Membros da Sociedade de Cultura Latina do Brasil reunidos em 2018 em São Luis do Maranhão

SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL: FUNDAÇÃO EM SÃO PAULO EM 1988

Eventos Eventos Nacionais Literatura

CLÉRIO JOSÉ BORGES É ELEITO E TOMA POSSE COMO

PRESIDENTE DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL

1988 – A Sociedade de Cultura Latina do Brasil fundada há cem anos, está presente em diversos países e tem por objetivo difundir e lutar pela democratização da cultura brasileira e promover atividades culturais em geral. A ideia é fomentar ao máximo a cultura, contribuindo para oferecer ao povo brasileiro uma educação de boa qualidade.

A Sociedade de Cultura Latina está presente nos cinco continentes. Nasceu em Roma, em 1909 e chegou ao Brasil através de Garibaldi e, mais tarde, de um padre português chamado Américo. Em 1956 começou a ter uma presença ainda mais marcante, com o apoio de um outro português, Joaquim Duarte Baptista. Aos poucos a entidade foi conquistando intelectuais de diversos Estados brasileiros, como Jorge Amado, Abeguar Bastos, Franco Montoro, Clério José Borges, Agostinho Rodrigues, Arlindo Nóbrega, Antônio Gomes Melo, Silva Barreto e Inocêncio Candelária.

A ideia da Democratização da Cultura Latina se propagava por todo o Brasil, através do Professor Joaquim Duarte Batista. Através de correspondência estimulava a criação de Núcleos em todo Brasil. Contactado Clério José Borges ajuda na fundação de cinco Núcleos da Sociedade nas cidades de Vitória, (Clério José Borges), Vila Velha, (Cleusa Madureira Vidal), Ibiraçu, (Narceu Paiva Filho), Serra (Prof. Rocha Ramos) e Conceição da Barra, (Kátia Bobbio). Fundados os cinco Núcleos Clério marca a fundação da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, seção do Espírito Santo no dia 23 de maio (data da colonização do solo espírito-santense) de 1988, conforme notícia divulgada no Jornal O Vale do Aço, de Coronel Fabriciano, MG, na edição de 21 a 27.05.88.

Joaquim Duarte Batista resolve oficializar a entidade à nível Nacional convocando uma Assembleia Geral nos dias 24 e 25 de julho de 1988. Vários Escritores de diversos Estados Brasileiros reuniram-se na Casa de Portugal no Centro de São Paulo para deliberarem sobre a fundação da entidade a nível Nacional. A Assembleia é realizada e a SCLB a nível Nacional é fundada. Na fundação ficou definido que a Sociedade de cultura Latina seria uma entidade civil, sem fins lucrativos, com objetivo principal difundir, divulgar e, primordialmente, lutar pela Democratização da Cultura Brasileira.

PRIMEIRA DIRETORIA NACIONAL

DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL

1988 – O Poeta Trovador e Escritor Capixaba, Clério José Borges foi eleito em São Paulo, no dia 24 de julho de 1988, o primeiro Presidente da SCLB, com apoio do Prof. Joaquim Duarte Batista. Na ATA de fundação consta: “Aos vinte e quatro dias do mês de julho de mil novecentos e oitenta e oito, reuniram-se em São Paulo, SP, na Casa de Portugal, sito a Avenida da Liberdade, 602, escritores e poetas, membros da Sociedade de Cultura Latina Estaduais e alguns representantes de Núcleos de várias cidades. Credenciaram-se junto à Secretaria dos Trabalhos, as seguintes pessoas: Sr. Joaquim Duarte Batista (São Paulo); Sr. Natanael Júnior, Sr. Alexandre da Silva (Cabo de Santo Agostinho, PE), Sr. Clério José Borges Sant Anna (Vitória, ES), Sr. Narceu de Paiva Filho (Ibiraçu, ES), Sra. Zenaide Emília Thomes Borges (Carapina, ES); Sra. Agenir Leonardo Victor (Maringá, PR), Dr. Victorino Fontinha Rodrigues, também secretário Geral da Casa de Portugal (São Paulo, SP), Sr. Antônio Gomes de Melo, da União Brasileira de Escritores (Santo André, SP), Sr. José Arnaldo Ronitto, Sra. Adelina Costez Garita (São Paulo, SP), Srta. Miriam Willy (São Paulo, SP) e outras presenças honrosas de convidados especiais. (…)

Membros da Sociedade de Cultura Latina do Brasil reunidos em 2018 em São Luis do Maranhão
Sociedade de Cultura Latina do Brasil

1988 – Diretoria eleita dia 24 de julho de 1988, em Assembleia Geral de fundação realizada na Casa de Portugal, na Avenida Liberdade, 602, São Paulo. Chapa Eleita e Aprovada por Aclamação. Presidente: Clério José Borges de Sant Anna, ES; 1º Vice-Presidente: Dr. Victorino Fontinha Victor, SP; 2º Vice-Presidente: Sra. Agenir Leonardo Victor, PR; 1º Secretário: Antônio Gomes de Melo, SP; 2º Secretário: Prof. Narceu Paiva Filho, ES; 1º Tesoureiro: Adelina C. Garita, SP; 2º Tesoureiro: José de Lima Junior, PE; Diretor Social: Herbert Lago Castelo Branco, Brasília.

A Casa de Portugal é uma associação de imigrantes portugueses da cidade de São Paulo, fundada em 13 a julho de 1935 com o objetivo de representar todos os imigrantes portugueses e seus descendentes em São Paulo. O idealizador da Sociedade de Cultura Latina, Prof. Joaquim Duarte Batista era português e ao se transferir para o Brasil trouxe os ideais da Cultura Latina para as terras brasileiras.

Membros da Sociedade de Cultura Latina do Brasil reunidos em 2018 em São Luis do Maranhão

Clério José Borges, permaneceu no cargo de Presidente até 1994, quando foi eleito Vice-Presidente da SCLB, tendo sido eleita Presidente a Escritora de Mogi das Cruzes – SP, Maria Aparecida de Mello Callandra. Hoje a Sociedade de Cultura Latina dedica-se a outorgar diplomas e medalhas de relevantes serviços prestados à causa, em âmbito nacional e internacional, tendo sido fundado o Congresso da Sociedade de Cultura Latina, com os chamados ‘senadores da cultura’ em cada Estado da união. No Estado do Rio de Janeiro, o senador era o Escritor Agostinho da Conceição Rodrigues Filho, falecido.

Clério José Borges é Presidente da Sociedade Cultura Latina do Espírito Santo e Senador da Cultura, representando o Espírito Santo no Congresso da Sociedade Latina do Brasil. Outro Senador representando o Espírito Santo é o Poeta Escritor, Humberto Del Maestro, sendo nomeado Suplente de Senador em 25 de março de 2017, o Escritor e Poeta João Roberto Vasco Gonçalves. No Maranhão a Senadora é a Profa. Dra. Dilercy Aragão Adler e no Estado do Ceará é o Escritor, Vicente Alencar. Atualmente a Escritora Dilercy Aragão Adler é a Presidente Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil.

Membros da Sociedade de Cultura Latina do Brasil reunidos em 2018 em São Luis do Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *