Beija F

SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO: Bandeira; Hino; Selo; Símbolo.

Curiosidades Espírito Santo
Bandeira do Espírito Santo
Bandeira do Espírito Santo

SÍMBOLOS DO ESTADO
DO ESPÍRITO SANTO



A bandeira do Espírito Santo foi criada em 1908 e instituída em 24 de julho de 1947. É composta de três faixas horizontais e de mesmo tamanho, nas cores azul, branco e rosa.   Essas cores representam as vestes de Nossa Senhora da Vitória, nossa padroeira. No centro da Segunda faixa, um arco, em letras azuis, traz a legenda “Trabalha e Confia”. Essa legenda é de autoria de Jerônimo Monteiro, e foi inspirada na doutrina de Santo Inácio de Loyola: “Trabalho como se tudo dependesse de ti. Confia como se tudo dependesse de Deus.”

Brasão do Espírito Santo
Brasão do Espírito santo


   O nosso Brasão de armas também foi instituído por decreto-lei, em 24 de julho de 1947. Os elementos que constituem o nosso brasão são: Convento da Penha: maior patrimônio histórico-religioso do estado Ramo de café: principal produto agrícola capixaba a partir de 1850Ramo de cana-de-açúcar: principal produto agrícola até 185023 de maio de 1535: data de chegada de Vasco Fernandes Coutinho ao Espírito Santo, dando início à colonização12 de junho de 1817: dia do fuzilamento de Domingos José Martins, herói capixaba Estrelas: representam os estados vizinhos: Bahia, Minas Gerais e Rio de janeiro.

Escudo do Espírito Santo


   O selo é outra marca estampada que simboliza nosso Espírito Santo. As cores são as mesmas da bandeira. No centro, o desenho do Convento da Penha, que é considerado o maior patrimônio histórico-religioso do Estado e fica localizado no município de Vila Velha.   A data escrita no selo, 23 de maio de 1535, marca a chegada do donatário Vasco Fernandes Coutinho, que deu início à colonização do Espírito Santo.

BEIJA FLOR,
PÁSSARO SÍMBOLO
ESPÍRITO SANTO
Lei Estadual aprovada pela
Assembleia Legislativa do Estado, por iniciativa do então Deputado Estadual, Antônio Moreira (Nova Venécia), o BEIJA FLOR foi no governo Gerson Camata, considerado o PÁSSARO SÍMBOLO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.
A idéia foi do Escritor Eno Theodoro Wanke em Visita ao Espírito Santo durante a realização do Terceiro Seminário Nacional da Trova, reunindo Poetas Trovadores Brasileiros, realizado em Vila Velha – ES, em 1983, sob a presidência do Poeta Trovador Capixaba, Clério José Borges.

Beija Flor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *