indústria que produz estas imagens. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas através da gravação de imagens do mundo com câmeras (câmaras) adequadas, ou pela sua criação utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais específicos.

Oscar a maior premiação do Cinema Mundial.
Oscar a maior premiação do Cinema Mundial.

O Oscar (The Academy Awards ou The Oscars) é a mais famosa premiação de cinema que existe no mundo. Criado em 1927, teve sua primeira cerimônia em 1929, na cidade de Los Angeles. Essa é a premiação de cinema mais antiga que está em vigor e sua função é premiar as melhores produções cinematográficas. Organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Oscar é considerado o prêmio mais grandioso e prestigiado do audiovisual. A cerimônia, que é realizada anualmente, entrega prêmios em 24 categorias, sendo a de “Melhor Filme” a principal delas. São 92 anos da premiação. Entre os filmes premiados estão alguns dos maiores clássicos, como “O Poderoso Chefão” (1972), de Francis Ford Coppola; e “Farrapo Humano” (1945), dirigido por Billy Wilder.

O surgimento do Oscar tem relação com o processo de expansão que o cinema americano passou no século XX, sobretudo na década de 1920. Naquele momento, grandes nomes do cinema americano resolveram unir-se para criar uma organização que fosse responsável por administrar a imagem de Hollywood, o local onde os filmes eram produzidos. Assim, nasceu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ou Academy of Motion Picture Arts and Science, com sigla de AMPAS, no inglês. Essa associação foi oficialmente fundada no dia 11 de maio de 1927, surgindo por uma ideia de um dos chefes da MGM, Louis B. Mayer, e teve como primeiro presidente Douglas Fairbanks, um dos principais atores norte-americanos do começo do século XX. Os membros que formaram a AMPAS decidiram que era necessária a criação de uma cerimônia para premiar os melhores filmes que eram produzidos a cada ano. Assim, em 1927, nascia a ideia que deu origem ao Oscar, a cerimônia de premiação de cinema mais famosa do mundo. A primeira cerimônia organizada pela AMPAS foi realizada, em 16 de maio de 1929, e premiou os melhores filmes de 1927 e 1928.

Essa cerimônia contou com a presença de 270 pessoas que já sabiam previamente quem eram os vencedores e que tiveram de desembolsar U$5 dólares para ter o direito de participar da cerimônia. De lá pra cá, o Oscar transformou-se em um evento multimilionário que é acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo.

A escolha dos indicados e dos vencedores em todas as categorias do Oscar ocorre por meio de votação que é realizada entre os membros da Academia, que passaram a fazer parte dela por meio de um convite e acredita-se que atualmente ela tenha, aproximadamente, 8500 membros.

O convite à Academia é feito para jornalistas especializados, pessoas da área do cinema que tenham a indicação de, pelo menos, dois membros da Academia que sejam da mesma área de atuação da pessoa e premiados em edições anteriores do Oscar.

É importante esclarecer que a maioria das categorias só pode contar com o voto de pessoas que possuam conhecimento técnico para avaliar os filmes concorrentes. Assim, apenas duas categorias são abertas ao voto de todos os membros: melhor filme e melhor filme estrangeiro.

Uma vez que as votações são realizadas e os resultados dos vencedores são obtidos, os dados são guardados no mais absoluto sigilo. No dia da cerimônia, algumas medidas de segurança são tomadas, tais como a escolta dos envelopes com os nomes dos vencedores sendo realizados pela polícia norte-americana.

Ben Hur de 1959. Clássico do Cinema Mundial.
Ben Hur de 1959. Clássico do Cinema Mundial.

OS FILMES MAIS PREMIADOS

Titanic (James Cameron, 1997), 11 prêmios Oscar. TITANIC – Inspirado no naufrágio real da embarcação RMS Titanic, em 1912, o filme aborda o romance entre dois jovens de diferentes classes que se apaixonam durante uma trágica viagem. “Titanic” recebeu 14 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha-sonora, Melhor Edição, Melhor Efeitos Sonoros, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Música Original, Melhor Som, Melhor Maquiagem, Melhor Atriz (Kate Winslet) e Melhor Atriz Coadjuvante (Melhor Atriz Coadjuvante). Apenas as categorias Melhor Maquiagem, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante não foram vencidas.

Ben-Hur (William Wyler, 1959), 11 prêmios Oscar. “Ben-Hur” é um épico filme americano, que conta a história de um mercador judeu de mesmo nome que é condenado a viver como escravo por um velho amigo. O filme recebeu doze indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem Som, Melhor Edição, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Trilha-sonora, Melhor Ator (Charlton Heston), Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith) e Melhor Roteiro Adaptado — vencendo em todas, exceto a última.

O Senhor dos Anéis: O retorno do Rei (Peter Jackson, 2003), 11 prêmios Oscar. O filme, baseado nos livros da série homônima, escrita por J.R.R. Tolkien, é o último da trilogia, que foi adaptada para o cinema. Ele alcançou a 13º maior bilheteria da história, e foi considerado pela crítica como “visualmente deslumbrante e emocionalmente poderoso”. No ano de lançamento, ele recebeu o Oscar em todas as 11 categorias as quais foi indicado: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original.

Amor, Sublime Amor (Jerome Robbins, Robert Wise, 1961), 10 prêmios Oscar. Baseado em um bem-sucedido musical da Broadway, lançado em 1957, o filme é considerado o “Romeu e Julieta” dos tempos modernos. Ele conta uma história de amor proibido entre membros de duas gangues rivais, que disputam território na periferia de Nova York. Ele foi indicado ao Oscar em 11 categorias: Melhor Ator Coadjuvante (George Chakiris), Melhor Atriz Coadjuvante (Rita Moreno), Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Edição, Melhor Música e Melhor Roteiro Adaptado; não vencendo apenas a última.

Gigi (Vincente Minnelli, 1958), 9 prêmios Oscar. O filme é centrado em Gaston, o milionário mais cobiçado de Paris. Ele se torna amigo da jovem Gigi, uma garota que está sendo treinada por sua tia para aprender a se portar entre a alta sociedade. Gaston que apaixona por Gigi e é levado a escolher entre o amor da garota ou seu badalado estilo de vida. O longa-metragem venceu em todas as nove categorias as quais foi indicado, sendo elas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Música Original, Melhor Mixagem de Som.

Amor Sublime Amor, uma história eterna e um filme encantador.
Amor Sublime Amor, uma história eterna e um filme encantador.

CURIOSIDADES

Já ocorreram seis empates na premiação: 1932 – Melhor Ator – Wallace Beery por O Campeão (The Champ, 1931) e Fredric March por O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll and Mr. Hyde, 1931); 1949 – Melhor Documentário em Curta-Metragem – A Chance to Live e So Much for So Little; 1969 – Melhor Atriz – Katharine Hepburn por O Leão no Inverno (The Lion in Winter, 1968) e Barbra Streisand por Funny Girl: A Garota Genial (Funny Girl, 1968); 1986 – Melhor Ducumentário – Time Is All You’ve Got e Down and Out in America; 1995 – Melhor Curta-Metragem – Franz Kafka’s It’s a Wonderful Life e Trevor; 2013 – Melhor Edição de Som – Paul N. J. Ottosson por A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty, 2012) e Per Hallberg e Karen Baker Landers por 007 – Operação Skyfall (Skyfall, 2012).

Três filmes receberam 14 indicações cada – A Malvada (All About Eve, 1950), Titanic (1997) e La La Land: Cantando Estações (2016).

Três filmes permanecem empatados com 11 estatuetas, o recorde máximo da Academia até hoje – Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003).

Walt Disney recebeu 22 estatuetas. Ele também é a pessoa com o maior número de indicações (59 no total) e o maior número de prêmios em um único ano, levando quatro estatuetas em 1954 (Melhor Curta-Metragem Animado, Melhor Média-Metragem, Melhor Documentário Curta-Metragem, Melhor Documentário Longa).

Com 35 indicações, Edith Head recebeu oito estatuetas de Melhor Figurino – Golpe de Mestre (The Sting, 1973), O Jogo Proibido do Amor (The Facts of Life, 1960), Sabrina (1954), A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday, 1953), Um Lugar ao Sol (A Place in the Sun, 1951), Sansão e Dalila (1949), Tarde Demais (The Heiress, 1949). A figurinista foi a principal inspiração para Brad Bird criar a designer de roupas de super-heróis Edna Moda em Os Incríveis (2004).

John Ford levou quatro estatuetas – por Depois do Vendaval (The Quiet Man, 1952), Como Era Verde o Meu Vale (How Green Was My Valley, 1941), Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath, 1940) e O Delator (The Informer, 1935).

Katharine Hepburn levou o prêmio de Melhor Atriz quatro vezes – por Num Lago Dourado (On Golden Pond, 1981), O Leão no Inverno (The Lion in Winter, 1968), Adivinhe Quem Vem Para Jantar (Guess Who’s Coming to Dinner, 1967) e Manhã de Glória (Morning Glory, 1933). Daniel Day-Lewis é o dono do recorde entre os homens, tendo levado o prêmio três vezes – Meu Pé Esquerdo (My Left Foot: The Story of Christy Brown, 1989), Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007) e Lincoln (2012). Jack Nicholson e Meryl Streep seguem logo atrás, com dois prêmios na categoria principal e um como coadjuvante para cada. A dupla também detém o recorde de indicações – foram 12 para Nicholson e 21 para Streep.

Cedric Gibbons, o designer da estatueta do Oscar, venceu 11 vezes de um total de 39 indicações. Levou por Marcado pela Sarjeta (Somebody Up There Likes Me, 1956), Júlio César (Julius Caesar, 1953), Assim Estava Escrito (The Bad and the Beautiful, 1952), Sinfonia de Paris (An American in Paris, 1951), Quatro Destinos (Little Women, 1949), Virtude Selvagem (The Yearling, 1946), À Meia Luz (Gaslight, 1944), Flores do Pó (Blossoms in the Dust, 1941), Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice, 1940), A Viúva Alegre (The Merry Widow, 1934) e A Ponte de San Luis Rey (The Bridge of San Luis Rey, 1929).

A Itália venceu a categoria 14 vezes tendo recebido 32 indicações (contra 12 estatuetas da França em 40 indicações). A categoria de Melhor Filme Estrageiro só foi oficializada em 1956. Antes, a academia oferecia ocasionalmente um prêmio honorário para as produções de outros países. Somando os prêmios honorários e a estatueta oficial, a Itália foi premiada por Vítimas da Tormenta (Sciuscià Ragazzi, 1946), Ladrões de Bicicleta (Ladri di biciclette, 1948), Três Dias de Amor (Le mura di Malapaga, 1949), A Estrada da Vida (La Strada, 1954), Noites de Cabíria (Le notti di Cabiria, 1957), 8½ (1963), Ontem, Hoje e Amanhã (Ieri, oggi, domani, 1963), Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (Indagine su un cittadino al di sopra di ogni sospetto, 1970), O Jardim dos Finzi Contini (Il giardino dei Finzi Contini, 1970), Amarcord (1973), Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso, 1988), Mediterrâneo (1991), A Vida é Bela (La vita è bella, 1997) e A Grande Beleza (La grande bellezza, 2013).

Cabaret (1972) recebeu oito estatuetas – Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Mixagem de Som, Melhor Montagem e Melhor Música. Perdeu o prêmio principal para O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972), que também levou Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.

Barbra Streisand tem dois Oscars – um por sua atuação em Funny Girl – A Garota Genial (1968) e pela canção “Evergreen (Love Theme from A Star Is Born)” de Nasce uma Estrela (1976), dividido com Paul Williams. Emma Thompson é dona do mesmo recorde, com um Oscar de Melhor atriz por Retorno a Howards End (Howards End, 1992) e pelo roteiro adaptado de Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility, 1995). Ben Affleck também tem duas estatuetas, uma pelo roteiro de Gênio Indomável (Good Will Hunting, 1997) e outra como produtor por Argo (2012). George Clooney, que também levou o Oscar pela produção de Argo, também tem uma estatueta como Melhor Ator Coadjuvante por Syriana (2005). Michael Douglas entra na mesma conta com uma estatueta de Melhor Ator por Wall Street (1987) e uma de Melhor Filme pela produção de Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest, 1975).

Com 427 minutos, Guerra e Paz (Voyna i mir, 1966) levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para a então União Soviética. Já …E o Vento Levou (Gone with the Wind, 1939) é o filme mais longo a vencer na categoria principal, levando a estatueta de Melhor Filme pelos seus 238 minutos. Marty (1955), com 90 minutos, é o filme mais curto a receber o Oscar de Melhor Filme. Nos documentários, O.J.: Made in America é o maior premiado, com 467 minutos.

Uma sétima arte maravilhosa o Cinema
Uma sétima arte maravilhosa o Cinema
DataTítulo originalTítulo em PortugalTítulo no Brasil
1.ª edição, 16 de maio de 1929WingsAsasAsas
Seventh HeavenA Hora SupremaSétimo Céu
The RacketA Lei dos FortesA Lei dos Fortes
2.ª edição, 3 de abril de 1930The Broadway MelodyA Melodia da BroadwayMelodia na Broadway
AlibiO ÁlibiO Peso da Lei
The Hollywood Revue of 1929The Hollywood Revue of 1929The Hollywood Revue of 1929
In Old ArizonaNo Velho ArizonaVelho Arizona
The PatriotO PatriotaAlta Traição
3.ª edição, 5 de novembro de 1930All Quiet on the Western FrontA Oeste Nada de NovoNada de Novo no Front / Sem Novidades no Front
The Big HouseO PresídioO Presídio
DisraeliDisraeliDisraeli
The DivorceeA DivorciadaA Divorciada
The Love ParadeA Parada do AmorAlvorada do Amor
4.ª edição, 10 de novembro de 1931CimarronCimarronCimarron
East LynneSaudadeLágrimas de Amor
The Front PageThe Front PageÚltima Hora
SkippySkippySkippy
Trader HornTrader HornTrader Horn
5.ª edição, 18 de novembro de 1932Grand HotelGrande HotelGrande Hotel
ArrowsmithArrowsmithMédico e Amante
Bad GirlUma Jóia de RaparigaDepois do Casamento
The ChampO CampeãoO Campeão
Five Star FinalFive Star FinalSede de Escândalo
One Hour With YouUma Hora ContigoUma Hora Contigo
Shanghai ExpressO Expresso de XangaiO Expresso de Shangai
The Smiling LieutenantO Tenente SedutorO Tenente Sedutor
6.ª edição, 16 de março de 1934CavalcadeCavalgadaCavalgada
42nd StreetRua 42Rua 42
A Farewell to ArmsO Adeus às ArmasAdeus às Armas
I Am a Fugitive from a Chain GangEu Sou Um EvadidoO Fugitivo
Lady for a DayMilionária Por Um DiaDama Por Um Dia
Little WomenAs MulherzinhasAs Quatro Irmãs
The Private Life of Henry VIIIA Vida Privada de Henrique VIIIOs Amores de Henrique VIII
She Done Him WrongUma Loira Para TrêsUma Loira Para Três
Smilin’ ThroughO Amor Que Não Morreu
State Fair
7.ª edição, 27 de fevereiro de 1935It Happened One NightUma Noite AconteceuAconteceu Naquela Noite
The Barretts of Wimpole StreetA Família BarrettA Família Barrett
CleopatraCleopatraCleopatra
Flirtation WalkComeçou Num AutomóvelMiss Generala
The Gay DivorceeA Alegre DivorciadaA Alegre Divorciada
Here Comes the NavyMarinheiros em TerraAí Vem a Marinha
The House of RothschildA Casa RothschildA Casa de Rothschild
Imitation of LifeEspelho da vidaImitação da Vida
One Night of LoveUma Noite de Amor
The Thin ManO Homem SombraA Ceia dos Acusados
Viva Villa!Viva Villa!Viva Villa!
The White ParadeThe White ParadeThe White Parade
8.ª edição, 5 de março de 1936Mutiny on the BountyRevolta na BountyO Grande Motim
Alice AdamsSonhos DouradosA Mulher Que Soube Amar
Broadway Melody of 1936Melodia da Broadway de 1936Melodia da Broadway de 1936
Captain BloodCapitão BloodCapitão Blood
David CopperfieldDavid CopperfieldDavid Copperfield
The InformerO DenuncianteO Delator
Les MisérablesOs MiseráveisOs Miseráveis
The Lives of a Bengal LancerLanceiros da ÍndiaLanceiros da Índia
A Midsummer Night’s DreamSonho de Uma Noite de VerãoSonho de Uma Noite de Verão
Naughty MariettaOh! Marietta
Ruggles of Red GapO Extravagante Sr. RugglesVamos à América
Top HatChapéu AltoO Picolino
9.ª edição, 4 de março de 1937The Great ZiegfeldO Grande ZiegfeldZiegfeld – O Criador de Estrelas
Anthony AdverseAdversidadeAdversidade
DodsworthVeneno EuropeuFogo de Outono
Libeled LadyDois e Dois… QuatroCasado Com Minha Noiva
Mr. Deeds Goes to TownDoido Com JuízoO Galante Mr. Deeds
Romeo and JulietRomeu e JulietaRomeu e Julieta
San FranciscoSan FranciscoSan Francisco – A Cidade do Pecado
The Story of Louis PasteurA Vida de PasteurA Vida de Louis Pasteur
A Tale of Two CitiesHistória de Duas CidadesA Queda da Bastilha
Three Smart GirlsTrês Pequenas do Barulho
10.ª edição, 10 de março de 1938The Life of Emile ZolaA Vida de ZolaÉmile Zola
The Awful TruthCom a Verdade Me EnganasCupido É Moleque Teimoso
Captains CourageousLobos do MarMarujo Intrépido
Dead EndRuas de Nova IorqueBeco Sem Saída
The Good EarthTerra BenditaTerra dos Deuses
In Old ChicagoO Incêndio de ChicagoNo Velho Chicago
Lost HorizonHorizonte PerdidoHorizonte Perdido
One Hundred Men and a GirlCem Homens e Uma Menina
Stage DoorA Porta das EstrelasNo Teatro da Vida
A Star Is BornNasceu Uma EstrelaNasce Uma Estrela
11.ª edição, 23 de fevereiro de 1939You Can’t Take It with YouNão o Levarás ContigoDo Mundo Nada Se Leva
The Adventures of Robin HoodAs Aventuras de Robin dos BosquesAs Aventuras de Robin Hood
Alexander’s Ragtime BandSinfonias ModernasEpopéia do Jazz
Boys TownHomens de AmanhãCom os Braços Abertos
The CitadelA CidadelaA Cidadela
Four DaughtersQuatro FilhasQuatro Filhas
La Grande IllusionA Grande IlusãoA Grande Ilusão
JezebelJezebel – A InsubmissaJezebel
PygmalionPigmaliãoPigmaleão
Test PilotOs Heróis de HojePiloto de Provas
12.ª edição, 29 de fevereiro de 1940Gone With the WindE Tudo o Vento Levou…E o Vento Levou
Dark VictoryVitória AmargaVitória Amarga
Adeus, Mr. ChipsAdeus Mr. ChipsAdeus Mr. Chips
Love AffairO Amor da Minha VidaDuas Vidas
Mr. Smith Goes to WashingtonPeço a PalavraA Mulher Faz o Homem
NinotchkaNinotchkaNinotchka
Of Mice and MenRatos e HomensCarícia Fatal
StagecoachCavalgada HeróicaNo Tempo das Diligências
The Wizard of OzO Feiticeiro de OzO Mágico de Oz
Wuthering HeightsO Monte dos VendavaisO Morro dos Ventos Uivantes
13.ª edição, 27 de fevereiro de 1941RebeccaRebeccaRebecca – A Mulher Inesquecível
All This, and Heaven TooTudo Isto e o Céu TambémTudo Isto e o Céu Também
Foreign CorrespondentCorrespondente de GuerraCorrespondente Estrangeiro
The Grapes of WrathAs Vinhas da IraAs Vinhas da Ira
The Great DictatorO Grande DitadorO Grande Ditador
Kitty FoyleKitty, a Rapariga da Gola BrancaKitty Foyle
The LetterA CartaA Carta
The Long Voyage HomeTormenta a BordoA Longa Viagem de Volta
Our TownA Nossa CidadeNossa Cidade
The Philadelphia StoryCasamento EscandalosoNúpcias de Escândalo
14.ª edição, 26 de fevereiro de 1942How Green Was My ValleyO Vale Era VerdeComo Era Verde o Meu Vale
Blossoms in the DustFlores do PóFlores do Pó
Citizen KaneO Mundo a Seus PésCidadão Kane
Here Comes Mr. JordanO Defunto ProtestaQue Espere o Céu
Hold Back the DawnA Minha HistóriaA Porta de Ouro
The Little FoxesRaposa MatreiraPérfida
The Maltese FalconRelíquia MacabraRelíquia Macabra
One Foot in HeavenCom Um Pé no CéuCom Um Pé no Céu
Sergeant YorkO Sargento YorkSargento York
SuspicionSuspeitaSuspeita
15.ª edição, 4 de março de 1943Mrs. MiniverA Família MiniverRosa de Esperança
49th ParallelOs InvasoresInvasão de Bárbaros
Kings RowEm Cada Coração Um PecadoEm Cada Coração, Um Pecado
The Magnificent AmbersonsO Quarto MandamentoSoberba
The Pied PiperBola de NeveOs Abandonados
The Pride of the YankeesO ÍdoloÍdolo, Amante e Herói
Random HarvestA Noiva PerdidaNa Noite do Passado
The Talk of the TownO Assunto do DiaE a Vida Continua
Wake IslandA Vingança dos MortosNossos Mortos Serão Vingados
Yankee Doodle DandyCanção TriunfalA Canção da Vitória
16.ª edição, 2 de março de 1944CasablancaCasablancaCasablanca
For Whom the Bell TollsPor Quem os Sinos DobramPor Quem os Sinos Dobram
Heaven Can WaitO Céu Pode EsperarO Diabo Disse Não
The Human ComedyA Comédia HumanaA Comédia Humana
In Which We ServeSangue, Suor e LágrimasNosso Barco, Nossa Vida
Madame CurieMadame CurieMadame Curie
The More the MerrierGentes a Mais, Casas a MenosOriginal pecado
The Ox-Bow IncidentConsciências MortasConsciências Mortas
The Song of BernadetteA Canção de BernadetteA Canção de Bernadette
Watch on the RhineHoras de TormentaHoras de Tormenta
17.ª edição, 15 de março de 1945Going My WayO Bom PastorO Bom Pastor
Double IndemnityPagos a DobrarPacto de Sangue
GaslightMeia LuzÀ Meia Luz
Since You Went AwayDesde Que Tu PartisteDesde Que Partiste
WilsonWilsonWilson
18.ª edição, 7 de março de 1946The Lost WeekendFarrapo HumanoFarrapo Humano
Anchors AweighPaixão de MarinheiroMarujos do Amor
The Bells of St. Mary’sOs Sinos de Santa MariaOs Sinos de Santa Maria
Mildred PierceAlma em SuplícioAlma em Suplício
SpellboundA Casa EncantadaQuando Fala o Coração
19.ª edição, 13 de março de 1947The Best Years of Our LivesOs Melhores Anos das Nossas VidasOs Melhores Anos de Nossas Vidas
Henry VHenrique VHenrique V
It’s a Wonderful LifeDo Céu Caiu Uma EstrelaA Felicidade Não Se Compra
The Razor’s EdgeO Fio da NavalhaO Fio da Navalha
The YearlingO DespertarVirtude Selvagem
20.ª edição, 20 de março de 1948Gentleman’s AgreementA Luz É Para TodosA Luz É Para Todos
The Bishop’s WifeO Anjo e o BispoUm Anjo Caiu do Céu
CrossfireEncruzilhadaRancor
Great ExpectationsGrandes EsperançasGrandes Esperanças
Miracle on 34th StreetDe Ilusão Também Se ViveMilagre na rua 34
21.ª edição, 24 de março de 1949HamletHamletHamlet
Johnny BelindaBelinda, a Escrava do SilêncioBelinda
The Red ShoesOs Sapatos VermelhosSapatinhos Vermelhos
The Snake PitO Fosso das VíborasNa Cova das Serpentes
The Treasure of the Sierra MadreO Tesouro da Sierra MadreO Tesouro de Sierra Madre
22.ª edição, 23 de março de 1950All the King’s MenA Corrupção do PoderA Grande Ilusão
BattlegroundCampo de BatalhaO Preço da Glória
The HeiressA HerdeiraTarde Demais
A Letter to Three WivesCarta a Três MulheresQuem É o Infiel?
Twelve O’Clock HighAlmas em ChamasAlmas em Chamas
23.ª edição, 29 de março de 1951All About EveEvaA Malvada
Born YesterdayA Mulher Que Nasceu OntemNascida Ontem
Father of the BrideO Pai da NoivaO Pai da Noiva
King Solomon’s MinesAs Minas de SalomãoAs Minas do Rei Salomão
Sunset BoulevardCrepúsculo dos DeusesCrepúsculo dos Deuses
24.ª edição, 20 de março de 1952An American in ParisUm Americano em ParisSinfonia de Paris
Decision Before DawnA Legião dos CondenadosDecisão Antes do Amanhecer
A Place in the SunUm Lugar ao SolUm Lugar ao Sol
Quo VadisQuo VadisQuo Vadis
A Streetcar Named DesireUm Eléctrico Chamado DesejoUma Rua Chamada Pecado
25.ª edição, 19 de março de 1953The Greatest Show on EarthO Maior Espectáculo do MundoO Maior Espetáculo da Terra
High NoonO Comboio Apitou Três VezesMatar ou Morrer
IvanhoeIvanhoeIvanhoé, o Vingador do Rei
Moulin RougeMoulin RougeMoulin Rouge
The Quiet ManO Homem TranquiloDepois do Vendaval
26.ª edição, 21 de março de 1954From Here to EternityAté à EternidadeA Um Passo da Eternidade
Julius CaesarJúlio CésarJúlio César
The RobeA TúnicaO Manto Sagrado
Roman HolidayFérias em RomaA Princesa e o Plebeu
ShaneShaneOs Brutos Também Amam
27.ª edição, 30 de março de 1955On the WaterfrontHá Lodo no CaisSindicato de Ladrões
The Caine MutinyOs Revoltados do CaineA Nave da Revolta
The Country GirlPara SempreAmar É Sofrer
Seven Brides for Seven BrothersSete Noivas Para Sete IrmãosSete Noivas Para Sete Irmãos
Three Coins in the FountainA Fonte dos DesejosA Fonte dos Desejos
28.ª edição, 21 de março de 1956MartyMartyMarty
Love Is a Many-Splendored ThingA Colina da SaudadeSuplício de uma Saudade
Mister RobertsMister RobertsMister Roberts
PicnicPiqueniqueFérias de Amor
The Rose TattooA Rosa TatuadaA Rosa Tatuada
29.ª edição, 27 de março de 1957Around the World in 80 DaysA Volta ao Mundo em 80 DiasA Volta ao Mundo em 80 Dias
Friendly PersuasionSublime TentaçãoSublime Tentação
GiantO GiganteAssim Caminha a Humanidade
The King and IO Rei e EuO Rei e Eu
The Ten CommandmentsOs Dez MandamentosOs Dez Mandamentos
30.ª edição, 26 de março de 1958The Bridge on the River KwaiA Ponte do Rio KwaiA Ponte do Rio Kwai
12 Angry MenDoze Homens em FúriaDoze Homens e Uma Sentença
Peyton PlaceAmar Não É PecadoA Caldeira do Diabo
SayonaraSayonaraSayonara
Witness for the ProsecutionTestemunha de AcusaçãoTestemunha de Acusação
31.ª edição, 6 de abril de 1959GigiGigiGigi
Auntie MameUma Tia dos DiabosA Mulher do Século
Cat on a Hot Tin RoofGata em Telhado de Zinco QuenteGata em Teto de Zinco Quente
The Defiant OnesOs AudaciososAcorrentados
Separate TablesVidas SeparadasVidas Separadas
32.ª edição, 4 de abril de 1960Ben-HurBen-HurBen-Hur
Anatomy of a MurderAnatomia de um CrimeAnatomia de um Crime
The Diary of Anne FrankO Diário de Anne FrankO Diário de Anne Frank
The Nun’s StoryA História de uma FreiraUma Cruz à Beira do Abismo
Room at the TopUm Lugar na Alta RodaAlmas em Leilão
33.ª edição, 17 de abril de 1961The ApartmentO ApartamentoSe Meu Apartamento Falasse
The AlamoÁlamoÁlamo
Elmer GantryO Falso ProfetaEntre Deus e o Pecado
Sons and LoversFilhos e ApaixonadasFilhos e Amantes
The SundownersTrês Vidas ErrantesPeregrina de Esperança
34.ª edição, 9 de abril de 1962West Side StoryAmor Sem BarreirasAmor, Sublime Amor
FannyFannyFanny
The Guns of NavaroneOs Canhões de NavaroneOs Canhões de Navarone
The HustlerA Vida É um JogoDesafio à Corrupção
Judgment at NurembergJulgamento em NurembergaJulgamento em Nuremberg
35.ª edição, 8 de abril de 1963Lawrence of ArabiaLawrence da ArábiaLawrence da Arábia
The Longest DayO Dia Mais LongoO Mais Longo dos Dias
The Music ManO MúsicoVendedor de Ilusões
Mutiny on the BountyRevolta na BountyO Grande Motim
To Kill a MockingbirdNa Sombra e no SilêncioO Sol É Para Todos
36.ª edição, 13 de abril de 1964Tom JonesTom Jones, Romântico e AventureiroAs Aventuras de Tom Jones
America, AmericaAmérica, AméricaTerra de um Sonho Distante
CleopatraCleopatraCleópatra
How the West Was WonA Conquista do OesteA Conquista do Oeste
Lilies of the FieldLírios do CampoUma Voz na Sombra
37.ª edição, 5 de abril de 1965My Fair LadyMinha Linda SenhoraMinha Bela Dama
BecketBecketBecket
Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the BombDr. Estranho AmorDr. Fantástico
Mary PoppinsMary PoppinsMary Poppins
Zorba the GreekZorba, o GregoZorba, o Grego
38.ª edição, 18 de abril de 1966The Sound of MusicMúsica no CoraçãoA Noviça Rebelde
DarlingDarlingDarling, a Que Amou Demais
Doctor ZhivagoDoutor JivagoDoutor Jivago
Ship of FoolsA Nave dos LoucosA Nau dos Insensatos
A Thousand ClownsMil Palhaços
39.ª edição, 10 de abril de 1967A Man for All SeasonsUm Homem Para a EternidadeO Homem Que Não Vendeu Sua Alma
AlfieAlfieComo Conquistar as Mulheres
The Russians Are ComingVêm Aí os RussosOs Russos Estão Chegando
The Sand PebblesYang-Tsé em ChamasO Canhoneiro do Yang-Tsé
Who’s Afraid of Virginia Woolf?Quem Tem Medo de Virginia Woolf?Quem Tem Medo de Virginia Woolf?
40.ª edição, 10 de abril de 1968In the Heat of the NightNo Calor da NoiteNo Calor da Noite
Bonnie and ClydeBonnie e ClydeUma Rajada de Balas
Doctor DolittleO Extravagante Dr. DolittleO Fabuloso Doutor Dolittle
The GraduateA Primeira NoiteA Primeira Noite de um Homem
Guess Who’s Coming to DinnerAdivinha Quem Vem JantarAdivinhe Quem Vem para Jantar
41.ª edição, 14 de abril de 1969Oliver!Oliver!Oliver!
Funny GirlFunny Girl – Uma Rapariga EndiabradaFunny Girl – A Garota Genial
The Lion in WinterO Leão no InvernoO Leão no Inverno
Rachel, RachelRaquel, RaquelRachel, Rachel
Romeo and JulietRomeu e JulietaRomeu e Julieta
42.ª edição, 7 de abril de 1970Midnight CowboyO Cowboy da Meia-noitePerdidos na Noite
Anne of the Thousand DaysRainha por Mil DiasAna dos Mil Dias
Butch Cassidy and the Sundance KidDois Homens e um DestinoButch Cassidy
Hello, Dolly!Hello, Dolly!Alô, Dolly!
ZZ – A Orgia do PoderZ
43.ª edição, 15 de abril de 1971PattonPattonPatton, Rebelde ou Herói?
AirportAeroportoAeroporto
Five Easy PiecesDestinos OpostosCada um Vive Como Quer
Love StoryLove Story – História de AmorLove Story – Uma História de Amor
M*A*S*HM*A*S*HM*A*S*H
44.ª edição, 10 de abril de 1972The French ConnectionOs Incorruptíveis Contra a DrogaOperação França
A Clockwork OrangeLaranja MecânicaLaranja Mecânica
Fiddler on the RoofUm Violino no TelhadoUm Violinista no Telhado
The Last Picture ShowA Última SessãoA Última Sessão de Cinema
Nicholas and AlexandraNicolau e AlexandraNicholas e Alexandra
45.ª edição, 27 de março de 1973The GodfatherO PadrinhoO Poderoso Chefão
CabaretCabaret – Adeus BerlimCabaret
DeliveranceFim-de-Semana AlucinanteAmargo Pesadelo
Utvandrarna / The EmigrantsOs EmigrantesOs Emigrantes
SounderEsperançaSounder – Lágrimas de Esperança
46.ª edição, 2 de abril de 1974The StingA GolpadaGolpe de Mestre
American GraffitiNova GeraçãoLoucuras de Verão
Cries and WhispersLágrimas e SuspirosGritos e Sussurros
The ExorcistO ExorcistaO Exorcista
A Touch of ClassUm Toque de ClasseUm Toque de Classe
47.ª edição, 8 de abril de 1975The Godfather: Part IIO Padrinho: Parte IIO Poderoso Chefão: Parte 2
ChinatownChinatownChinatown
The ConversationO VigilanteA Conversação
LennyLennyLenny
The Towering InfernoA Torre do InfernoInferno na Torre
48.ª edição, 29 de março de 1976One Flew Over the Cuckoo’s NestVoando Sobre um Ninho de CucosUm Estranho no Ninho
Barry LyndonBarry LindonBarry Lyndon
Dog Day AfternoonUm Dia de CãoUm Dia de Cão
JawsTubarãoTubarão
NashvilleNashvilleNashville
49.ª edição, 28 de março de 1977RockyRockyRocky, um Lutador
All the President’s MenOs Homens do PresidenteTodos os Homens do Presidente
Bound for GloryCaminho da GlóriaEsta Terra É Minha
NetworkEscândalo na TVRede de Intrigas
Taxi DriverTaxi DriverTaxi Driver
50.ª edição, 3 de abril de 1978Annie HallAnnie HallNoivo Neurótico, Noiva Nervosa
The Goodbye GirlNão Há Dois Sem TrêsA Garota do Adeus
JuliaJúliaJúlia
Star WarsA Guerra das EstrelasStar Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança
The Turning PointA Grande DecisãoMomento de Decisão
51.ª edição, 9 de abril de 1979The Deer HunterO CaçadorO Franco-Atirador
Coming HomeO Regresso dos HeróisAmargo Regresso
Heaven Can WaitO Céu Pode EsperarO Céu Pode Esperar
Midnight ExpressO Expresso da Meia-NoiteO Expresso da Meia-Noite
An Unmarried WomanUma Mulher SóUma Mulher Descasada
52.ª edição, 14 de abril de 1980Kramer vs. KramerKramer Contra KramerKramer Versus Kramer
All That JazzAll That Jazz – O Espectáculo Vai ComeçarAll That Jazz – O Show Deve Continuar
Apocalypse NowApocalypse NowApocalypse Now
Breaking AwayOs Quatro da Vida AiradaO Vencedor
Norma RaeNorma RaeNorma Rae
53.ª, 31 de março de 1981Ordinary PeopleGente VulgarGente Como a Gente
Coal Miner’s DaughterA Filha do MineiroO Destino Mudou Sua Vida
The Elephant ManO Homem ElefanteO Homem Elefante
Raging BullTouro EnraivecidoTouro Indomável
TessTessTess
54.ª edição, 29 de março de 1982Chariots of FireMomentos de GlóriaCarruagens de Fogo
Atlantic CityAtlantic CityAtlantic City
On Golden PondA Casa do LagoNum Lago Dourado
Raiders of the Lost ArkOs Salteadores da Arca PerdidaOs Caçadores da Arca Perdida
RedsRedsReds
55.ª edição, 11 de abril de 1983GandhiGandhiGandhi
E.T. the Extra-TerrestrialE.T. – O ExtraterrestreE.T. – O Extraterrestre
MissingDesaparecidoMissing – O Desaparecido
TootsieTootsieTootsie
The VerdictO VeredictoO Veredito
56.ª edição, 9 de abril de 1984Terms of EndearmentLaços de TernuraLaços de Ternura
The Big ChillOs Amigos de AlexO Reencontro
The DresserThe Dresser – O CompanheiroO Fiel Camareiro
The Right StuffOs EleitosOs Eleitos
Tender MerciesAmor e CompaixãoA Força do Carinho
57.ª edição, 25 de março de 1985AmadeusAmadeusAmadeus
The Killing FieldsTerra SangrentaGritos do Silêncio
A Passage to IndiaPassagem para a ÍndiaPassagem para a Índia
Places in the HeartLugares no CoraçãoUm Lugar no Coração
A Soldier’s StoryHistória do soldadoA História de um Soldado
58.ª edição, 24 de março de 1986Out of AfricaÁfrica MinhaEntre Dois Amores
The Color PurpleA Cor PúrpuraA Cor Púrpura
Kiss of the Spider WomanO Beijo da Mulher-AranhaO Beijo da Mulher-Aranha
Prizzi’s HonorA Honra dos PadrinhosA Honra do Poderoso Prizzi
WitnessA TestemunhaA Testemunha
59.ª edição, 30 de março de 1987PlatoonPlatoon – Os Bravos do PelotãoPlatoon
Children of a Lesser GodFilhos de um Deus MenorFilhos do Silêncio
Hannah and Her SistersAna e as Suas IrmãsHannah e Suas Irmãs
The MissionA MissãoA Missão
A Room with a ViewQuarto com Vista sobre a CidadeUma Janela para o Amor
60.ª edição, 11 de abril de 1988The Last EmperorO Último ImperadorO Último Imperador
Broadcast NewsEdição EspecialNos Bastidores da Notícia
Fatal AttractionAtracção FatalAtração Fatal
Hope and GloryEsperança e GlóriaEsperança e Glória
MoonstruckO Feitiço da LuaFeitiço da Lua
61.ª edição, 29 de março de 1989Rain ManRain Man – Encontro de IrmãosRain Man
The Accidental TouristTurista por AcidenteO Turista Acidental
Dangerous LiaisonsLigações PerigosasLigações Perigosas
Mississippi BurningMississípi em ChamasMississippi em Chamas
Working GirlUma Mulher de SucessoUma Secretária de Futuro
62.ª edição, 26 de março de 1990Driving Miss DaisyMiss DaisyConduzindo Miss Daisy
Born on the Fourth of JulyNascido a 4 de JulhoNascido em 4 de Julho
Dead Poets SocietyO Clube dos Poetas MortosSociedade dos Poetas Mortos
Field of DreamsCampo de SonhosCampo dos Sonhos
My Left FootO Meu Pé EsquerdoMeu Pé Esquerdo
63.ª edição, 25 de março de 1991Dances with WolvesDanças com LobosDança com Lobos
AwakeningsDespertaresTempo de Despertar
GhostO Espírito do AmorGhost – Do Outro Lado da Vida
The Godfather: Part IIIO Padrinho: Parte IIIO Poderoso Chefão: Parte 3
Good FellasTudo Bons RapazesOs Bons Companheiros
64.ª edição, 30 de março de 1992The Silence of the LambsO Silêncio dos InocentesO Silêncio dos Inocentes
Beauty and the BeastA Bela e o MonstroA Bela e a Fera
BugsyBugsyBugsy
JFKJFKJFK – A Pergunta que Não Quer Calar
The Prince of TidesO Príncipe das MarésO Príncipe das Marés
65.ª edição, 29 de março de 1993UnforgivenImperdoávelOs Imperdoáveis
The Crying GameJogo de LágrimasTraídos pelo Desejo
A Few Good MenUma Questão de honraQuestão de honra
Howards EndRegresso a Howards EndRetorno a Howards End
Scent of a WomanPerfume de MulherPerfume de Mulher
66.ª edição, 21 de março de 1994Schindler’s ListA Lista de SchindlerA Lista de Schindler
The FugitiveO FugitivoO Fugitivo
In the Name of the FatherEm Nome do PaiEm Nome do Pai
The PianoO PianoO Piano
The Remains of the DayOs Despojos do DiaVestígios do Dia
67.ª edição, 27 de março de 1995Forrest GumpForrest GumpForrest Gump – O Contador de Histórias
Four Weddings and a FuneralQuatro Casamentos e um FuneralQuatro Casamentos e um Funeral
Pulp FictionPulp FictionPulp Fiction – Tempo de Violência
Quiz ShowQuiz ShowQuiz Show – A Verdade dos Bastidores
The Shawshank RedemptionOs Condenados de ShawshankUm Sonho de Liberdade
68.ª edição, 25 de março de 1996BraveheartCoração ValenteCoração Valente
Apollo 13Apollo 13Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo
BabeUm Porquinho Chamado BabeBabe – O Porquinho Atrapalhado
Il postinoO Carteiro de Pablo NerudaO Carteiro e o Poeta
Sense and SensibilitySensibilidade e Bom SensoRazão e Sensibilidade
69.ª edição, 24 de março de 1997The English PatientO Paciente InglêsO Paciente Inglês
FargoFargoFargo – Uma Comédia de Erros
Jerry MaguireJerry MaguireJerry Maguire – A Grande Virada
Secrets & LiesSegredos e MentirasSegredos e Mentiras
ShineSimplesmente GenialShine – Brilhante
70.ª edição, 23 de março de 1998TitanicTitanicTitanic
As Good as It GetsMelhor É ImpossívelMelhor É Impossível
The Full MontyOu Tudo ou NadaOu Tudo ou Nada
Good Will HuntingO Bom RebeldeGênio Indomável
L.A. ConfidentialLos Angeles ConfidencialLos Angeles – Cidade Proibida
71.ª edição, 21 de março de 1999Shakespeare in LoveA Paixão de ShakespeareShakespeare Apaixonado
ElizabethElizabethElizabeth
La vita è bellaA Vida É BelaA Vida É Bela
Saving Private RyanO Resgate do Soldado RyanO Resgate do Soldado Ryan
The Thin Red LineA Barreira InvisívelAlém da Linha Vermelha
72.ª edição, 26 de março de 2000American BeautyBeleza AmericanaBeleza Americana
The Cider House RulesAs Regras da CasaRegras da Vida
The Green MileÀ Espera de um MilagreÀ Espera de um Milagre
The InsiderO InformadorO Informante
The Sixth SenseO Sexto SentidoO Sexto Sentido
73.ª edição, 25 de março de 2001GladiatorGladiadorGladiador
ChocolatChocolateChocolate
Wòhu Cánglóng / Crouching Tiger, Hidden DragonO Tigre e o DragãoO Tigre e o Dragão
Erin BrockovichErin BrockovichErin Brockovich – Uma Mulher de Talento
TrafficTraffic – Ninguém Sai IlesoTraffic
74.ª edição, 24 de março de 2002A Beautiful MindUma Mente BrilhanteUma Mente Brilhante
Gosford ParkGosford ParkAssassinato em Gosford Park
In the BedroomVidas PrivadasEntre Quatro Paredes
The Lord of the Rings: The Fellowship of the RingO Senhor dos Anéis: A Irmandade do AnelO Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
Moulin Rouge!Moulin Rouge!Moulin Rouge – Amor em Vermelho
75.ª edição, 23 de março de 2003ChicagoChicagoChicago
Gangs of New YorkGangs de Nova IorqueGangues de Nova York
The HoursAs HorasAs Horas
The Lord of the Rings: The Two TowersO Senhor dos Anéis: As Duas TorresO Senhor dos Anéis: As Duas Torres
The PianistO PianistaO Pianista
76.ª edição, 29 de fevereiro de 2004The Lord of the Rings: The Return of the KingO Senhor dos Anéis: O Regresso do ReiO Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Lost in TranslationO Amor É um Lugar EstranhoEncontros e Desencontros
Master and Commander: The Far Side of the WorldMaster & Commander – O Lado Longínquo do MundoMestre dos Mares – O Lado Mais Distante do Mundo
Mystic RiverMystic RiverSobre Meninos e Lobos
SeabiscuitNascido para GanharSeabiscuit – Alma de Herói
77.ª edição, 27 de fevereiro de 2005Million Dollar BabyMillion Dollar Baby – Sonhos VencidosMenina de Ouro
The AviatorO AviadorO Aviador
Finding NeverlandÀ Procura da Terra do NuncaEm Busca da Terra do Nunca
RayRayRay
SidewaysSidewaysSideways – Entre Umas e Outras
78.ª edição, 5 de março de 2006CrashColisãoCrash – No Limite
Brokeback MountainO Segredo de Brokeback MountainO Segredo de Brokeback Mountain
CapoteCapoteCapote
Good Night, and Good Luck.Boa Noite, e Boa SorteBoa Noite, e Boa Sorte
MunichMuniqueMunique
79.ª edição, 25 de fevereiro de 2007The DepartedEntre InimigosOs Infiltrados
BabelBabelBabel
Letters from Iwo JimaCartas de Iwo JimaCartas de Iwo Jima
Little Miss SunshineUma Família à Beira de um Ataque de NervosPequena Miss Sunshine
The QueenA RainhaA Rainha
80.ª edição, 24 de fevereiro de 2008No Country for Old MenEste País Não É para VelhosOnde os Fracos Não Têm Vez
AtonementExpiaçãoDesejo e Reparação
JunoJunoJuno
Michael ClaytonMichael Clayton – Uma Questão de ConsciênciaConduta de Risco
There Will Be BloodHaverá SangueSangue Negro
81.ª edição, 22 de fevereiro de 2009Slumdog MillionaireQuem Quer Ser Bilionário?Quem Quer Ser Um Milionário?
The ReaderO LeitorO Leitor
Frost/NixonFrost/NixonFrost/Nixon
The Curious Case of Benjamin ButtonO Estranho Caso de Benjamin ButtonO Curioso Caso de Benjamin Button
MilkMilkMilk – A Voz da Igualdade
82.ª edição, 7 de março de 2010The Hurt LockerEstado de GuerraGuerra ao Terror
AvatarAvatarAvatar
The Blind SideUm Sonho PossívelUm Sonho Possível
District 9Distrito 9Distrito 9
An EducationUma Outra EducaçãoEducação
Inglourious BasterdsSacanas Sem LeiBastardos Inglórios
A Serious ManUm Homem SérioUm Homem Sério
PreciousPreciousPreciosa: Uma História de Esperança
UpUp – AltamenteUp: Altas Aventuras
Up in the AirNas NuvensAmor Sem Escalas
83.ª edição, 27 de fevereiro de 2011The King’s SpeechO Discurso do ReiO Discurso do Rei
127 Hours127 Horas127 Horas
Black SwanCisne NegroCisne Negro
InceptionA OrigemA Origem
The FighterThe Fighter – Último RoundO Vencedor
The Kids Are All RightOs Miúdos Estão BemMinhas Mães e Meu Pai
The Social NetworkA Rede SocialA Rede Social
Toy Story 3Toy Story 3Toy Story 3
True GritIndomávelBravura Indômita
Winter’s BoneDespojos de InvernoInverno da Alma
84.ª edição, 26 de fevereiro de 2012The ArtistO ArtistaO Artista
War HorseCavalo de GuerraCavalo de Guerra
MoneyballMoneyball: Jogada de RiscoO Homem que Mudou o Jogo
Extremely Loud and Incredibly CloseExtremamente Alto, Incrivelmente PertoTão Forte e Tão Perto
The HelpAs ServiçaisHistórias Cruzadas
HugoA Invenção de HugoA Invenção de Hugo Cabret
Midnight in ParisMeia-Noite em ParisMeia-Noite em Paris
The DescendantsOs DescendentesOs Descendentes
The Tree of LifeA Árvore da VidaA Árvore da Vida
85.ª edição, 24 de fevereiro de 2013ArgoArgoArgo
AmourAmorAmor
Beasts of the Southern WildBestas do Sul SelvagemIndomável Sonhadora
Django UnchainedDjango LibertadoDjango Livre
Les MisérablesOs MiseráveisOs Miseráveis
Life of PiA Vida de PiAs Aventuras de Pi
LincolnLincolnLincoln
Silver Linings PlaybookGuia para um Final FelizO Lado Bom da Vida
Zero Dark Thirty00:30 Hora EscuraA Hora Mais Escura
86.ª edição, 2 de março de 201412 Years a Slave12 Anos Escravo12 Anos de Escravidão
American HustleGolpada AmericanaTrapaça
GravityGravidadeGravidade
The Wolf of Wall StreetO Lobo de Wall StreetO Lobo de Wall Street
Dallas Buyers ClubO Clube de DallasClube de Compras Dallas
HerUma História de AmorEla
Captain PhillipsCapitão PhillipsCapitão Phillips
NebraskaNebraskaNebraska
PhilomenaFilomenaPhilomena
87.ª edição, 22 de fevereiro de 2015Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
BoyhoodBoyhood: Momentos de Uma VidaBoyhood: Da Infância à Juventude
The Grand Budapest HotelGrand Budapest HotelO Grande Hotel Budapeste
The Imitation GameO Jogo da ImitaçãoO Jogo da Imitação
The Theory of EverythingA Teoria de TudoA Teoria de Tudo
SelmaSelma: A Marcha da LiberdadeSelma: Uma Luta Pela Igualdade
American SniperSniper AmericanoSniper Americano
WhiplashWhiplash: Nos LimitesWhiplash: Em Busca da Perfeição
88.ª edição, 28 de fevereiro de 2016SpotlightO Caso SpotlightSpotlight: Segredos Revelados
The Big ShortA Queda de Wall StreetA Grande Aposta
Bridge of SpiesA Ponte dos EspiõesPonte dos Espiões
BrooklynBrooklynBrooklyn
Mad Max: Fury RoadMad Max: Estrada da FúriaMad Max: Estrada da Fúria
The MartianPerdido em MartePerdido em Marte
The RevenantThe Revenant: O RenascidoO Regresso
RoomQuartoO Quarto de Jack
89.ª edição, 26 de fevereiro de 2017MoonlightMoonlightMoonlight: Sob a Luz do Luar
ArrivalO Primeiro EncontroA Chegada
FencesVedaçõesUm Limite Entre Nós
Hacksaw RidgeO Herói de Hacksaw RidgeAté o Último Homem
Hell or High WaterHell or High Water: Custe o Que Custar!A Qualquer Custo
Hidden FiguresElementos SecretosEstrelas Além do Tempo
La La LandLa La Land: Melodia de AmorLa La Land: Cantando Estações
LionLion: A Longa Estrada Para CasaLion: Uma Jornada Para Casa
Manchester by the SeaManchester by the SeaManchester à Beira-Mar
90.ª edição, 4 de março de 2018The Shape of WaterA Forma da ÁguaA Forma da Água
Call Me by Your NameChama-me Pelo Teu NomeMe Chame Pelo Seu Nome
Darkest HourA Hora Mais NegraO Destino de uma Nação
DunkirkDunkirkDunkirk
Get OutFogeCorra!
Lady BirdLady BirdLady Bird: É Hora de Voar
Phantom ThreadLinha FantasmaTrama Fantasma
The PostThe PostThe Post: A Guerra Secreta
Three Billboards Outside Ebbing, MissouriTrês Cartazes à Beira da EstradaTrês Anúncios Para um Crime
91.ª edição, 24 de fevereiro de 2019Green BookGreen Book: Um Guia Para a VidaGreen Book: O Guia
Black PantherBlack PantherPantera Negra
BlacKkKlansmanInfiltradoInfiltrado na Klan
Bohemian RhapsodyBohemian RhapsodyBohemian Rhapsody
The FavouriteA FavoritaA Favorita
RomaRomaRoma
A Star is BornNasce Uma EstrelaNasce uma Estrela
ViceViceVice
92.ª edição, 09 de fevereiro de 2020GisaengchungParasitasParasita
191719171917
Ford v FerrariFord V FerrariFord vs Ferrari
The IrishmanO IrlandêsO Irlandês
Jojo RabbitJojo RabbitJojo Rabbit
JokerJokerCoringa
Little WomenMulherzinhasAdoráveis Mulheres
Marriage StoryHistória De Um CasamentoHistória de Um Casamento
Once Upon a Time in HollywoodEra Uma Vez Em… HollywoodEra Uma Vez Em… Hollywood
Arte do Cinema

Primeira Exibição Cinematográfica

Em 28 de dezembro de 1895, em Paris, no “Grand Café”, foi realizada a primeira projeção cinematográfica tal qual conhecemos. Assim, numa sala escura, foram projetados dez filmes de curta duração como “A chegada do trem à estação de La Ciotat” ou “A saída dos operários da fábrica”.

A história considera que foram as fitas exibidas pelos irmãos Auguste e Louis Lumière na primeira sessão pública do cinematógrafo, em 1895, em Paris.

A origem da palavra “cinema” deve-se à circunstância de ter sido o cinematógrafo o primeiro equipamento utilizado para filmar e projetar. Por metonímia, a palavra também se refere à sala onde são projetadas obras cinematográficas. O uso da película para a produção de filmes encontra-se em recessão. O cinema digital está em plena expansão desde meados da primeira década do séc. XXI, tanto na tomada de vistas como na projeção. O digital permite, além disso, que os filmes circulem fora dos circuitos tradicionais de distribuição, entre particulares e instituições. A invenção da fotografia, e sobretudo a da fotografia animada, foram momentos cruciais para o desenvolvimento não só das artes como da ciência, em particular no campo da antropologia visual.

Sequência de um cavalo a galopar feita por Eadweard Muybridge.
Sequência de um cavalo a galopar feita por Eadweard Muybridge.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *