TRANSCRIÇÃO DO REGISTRO DE TOMBAMENTO DA IGREJA DOS REIS MAGOS NO SPHAN, ATUAL IPHAN – INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL.

TRANSCRIÇÃO DO REGISTRO DE TOMBAMENTO

DA IGREJA DOS REIS MAGOS NO SPHAN, ATUAL IPHAN

IGREJA DOS REIS MAGOS E RESIDÊNCIA (SERRA, ES)
Endereço: Praça dos Reis Magos, Distrito de Nova Almeida, Serra, ES.
Livro de Belas Artes: Inscrição 289-A

– Data 21/09/1943
Livro Histórico: Inscrição 223

– Data 21/09/1943
Número do Processo: 0230-T-40

Descrição
:
A Igreja dos Reis Magos está situada num local onde existiu um núcleo de catequese indígena, realizado pelos padres jesuítas, entre o século XVI e o XVIII. Foi construída no período existente entre os anos 1580 e 1615, com a ajuda dos índios tupiniquins. O nome original da aldeia também era Reis Magos, contudo, o nome atual da localidade é Nova Almeida. O conjunto compõe-se da igreja e da residência anexa. A fachada principal da igreja apresenta frontão simples. A porta principal apresenta ombreira de pedra trabalhada na parte superior. Os vãos das janelas apresentam ombreiras retangulares, possuindo as janelas formas almofadadas. A torre situa-se entre a igreja e a residência, sendo encimada por uma cúpula, e circundada por quatro coruchéis (pináculos). Na parte interna, o altar-mor apresenta um retábulo com quatro colunas em estilo salomônico, ladeando uma pintura dos Reis Magos, ao centro, e um nicho para imagem nos cantos esquerdos e direito, respectivamente. o trabalho foi realizado através do entalhe de peças de madeira. Entre as imagens sacras, temos: uma imagem de N. Sra. da Conceição; uma imagem de N. Sra. da Boa Morte; uma imagem de Santo Inácio e um Cristo Crucificado. A residência possui dois andares e apresenta fachadas simples e janelas retangulares, sendo as ombreiras das portas trabalhadas em pedra. Acima da porta principal, há um emblema de uma coroa ladeada por dois ramos de planta. Seu interior apresenta um claustro com pilastras em alvenaria e vigamanto de madeira. A sacristia, situada no andar inferior, possue piso em alvenaria. Nela também está localizada a pia batismal. O segundo andar da residência possui uma varanda em madeiramento, que circunda todo o pátio interno (claustro).

******* Descrição Posterior – 25/06/2001 ******** O Aldeamento dos Reis Magos, fundado pelos jesuítas por volta de 1580 é hoje o balneário de Nova Almeida, localizado no Município de Serra. A Igreja e Residência de Reis Magos foi edificada numa elevação, de onde se tem ampla visão da orla e do Rio Reis Magos. Voltada de costa para o mar, sua fachada principal caracteriza-se por um grande largo rodeado por um casario que até a época do tombamento do conjunto, lembrava o aldeamento indígena, constituindo-se como único no Brasil. O partido arquitetônico adotado para o conjunto apresenta planta quadrangular constituído pela igreja e pela residência. A igreja possui nave, capela mor, e uma torre sineira encimada por abóbada de tijolos, situada entre a igreja e a residência. Esta última em dois pavimentos, possui várias salas e uma varanda no pavimento superior, cujo piso é totalmente constituído por tabuado sobre barrotes de madeira. O pavimento térreo caracteriza-se pela localização da sacristia que destaca-se dos demais ambientes pela nobreza do compartimento cujo acabamento caracteriza-se pelo forro em saia e camisa e pela porta almofadada que dá o acesso pelo corredor de chão batido que envolve o pátio interno. A fachada principal da igreja caracteriza-se por apresentar frontão triangular com cornijas e volutas, um óculo central em rosácea, três janelas púlpito e a portada principal cujos quadros são de mármore de lioz. No prolongamento da fachada principal encontra-se a entrada principal da residência. Na época do tombamento a residência encontrava-se em estado de ruínas. Entre os anos de 1944 e 1945 o monumento sofreu uma grande obra de restauração, e a partir desta época foram realizadas vários pequenos reparos. Entre 1987 e 1988 a igreja sofreu uma nova obra de restauração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *