MISSA EM TROVAS 2018, SANTA TERESA, ES

ACLAPTCTC Congresso de Trovadores Eventos Missa em Trovas
MISSA  EM TROVAS REALIZADA NO DIA 18/11/2018, NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NA CIDADE DE SANTA TERESA, ES. Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávilla.
MISSA EM TROVAS REALIZADA NO DIA 18/11/2018, NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NA CIDADE DE SANTA TERESA, ES. Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávilla.

MISSA EM TROVAS REALIZADA NO DIA 18/11/2018, NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NA CIDADE DE SANTA TERESA, ES. Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávilla. Celebrante: Frei Iduino Poubel de Moraes (pároco). Trovas de A.A. de Assis, de Maringá, (PR). Apresentação dos Poetas Trovadores e Cantor e Compositor, CARLOS BONA

MISSA EM TROVAS
PROMOÇÃO: ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORESAPOIO: ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE SANTA TERESA – PARÓQUIA DE SANTA TERESA – PREFEITURA MUNICIPAL – MISSA DOMINGO DA TRIGÉSIMA TERCEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM 2018. – MISSA EM TROVAS REALIZADA NO DIA 18 DE NOVEMBRO DE 2018, XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NA CIDADE DE SANTA TERESA, ES. 08h00m – MISSA EM TROVAS. Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávilla. Celebrante: Frei Iduino Poubel de Moraes (pároco). Trovas de A.A. de Assis, de Maringá, (PR). Apresentação dos Poetas Trovadores. O Cantor e Compositor, CARLOS BONA apresentará o Hino a Nossa Senhora da Penha e Canção em Louvor a São Francisco.

DIA 18 DE NOVEMBRO DE 2018 – DOMINGO – INÍCIO 08H30M.

MISSA  EM TROVAS REALIZADA NO DIA 18/11/2018, NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NA CIDADE DE SANTA TERESA, ES. Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávilla.
MISSA EM TROVAS REALIZADA NO DIA 18/11/2018, NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NA CIDADE DE SANTA TERESA, ES. Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávilla.

ANIMADOR FAZ A ACOLHIDA. (Feita por um Representante da Comunidade…)Sejam todos bem vindos… (Continua de forma espontânea). (Depois da Saudação inicial, encerrar lendo o seguinte texto)
Em razão da realização em nossa Cidade do XV Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, com representantes de diversas cidades brasileiras, Celebramos hoje a Missa em Trovas, baseada em poemas do Trovador Antônio Augusto de Assis, atualmente residente na cidade de Maringá, no Estado do Paraná. Convido o Presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, Clério José Borges de Sant Anna para ler o Poema de abertura….
POEMA DE ABERTURA:Leitura do Trovador Clério José Borges, Serra, ES.(TEXTO NO TELÃO)Deus, no princípio, descerra / o palco da criação: / cria o céu e cria a terra / e enche de luz a amplidão. Cria as águas e as reparte / em rios, lagos e mares, / e com ternura e com arte / cria os bosques e os pomares. Coloca milhões de estrelas / na abóbada imensa e nua, / e acende no meio delas / o sol e em seguida a lua.  Faz que as águas se povoem / de peixes – grandes, pequenos, / e manda que as aves voem / com seus festivos acenos.   Num outro gesto ele faz / aparecer sobre a terra / toda espécie de animais: / os da planície e os da serra. /  E o paraíso está feito, / e tudo está muito bem: / um mundo lindo, perfeito, / em tudo o que ele contém.  E é nessa alegre paisagem / que Deus finalmente lança / alguém que é a sua imagem. / sua própria semelhança. / “Façamos – diz o Senhor – / o homem; e a companheira / com quem partilhe o esplendor / e a graça da terra inteira.” / Cria-os Deus na excelência / da justiça e da verdade, / e dá-lhes a inteligência / e a vontade e a liberdade. Dá-lhes a luz, o calor; / dá-lhes o ar, o alimento; / dá-lhes o aroma e lhes confere o poder / de ter o mundo nas mãos; / e a missão de conceber / um grande povo de irmãos.
LEITURA DA TROVA DE ACOLHIDA FEITA PELO ANIMADOR CHAMANDO A PROCISSÃO DE ENTRADA:
DIRIGENTE ANIMADOR CLÉRIO JOSÉ BORGES:
         Em nome do Deus de amor / acolho a Comunidade / visitante, Trovador / todos de boa vontade.Rezando com devoção / o celebrante do dia / FREI IDUINO POUBEL DE MORAES em oração / acolhido em alegria. Nesta nossa caminhada / com fé e com devoção / para a Procissão de Entrada / cantemos com emoção.
(Procissão de Entrada).  Procissão de entrada como de costume
CANTO INICIAL    ENTRADA(“Eis-me aqui, Senhor”, de Padre Zezinho) 
Eis-me aqui, Senhor, eis-me aqui, Senhor, Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor / Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor: Eis-me aqui, Senhor.  /  1) O Senhor é o Pastor que me conduz, por caminho nunca visto me enviou. Sou chamado a ser fermento, sal e luz e por isso respondi: “Aqui estou”!  /  2) Ele pôs em minha boca uma canção, me ungiu como profeta e trovador / da história e da vida do meu povo e por isso respondi: “Aqui estou”!  /  3) Ponho a minha confiança no Senhor, da esperança sou chamado a ser sinal.  /  Seu ouvido se inclinou ao meu clamor e por isso respondi: “Aqui estou”!
PRESIDENTE  –  FREI CELEBRANTE:
Eu vos saúdo no brilho / deste dulcíssimo canto: EM NOME DO PAI, DO FILHO, / E DO ESPÍRITO SANTO. Todos: Amém.
PRESIDENTE: Que o Pai, o Espírito Santo, / e o Cristo, nosso Senhor, / nos acolham no acalanto / da paz, da graça e do amor!
DIRIGENTE ANIMADOR CLÉRIO JOSÉ BORGES: Todos:(TEXTO NO TELÃO)Bendito seja o bom Deus, / especialmente por isto: / – por unir os filhos seus / no fraterno amor do Cristo!
ATO PENITENCIAL
PRESIDENTE: Atenção. Nosso Ato Penitencial hoje é especial em Trovas.
Façamos, sinceramente, / a confissão dos pecados, / para viver santamente / estes mistérios sagrados.
(TEXTO NO TELÃO)
Todos: Humildemente confesso / a Deus todo-poderoso / os meus pecados, e peço / o seu perdão generoso. Pequei por maus pensamentos / por palavras e omissões; / pequei por mais sentimentos / e por maldosas ações. Reconheço a minha culpa, / a minha grave fraqueza, / a minha tão grande culpa / que me dá tanta tristeza. E peço à Virgem Maria, / aos anjos, santos e irmãos, / roguem a Deus todo dia / pela minha salvação!
PRESIDENTE: Senhor, tende piedade de nós!  TODOS: Senhor, tende piedade de nós!
PRESIDENTE: Cristo, tende piedade de nós!  TODOS: Cristo, tende piedade de nós!
PRESIDENTE: Senhor, tende piedade de nós!  TODOS: Senhor, tende piedade de nós!
PRESIDENTE:– Que Deus tenha compaixão / de nós, seus filhos amados, / e apague, com seu perdão, / todos os nossos pecados.Que a bondade do Senhor, / tão carinhosa e tão eterna, / encharcando-nos de amor, / nos conduza a vida eterna!
DIRIGENTE ANIMADOR CLÉRIO JOSÉ BORGES: Todos: Amém! ANIMADOR:  Trova da Senhora Trovadora Wanda Prado, de Indianópolis, São Paulo: Se tua vida é uma cruz / Difícil de Carregar,/ Siga o exemplo de Jesus / Que sofreu por nos amar.
HINO DE LOUVOR 
CANTO DO GLÓRIA(Canto a escolha da Equipe de Canto)
ORAÇÃO INICIAL
DIRIGENTE ANIMADOR CLÉRIO JOSÉ BORGES:– Oremos: –Ó Deus Pai, Deus da bondade, / dai-nos a graças, Senhor, / de fazer vossa vontade / a aprender a amar o amor!   
Presidente:  Oremos (silêncio):(Oração do Dia) -Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 
Todos: Amém!
LITURGIA DA PALAVRA.  
DIRIGENTE ANIMADOR CLÉRIO JOSÉ BORGES: Eis a “Palavra de Deus” / Seja a Bíblia um real guia / Para nós – os filhos seus / Vivermos em Paz e Harmonia.
A “Palavra de Jesus” / só nos ensina a verdade / Descubramos sua luz, /  brilhando na eternidade.Cantemos pra receber / em nome do Cristo amado / alegrando nosso viver / O Livro de Deus Sagrado.
CANTO ENTRADA DA PALAVRA
ENTRADA DA PALAVRA   (Será feita pelo casal Clério José Borges  e Zenaide, que entram com a Bíblia e entregam ao Presidente da Celebração no Altar)
PRIMEIRA LEITURA
(Uma das Trovadoras presentes será convidada a fazer a Leitura:) Nesse tempo, teu povo será salvo.
Leitura da Profecia de Daniel 12,1-3Naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos de teu povo; e será um tempo de angústia, como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas, nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no Livro. Muitos dos que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno. Mas os que tiverem sido sábios, brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL(Cantado por uma pessoa da Comunidade)
Sl 15,5.8.9-10.11 (R.1a)R. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!  Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
R. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.
R. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!
R. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
SEGUNDA LEITURA(Um dos Trovadores presentes será convidado a fazer a Leitura).Com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica.
Leitura da Carta aos Hebreus 10,11-14.18Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado. Palavra do Senhor.
DIRIGENTE ANIMADOR CLÉRIO JOSÉ BORGES:A nossa Fé aumentai / Testemunhando Jesus / Alegrai-vos e exultai / Senhor da Divina Luz. /
  A Palavra do Senhor /  para sempre permanece  /  É   Palavra de amor /  que o povo jamais esquece.

CANTO DE ACLAMAÇÃO(Sugestão do Canto) Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
PREESIDENTE: O Senhor esteja conosco.  Todos: Ele está no meio de nós…
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 13,24-32
Naquele tempo Jesus disse a seus discípulos: Naqueles dias, depois da grande tribulação,o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra. Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas. Em verdade vos digo esta geração não passará até que tudo isto aconte&cced il;a. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai.Palavra da Salvação.
HOMILIA(A homilia será de forma espontânea por parte do Presidente da Celebração)

PRÓPRIO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO:Atenção. Nossa profissão de fé hoje é especial em Trovas. Peço a todos que SIGAM NO TELÃO.
PROFISSÃO DE 
TEXTO NO TELÃO
Todos:  Creio em Deus, Pai Criador, / Deus Pai todo-poderoso, / que fez com tanto primor / o céu e um mundo formoso.  Creio em seu filho, Jesus, / o Cristo, nosso Senhor; / Jesus Cristo, nossa luz, / Deus – conosco o Salvador. Concebido na alegria, / no amor do Espírito Santo, / nasceu da virgem Maria, / Mãe de Deus e nosso encanto.  Sob Pilatos sofreu, / depois foi crucificado, / humilhações padeceu, / foi morto e foi sepultado.   Ao chão dos mortos desceu, / ressuscitou em três dias, / e aos céus e à glória ascendeu, / confirmando as profecias. Está sentado à direita / do Pai, de onde vai voltar, / para, de forma perfeita, / vivos e mortos  julgar.  No Espírito Santo eu creio, / e creio na santa Igreja / Católica, em cujo meio / o amor habita e viceja. Eu creio na comunhão / dos santos, de hoje e passados; creio também no perdão, / na remissão dos pecados.  E de todo o coração, / com a fé fortalecida, / creio na ressurreição, / eu creio na eterna vida!- Amém!
PRECES DA COMUNIDADE
PRESIDENTE – FREI –
Rezemos irmãos e irmãs, / pelos que crêem no amor; / pelos que apertam nas mãos / as mãos do irmão sofredor!
Trovador I:Pelos irmãos trovadores, / que no seu canto feliz, / são os meigos seguidores / de São Francisco de Assis. 
Todos – Ouvi Senhor a nossa prece!
Trovador II:Pelos que assumem, cantando, / a pureza das crianças, / e estão sempre cultivando / sementeiras de esperanças. 
Todos – Ouvi Senhor a nossa prece!
Trovador III:Pelo autêntico poeta, / que extrai do seu coração / a mensagem de um profeta / que ensina a partir o pão. 
Todos – Ouvi Senhor a nossa prece!
Trovador IV:Por todos os que, na terra, / semeiam versos de amor; / pelo bem que a trova encerra, / vamos rezar ao Senhor! 
Todos – Ouvi Senhor a nossa prece!
Trovador V:Por Francisco nosso Papa / por Iúna, bela Cidade / na vida, mais uma etapa / de amor e fraternidade…  Todos – Ouvi Senhor a nossa prece!
PRESIDENTE –Atendei nossos pedidos, / Pai do céu, e abençoai / todos nós aqui reunidos, / e aos poetas inspirai.Por Jesus, que é Deus – conosco, / e é nosso amigo, portanto, / Jesus que reina convosco / e com o Espírito Santo.
Todos – Amém!
DIRIGENTE ANIMADOR CLÉRIO JOSÉ BORGES:Vos ofertamos Senhor / Frutos da nossa emoção / Nosso trabalho e amor / que nasce do coração.
CANTO DAS OFERENDAS    (A escolha da Equipe de Canto)
ENTRADA DAS OFERENDAS:
Ofertório: Casal de Trovadores iniciam a entrada das oferendas levando Livros e ofertas para o altar. Os demais trovadores podem levar suas ofertas em dinheiro e, junto, bandeiras de seus Estados, livros, mensagens e Trovas….
PRESIDENTE – Orai, irmãos e irmãs…  Todos – Por tuas mãos o Senhor / receba este sacrifício, / por sua glória e louvor, / para que o nosso benefício, / e em benefício da Igreja, / para que a cada segundo / unida e santa ela seja / o rosto de Deus no mundo.
PRESIDENTE – Ó Deus, que quisestes pôr / tantos dons em nossas mãos, / dai-nos servir com amor / a vós em nossos irmãos! – Por Cristo, nosso Senhor…   Todos – Amém!
============================ORAÇÃO EUCARÍSTICA   
Presidente – O Senhor esteja convosco.  Todos – Ele está no meio de nós.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA – Normal apropriada para o Domingo.===========================
PAI NOSSO
PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO:Atenção. Nosso PAI NOSSO HOJE é especial em Trovas. Peço a todos que leiam NO TELÃO:
DIRIGENTE ANIMADOR CLÉRIO JOSÉ BORGES:Querida irmã, caro irmão, / buscando junto a luz, / vamos rezar a oração / que aprendemos com Jesus.
TELÃO:Todos –Pai nosso, que estás no céu, / teu nome é santificado. / Venha a nós, num puro véu, / o teu reino abençoado. Faça-se a tua vontade / na terra no céu, Senhor, / e que toda a humanidade / aceite viver no amor. / Nosso pão de casa dia / jamais permitas faltar: / o pão que traga a alegria / a todos, em cada lar. Perdoa – nós te rogamos – / as ofensas cometidas, / tal como nós perdoamos / as ofensas recebidas. / E ao mesmo tempo, Senhor, / em que nos dás teu perdão, / dá nos forças para impor / resistência à tentação. / Livra-nos de todo mal, / levando-nos para o bem. / E o teu amor paternal / nos encha de luz. Am&eacu te;m!PRESIDENTE – Dos males, ó Pai, livrai-nos; / dai-nos a paz, Pai amigo. / Do pecado libertai-nos, / e livrai-nos do perigo, enquanto na fé, que é linda, / e na esperança e no amor, / nós aguardamos a vinda / de Jesus, o Salvador.  Todos – Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.
DIRIGENTE ANIMADOR CLÉRIO JOSÉ BORGES:
Uma Trova de Reinaldo de Aguiar:Em vez de guerra ferrenha,  /  que tantas vidas desfaz,  /  fazei, Deus, que o mundo tenha  /  melhores dias de paz!
Trova de Hélio de Aguiar:Eis um conselho eficaz,  /  que proclamo com fervor:  /  – Somente se encontra a paz  /  pelos caminhos do amor!
PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO:Neste momento vamos orar pela PAZ. Paz na nossa Comunidade, no Brasil e no nosso Planeta.
Presidente –Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos apóstolos: Eu vou deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.Todos– Amém!
Presidente –A paz do Senhor esteja convosco!   Todos – O amor de Cristo nos uniu!
Presidente –Minhas irmãs, meus irmãos, / em Cristo vamos saudar-nos, / trocando apertos de mãos / para confraternizar-nos!
CANTO DA PAZ(Canto a escolha da Equipe de Canto. Todos se cumprimentam como de costume)
Cordeiro(Segue conforme costume da Comunidade)
Presidente    – Felizes os convidados para a ceia do Senhor! – Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!  Todos – Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo!
CANTO DE COMUNHÃO(A Escolha da equipe de Canto)
PÓS-COMUNHÃO:
Presidente – Deus do amor, nosso alimento, / que esta santa Eucaristia / faça de nós instrumento / de paz, justiça e alegria.
Que do egoísmo libertos / estendamos nossas mãos / e estejamos sempre abertos / ao serviço dos irmãos!
AÇÃO DE GRAÇAS        OBSERVAÇÃO – Esta parte poderá ser inserida após NOTÍCIAS E AVISOS e antes da BENÇÃO FINAL
DIRIGENTE: Ouçamos agora as mensagens de nossos Irmãos Trovadores.
Trovador I – Muito obrigado, Jesus, / porque, pela Eucaristia, / renovastes em nós a luz / da verdadeira alegria.
Trovador II – Obrigado, Cristo amigo, / pelo Vinho e pelo Pão, / que nos irmanam contigo, / numa perfeita união.
Trovador III – Agradecemos, Senhor, / o dom imenso da vida, / e a fé, e a esperança, o amor, / e a terra farta e florida.
Trovador IV – Senhor Jesus, obrigado, / porque toda natureza / é o sublime resultado / de um repartir de beleza.
Trovador V – De um repartir de bondade / que há no coração de Deus, / visando à felicidade / de todos os filhos seus.
Trovador VI – Por isso também queremos / repartir o nosso pão: / o pão com que alimentemos / a boca de um nosso irmão.
Trovador VII – E o pão de nossa alegria, / e o pão de nossa cultura, / e o pão de nossa poesia, / e o pão de nossa ternura.
Trovador VIII – Pois repartindo é que a gente, / fazendo a tua vontade, / lança no mundo a semente / da eterna fraternidade!
ANIMADOR OU O PRÓPRIO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO:
Atenção. Faremos agora uma Oração especial em Trovas.
NO TELÃO(Peço a todos que leiam no Telão)
Presidente – Saudemos,  irmãos, agora, / Maria, mãe de Jesus. / Saudemos Nossa Senhora, / nossa mãe e nossa luz!
Todos – Maria, cheia de graça, / contigo esteja o Senhor! / Maria que nos enlaças / na graça do teu amor! / Bendita és tu, mãe querida, / entre as santas a mais santa; / mãe que embalas nossa vida / com ternura e nos encantas! / Bendito o fruto divino / que do teu ventre nasceu; / Bendito Jesus menino, / que junto de ti cresceu! / Roga por nós pecadores, roga por nós ó Maria; / alivia as nossas dores, / dá-nos a paz e a alegria! / Dá-nos, Maria, suporte / agora e sempre, e também / na hora da nossa morte / – Amém, mãe querida, amém!

MISSA  EM TROVAS REALIZADA NO DIA 18/11/2018, NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NA CIDADE DE SANTA TERESA, ES. Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávilla.
MISSA EM TROVAS REALIZADA NO DIA 18/11/2018, NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NA CIDADE DE SANTA TERESA, ES. Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávilla.


RITOS FINAIS – ORAÇÀO FINAL.
(Oração do Domingo. Normal apropriada para o Domingo.)  – POR CRISTO, NOSSO SENHOR!  Todos – Amém!
CANTO: ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO. (Padroeiro dos Poetas Trovadores Brasileiros)Senhor fazei-me instrumento de vossa paz;  /  Onde houver ódio , que eu leve o amor;Onde houver discórdia, que eu leve a união  /  Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;Onde houver erros, que eu leve a verdade;  /  Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;Onde houver desespero, que eu leve a esperança;  /  Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;   /  Onde houver trevas, que eu leve a luz.  /  Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar, que ser consolado;  /  Compreender, que ser compreendido;  /  Amar, que ser amado;  /  Pois é dando que se recebe.  /  É perdoando, que se é perdoado;  /  E é morrendo, que se vive para a vida eterna.
NOTÍCIAS – AVISOS.
(Um representante da Comunidade faz as comunicações e avisos como de costume)

APRESENTAÇÃO DOS TROVADORES.
USA O MICROFONE O PRESIDENTE DA ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES, ACLAPTCTC, CLÉRIO JOSÉ BORGES: Agradecimentos à Comunidade. Mensagem do Presidente do CTC – Clube dos Trovadores Capixabas. Apresentação dos Poetas Trovadores – Coordenação Clério José Borges: Gratos à Comunidade/ desta terra tão querida/ por tanta fraternidade/ na mais humana acolhida.
SHOW DOS TROVADORES:Os Trovadores devem se posicionar à frente do Microfone, informando nome completo e nome de sua cidade e para a leitura de no máximo uma ou  duas TROVAS.
::::::::::::::::::::::
E agora é com prazer / um belo SHOW sem demora / O Bona vai enaltecer / Francisco e Nossa Senhora.
       O Cantor e Compositor Carlos Bona é chamado para uma  apresentação especial: Músicas sobre Nossa Senhora da Penha e Hino de Louvor a São Francisco de Assis.
Após o encerramento do pocket show de Carlos Bona, vamos todos cantar o hino da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores do Acadêmico Edilson Celestino Ferreira:
NO TELÃO
CANTO: HINO DA ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES. Autor acadêmico Edilson Celestino Ferreira.
HINO ACLAPT-CTC              – Avante, avante, / nossa amada Academia,Fundada, batizada/ nas memórias do CTC,És a luz, brilhante da sabedoria,Onde, sempre, / o artista é Você!
 És marca, identidade/ e bem-estares,És tesouro/amarelo ouro,Eternizada nas vestes talares,Na pelerine, / nas medalhas/ e no símbolodo beija-flor.   (Estribilho)                  Mesmo num mundo/ on-line e midiático,És importante, /criatura literária,És nos degraus, / de “a” à “z”, o elo poético,És DNA, do presente, do passado e futuro.
 És obras culturais, / resgatando memórias, /És almas de artistas, / intelectuais /e escritores,És nos Congressos/ atrações e histórias,És Academia/ Capixaba/ de Letras e Artes / de Poetas Trovadores. 
Edilson Celestino FerreiraAutor de Letra e Música

BENÇÃO FINAL
Nesse momento o Presidente da Celebração dá a BENÇÃO FINAL.
ENCERRAMENTO DA MISSA EM TROVAS. OBRIGADO A TODOS.
OBS.: Texto principal da MISSA com TROVAS, DO TROVADOR A. A. ASSIS  (MARINGÁ – ESTADO DO PARANÁ). Foram inseridas Trovas de autores diversos, entre os quais Zeni de Barros Lana, de Belo Horizonte, MG e Clério José Borges, Serra, ES e Kátia Bobbio de Conceição da Barra, ES, nas adaptações referentes às leituras e ao Evangelho do dia.

Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, antigo Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC. Sede Provisória: Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles – Serra – ES – 29160-280. Presidente: Clério José Borges de Sant Anna: cj-anna@bol.com.br; Tel.: 27 – 9 92 57 82 53. Secretário Geral: João Roberto Vasco Gonçalves: robertovasco@hotmail.com; Tel.: 27- 9 99630471
NAS FOTOS E VÍDEOS DESTA MISSA E DO CONGRESSO USE ASHASHTAGS: #MissaemTrovasemSantaTeresaES #Poesia #Trova #Neotrovismo  #Trovadorismo #ATrovaemSantaTeresa #Trovas  #Poesia Capixaba  #CongressodeTrovadores2018SantaTeresaES  #2018AnoEnoTeodoroWanke #2018AnoCelinaRodrigues  #LiteraturaCap ixaba  #Trovismo

2018 ANO HISTORIADOR E PESQUISADOR, ENO TEODORO WANKE.2018: ANO ARTISTA PLÁSTICA CELINA RODRIGUES

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORESDE 15 A 18 DE NOVEMBRO DE 2018.LOCAL: AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA TERESA, ES.Evento totalmente gratuito. Aberto a participação de Estudantes, Professores, Poetas, Artistas, Escritores e do Povo em Geral. Certificado no final.

MISSA  EM TROVAS REALIZADA NO DIA 18/11/2018, NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NA CIDADE DE SANTA TERESA, ES. Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávilla.
MISSA EM TROVAS REALIZADA NO DIA 18/11/2018, NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NA CIDADE DE SANTA TERESA, ES. Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávilla.

TROVA É UMA POESIA de quatro versos (linhas), de sete sílabas poéticas, com rima e sentido completo. TROVADOR é aquele que faz a Trova Literária, que faz LITERATURA. Todo Trovador é um Poeta, mas nem todo Poeta é um Trovador.

MISSA  EM TROVAS REALIZADA NO DIA 18/11/2018, NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NA CIDADE DE SANTA TERESA, ES. Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávilla.
MISSA EM TROVAS REALIZADA NO DIA 18/11/2018, NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NA CIDADE DE SANTA TERESA, ES. Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávilla.

https://youtu.be/-9gw889efcc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *