Serra Centro é o bairro mais antigo do Município. O topônimo (origem do nome) está relacionado à origem da cidade, localizada ao pé da SERRA ou do Monte Mestre Álvaro.

SERRA SEDE – O bairro mais antigo do Município

Bairros da Serra História da Serra

A Serra Centro é o bairro mais antigo do Município. O topônimo (origem do nome) está relacionado à origem da cidade, localizada ao pé da SERRA ou do Monte Mestre Álvaro.

Serra Centro é o bairro mais antigo do Município. O topônimo (origem do nome) está relacionado à origem da cidade, localizada ao pé da SERRA ou do Monte Mestre Álvaro.
Serra Centro é o bairro mais antigo do Município. O topônimo (origem do nome) está relacionado à origem da cidade, localizada ao pé da SERRA ou do Monte Mestre Álvaro.

Ao longo dos anos a Serra recebeu as seguintes denominações: 1556/1564: A sede é denominada de Aldeia de Nossa Senhora da Conceição. Aldeia do Gato, referindo-se ao Cacique Chefe dos Temiminós, Gato Grande. Em 1556 a Aldeia estava localizada entre o Morro e o rio Santa Maria da Vitória. Em 1564 houve uma mudança de local por causa da doença contagiosa, a Varíola e a Aldeia é transferida para o outro lado da Montanha do Mestre Álvaro, no local atual onde está o centro da Cidade da Serra. No imaginário do povo o Morro serviria para impedir que a doença da Varíola continuasse se alastrando entre a população. 1769: A sede é denominada de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra. 1822: A sede passa a ser Vila da Serra. 1833: Município da Serra, com um Distrito sede denominado Vila da Serra. 1875: A sede do Município denominada de Vila da Serra passa a ser chamada de Cidade da Serra, sendo o Município, que havia sido criado em 1833, constituído apenas de um Distrito, o Distrito da Sede.

O Sede da Serra possui 151 quilômetros quadrados e está a uma distância de 12 quilômetros da costa, situada entre as coordenadas: 20º 07’ 46” de latitude sul e 40º 18’ 29” de longitude oeste, coletadas a 305 metros da Igreja Nossa Senhora da Conceição. O acesso é pela Rodovia Federal Governador Mário Covas, a BR 101 e a distância da sede até o centro de Vitória é de 27 quilômetros. A distância é medida do Marco Zero da Serra, (entre a Igreja Nossa Senhora da Conceição e a Praça Pedro Feu Rosa) até o Marco Zero de Vitória, localizado na porta de entrada da Catedral, na Cidade Alta.

Possui características sócio-culturais de cidade de colonização portuguesa. O local atual, numa colina, foi fundado em 1562, ano em que ocorreu um surto de varíola na sede da Aldeia Indígena e do povoado que se formara fundada em 1556, por Maracajaguaçu e Braz Lourenço, próximo ao Rio Santa Maria.

A sede do Município está a 46 metros de altitude do nível do mar. É composta por outros cinco bairros: São Judas Tadeu; São Lourenço; São Marcos; Santo Antônio e Caçaroca. É na sede, onde estão instalados a Prefeitura, o Fórum e a Igreja Matriz. Clima: Tropical com estação seca. (Classificação climática de Köppen-Geiger: Aw)

Distâncias da Serra Sede: São Paulo 757 km – Rio de Janeiro 431 km – Salvador 820 km – Brasília 941 km – Fortaleza 1837 km – Belo Horizonte 383 km mais próxima – Curitiba 1092 km – Manaus 2859 km – Recife 1466 km – Porto Alegre 1556 km – Belém 2262 km – Goiânia 1020 km.

Na sede da Serra destacam-se os seguintes pontos turísticos e culturais: Igreja Nossa Senhora da Conceição; Casa do Congo Mestre Antônio Rosa; Museu Histórico da Serra; Estátua de Chico Prego; Biblioteca de Serra Sede –

SERRA

Poesia de Clério José Borges

Serra, Município onde a natureza,

Em formas infinitas todo dia,

Mostra encanto em inebriante beleza,

Formando terra de intensa magia.

Nesta terra a sua melhor riqueza

É seu povo trabalhador, que cria

Esperança de uma grande certeza

De que aqui só haverá Paz e Alegria.

Serra do Mestre Álvaro tão imponente,

Do seu povo amigo, nobre e valente,

Agora se expande em tecnologia.

Serra, dos Congos de São Benedito,

Do Queimado, de um povo nobre, bonito,

A quem presto homenagem em poesia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *