Cultura Latina Comenda no IHGES

EVENTO: COMENDA AMIGOS DA EDUCAÇÃO NO IHGES – INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO ES – NO PARQUE MOSCOSO, VITÓRIA ES INÍCIO 18 HORAS – NO DIA 24/03/2017

Clube dos Trovadores Capixabas CTC CTC Clube dos Trovadores Capixabas Cultura Latina Sociedade de Cultura Latina do Brasil Sociedade de Cultura Latina do Espírito Santo
CONVITE E A LISTA DE HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
CONVITE E A LISTA DE HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017

Sessão Solene da ONG – AMIGOS DA EDUCAÇÃO e do Clube dos Trovadores Capixabas – CTC. Sessão Solene presidida pelo Acadêmico e Historiador Clério José Borges para a Outorga da Comenda AMIGOS DA EDUCAÇÃO. Solenidade na Sede do IHGES – Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo em Vitória, ES.

HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017

Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, Comenda Amigos da Educação, Entrega de Diplomas, ONG Maria Merces, Weber Muller, Clério José Borges, IHGES, Sede do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Sessão Solene da ONG – AMIGOS DA EDUCAÇÃO e do Clube dos Trovadores Capixabas – CTC, nas pessoas de seus presidentes, respectivamente, Professor Weber José Vargas Müller e o Acadêmico e Historiador Clério José Borges para a Outorga da Comenda AMIGOS DA EDUCAÇÃO, idealizada pela ONG Amigos da Educação, ocasião, em que algumas personalidades dos cenários cultural, literário, histórico e educacional serão homenageadas, como forma de valorizar homens e mulheres que se dedicam a enaltecer a nossa gente e a engrandecer as plagas capixabas e brasileiras.

LISTA DOS HOMENAGEADOS

EVENTO: NO IHGES NO PARQUE MOSCOSO, VITÓRIA ES INÍCIO 18 HORAS  – NO DIA  24/03/2017

  1. Adir Ribeiro, Acadêmico da Aleas, onde exerce as funções de Tesoureiro. Diretor do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC; Pertence a Sociedade do Cultura Latina do Brasil seção do Espírito Santo. Tel.: 27 – 999424161
  2. Adonias Baldan – Adonias Baldan. Natural de Vitória ES  pedagogo e escritor. Filho de Domicio Baldan e Arlete da C. Baldan ambos in memorian; autor de dois livros de poesias. É Acadêmico correspondente da Academia de letras e artes da serra (ALEAS). Acadêmico da Aleas. Associado do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC;  Venho confirmar que vou lançar meu livro intitulado “Refugiados”, terceira edição no evento do IHGES.
  3. Adriana Pereira Campos, muito atuante na UFES, ainda em sala de aula. Indicada pelo IHGES
  4. AGOSTINHO DA CONCEIÇÃO RODRIGUES FILHO. Acadêmico de entidades culturais das letras e artes. Escritor, Poeta, Trovador e pesquisador Histórico, entre outras atividades culturais, Senador da Cultura pelo Estado do Rio de Janeiro, junto ao Congresso da Sociedade Cultura Latina – Seção Brasil. Tel [22] 2732 – 4431; Caixa Postal 114566; CEP. 28010-972;
  5. ALBÉRCIO NUNES VIEIRA MACHADO. albercionunes@hotmail.com; 32380785 / 9 99 31 90 79; Albércio Nunes Vieira Machado nasceu em Timbuí, no município de Fundão, no Estado do Espírito Santo, em 09/04/1951, filho do poeta Albércio Vieira Machado e Stelina Caldeira Nunes Machado. Poeta, trovador. Fez os cursos de 1º e 2º graus no Grupo Escolar “Florentino Avidos” e “Dr. João dos Santos Neves”, no bairro do Ibes, em Vila Velha-ES. Ingressou na UFES para cursar Letras, mas não concluiu o curso. Fez o curso de Metrologia no INMETRO-ES. Funcionário deste órgão, desde 1980. Vencedor do Concurso Nacional de Trovas do Jornal “O Troveiro” – Tema Amor, em 1985. Sexto colocado no Concurso Nacional de Trovas na cidade de Afonso Cláudio-ES, Tema Ecologia, no 14º Seminário Nacional da Trova, em 1994. Quarto colocado no Concurso Tema Escola, no Seminário da Trova de Jacaraípe-Serra, em 1996. Quarto colocado no Concurso Nacional da Trova, Tema Paz, no Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, realizado em Nova Almeida-Serra, promoção do CTC – Clube dos Trovadores Capixaba, em 2003.
  6. Alberto Mensageiro. Comunicador, Escritor e Fotógrafo, nascido em Quaraí-RS, Brasil. Membro da União Brasileira de Escritores. Editor do Mensageiro (Revista Cultural) com trabalhos publicados em diversos jornais e revistas do Brasil e estrangeiros. Seu trabalho fotográfico e leitura literária alcança o sul do Brasil, Amazônia e o sudeste – Minas Gerais e Espírito Santo onde reside. Criador de projetos de Oficina no sul do Brasil: artes cênicas, cultura e comunicação, contribuindo para a formação de jovens e adolescentes, tendo prestado serviço relevante a Secretaria de Educação do Estado, SEDUC-RS. e-mail: albertomensageiro@outlook.com; Atenciosamente, Alberto Mensageiro. (27) 99798-0066.
  7. Aldo José Barroca – Do Instituto Histórico e Geográfico do ES e do CTC. Nasci em Vitória ES, sou professor pós graduado aposentado. Atualmente, escritor, pesquisador e jornalista articulista, associado ao IHGES e ao CTC. Publiquei quatro livros de poesias e um de contos e crônicas. Tenho outro, inéditos.
  8. Almir Zarfeg. De Teixeira de Freitas, na BA– Poeta e jornalista. Licenciado em Letras, Filosofia e Teologia. Mestre e doutor em Teologia. Autor de mais de duas dezenas de obras em verso e prosa. Presidente da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e membro de inúmeras instituições literoculturais no Brasil e no exterior. Em 2016, completou 25 anos de trajetória literária. AZARFEG@YAHOO.COM.BR;
  9. ANANIAS NOVAIS. ananiasnovaispoeta@hotmail.com; TELEFONE: 99 50 66 531 Ananias Novais nasceu no Patrimônio de Sobradinho, município de Boa Esperança, no Estado do Espírito Santo, em 07/11/1965, filho de Antônio Novaes e Edith Carrafa Novaes. Fez seu curso primário na Escola “Córrego da Onça”. Em 2002, entrou em contato com Clério José Borges para quem mostrou suas trovas. É membro do Clube de Trovadores Capixaba – CTC. Recebeu o diploma de “Personalidade Cultural do Ano”, conferido pela Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo, em solenidade realizada em 2001, no Dia Estadual do Poeta Trovador, “pelos relevantes serviços prestados à Cultura do Estado do Espírito Santo e do Brasil”. Embora tenha nascido em Sobradinho, reside em Córrego da Onça, município de Boa Esperança.
  10. Ângela Faria de Paula Lima – afplima@gmail.com;
  11. ANGELA LINO DE JESUS VERÍSSIMO. CPF: 765.094.947-87. Endereço: Rua “C” número 80- Sítio Irema/Praia da Baleia/Manguinhos/SERRA/ES. CEP: 29.172686. angelalinoverissimo@hotmail.com; MINI CURRÍCULO: Dra. ANGELA LINO DE JESUS VERÍSSIMO, natural de São Mateus/ES, exerceu Magistério, foi funcionária do INSS , advogada e Auditora Fiscal. Hoje, aposentada, é ativista cultural e  integra como membro correspondente a Academia de Artes e Letras da Serra/ES ,Marataízes/ ES e Brasília/DF. Acadêmico Efetivo Imortal em  São Mateus/ES onde ocupa a cadeira de número 03  e da ALPAS/RS Cadeira número 55. Participou de Antologias em Sergipe /PE, São Mateus/ES, Rio Grande do Sul/ALPAS ,Argentina, Angola. Recebeu, em Taranto, na Itália a comenda de Embaixadora da Paz, entre outras. Em 2014 recebeu a Comenda de Grandes Nomes da Cultura Contemporânea da Literarte. ADVOGADA E AUDITORA FISCAL APOSENTADA, dedica-se a escrever. INTEGRA como acadêmica efetiva da AMALETRAS, OCUPANDO A CADEIRA NÜMERO 03; cadeira 55 da ALPAS A PALAVRA DO SÉCULO 21 no Rio Grande do Sul e membro correspondente da ALEAS ( Serra/ES). Conselheira de Cultura da Serra/ES E ATIVISTA CULTURAL.
  12. Athylla Borborema Cardoso De Teixeira de Freitas, na Bahia -– Jornalista e Radialista. Mestre e doutorando em Jornalismo Cientifico. Vice-presidente da Academia Teixeirense de Letras e presidente da Fundação Mamãe África de Caravelas. Autor de 21 livros e um dos escritores nordestinos mais inovadores entusiastas da educação através da arte e da literatura.
  13. Beatricee Karla Lopes, Acadêmica Correspondente da ALEAS, residente em São Mateus, ES.
  14. Berenice de Albuquerque Tavares, ex Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra. Acadêmica da ALEAS (Serra). Berenice de Albuquerque Tavares TOP 3 CONSULTORIA & MARKETING Ltda Turismóloga – ABBTUR Nacional  14989 CADASTUR 08000154.95-0 Cel: 27 999426804. Graduada em Turismo – Faculdades Integradas Padre Anchieta de Guarapari (1994) e Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos/SP (2005). É Consultora do SEBRAE/ES, Sócia diretora e consultora – TOP 3 Consultoria e Marketing Ltda, Faz parte do Conselho Consultivo da ABBTUR Nacional e ES – Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais em Turismo – Nacional 2013/2016 e ES 2013/2014. É membro da Associação Brasileira de Captadores de Recursos ABCR, e da Academia de Artes e Letras da Serra como membro Correspondente. Atuou como Sub Coordenadora do Grupo Gestor da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo – Seccional Espírito Santo de 2010 a 2013 , Atuou como Secretária Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra/ES, Atuou como Secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Município da Serra/ES, Atuou como Secretária Extraordinária de Saneamento da Prefeitura da Serra/ES, Atuou como Assessora Especial do Gabinete do Prefeito do Município da Serra – Espírito Santo – Brasil para Turismo e Cultura, Foi Professora no Curso de Pós-Graduação da Faculdade Estácio de Sá/ES em Gestão Mercadológica em Turismo, Hotelaria e Eventos, com a disciplina Análise Regional do Turismo Brasileiro, 2007. Foi Professora/Instrutora, no Curso de Pós Graduação em Gestão de Cidades, com a disciplina Políticas Públicas de Turismo, em 2006 Instituto Cidades/UNIVES. Foi Coordenadora e professora do Curso de Turismo da Faculdade Estácio de Sá de Vitória de 2000 a 2004. Montou o Curso de Turismo da Faculdade Estácio de Sá de Vitória e Vila Velha. Foi Professora de Planejamento e Organização do Turismo do Curso de Turismo da Faculdade Integrada Padre José de Anchieta, Guarapari, 1996 – 1998. Tem experiência na área de Turismo e Cultura, com ênfase em Turismo e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de turismo e cultura, sustentabilidade, turismo integrado, turismo sustentável, turismo e cultura, turismo rural e agroturismo, turismo e paisagem, turismo e cinema, turismo de aventura, turismo e gastronomia, municipalização e regionalização do turismo.
  15. Carlos Bona – mariaviolab@gmail.com  COMPOSITOR E CANTOR
  16. CÍCERO MACEDO, o BÉKO MACEDO. RUA TRAVESSA MANDACARU, N 42, ARIBIRI, VILA VELHA,  ES. CEP.  29120190. TEL; RES. 3062- 8846-    9-97363450. EMAIL; mcwmacedo@yahoo.com.br COM APENAS 15 ANOS MINHA TERRA EU DEIXEI, FUI ME EMBORA PRA BAHIA EM BRASILIA EU MOREI, DEPOIS VIM PARA VITORIA MÁS VILA VELHA FIQUEI. AQUI CONSTRUI FAMILIA E DINHEIRO EU GANHEI, JÁ FAZ MAIS DE TRINTA ANOS NESSA TERRA EU CHEGUEI. QUANDO EU CHEGUEI AQUI SÓ SONHAVA SER DOUTOR,  NÃO DEMOROU MUITO TEMPO EU VIREI UM CORRETOR, NÃO DEMOROU MUITO TEMPO EU VIREI TAMBEM CANTOR, NÃO DEMOROU MUITO TEMPO TAMBÉM SOU COMPOSITOR.
  17. Clério José Borges de Sant Anna – Fundador do CTC e Acadêmico da Aleas, atual Vice Presidente. Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles, Carapina Serra ES 29160 280 E mail: cj-anna@bol.com.br; 3328 0753 / 9 92578253. Poeta, Trovador, Historiador e Escritor Capixaba, o Acadêmico Clério José Borges de Sant Anna nasceu no dia 15 de Setembro de 1950, em ARIBIRI,   bairro de Vila Velha, ES. É Cidadão Serrano (Serra, ES), desde o dia 26 de Dezembro de 1994. É Funcionário Estadual Aposentado no Cargo de ESCRIVÃO,  após 37 anos de serviços prestados à Comunidade Capixaba, tendo recebido ELOGIOS  e  MEDALHAS. Trabalhou como Professor em diversas Escolas. Ministrou diversos Cursos em Municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais. Recebeu diversos Prêmios, Diplomas e Troféus. Clério trabalhou de Foca a Repórter e Chefe de Reportagem do Jornal “A Tribuna”, de Vitória, ES. No dia 05/06/2010, na cidade de Itabira, MG foi agraciado com o Troféu Carlos Drummond de Andrade, como o Escritor do ano de 2010. No dia 10/03/2012, Clério recebe o Troféu Pedro Aleixo, em Itabira, MG, como Destaque Cultural de 2012. Fundou no dia 1º de Julho de 1980, o Clube dos Trovadores Capixabas,  CTC.  Foi o idealizador, Fundador e o primeiro Presidente, em 28 de Agosto de 1993, da Academia de Letras e Artes da Serra, ES, ALEAS.
  18. Cleusa Madureira Vidal: cleusamadureira@gmail.com , Acadêmica da Aleas cleusapoetavidal@gmail.com; email: claudiafestivaldevitoria@gmail.com; Cleusa Vidal é Dirertora de Cultura do CTC. CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS. È Acadêmica da ALEAS, ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA SERRA. Pertence ao INSTITUTO HISTORICO E GEOGRÁFICO DO ESPÍRITO SANTO. Pertence a SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL. É Acadêmica da ACADEMIA DE CULTURA E ARTE DE TODO BRASIL/FACE.
  19. Dilercy Aragão Adler, Acadêmica de São Luiz no Estado do Maranhão, Presidente da Sociedade de Cultura Latina. TITULAÇÃO. Dilercy (Aragão) Adler. Nasceu em São Vicente Férrer/MA/Brasil, em 07/07/50. É Psicóloga-CEUB/DF, Doutora em Ciências Pedagógicas-ICCP/CUBA, Mestre em Educação, Especialista em Pesquisa em Psicologia e Especialista em Sociologia. PRINCIPAIS ATIVIDADES CULTURAIS. É Membro fundadora e Presidente da Academia Ludovicense de Letras – ALL, ocupando a Cadeira de nº 8. Titular da Cadeira Nº 1 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM. Presidente fundadora da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão -SCLMA, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil e Senadora da Cultura do Congresso da SCL do Brasil, entre outras. PUBLICAÇÕES. Publicou 12 livros de Poesia. Três livros acadêmicos, dois biográficos e um de história infantil. É organizadora da Exposição (poesia e fotografia-100 poemas-posters de 61 poetas maranhenses). Organizou doze Antologias poéticas e tem participação em mais de cem antologias nacionais e internacionais. Já recebeu vários prêmios, troféus e menções honrosas por trabalhos poéticos e culturais.
  20. Eliana Barbosa de Souza. Professora Atuante, Do IHGES. Carioca, radicada no Espírito Santo há mais de 30 anos. Formada em Letras-Português pela UFES (1999). Pós graduação em Educação (2008). Publicou, em e-book, pela Amazon.com “Os limites entre a fala e a escrita” (2015). 
  21. Elizete Caser – elizetetcr@yahoo.com.br  Bibliotecária; Nome completo: Elizeti Terezinha Caser Rocha. Rua Duckla de Aguiar, 80/702. Praia de Santa Helena. Vitória/ES – 29055-032. ecaser@terra.com.br/ elizetetcr@yahoo.com.br; Tel. (27) 22258839/999793853 BREVE CURRÍCULO; Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Especialista em A Questão Social e as Políticas Sociais pela UFES; Bibliotecária e coordenadora do Projeto Viagem pela Literatura da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vitória; Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo desde junho de 2001; Membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Concav) representante da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.
  22. ESTER ABREU. Ester Abreu Vieira de Oliveira. e-mail do autor: ester_oliveira@terra.com.br  Professora, poeta, ensaísta e autora de livros didáticos. Doutora em Língua Espanhola e Literaturas hispânicas – UFRJ. Tese: “O mito de Don Juan: suas relações com Eros e Thanatos”. Professora da Graduação DLL- UFES (aposentada) e da Faculdade de Letras – CESV. Professora da Pós-Graduação – Mestrado em Estudos Literários – DLL- UFES e da Graduação – Língua e Literatura Espanhola (Voluntária). Presidente e membro fundador da Associação de Professores de Espanhol do Espírito Santo (APEES), Membro da Academia de Letras Espírito-santense, da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo da ALFAL, ASELE, ABRALIC; ASTCM, entre outras associações.Membro Titular da Câmara de Literatura do Conselho Estadual de Cultura do ES. Linhas de pesquisa : Poética da modernidade e Língua espanhola – estudo comparativo.
  23. Felisberto José Vasco Gonçalves, (Beto Gonçalves), Professor Militante na área Educacional.
  24. Fernando Antônio de Moraes Achiamé – IHGES – INDICADO PELO INSTITUTO
  25. Francisco Aurélio Ribeiro – Presidente da Academia ES de Letras. Formado em Letras e Direito. Mestre e Doutor em Letras. Professor aposentado da Ufes. Possui mais de 50 livros publicados de crônicas, LIJ, ensaios. Presidente da Academia Espírito-santense de Letras no quarto mandato eletivo.
  26. FRANCISCO GONDAR – Francisco Cesar Monteiro Gondar Capitão de Longo Curso (Comodoro) da Marinha Mercante Brasileira, com 41 anos de vida maritima sendo 30 anos na função de comando. Compositor,  Poeta, Contista,  Cronista , participou de diversas Antologias literarias. Recebeu o Titulo de Embaixador da paz  Word Parlament Of Security and Peace, da ONU.
  27. GABRIEL AUGUSTO DE MELLO BITTENCOURT; gbittenc.vix@terra.com.br; Nasceu em Cachoeiro de Itapemirim (ES), em 21.12.42, filho de Gabriel dos Santos Bittencourt e Cenir Mello Bittencourt. Fez os primeiros estudos em Cachoeiro de Itapemirim, no Grupo Escolar “Bernardino Monteiro” e no Liceu Moniz Freire, complementando-os no Rio de Janeiro, no Colégio estadual “João Alfredo” e no Colégio “Pedro II”. Livre Docente em História do Brasil pela Universidade Gama Filho-RJ (1994), é Diplomado em Études Approfondies-DEA, pelo IHEAL da Université de la Sorbonne Nouvelle-PARIS III, em 1982, e em Altos Estudos de Política e Estratégia-CAEPE (Escola Superior de Guerra EMFA-Presidência da República (1993). Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA-Buenos Aires – 2000) e Mestre em Direito (UNESA), é Doutorando (Universidade de São Paulo), Mestre e Especialista (Universidade Federal Fluminense) em História do Brasil. Títulos que complementam as graduações em Direito (Bacharelado-UNESC-FGA), História e em Técnicas Agrícolas de Nível Superior (Licenciaturas realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo).
  28. Gelson Loiola – Fotógrafo – IHGES – INDICADO PELO INSTITUTO
  29. GERALDO FERNANDES – Da União Brasileira de Trovadores de Vitória – Do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC.
  30. Getulio Marcos Pereira Neves.Nasceu no Rio de Janeiro/RJ, em 1964. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestre em Ciências Jurídico-criminais pela Universidade de Lisboa. Juiz de Direito da Justiça Militar do Espírito Santo. Sócio correspondente Brasileiro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, de que eh o atual presidente. Membro da Academia Espirito-santense de Letras, onde ocupa a cadeira 33 e da Academia de Letras de Vila Velha. Sócio correspondente da Academia de Letras e Artes da Serra e da Academia Mateense de Letras. Além de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas nas áreas de Direito, Sociologia Jurídica e História do Espírito Santo, eh autor dos seguintes livros: Notícia do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; Espírito Santo: estudos jurídicos; Estudos de Cultura Espirito-santense; Blues, sonetos e canções; Historia Militar e apontamentos para uma história militar do Espírito Santo; Reflexões sobre o IHGES; Memória Repartida. Endereço: Rua Joao Joaquim da Mota, n. 328, apt 704, Praia da Costa, Vila Velha/ES CEP 29101-200 Tel: 32235376 33890412 (res); gtneves@hotmail.com;
  31. Gisele Ellen,  De Teixeira de Freitas, na Bahia –– Advogada e escritora. Advogada previdenciária com escritórios em diversas cidades, como Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Vitória. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho. Ocupa a Cadeira 23 da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e, recentemente,foi empossada membro do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires.
  32. Horacio Cesar Xavier Santos (Horacio Xavier) ENDEREÇO: Rua Homero Massena, 17 – Barra do Jucu – Vila Velha/ES CEP 29.125-075 TELEFONE: (27) 3389-3549 / 99804-4830 E-MAIL: horacioxavier2@hotmail.com; Horacio Cesar Xavier Santos (Horacio Xavier), é um Dizedor de Sentimentos (Poeta). Coautor do livro de poemas Sangreando; integrou o Grupo Lítero-Musical Vozes da Vila; coordenou o Sarau Domingo DiVersus; é membro da ACE–Associação Capixaba de Escritores, da ACVC-Associação Canela Verde de Cultura e da Academia de Letras de Vila Velha, onde ocupa a cadeira nº 24 e está Presidente. Acredita que a Poesia ainda há de mudar o mundo.
  33. João Roberto Vasco Gonçalves. Bacharel em Administração de Empresas. Acadêmico do CONINTER-Conselho internacional das academias de artes, ciências e Letras, cadeira 10, Acadêmico da imperial academia de ciências históricas São Constantino e Santa Helena, cadeira 14 e Acadêmico correspondente na ARTPOP- Academia de Cabo frio-RJ. Secretário Geral do  CTC – Clube dos Trovadores capixabas. Poeta, Pesquisador e Escritor Autor dos livros: Loucura da Razão-Verso e Prosa e Guardiões do Tesouro, mais um livro em vias de publicação e outros em andamento.
  34. José Roberto Santos Neves,  Sub Secretário Estadual de Cultura.  Nascido em Vitória (ES), em 1971, José Roberto Santos Neves é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com pós-graduação em Gestão em Assessoria de Comunicação pela Faesa. Trabalhou no jornal A Gazeta entre 1994 e 2013, como repórter, crítico musical e editor do Caderno Dois. É o criador da página Fanzine, que circulou entre 1995 e 2011 nesse mesmo diário, e do Caderno Pensar, que permanece em circulação. É autor dos livros “Maysa” (2004), a primeira biografia da cantora Maysa; “A MPB de Conversa em Conversa” (2007), reunindo bastidores de 40 entrevistas com grandes nomes da música popular brasileira; e “Rockrise – A História de uma Geração que fez Barulho no Espírito Santo” (2012) e “Crônicas Musicais e Recortes de Jornal” (2015). Como baterista, gravou os CDs “Hidden Melody” (1994), da banda The Rain, e “Todo dia é dia de blues” (2003), da Big Bat Blues Band. Em junho de 2014 foi eleito para a Cadeira nº 26 da Academia Espírito-Santense de Letras, antes ocupada pelo jornalista e escritor Marien Calixte. Desde 2015 é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Entre 2013 e 2015 foi subsecretário de Cultura de Vila Velha e, atualmente, exerce a função de Subsecretário de Estado da Cultura.
  35. José Rodrigues Pereira é Bacharel em Administração, com Mestrado em Administração, Educação e Comunicação. Professor, escritor e consultor empresarial. É coordenador do Projeto ‘O Prazer da Leitura’ e apresentador do Programa ‘Sim para a Literatura’, na TV Sim, em Linhares/ES. Coordenador do Projeto O Prazer da Leitura, (Linhares/ES) E mail: aimportanciadaleitura2016@gmail.com;
  36. Karina Schmidt Furieri; Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas; Centro Universitário Norte do Espírito Santo; Universidade Federal do Espírito Santo, E- mail: kfurieri@gmail.com;
  37. Karini Pirajá. Empresária. Uma das Organizadoras do Café com Arte, Sábado Cult, no Tiffany Center.
  38. KÁTIA BOBBIO. Endereço: Avenida Cesar Hilal, 829, Aptº 302, Bloco “B”, Praia do Suá – Vitória/ES – CEP. 29.050-659. Formação Acadêmica: Bacharel em Direito. Artista Plástica, filiada ao Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do      Estado do Espírito Santo, onde já realizou mais de uma centena de exposições entre individuais e coletivas por todo Estado do Espírito Santo. Entidades Culturais a que pertence: Academia Feminina Espírito Santense de Letras; CTC – Clube dos Poetas e Trovadores Capixabas; Sociedade de Cultura Latina – Seção Espírito Santo; UBT – União Brasileira de Trovadores; Comissão Espírito-Santense de Folclore; Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; Academia Castro Alves de Letras de Salvador-BA; Movimento poético Nacional/ES; Membro da Academia de Letras do Brasil – Seção MG; Academie Française des Arts Lettres et Culture; REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras. Já participou de várias antologias poéticas pelo Brasil. Participou também de coletâneas sobre a coleção Escritos de Vitória.  É destaque  em literatura de cordel no Espírito Santo, onde já escreveu   e  publicou  cento e cinquenta  (150)  livretos no gênero, sobre monumentos históricos, cidades, festas populares e personalidades do nosso Estado. Premiada dentro e fora do seu país e no exterior pela pintura e literatura. É estudiosa do folclore e das coisas populares de sua terra e de sua gente.
  39. Lenaldo Ferreira. Lenaldo Ferreira da Silva (Aldo Veranatto), 64 anos, nasceu em Murici, Alagoas, Radicado em Guarapari, ES, desde 1985, Aldo tem se dedicado à cultura no Espírito Santo há mais de 35 anos. Ator-amador, Cantor e compositor.. Escritor . Projetos Literários,  Cidadão Guarapariense,  Fundador da OCB. Fundador e Presidente da OCB, Ordem dos Compositores do Brasil,  Poeta – Trovador. Dia 23/06/2016,  Membro do CTC – Dia 10 de março de 2016, Comenda Trovador Elmo Elton,  Relações Publica CTC.
  40. Luciene Costa, Revista Eklética. Formada em Comunicação Social – Jornalismo pelas Faculdades Integradas São Pedro (Faesa), em 2000. Minha experiência no rádio e na nova profissão começou em 2002. Como estagiária trabalhei na Rádio Espírito Santo e na assessoria de comunicação da Codesa. Já formada atuei como assessora de comunicação na Superintendência de Projetos de Polarização Industrial do Espírito Santo (Suppin). Mais tarde, assumi o cargo de jornalista e diretora Comercial da Revista Capixaba Agora. Com mais quatro colegas, fundei a empresa Inter Comunicações Ltda, o que me deu muita visibilidade. No ano de 2015 no dia 19/05, terça, de 20h00 às 22h00, no Restaurante Janapeño, Jardim da Penha (próximo ao Pezão) aconteceu o lançamento da minha Revista Eklética.  A revista EKLÉTICA é uma publicação trimestral e sua distribuição é feita através de pontos estratégicos nos principais cenários de negócios de Vitória/ES, incluindo grandes escritórios de arquitetura do estado, artigos de decoração, lojas de vinho, construtoras e imobiliárias, bem como em locais onde há grande movimentação de pessoas, como consultórios médicos,  clinicas de saúde, salões de beleza, recepções de hotéis, Governo, Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, entre outros.
  41. Lucinéia Ferreira Paz –DETENTORA DO TROFÉU CECILIA MEIRELES ( EUSTÁQUIO PALHARES – ITABIRA ) ; COMENDA DA PAZ -NELSON MANDELA (CONINTER) ;ACADÊMICA TITULAR  DA CONFRARIA CULTURAL DE CULTURA(RJ) ; COMENDA PADRE JOSÉ DE ANCHIETA ( CTC/ES) DENTRE OUTROS Da Associação dos Artistas Plásticos da Serra. Detentora da Comenda José de Anchieta recebida em solenidade realizada no Centro Cultural de Anchieta em Novembro de 2017.
  42. Luiz Henrique Becker, Poeta e Escritor do Estado de São Paulo.
  43. Mª Viola Bona – mariaviolab@gmail.com  Escritora, com Livro publicado.
  44. MAGNÓLIA PEDRINA SYLVESTRE. magnolia.silvestre@hotmail.com; Acadêmica Correspondente da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS; Diretora do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. Reside em Eurico Salles, Serra ES. Professora de Dança Senior.
  45. Manoel Goes Neto (IHGVV) – goesmanoel@yahoo.com.br Do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha.
  46. Margarete Gonçalves Pederzzine –  Advogada, mestranda em educação básica, pós graduada em Segurança Pública. Prestou serviços de assistência jurídica à comunidade, como voluntária, nas igrejas de Guarapari e do Ibes.
  47. MARIA AUXILIADORA FREITAS DE SOUZA – Ex Vereadora de Campos dos Goytacazes, Professora Pública, Pedagoga, especialidade em educação, planejamento educacional. email: profauxiliadora@camaracampos.rj.gov.br; Av. Alberto Torres,334 – Campos dos Goytacazes/RJ CEP. 28035- 582 – Câmara Municipal de Campos/RJ. Cel. [22] 998241512;
  48. Maria Cândida Vasco Gonçalves, ex-Professora, escritora, poetiza. Escreveu Doces Lembranças e Historinhas da Vovó.
  49. Maria Dirce Barcelos, professora. Sou Professora de Séries Iniciais e Ensino Superior, Mestre em Psicanálise, Mestranda em Educação,  Especialista em Psicologia e Pesquisadora e escritora sobre O Lúdico na Formação Intelecto-Cognitiva da Criança, Palestrante e Ativista Cultural sobre Lei Chico Prego e realizando diversas parcerias entre a Educação e a Cultura. 
  50. MARIA DOLORES PIMENTEL DE REZENDE. Capixaba, natural de São José do Calçado-ES, Professora Pós- graduada em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Inglesa e Planejamento Educacional. Condessa, DamaGrã-Cruz de Justiça, Comendadora, Doutora “HonorisCausa”,Poetisa,Cronista,Contista,Pesquisadora, Artista Plástica(autodidata), Senadora Cultural(ES) da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, Embaixadora da Paz pelo Circle Universel Des Ambassadeurs de La PaixSuisse- França, Ministra Extraordinária da Pregação da Palavra de Deus, Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMCA- São José do Calçado. Pertence a diversas Academias de Letras e Artes no Brasil e no exterior, sendo membro efetivo fundador da Academia Calçadense de Letras, Academia de Artes, Cultura e Letras de Marataízes, Academia Alegrense de Letras e Artes, Academia Rosalense de Letras e Artes(RJ) e efetivo da Academia Niteroiense de Belas Artes(RJ). Gosta de dizer que sua obra prima é o filho, Dr. Lanussy Pimentel de Rezende, que lhe deu dois lindos netos, Carlus Eduardo e Guilherme Suhett Pimentel de Rezende. Acredita no recomeçar a cada amanhecer.
  51. MARIA LÚCIA DE GODOY PEREIRA. Escritora Poeta Trovadores de Belo Horizonte, MG. Acadêmica Correspondente da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS.
  52. MARIA SUZI DA COSTA NUNES. Tel: (27) 3251 0706 – 99995 4779 (celular) email: suzidoc@hotmail.com Produtora Cultural. Cineasta com vários Filmes em Vídeos já lançados. Ex Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra. Presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra, ES; Capixaba, jornalista, produtora cultural, documentarista, roteirista, capacitação em marketing e gestão cultural. Transita nos circuitos culturais das artes, sejam cênicas, musicais e áudio visuais, nesta ultima tem o seu grande legado que é a produção, roteiro e direção de programas locais nas TVs Tribuna (SBT)1997/2000 e 2004/2005, Vitória (Record)2000/2003, Capixaba (TV Bandeirantes)2004, TVE ES (2004), Rede TV Espírito Santo(2006/2009),responde também pela produção de espetáculos teatrais infantis como: O Gato Playboy, No Recanto da Floresta,Amor Pela Natureza, A Margarida Sonhadora,O Tesouro dos Sonhos, alem de produzir, roteirizar e dirigir os documentários: No Ritmo do Congo, Reminiscências Serranas, Serra Monumentos Arquitetônico e Historia, Ontem e Hoje, Caminhos de Cariacica, A senhora Hora, Cabeças Vazias, Em Busca de liberdade. Membro Titular do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; Membro Titular do Instituto de Pesquisa e Documentação Cariaciquense; Membro do Conselho Municipal de Cultura da Serra; Membro   Correspondeste da Academia de Letras de São Mateus; Membro da Academia Marataizense de Letras; Membro do Conselho da Cidade – Serra; Atuação no Movimento Negro; Membro do comitê permanente do Sitio Histórico de Queimado; Coordenadora do Sarau Afro no evento Novembro Negro da Serra; Membro do fórum Guerreiros de Queimado; Coordenação da Caminhada noturna dos Zumbis Urbanos;
  53. MARIA VIOLA BONA, escritora, autora do livro CENAS DA VIDA, publicado pela Editora Chiado de Portugal, participa da Academia de Letras de Vila Velha e do CTC. Teve dois poemas publicados em dezembro de 2016,  MINHA HISTÓRIA, no 4º Concurso Literário João Bananeira de Cariacica e SERIAM ANJOS? Na Antologia MAIS DO QUE PALAVRAS da Editora Scortecci de São Paulo.
  54. Marlusse Pestana Daher – Presidente da Academia de Letras de São Mateus AMALETRAS.
  55. Matusalém Dias de Moura – diasdemoura@yahoo.com.br Da Academia ES de Letras e Presidente da UBT de Vitória, ES.
  56. NEIVA DE SOUZA FERNANDES. Acadêmica da Academia Pedralva Letras e Artes – Campos dos Goytacazes; Escritora, Poetisa, Trovadora, Presidente da UBT Seção de Campos dos Goytacazes/RJ. e-mail: neiva.sfernandes@hotmail.com; Tel. [22] 2732-4431 Cel. [22] 999172700 Rua Eloi Ornelas 25A – Caju – Campos dos Goytacazes/RJ – CEP. 28051205
  57. Nelson Gonçalves, Advogado e professor aposentado da faculdade de Direito de Colatina e do Ensino médio.
  58. Paulo Melo Sousa, recém-empossado na Presidência da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão. Ele é jornalista, escritor, poeta, pesquisador e já pertencia à  Diretoria da SCLM desde 1997, data de sua fundação (eu fui a Presidente Fundadora).
  59. Paulo Roberto Ribeiro Walter de Negreiros; ACADÊMICO TITULAR DAS ACADEMIAS DE LETRAS :  SERRA ; FORTALEZA; CONINTER ;IMPERIAL S. CONSTANTINO ; CONFRARIA CULTURAL DA CULTURA (RJ) ; DETENTOR DA COMENDA DA PAZ – NELSON MANDELA ( FALARJ-RJ) ; ORDEM DO MÉRITO NO GRAU DE OFICIAL -CONINTER ; SENADOR ADJUNTO DA CULTURA PARA O ESTADO DO ES; VICE-PRESIDENTE CONSELHO DE CULTURA DA SERRA; ORADOR OFICIAL DA ALEAS, MESTRE DE CERIMONIAS CTC; PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DA SERRA E DO SINDICATO ESTADUAL DO FISCO MUNICIPAL-ES  SEFIM/ES ;   TROFÉU  PEDRO ALEIXO  E CARLOS DRUMOND DE ANDRADE ( EUSTAQUIO PALHARES – ITABIRA /MG ). COMENDA ELMO ELTON ( CTC- ES) ; COMENDA PADRE JOSÉ DE ANCHIETA ( CTC/ES); PERSONALIDADE ARTISTICA E CULTURAL 2014  E 2016   (CTC/ES) DENTRE OUTROS . Escritor Capixaba. Acadêmico da Academia de Letras e Artes da Serra. Nasceu no município da Serra, no Estao do Espírito Santo, em 26/11/1952, filho de Eglif Negreiros e Tarcy Ribeiro Walter Ribeiros. Cursos de administração de empresas – FAESA; Gerência empresarial – UNESIT; Teologia-neo; Ciências Políticas; Concursado para o cargo de Fiscal de Rendas da Prefeitura Municipal da Serra; Assessor Técnico da Secretária Estadual de Saúde. Nas diversas empresas pelas quais passou, teve tempo, teve tempo e oportunidade e aprender com cada uma delas, desenvolvendo atividades desde a coordenação de rotas de transporte, controle de Vilas de Operários (CST), com a implantação de diversas atividades; Projetos e programas voltados para micro-empresa (SEBRAE), etc. Cargos exercidos na Prefeitura Municipal da Serra.: Diretor Geral do P.A. de Carapina; Assessor Técnico da Secretária Municipal de Saúde; Coordenador do Fundo Municipal de Saúde; Coordenador da Comissãode Reforma Administrativa; Diretor de Apoio/ SESA; Gerente e Captador de Convênios ; Secretário Municipal de Agricultura; Secretário Municipal de Administração; Membro da Comissão de Elaboração da Lei Orgânica; Fiscal de Rendas (concursado); Coordenador do programa municipal de Educação Fiscal; Cargos na Prefeitura Municipal de Cariacica: Secretário Municipal de Administração; Secretário Municipal de Educação; Membro da Academia de Letras e Artes da Serra, onde ocupa a cadeira n. 18, cujo patrono é Mirabeau da Rocha Pimentel. Participação no Fórum das Leis de Responsabilidade Fiscal, Reforma Tributária; Reforma Previdenciária e Reforma Administrativa em Brasilia, representando a Federação dos Auditores e Fiscal de Tributos Municipais; Membro da Diretoria (Presidente) do Sindicato Estadual do Fisco Municipal – SEFIM/ES; Membro da Diretoria (Vice-presidente) da Federação Nacional do Fisco Nacional – FENAFIM; Ministro do Evangelho; Membro do Corpo de Segurança da Presidência da República; Membro do quadro de Disseminadores de Educação Fiscal/ES, Membro da equipe de Educação Fiscal da Serra/ES.
  60. Paulo Stuck Moraes – Vice Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do ES. Nasceu em Londrina (PR), a 25 de janeiro de 1957. Bancário aposentado, historiador, genealogista e pesquisador. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Membro titular do Conselho Estadual de Cultura (2008-2010), Membro suplente do Conselho Estadual de Cultura (2010-2012). Sócio colaborador do Colégio Brasileiro de Genealogia (2008). Sócio correspondente da Academia Cachoeirense de Letras (2008). Sócio correspondente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas (2013). Detentor da Medalha do Mérito Cultural Prof. Renato Pacheco (2010) e da Comenda do Mérito Legislativo Rubem Braga (2015). Escreveu: –    Evolução Demográfica do Espírito Santo – 1940-1991 (1999) –  Renato José Costa Pacheco (1928-2004) – Ascendência, descendência e colaterais (2007)  –       Tópicos de genealogia capixaba (2012). –         Nobreza capixaba – Os barões e suas descendências (2013) Paulo Stuck Moraes Rua Aleixo Netto, 713/204 29055-145 – Vitória – ES (27) 997-455-147; paulostuck@gmail.com;
  61. Regina Menezes Loureiro – reginamenezesloureiro@gmail.com Da Academia Feminina ES de Letras
  62. Rosilane da Silva Maia, ex gerente do Centro Cultural de Anchieta-ES.
  63. RUY PINTO. Bom dia. Inicialmente, quero agradecer pelo envio desse honroso convite e quero confirmar minha presença nos dois Eventos a ser realizados em Vitoria, no Espirito Santo, nos dias 24 e 25 de março. Abraços fraternos. Ruy Pinto
  64. Soêmia Pimentel Cipreste –
  65. Soemia Pimentel Cypreste, escritora na ordem de poetiza, a pelo menos 20 anos pertencendo a Lei Rubem Braga, venho solicitar ao prezado amigo a aquisição da COMENDA, no próximo evento Ficarei muito grata em poder ser atendida e em  participar desta comemoração. Desde já agradeço com total apreço. Att. Soemia Pimentel Cypreste. Meu e-mail soemiapimentel@gmail.com
  66. Sônia Missagia Mattos, Professora da UFES, Doutora em História.
  67. Sônia Rosseto – Da Academia Feminina ES de Letras.
  68. Soraya D. Assad – sorayaassad@globo.com Da Academia Feminina ES de Letras
  69. Sylvio Silva Vitali – IHGES – INDICADO PELO INSTITUTO
  70. Valda Fogaça. Formação: Filosofia (UCB) e letras (UNOPA). Profissão: Escritora (poetisa, cordelista e compositora. Membro da Associação Nacional de Escritores (ANE) e da Academia Taguatinguense de Letras; faço parte dos movimentos culturais: Celeiro Literário Brasiliense, Leia-me e Ler Mais Brasil.
  71. Valdemir Ribeiro Azeredo, Acadêmico Titular da ALEAS. Diretor do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC.  (Quer Lançar Livro)
  72. Vinicius Muline dos Santos – IHGES – INDICADO PELO INSTITUTO
  73. Walter de Aguiar Filho Da Academia de Letras de Vila Velha
  74. Zenaide Emília Thomes Borges, do Clube dos Trovadores Capixabas. Nasceu ma localidade de Pau Amarelo no Município de Cariacica. Pertence ao Clube dos Trovadores Capixabas, CTC; A Sociedade de Cultura Latina do Brasil seção do Espírito Santo. Detentora da Comenda José de Anchieta recebida em solenidade realizada no Centro Cultural de Anchieta em Novembro de 2017.
HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
HOMENAGEADOS DIA 24 DE MARÇO DE 2017
Lançamento de Livros.  DIA 24 DE MARÇO DE 2017
Lançamento de Livros. DIA 24 DE MARÇO DE 2017
Dra. Margareth - DIA 24 DE MARÇO DE 2017
Dra. Margareth – DIA 24 DE MARÇO DE 2017
Comenda Amigos da Educação
Comenda Amigos da Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *