SCL Brasil. Foto do III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo.

TERCEIRO ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL FOI NA GRANDE VITÓRIA, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Cultura Latina Sociedade de Cultura Latina do Brasil Sociedade de Cultura Latina do Espírito Santo
Solenidade de Abertura do III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Elio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo.
Solenidade de Abertura do III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Elio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo.

No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Elio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo foi realizado o III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. Participaram do evento diversas Personalidades Culturais do Espírito Santo, Maranhão, Rio de Janeiro, Brasília e Bahia, dentre os quais, o Senador da Cultura, representando o Estado do Rio de Janeiro, junto ao Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, Agostinho da Conceição Rodrigues Filho que na solenidade representava também a Presidente do Congresso Nacional da SCLB, a Escritora Maria Aparecida de Melo Calandra. Dentre as autoridades presentes foram registrados e anotados os seguintes nomes:
Presidente da Academia Espiritosantense de Letras, Francisco Aurélio Ribeiro. Presidente da Academia Feminina Espiritosantense de Letras, Professora Ester Abreu; Presidente da Academia de Letras Jurídicas do Espírito Santo, Dra. Luzia Ester Doná; Presidente do Clube dos Trovadores Capixabas e Senador representando o Espírito Santo junto ao Congresso da SCL do Brasil, Acadêmico Comendador, Clério José Borges. Representando o Prefeito Municipal de Vila Velha, o Sub Secretário Municipal de Cultura, Eliomar Carlos Mazoco. Presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra, Cineata Maria Suzi Costa Nunes. Presidente da Academia Teixeirense de Letras, de Teixeira de Freitas, Bahia, Almir Zarfeg. Ex-Presidente da União Brasileira de Trovadores, da Cidade de Campos dos Goytacazes, Trovadora Neiva Fernandes. Representando a Academia de Letras de Vila Velha, a professora Valsema Rodrigues da Costa. Representando a ALEAS, Academia de Letras e Artes da Serra, Poeta Paulo Negreiros. Presidente e membro fundador da Academia Vianense de Letras – AVL, estado Maranhão, Maria de Fátima Rodrigues Travassos. Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, representando o Maranhão como senadora, no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, Presidente da Academia Ludovicense de Letras, Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e Presidente do Capítulo Brasil da Academia Norteamericana de Literatura Moderna, Dilercy Aragão Adler.

Clério José Borges (Espírito Santo), Dilercy Aragão Adler (São Luís - Maranhão) e Agostinho Rodrigues (Rio de Janeiro). Solenidade de Abertura do III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo.
Clério José Borges (Espírito Santo), Dilercy Aragão Adler (São Luís – Maranhão) e Agostinho Rodrigues (Rio de Janeiro). Solenidade de Abertura do III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo.

A Solenidade foi realizada no Teatro Municipal Elio de Almeida Vianna, de Vila Velha, na Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha, ES. Na ocasião foi desenvolvida a seguinte programação: 13,00horas – Recepção aos Visitantes com Coordenação da Professora Valsema Rodrigues da Costa, sócia fundadora do Clube dos Trovadores Capixabas e Acadêmica da Academia de Letras de Vila Velha 13h30m – Solenidade de Abertura do Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil. Hino Nacional. Hino do Espírito Santo. Abertura com o Mestre de Cerimônias do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, Paulo Roberto Ribeiro Walter de Negreiros. – Fala das Autoridades presentes – Saudação e apresentação de Projetos e Teses pela Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, representando o Maranhão no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, Presidente da Academia Ludovicense de Letras, Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e Presidente do Capítulo Brasil da Academia Norteamericana de Literatura Moderna, Dilercy Aragão Adler. – Lançamento do Projeto I Coletânea Poética da Sociedade de Cultura Latina do Brasil pela Presidente da SCLB, Dilercy Aragão Adler. – Lanche oferecido pela Piraquê. – Sarau Poético Musical, com coordenação do Poeta Roberto Vasco. 17h30m – Encerramento da Solenidade, com cumprimentos, despedidas e visita a Galeria de Artes anexa ao Teatro Municipal. 18,00 horas – Encerramento de todo evento. 20h30m – Atividade Social – Sarau Poético do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, realizado no Restaurante RM em Manguinhos balneário do Município da Serra, ES, com coordenação da Presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, Acadêmica da Academia de Letras e Artes da Serra, Jornalista Márcia Montarroyos.

Público presente na Solenidade de Abertura do III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo.
Público presente na Solenidade de Abertura do III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo.

HOMENAGEADOS NO III ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL, DIA 25/03/2017

Logomarca da SCL Brasil. III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo.
Logomarca da SCL Brasil. III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo.

Na ocasião foram entregues Diplomas de Personalidades Culturais, Amigos da Cultura Latina a diversas autoridades, poetas e Escritores: Relação de alguns dos homenageados presentes ou representados na solenidade realizada no Teatro Municipal de Vila Velha.
Agostinho da Conceição Rodrigues Filho. Escritor. Poeta e Trovador. Pertencente a várias Academias de Letras no Brasil e Exterior. Senador da Cultura pelo Estado do Rio de Janeiro, junto ao Congresso da Sociedade Cultura Latina – Seção Brasil.
Alberto Mensageiro. Comunicador, Escritor e Fotógrafo, nascido em Quaraí-RS, Brasil. Membro da União Brasileira de Escritores. Editor do Mensageiro (Revista Cultural) com trabalhos publicados em diversos jornais e revistas do Brasil e estrangeiros.
Almir Zarfeg. De Teixeira de Freitas, na BA– Poeta e jornalista. Licenciado em Letras, Filosofia e Teologia. Mestre e doutor em Teologia. Autor de mais de duas dezenas de obras em verso e prosa. Presidente da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e membro de inúmeras instituições literoculturais no Brasil e no exterior.
Ananias Novais. É membro do Clube de Trovadores Capixaba – CTC. Recebeu o diploma de “Personalidade Cultural do Ano”, conferido pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, em solenidade realizada em 2001, no Dia Estadual do Poeta Trovador, “, reside em Córrego da Onça, município de Boa Esperança.
Angela Lino Veríssimo. Advogada, ex-educadora, auditora fiscal, e ativista cultural. É Conselheira Titular da Área de Literatura do Conselho Municipal de Cultura da Cidade de Serra/ES,Acadêmica Efetiva Imortal em São Mateus/ES onde ocupa a cadeira de número 03, Acadêmica efetiva da ALPAS/RS, Cadeira número 55; Correspondente a Academia de Artes e Letras da Serra/ES; Marataízes/ ES e Brasília/DF. e. Recebeu, em Taranto, na Itália a comenda de Embaixadora
Anderson Lima. Ator teatral. Atual Diretor do Teatro Municipal de Vila Velha, na Cidade de Vila Velha, ES.
Athylla Borborema Cardoso. De Teixeira de Freitas, na Bahia -– Jornalista e Radialista. Mestre e doutorando em Jornalismo Cientifico. Vice-presidente da Academia Teixeirense de Letras e presidente da Fundação Mamãe África de Caravelas. Autor de 21 livros e um dos escritores nordestinos mais inovadores entusiastas da educação através da arte e da literatura.
Berenice de Albuquerque Tavares. Ex Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra. Acadêmica da ALEAS (Serra). Sócia diretora da TOP 3 CONSULTORIA & MARKETING Ltda; Turismóloga. Graduada em Turismo; Consultora do SEBRAE/ES, Faz parte do Conselho Consultivo da ABBTUR Nacional e ES – Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais em Turismo. Atuou como Sub Coordenadora do Grupo Gestor da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo.
Cícero Macedo, o Cantor Béko Macedo. Mora em ARIBIRI, VILA VELHA, ES. Corretor de imóveis; músico; Cantor e Compositor. Nordestino de nascimento e capixaba de coração.
Clério José Borges de Sant Anna. Fundador do CTC e Acadêmico da Aleas, atual Vice Presidente. Poeta, Trovador, Historiador e Escritor Capixaba, o Acadêmico Clério José Borges de Sant Anna nasceu no dia 15 de Setembro de 1950, em ARIBIRI, bairro de Vila Velha, ES. É Cidadão Serrano (Serra, ES), desde o dia 26 de Dezembro de 1994. É Funcionário Estadual Aposentado no Cargo de ESCRIVÃO, após 37 anos de serviços prestados à Comunidade Capixaba, tendo recebido ELOGIOS e MEDALHAS. Trabalhou como Professor em diversas Escolas. Ministrou diversos Cursos em Municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais. Recebeu diversos Prêmios, Diplomas e Troféus. Fundou no dia 1º de Julho de 1980, o Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. Foi o idealizador, Fundador e o primeiro Presidente, em 28 de Agosto de 1993, da Academia de Letras e Artes da Serra, ES, ALEAS.
Cleusa Madureira Vidal. Academia de Artes, Ciências e Letras da Serra; Diretora de Cultura do CTC. Clube dos Trovadores Capixabas. Pertence ao IHGES -Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Pertence a Sociedade de Cultura Latina do Brasil. É Acadêmica da Academia De Cultura E Arte De Todo Brasil/Face.
CLores Holanda Silva. Natural de Presidente Dutra- Maranhão, Brasil. Aposentada da Universidade Federal do Maranhão. Sócia Efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Membro-Fundadora da Academia Ludovicense de Letras (ALL). Publicou: o livro Mil Poemas Para Gonçalves Dias: Diário de Viagem. Participou da Antologia Pelos caminhos da Força Expedicionária Brasileira na segunda guerra mundial: condições e contradições de uma época.Fundou a Biblioteca “Mísula do Saber”, do Memorial Cristo Rei, museu da UFMA.
Dilercy Aragão Adler. Nasceu em São Vicente Férrer/MA/Brasil; Acadêmica de São Luiz do Maranhão, Presidente da Sociedade de Cultura Latina;, Doutora em Ciências Pedagógicas-ICCP/CUBA, Mestre em Educação, Membro, fundadora e Presidente da Academia Ludovicense de Letras – ALL, ocupando a Cadeira de nº 8. Titular da Cadeira Nº 1 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM. Presidente fundadora da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão -SCLMA, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil.
Eliomar Carlos Mazoco. Foi presidente da Comissão espirito Santense do Folclore. Atual Sub Secretário de Cultura do Município de Vila Velha, ES.
Ester Abreu Vieira de Oliveira. Professora, poeta, ensaísta e autora de livros didáticos. Doutora em Língua Espanhola e Literaturas hispânicas – UFRJ. Tese: “O mito de Don Juan: suas relações com Eros e Thanatos”. Professora da Graduação DLL- UFES (aposentada) e da Faculdade de Letras – CESV. Professora da Pós-Graduação – Mestrado em Estudos Literários; Membro da Academia de Letras Espírito-santense, da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; Presidente e membro fundador da Associação de Professores de Espanhol do Espírito Santo (APEES).
Felisberto José Vasco Gonçalves, (Beto Gonçalves). Mestre em educação, Mestre em Inglês, Professor Militante na área Educacional.
Francisco Aurélio Ribeiro. Presidente da Academia ES de Letras. Formado em Letras e Direito. Mestre e Doutor em Letras. Professor aposentado da Ufes. Possui mais de 50 livros publicados de crônicas, LIJ, ensaios. Presidente da Academia Espírito-santense de Letras no quarto mandato eletivo.
Francisco Inaldo Lima Lisboa. Maranhense, professor, cineasta, dramaturgo, escritor e produtor de peças teatrais. Graduado em Artes Cênicas e em Letras é especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira e Mestre em Ciências, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRR. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA. Atualmente é diretor do Campus de Itapecuru Mirim (MA). Dirigiu e roteirizou vários espetáculos. Entre suas obras, destacam-se as peças teatrais-
Geraldo Fernandes. Da União Brasileira de Trovadores de Vitória – Do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. Autor de vários livros de poemas.
Gisele Ellen. De Teixeira de Freitas, na Bahia –– Advogada e escritora. Advogada previdenciária com escritórios em diversas cidades, como Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Vitória. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho. Ocupa a Cadeira 23 da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e, recentemente,foi empossada membro do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires.
Goreth Pereira. Poetisa E Escritora,Cordelista Artista Plástica E Artesã. Premiada No Programa Reflexão E Ação Da TvMundi Pelo Apresentador Nilo Belotto. Teve Sua Primeira Obra Publicada Ainda Trabalhando na Limpeza Pública Confissões ,Diálogos Em Poesias, Segunda Obra ,Garimpando Poesias E Terceira Obra Desejos Poéticos E Sua Quarta Obra ,O Diário De Sentimentos.
João Roberto Vasco Gonçalves. Bacharel em Administração de Empresas. Secretário Geral do CTC – Clube dos Trovadores capixabas. Acadêmico do CONINTER-Conselho internacional das academias de artes, ciências e Letras, cadeira 10, Acadêmico da academia de ciências históricas São Constantino e Santa Helena, cadeira 14 e Acadêmico correspondente na ARTPOP- Academia de Cabo frio-RJ.. Poeta, Pesquisador e Escritor Autor dos livros: Loucura da Razão-Verso e Prosa; Guardiões do Tesouro, Dossiê Guarapari.
Joel Rangel. Ex Vereador de Vila Velha. Atualmente faz parte da Equipe de Governo do Governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung Gomes.
José Rodrigues Pereira. Bacharel em Administração, com Mestrado em Administração, Educação e Comunicação. Professor, escritor e consultor empresarial. É coordenador do Projeto ‘O Prazer da Leitura’ e apresentador do Programa ‘Sim para a Literatura’, na TV Sim, em Linhares/ES. Coordenador do Projeto O Prazer da Leitura, (Linhares/ES) .
Jucey Santos de Santana. Maranhense, escritora e ativista cultural. É graduada em direito com especialização em Direito de Trabalho e Metodologia da Língua Portuguesa. Tem dois livros publicados: Mariana Luz, Vida e Obra(2014) e Itapecuruenses Notáveis (2016), Faz parte da diretoria da FALMA (Federação das Academias de Letras do Maranhão); é uma das fundadoras e faço parte da diretoria da APAC unidade de ItapecuruMirim (MA), sendo responsável pela biblioteca e pelo projeto “Leitura para Remição da Pena”;
Kátia Bobbio. Formação Acadêmica: Bacharel em Direito. Artista Plástica, filiada ao Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Estado do Espírito Santo. Pertence: Academia Feminina Espírito Santense de Letras; CTC – Clube dos Poetas e Trovadores Capixabas; Sociedade de Cultura Latina – Seção Espírito Santo; UBT – União Brasileira de Trovadores; Comissão Espírito-Santense de Folclore; Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; Academia Castro Alves de Letras de Salvador-BA;
Lenaldo Ferreira da Silva (Aldo Veranatto). Nasceu em Murici, Alagoas, Radicado em Guarapari, ES. Ator-amador, Cantor, compositor e Escritor. Projetos Literários, Cidadão Guarapariense, Fundador e Presidente da OCB, Ordem dos Compositores do Brasil, Poeta – Trovador. Membro do CTC – Comenda Trovador Elmo Elton, Relações Publica CTC.
Lucinéia Ferreira Paz. Detentora Do Troféu Cecilia Meireles ( Eustáquio Palhares – Itabira ) ; Comenda Da Paz -Nelson Mandela (Coninter) ;Acadêmica Titular Da Confraria Cultural De Cultura(Rj) ; Comenda Padre José De Anchieta ( Ctc/Es) Dentre Outros Da Associação dos Artistas Plásticos da Serra. Detentora da Comenda José de Anchieta recebida em solenidade realizada no Centro Cultural de Anchieta em Novembro de 2017.
Magnólia Pedrina Sylvestre. Reside em Eurico Salles, Serra ES. Professora de Dança Sênior Acadêmica Correspondente da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS; Diretora do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. Da Academia de Letras Ciência e Artes de Marataízes
Margarete Gonçalves Pederzzine. Advogada, mestranda em educação básica, pós graduada em Segurança Pública. Prestou serviços de assistência jurídica à comunidade, como voluntária, nas igrejas de Guarapari e do Ibes.
Maria Cândida Vasco Gonçalves. Ex-Professora, escritora, poetiza. Escreveu Doces Lembranças e Historinhas da Vovó.
Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro. Presidente e membro fundador da Academia Vianense de Letras – AVL, ocupante da Cadeira n° 12, patroneada por Celso Magalhães; é membro da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão e da Academia Norte Americana de Literatura Moderna; é Procuradora de Justiça e exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão; publicou a obra jurídica Audiência Preliminar no Procedimento Comum Ordinário (Editora Síntese, Porto Alegre, 1999), e poesias e artigos em revistas e jornais; prefaciou publicações e é conferencista e palestrante.
Maria Suzi Costa Nunes. Produtora Cultural. Cineasta com vários Filmes em Vídeos já lançados. Ex Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra. Presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra, ES; Capixaba, jornalista, produtora cultural, documentarista, roteirista, capacitação em marketing e gestão cultural.Correspondeste da Academia de Letras de São Mateus; Membro da Academia Marataizense de Letras; Membro do Conselho da Cidade – Serra; Atuação no Movimento Negro.
Max Filho. Ex Deputado Federal. Esteve no último Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores realizado no ano passado na Cidade de Guarapari e atual PREFEITO MUNICIPAL DA CIDADE DE VILA VELHA.
Max Freitas Mauro, Ex Governador do Estado do Espírito Santo.
Neiva de Souza Fernandes. Acadêmica da Academia Pedralva Letras e Artes – Campos dos Goytacazes; Escritora, Poetisa, Trovadora, Ex – Presidente da UBT Seção de Campos dos Goytacazes/RJ. e-mail: neiva.sfernandes@hotmail.com; Tel. [22] 2732-4431 Cel. [22] 999172700 Rua Eloi Ornelas 25A – Caju – Campos dos Goytacazes/RJ – CEP. 28051205
Paulo Melo Sousa. Maranhense de São Luís do Maranhão. Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão. Jornalista, escritor, poeta, pesquisador, Formado em Desenho Industrial e em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, possui Especialização em Linguística Aplicada ao Uso das Línguas Materna e Estrangeira e em Jornalismo Cultural (UFMA). É ainda Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.
Paulo Roberto Ribeiro Walter de Negreiros. Acadêmico Titular Das Academias De Letras : Serra ; Fortaleza; Coninter;Imperial S. Constantino ; Confraria Cultural Da Cultura (Rj) ; Orador Oficial Da Aleas, Mestre De Cerimonias Ctc; Presidente Da Associação Dos Artistas Plásticos Da Serra E Do Sindicato Estadual Do Fisco Municipal-Es. Formação:Administração de empresas – FAESA; Gerência empresarial – UNESIT; Teologia-neo; Ciências Políticas Detentor Da Comenda Da Paz – Nelson Mandela ( Falarj-Rj) ; de Eglif Negreiros e Tarcy Ribeiro Walter Ribeiros.; Concursado para o cargo de Fiscal de Rendas da Prefeitura Municipal da Serra; Assessor Técnico da Secretária Estadual de Saúde..
Regina Menezes Loureiro. Vice-presidente da Academia Feminina ES de Letras. Graduação em Pedagogia – Especialização em Orientação Educacional 1984 e Magistério 1º e 2º Graus e Inspeção Escolar em 1995, pela Faculdade de Filosofia e Letras de Colatina-ES. Pós-Graduada em Educação Pré-escolar – FAESA – 26 de janeiro de 1993Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Vitória – CESV de Advogada – OAB/ES – 13 172. Professora substituta da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Instituto Histórico Geográfico do Espírito Santo.
Renata Nali Miranda. Produtora Cultural. Diretora de Eventos do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC.
Ruy Pinto. Naturalidade: Aracaju/SE – Domiciliado no Rio de Janeiro, desde 1964 Casado Formacão Profissional: Contador – Professor Universitário – Pós-Graduação – Mestrado e Doutor Honoris Causa em Literatura; Escritor- Poeta – Trovador – Compositor e Seresteiro. Livros Publicados em Paris, França, Santiago do Chile e no Brasil. Embaixador da Académie Frnçaise des Arts, Lettres et Culture. Comenda Pablo Neruda – Comenda Leonardo da Vinci – Comenda Olavo Bilac – Comenda Humanitária da Paz – Comenda da Paz, da ONU. Prêmio Carlos Drummond de Andrade – Prêmio Monteiro Lobato – Prêmio Euclides da Cunha – Prêmio Nordeste de Literatura em 2016. Participante de 32 Antologias, com cerca de 70 Poesias, tendo tirado Primeiro Lugar em Vários Eventos. Portador de inúmeras Medalhas, Diplomas e Troféus.
Soemia Pimentel Cypreste. Diretora de Relações Públicas do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. Escritora. Poetisa.
Valda Fogaça. De Brasília, DF. Formação: Filosofia (UCB) e letras (UNOPA). Profissão: Escritora (poetisa, cordelista e compositora. Membro da Associação Nacional de Escritores (ANE) e da Academia Taguatinguense de Letras; faço parte dos movimentos culturais: Celeiro Literário Brasiliense, Leia-me e Ler Mais Brasil.
Valsema Rodrigues da Costa. Escritora e Acadêmica da Academia de Letras de Vila Velha e Sócia fundadora do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC.
Vera Maria da Penha. Escritora. Poeta Trovadora.
Zenaide Emília Thomes Borges. Do Clube dos Trovadores Capixabas. Nasceu ma localidade de Pau Amarelo no Município de Cariacica. Pertence ao Clube dos Trovadores Capixabas, CTC; A Sociedade de Cultura Latina do Brasil seção do Espírito Santo. Detentora da Comenda José de Anchieta recebida em solenidade realizada no Centro Cultural de Anchieta em Novembro de 2017.
CONVOCAÇÃO – Ao final da solenidade a Presidente Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, Dilercy Aragão Adler convocou a todos para uma Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada no dia seguinte, no dia 26 de março de 2017, na Praia de Carapebus, antes do Almoço (Churrasco) de confraternização final, tendo como principal assunto de Pauta a revitalização da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, com preenchimento de cargos vagos na Diretoria Executiva.

Professor Francisco Aurélio, Roberto Vasco, Almir Zarfeg, Cleusa Madureira Vidal, Dilercy Aragão Adler e Clério José Borges na Solenidade de Abertura do III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo.

TERCEIRO ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL FOI NA GRANDE VITÓRIA, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Elio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo foi realizado o III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. Participaram do evento diversas Personalidades Culturais do Espírito Santo, Maranhão, Rio de Janeiro, Brasília e Bahia, dentre os quais, o Senador da Cultura, representando o Estado do Rio de Janeiro, junto ao Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, Agostinho da Conceição Rodrigues Filho que na solenidade representava também a Presidente do Congresso Nacional da SCLB, a Escritora Maria Aparecida de Melo Calandra. Dentre as autoridades presentes foram registrados e anotados os seguintes nomes: Presidente da Academia Espiritosantense de Letras, Francisco Aurélio Ribeiro. Presidente da Academia Feminina Espiritosantense de Letras, Professora Ester Abreu; Presidente da Academia de Letras Jurídicas do Espírito Santo, Dra. Luzia Ester Doná; Presidente do Clube dos Trovadores Capixabas e Senador representando o Espírito Santo junto ao Congresso da SCL do Brasil, Acadêmico Comendador, Clério José Borges. Representando o Prefeito Municipal de Vila Velha, o Sub Secretário Municipal de Cultura, Eliomar Carlos Mazoco. Presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra, Cineata Maria Suzi Costa Nunes. Presidente da Academia Teixeirense de Letras, de Teixeira de Freitas, Bahia, Almir Zarfeg. Ex-Presidente da União Brasileira de Trovadores, da Cidade de Campos dos Goytacazes, Trovadora Neiva Fernandes. Representando a Academia de Letras de Vila Velha, a professora Valsema Rodrigues da Costa. Representando a ALEAS, Academia de Letras e Artes da Serra, Poeta Paulo Negreiros. Presidente e membro fundador da Academia Vianense de Letras – AVL, estado Maranhão, Maria de Fátima Rodrigues Travassos. Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, representando o Maranhão como senadora, no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, Presidente da Academia Ludovicense de Letras, Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e Presidente do Capítulo Brasil da Academia Norteamericana de Literatura Moderna, Dilercy Aragão Adler. A Solenidade foi realizada no Teatro Municipal Elio de Almeida Vianna, de Vila Velha, na Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha, ES. Na ocasião foi desenvolvida a seguinte programação: 13,00horas – Recepção aos Visitantes com Coordenação da Professora Valsema Rodrigues da Costa, sócia fundadora do Clube dos Trovadores Capixabas e Acadêmica da Academia de Letras de Vila Velha 13h30m – Solenidade de Abertura do Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil. Hino Nacional. Hino do Espírito Santo. Abertura com o Mestre de Cerimônias do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, Paulo Roberto Ribeiro Walter de Negreiros. – Fala das Autoridades presentes – Saudação e apresentação de Projetos e Teses pela Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, representando o Maranhão no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, Presidente da Academia Ludovicense de Letras, Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e Presidente do Capítulo Brasil da Academia Norteamericana de Literatura Moderna, Dilercy Aragão Adler. – Lançamento do Projeto I Coletânea Poética da Sociedade de Cultura Latina do Brasil pela Presidente da SCLB, Dilercy Aragão Adler. – Lanche oferecido pela Piraquê. – Sarau Poético Musical, com coordenação do Poeta Roberto Vasco. 17h30m – Encerramento da Solenidade, com cumprimentos, despedidas e visita a Galeria de Artes anexa ao Teatro Municipal. 18,00 horas – Encerramento de todo evento. 20h30m – Atividade Social – Sarau Poético do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, realizado no Restaurante RM em Manguinhos balneário do Município da Serra, ES, com coordenação da Presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, Acadêmica da Academia de Letras e Artes da Serra, Jornalista Márcia Montarroyos.


Logomarca da SCL Brasil. III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo.
Logomarca da SCL Brasil. III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. No dia 25 de março de 2017, nas instalações do Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *